O cobrador

O cobrador Rubem Fonseca




Resenhas - O Cobrador


45 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Tiago 18/05/2024

Contos pra todos os gostos, desde assassinos até pobretoes
Nesse livro Rubem mais uma vez consegue transcender a um nível de crítica que poucos escritores conseguem. De uma forma lúdica e as vezes até sarcástica, o autor esfrega na cara do leitor a violência do meio urbano, as verdades, a opressão, o ódio, etc. Ao mesmo tempo, intercala com histórias que nos fazem rir, ou refletir sobre a vida. Enfim, como sempre, um baita livro que recomendo aos leitores interessados em experiências únicas
comentários(0)comente



Peleteiro 14/05/2024

Bom, mas não dos melhores de Rubem
Chegar no segundo livro de Rubem Fonseca depois de ter lido quase toda a sua obra é um tanto desolador. Afinal, depois de vê-lo no auge, em tão boa forma, estes contos soam como um protótipo do escritor que seria. Já é notória certa agilidade, assim como uma pomposidade e outras características que permeiam sua obra lhe dando destaque, mas esta obra ainda carece de refinamento.

O conto que dá título ao livro é provavelmente o melhor, mas Mandrake também é bem simbólico, sobretudo por ser a primeira aparição de um personagem tão marcante, assim como O jogo do morto.
comentários(0)comente



joaoggur 15/02/2024

Maturação de um grande escritor.
Talvez já não temeroso em relação a forte censura imposta pelo regime militar, ou talvez por sua prévia maturação como escritor, os contos contidos em ?O Cobrador? são o mais puro suco da literatura de Rubem Fonseca; o escárnio é posto na prática. Se Nelson Rodrigues escancara os sacanas por detrás dos paladinos da moral, Rubem mostra as camadas de violência pelas cidades, o ódio e o desprezo velado das relações humanas.

Excelente. Mas não tão bom quanto ?Feliz Ano Novo?, - que acho o melhor livro de contos do autor.
comentários(0)comente



Martony.Demes 18/10/2023

Eu achei o livro bem ruim! Talvez eu não entenda qual o fito do Rubem nesses contos. Contudo, eu achei bem chatos. Fins sem nexo, percurso da história sem emoção etc.

Vou ler algumas resenhas para ver onde que errei na leitura!
comentários(0)comente



Siegfrito 24/09/2023

Chocante: Um Cidade Alerta Literário
É uma coisa densa, surpreendente e desconfortável. Não gostei, por ser muito real, mas nem por isso o livro é ruim.

Há que se separar livros ruins dos bons livros. Eu pessoalmente não gostei por que não sou muito dado a ler coisas violentas e o retrato do Brasil que Rubem Fonseca faz em ?O cobrador? e nos outros contos, é verossímil demais. Em alguns momentos, achei que estava vendo o Cidade Alerta.

Parte de mim ficou incomodada com isso, mas a parte que sabe apreciar boa escrita e bons recursos, da um 10 pra esse livro.
comentários(0)comente



Laline_Borges 06/09/2023

O cobrador
Eu gostei do livro, é uma literatura diferente da que estou acostumada, meu conto favorito foi Mandrake
comentários(0)comente



@niqueliv 05/09/2023

Crítica social
Um livro de contos cheio de críticas sociais que te fazem viver cada ação pela própria voz dos personagens.
Bem característico de Rubem Fonseca, o uso de violência é evidente nas cenas descritas com tantos detalhes, que podem até causar um certo desconforto. Mas que fazem refletir sobre muitas questões contemporâneas.
Foi uma leitura obrigatória e satisfatória.
comentários(0)comente



Mauro 29/08/2023

Resenha do conto "O Cobrador"
O terceiro conto do detetive Mandrake está presente na coletânea "O Cobrador" e chama-se apenas "Mandrake."
Aqui, ele deve investigar a chantagem contra um milionário, pois a amante deste aparece assassinada e alguém pretende divulgar cartas dela para o ricaço.
Mesmo indo contra os desejos do homem que o contratou, Mandrake investiga e descobre a rede de segredos e mentiras que envolvem a família do milionário.
Neste conto, Rubem Fonseca mantém o nível de ironia e objetividade para com o personagem, características básicas da escrita do autor. Ponto interessante também é a continuidade, ao Mandrake mencionar o conto anterior.
comentários(0)comente



João Gustavo O Grande 31/07/2023

Uma obra de arte para quem tem coragem para se arriscar!
"O Cobrador" de Rubem Fonseca é um livro poderoso e provocador que explora os recantos mais sombrios da psique humana e da sociedade. Com uma narrativa envolvente e uma abordagem audaciosa, o autor nos convida a refletir sobre as nuances da moralidade e a natureza do mal. Esta obra-prima da literatura brasileira certamente deixa uma marca duradoura no leitor, incitando-o a questionar os limites entre a sanidade e a loucura, o bem e o mal, o justo e o injusto.
comentários(0)comente



Vanderson.Gomes 15/07/2023

Forte! Muito forte!
Leitura impactante, característica do autor, o primeiro conto é sensacional, forte! Bruto! Impecável, outros nem tanto, alguns causam repulsa, mas isso não é ruim, livro bom mexe com a gente.
comentários(0)comente



Mari 04/07/2023

Bomzim
Não é o melhor livros de contos, mas é um bom livro que traz ótimas reflexões sobre a sociedade.
Escrita um pouco difícil em algumas partes, mas dá pra entender bem.
comentários(0)comente



Gerson91 08/06/2023

Raivoso
São contos violentos que revelam a indignação do autor por ter seu romance censurado em tempos difíceis. Os contos de Fonseca são sempre ótimos!
comentários(0)comente



Natália 23/04/2023

É como um desastre que você não consegue desviar o olhar.
Foram anos apenas ouvindo falar e lendo trechos na faculdade mas nunca tinha lido nada completo do autor.

Gostei muito dos contos, são terrivelmente reais e atuais, apesar do livro ter sido publicado nos anos 70. O autor consegue detalhar uma espécie de terror urbano misturado com a angústia humana de forma impecável. Apesar de ter uma violência bem descritiva em alguns momentos, a leitura é ágil e difícil de quer largar até saber o desfecho.
comentários(0)comente



babu 03/03/2023

Segunda livro de Rubem Fonseca que leio, sem dúvidas gostei mais de "confraria das espadas" mas "o cobrador" não deixa de ser um ótimo livro de contos.
comentários(0)comente



Curuma 24/10/2022

Instigante
Os contos são do começo ao fim super instigantes, levam ao vício da leitura e não vemos a hora do desenrolar das coisas, como sempre O Rubem arrebenta na escrita
comentários(0)comente



45 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR