Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Milla.Jack 30/07/2022

Prova de que um romance não precisa ser longo para ser bom
Fiquei tanto tempo procurando um livro de romance clichê com protagonistas negros e agradeço aos meus por ter achado esse. Gosto da dinâmica de "opostos se atraem" e ao mesmo tempo alguma coisa do tipo "almas gêmeas". Gostosinho demais para ler e uma ótima opção para sair da ressaca literária.

Pcristnix_ 10/01/2022

Muito mais do que só um romance...
Em poucas páginas a autora conseguiu trazer a tona assuntos importantes de forma Leve, dando apenas aquela alfinetada, o que eu achei sensacional.
O jeito que o Davi é a causa é a solução dos problemas da Joana foi tudo pra mim. Livrinho curto, super fluido pra ler em uma sentada

Ilana 12/05/2020

Meu sinal favorito...
Reticências conta a história de Joana e Davi, que se conhecem apenas no Instagram e passam a se comunicar pelas contas @vidapreta e @caradaprefeitura e ainda assim não trocaram nomes ou algo para poderem se identificar.

Um dia Davi começa em um novo emprego e logo no primeiro dia tem um problema com Joana, que trabalha na mesma empresa que ele. É apenas o começo do romance de Solaine Chioro, que toca em pontos como a ansiedade, racismo, romance virtual, aspirações de carreira e diversos outros temas importantes que se tornam conversas, tópicos e debates em meio ao romance que floresce entre Davi e Joana.

Comprei esse livro - pra começo de conversa - por causa da capa. Virei a louca da Amazon procurando livros escritos por autores negros - principalmente uns bons romances. E me encantei de cara pelos protagonistas negros e gordos. Acho que encontrar esse livro - há alguns anos - teria sido ainda mais importante para mim. É difícil encontrar protagonistas gordas e negras em um livro de romance. Ver tudo isso se consolidar sem os foras com quais alguns autores costumam dar ao escrever essas personagens me deixou apaixonada.

Super me vi em Joana, que é uma personagem principal forte, inteligente, linda e com um maravilhoso cabelo cheirando a coco. Davi é o cara fofo que eu certamente teria colocado os olhos em qualquer lugar e a construção do romance dos dois - pessoal e virtualmente - é uma das coisas mais fofas que já vi.

Adorei as discussões muito bem colocadas, sem desviar o foco do romance, mas dando devido valor aos temas - inclusive genocídio e a forma como algumas pessoas acham isso justificável.

Gostaria de dar um destaque a Piegas, que é tão fofa que dá vontade de sentar pra bater um papo com ela. O livro tem personagens cativantes, um romance doce que pode ser lido facilmente e o único problema dele é que acaba nos deixando com gostinho de quero mais.

Super vale a pena ler essa obra e mergulhar no texto de Chioro.

@livroseanna 08/01/2022

Uma leitura rápida e divertida
Eu adorei a premissa desse livro, apesar de não ser tão inovadora e surpreendente assim. O fato é que o leitor sabe tudo que vai acontecer do início até o final e, infelizmente, não existe nenhuma grande revelação.
Dito isso, eu me diverti bastante com esse livro, torci pelo casal e é uma boa leitura para se distrair, além de ser hiper representativa e eu sinto que poderia acontecer na vida real. Mesmo.
Acho que a leitura toda foi 3,5??, mas eu gostaria de ter visto uma conclusão mais fechadinha e fofa, talvez um epílogo, então por isso a nota 3??, significando que é bom. E é isso: bom, mas nada demais.

Naraiane.Martins 22/09/2021

RESENHA - Reticências | @aquarelandosonhos
Joana e Davi são ótimos amigos virtuais, apesar de morarem na mesma cidade os dois nunca se encontraram. Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra, e isso é tudo o sabem sobre o outro. O mais importante para ambos, é a conexão real e inexplicável que um tem com o outro, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. No entanto, o que eles não sabem, é que estão muito mais próximos do que imaginam. Mas, esse encontro pode não ser do jeito que eles imaginam.

Reticências, tem uma história super divertida e repleta de representatividade. Esse é um romance fofo, que desde a primeira página você torce para dar tudo certo. A escrita é super fluida, o que faz a história passar de forma rápida e leve, e a narrativa é alternada entre o ponto de vista de Joana e Davi, e ao decorrer do livro também temos algumas trocas de mensagens entre os dois, esse foi um ponto que eu gostei bastante, pois deixou a leitura bem desenvolta.
Desta maneira, consegui criar uma conexão bem forte com os dois protagonistas, e pude ter uma visão nítida do que se passava com cada um deles, sai dessa leitura com o coração quentinho e uma vontade grande de ler mais sobre a Joana e o Davi.
Ademais, gostaria de ressaltar o quão carismática e atenciosa é a Solaine. Tive o prazer de participar de um encontro virtual com ela promovido pela @editoraalt para os parceiros, e foi incrível. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei bastante, quero muito conhecer suas outras histórias.

Atenção: Essa história cita de forma tênue um caso de racismo.

DéboraMP 11/08/2022

Um romance nacional pra aquecer o coração
Eles não se conhecem, não sabem quase nenhum detalhe da vida um do outro. Eles começaram a conversar através de uma parceria de trabalho. Ele, utilizando o usuário @caradaprefeitura, ela, o @vidaspretas.

Eles se dão super bem e rola um clima gostosinho, mas Joana não quer marcar o encontro, pois acha que se eles se conhecerem, a relação pode desandar.

Davi começa a trabalhar na Eskina, uma empresa de marketing e propaganda. Lá ele conhece Joana e por um mal entendido, eles acabam brigando feito cão e gato. Mal sabem eles que, na vida virtual, eles se dão super bem.

Achei a premissa da história tão fofinha! Além do romance, o livro traz temas sérios como a violência e preconceito contra pessoas negras, assédio moral no trabalho, ansiedade, insegurança, gordofobia e diversidade.

O livro é curto, então os temas não são abordados de forma aprofundada. Mas a narrativa é leve e rápida de ler, ainda mais porque parte da história são diálogos na internet. Amei o humor dos personagens principais.

Fiquei feliz, porque o mocinho faz e recomenda terapia. Ele tem problemas com ansiedade e autoestima e, diferente do que estou habituada a ler, ele já procurou se resolver ao invés de descontar na mocinha.

Minha única reclamação é que as folhas do livro vieram grudadas e para ler tive que separa-las, o que fez com que a maioria das páginas rasgasse. Nada que atrapalhou a leitura, mas a estética do livro ficou péssima.

Lu Colorada 08/05/2022

Ótimo, mas poderia se aprofundar mais
@vidaspretas e @garotodaprefeitura criaram uma amizade na Internet, que foi ficando cada vez mais parecida com um namoro, mesmo os dois nunca tendo se conhecido.
Davi começa a trabalhar na empresa onde Joana já trabalha, a Eskina.
O que os dois não sabem é que o destino pregou uma peça neles.

Eu adorei demais a história, foi bem rápida.
Maaas acho que tinha assunto pra abordar mais, fazer um pouco mais longo.
Não sei se a intenção da autora era fazer mesmo um livro curto.
Mas acredito que se ela quiser em um futuro escrever mais sobre, tem conteúdo.

Marquei várias situações que eu já passei por ser uma mulher negra e gorda. O medo da rejeição é real e dói muito.
Gostei do estilo de escrita, das mensagens, muito legal mesmo.

Recomendo a leitura e quero continuação ? ? ? ?

Madu 10/07/2022

Meu novo livro favorito
Solaine foi perfeita em cada palavra escrita nesse livro! O modo como ela abordou temas necessários mas com uma delicadeza sem fim, foi perfeito! Um livro de leitura fácil, muito bem escrito, em poucas horas pode-se ler o livro por completo de tão cativante. Definitivamente o meu novo livro favorito!

sf:) 08/01/2022

melhor experiência
MEU DEUS!, o que dizer sobre esse livro? maravilhoso
ele veio em um momento em que eu estava meio desanimada pra começar uma nova leitura e foi muito além do que eu esperava, mesmo esperando algo muito bom.
eu simplesmente amei os protagonistas e as personagens secundárias (que já tiveram meu coração logo no início).
fora o que eu não posso deixar de comentar, os assuntos abordados no livro, e eu, como uma pessoa preta, me sinto mais que feliz e entusiasmada por ter lido essa obra de arte que representou tão bem a comunidade preta e plus size, assim como lgbt também! e meu coração ficou quentinho com a referência da chefe que era indígena. ??

e eu acho sim que a normalização faz muito que parte do processo de representatividade, mas pra uma pessoa preta/periférica ou homossexual (ou todas as opções) ver um trabalho tão lindo como esse sendo publicado, vendido e admirado pelas pessoas não tem preço!

coisas que eu não aguentei e vou ter que falar que amei: as playlists compartilhadas! meu deus! isso me definiu tanto e foi uma sensação tão boa e de proximidade entre os dois! e quando eu vi que a autora deixou o nome/link delas no final eu surtei de amor.;
2: o simples fato das conversas deles. eu senti que mesmo sendo um livro curto eu me intensifiquei tanto nas conversas deles que nem percebi quando acabou! e ver esse processo deles é muito bom.

enfim, 5 estrelas mais que merecido! nada a questionar ou reclamar, e se eu pudesse eu dava mil.

Giovanna.Bittencourt 20/10/2020

Adorei
Essa novela me conquistou mto. Ela é mto fofa e rápida de se ler, mas com personagens interessantes e o envolvimento amoroso é gostoso de acompanhar. É em terceira pessoa, nos dando a perspectiva dos dois protagonistas, além de ter trocas de mensagens de textos!

Isabella Pina 24/11/2022

Reticências é um livro curto que te conquista logo nas primeiras páginas. Foi bem gostoso de ler, e adorei a proposta de desencontro entre o real e o virtual. Como tem poucas páginas, senti um pouco de falta de conhecer mais cada um dos protagonistas individualmente fora do trabalho - quem seriam seus amigos, como sua família é - mas entendo que provavelmente não era o foco dessa história, que soa como o início de um amor intenso. Vi que terão outras histórias no mesmo universo, e particularmente tenho curiosidade de revisitar esse casal dali a um tempo.

Eduarda Graciano do Nascimento 29/08/2021

Davi começa a trabalhar como estagiário na mesma empresa em que Joana está. Por conta de um pequeno mal-entendido, eles não se dão nada bem. O que ambos não sabem, é que se correspondem há meses pelo instagram e um está caidinho pelo outro.

É uma comédia romântica, então, sobre a história, talvez não tenha muito o que eu dizer, né? Não menosprezando o gênero, claro; quem me conhece sabe que as palavras “comédia” e “romântica” juntas, são uma das maneiras mais fáceis de me comprar. Foi assim quando bati o olho nessa capa fofa e na sinopse de Reticências. Mas o que me levou a este livro? A busca por autoras brasileiras negras. Tenho estabelecido como meta pessoal ler (e indicar) mais livros escritos por brasileiras negras. Fiquei tão, mas tão feliz de encontrar a talentosa Solaine Chioro!
Obviamente o tema racismo é muito abordado, mas sem tomar conta da leitura toda - a meu ver, a obra já se afirma como ação antirracista tendo protagonistas e autora negros. Creio que faria refletir muitos dos negacionistas fãs de romcom, que dariam as mãos a protagonistas que vivem jornadas românticas que eles já conhecem, mas que têm uma bagagem diferente da maioria dos casais principais de comédias românticas.
Sem dúvidas um livro que teve inspiração em Mens@gem Para Você (Nora Ephron, 1998) tinha poucas chances de não me conquistar, mas Solaine Chioro entrega tudo e muito mais! Já estou mais do que pronta pra indicar e presentear várias pessoas com esse livro delicioso, que, além de tudo, é curto, não “enche linguiça” e traz referências das mais variadas, desde relacionadas à cultura negra até a filmes cult do cinema francês.
A autora, que tem 28 anos e é natural de Santos, transformou um romance leve e clichê (novamente, não é uma crítica) em um show de representatividade. Li o livro todo ontem e acho que já não conseguiria listar aqui tudo o que entra nesse aspecto. Temos protagonistas negros e gordos. Temos personagens LGBTQI+. Temos uma personagem indígena. Temos uma personagem paraplégica. Solaine conseguiu nos dar uma história já batida totalmente renovada. É justamente a questão, não é? A história é batida pra quem? Pra personagens brancos, heteronormativos e não-deficientes. Pelas palavras de Solaine (que escreve muito bem, diga-se de passagem), essa trama se torna nova, fresca e deliciosamente esperançosa.

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/660890376372109313/retic%C3%AAncias-solaine-chioro

Ju 29/08/2022

Livro pra uma tarde de domingo ??
Gostei bastante, um livro super fácil e tranquilo de ler. Me vi algumas vezes com raiva da Joana, mas depois entendi que não dá pra julgar as atitudes se não vivo a realidade dela. Num geral é um livro ótimo pra distrair. Uns clichês muito fofinhos :)

mariarrrita 16/01/2022

Eu li esse livro com altas expectativas, então posso ter ficado um tanto decepcionada. Por ser um livro rápido, não é possível acompanhar a evolução dos personagens, o que foi o caso com a Joana que era uma super chata que humilhava o Davi a cada passo, mas depois passou a ser mais simpática. Enfim, a história é legal dá pra se divertir, mas eu esperava mais. Ah e não entendo o preconceito do Davi e da autora com Homem Aranha 3.