Audácia e Presunção

Audácia e Presunção Lis Wey

Resenhas - Audácia e Presunção

Sabrina758 17/01/2024

Não gosto de histórias inacabadas...
Quando li a Os Watsons de Jane Austen me vi imersa na história e querendo saber o final daqueles personagem, então quando vi que alguém havia se aventurado a escrever este tão esperado final fiquei mais do que só um pouco curiosa.

A história é leve e em muito me agradou as referências e homenagens aos livros de Austen.

Alguns pontos que me incomodaram foram o raso desenvolvimento do casal principal e o final mal esclarecido de Pennie.

Realmente é muita audácia e presunção terminar uma obra inacabada de Austen. Mas admiro a coragem e, ouso dizer, a autora foi em grande parte bem sucedida.

Fora as ressalvas, é um bom livro que me fez sorrir! Isso por si só já caracteriza para mim um livro que valeu a leitura...

anisania 26/08/2023

É muito difícil calçar os sapatos da Jane Austen
Jane Austen não é uma escritora rebuscada e complexa. São um amontoado de interações humanas, retratando uma fatia da sociedade bem específica, com todos os seus clichês envolvidos. Dito isso: AAAAAMO AS OBRAS DA SENHORITA JANE AUSTEN.
Tem algo na forma dela retratar longamente várias conversas ao longo de dias, que parecem que não estão fazendo nada, mas aquilo está fazendo os personagens serem mais reais para você. E eu acho que foi isso o que mais faltou aqui na continuação da Lis. Mais interação. Mais conversa. Mais cartas. Mais desenvolvimento. Pra mim, o desenrolar da história ficou muito pouco crível. E eu imagino que deva ser muito difícil fazer uma finalização de uma história que você não começou, de uma época que você não viveu.
Me frustrei um pouco principalmente porque eu vi muito potencial pros personagens no início que não foram muito bem retribuídos ao final.
Mas é uma história divertida de ler. Cê mata fácil. Alguém ressuscita a Jane aí rapidão pra ela me contar como era que os eventos iriam se suceder!

"? Somos atores em cenários completamente diferentes. Eu enceno um pândego romance de final triste; o senhor, uma ópera insossa e retilínea própria da nobreza. Tediosa, de fato.
? Seu romance de final triste poderia ser a graça da minha ópera insossa."

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Quem conhece a história do Clube do Farol sabe que nós amamos clássicos e leituras conjuntas. Por isso, quando a nossa editora parceira lançou um livro que foi escrito pela Jane Austen e ganhou uma adaptação toda especial pela Lis Wey, com certeza não iríamos resistir a leitura desse livro.

A edição se divide em duas partes. A primeira é a história escrita por Jane Austen e a segunda a versão da Lis Wey, continuando a partir do ponto onde Jane Austen parou. Vamos conhecer a história de 04 irmãs e 02 irmãos que são filhos de um viúvo adoecido.

Claro que o foco é nas quatro irmãs, dentre elas a irmã mais nova, Emma Watson que, depois de anos vivendo sob a tutela de uma tia na Escócia, foi enviada de volta para casa e encontrou suas irmãs, descobrindo inimizades, desentendimentos, rancores e mal-entendidos. Influenciada pelas percepções da irmã mais velha, Elizabeth, Emma passa a observar as pessoas e formar a própria opinião sobre elas.

Elizabeth, a irmã mais velha e responsável pelos cuidados com o pai, sofreu uma desilusão causada por Penélope, outra de suas irmãs, que a afastou de Purvis, o grande amor de Eli. Depois disso, Penélope partiu atrás de um marido. Outra de suas irmãs, Margareth, disputa com todas as moças solteiras o amor do galanteador Tom Musgrave. No primeiro baile que comparece, Emma conhece a família Edwards e os Osbornes, família mais abastada da região, além do antigo tutor de Lorde Osborne, o Senhor Howard, personagens cruciais no desenrolar da trama.

Trama que continua na versão da Lis Wey dessa história. Mesmo ela mantendo a base da narrativa dada por Jane Austen, ganhou os contornos da própria história, dando mais vida e personalidade a personagens que apareceram no baile e desenrolando à sua maneira as histórias começadas. Assim como o desenrolar da história das irmãs, Margareth, que conseguiu superar Lydia em meu ranço eterno, e a Penélope que, apesar da desavença com Elizabeth, tem um segredo que minha nossa!!!

Como alguém que já leu todas as histórias completas de Jane Austen, pude perceber várias referências a essas histórias na narrativa da Lis Wey, nada que desabone, ok?! Mas houveram algumas coisas que, por ser uma história ligada a Jane Austen, me incomodaram bastante por não ser algo que Austen escreveria. Mas aqui fica algo muito pessoal. Como a história é da Lis Wey, nessa parte, entendo perfeitamente que a escrita seja dela.

Creio que o título do livro retrata muito bem a segunda parte da história, sendo audácia e presunção sentimentos marcantes nos personagens. Assim como algumas emoções dignas dos romances que tanto amamos escritos por Austen como finais felizes. Confesso que terminei a leitura sem conseguir cumprir as metas. Ok, podem me julgar, mas foi impossível parar para deixar para descobrir depois como a história iria terminar e o final de cada personagem.

AH! E, durante essa leitura, a autora lançou o e-book Entrelinhas, histórias de época retiradas do Wattpad da autora, com um spin-off da história de Elizabeth, com conto de mesmo título. Neste breve spin-off de Audácia e Presunção vamos conhecer mais sobre o que aconteceu e como ela chegou ao surpreendente final na obra.

Acho que o fato da autora não tentar ser Jane Austen, e sim uma autora escrevendo a partir de uma história dela, é muito honesto e faz com que a diagramação da editora seja ainda mais perfeita do que já foi. Com imagens, boa fonte e espaçamento, uma capa lindíssima e papel e revisão confortáveis para leitura. A tradução foi feita e adaptada pela própria autora, o que mostra seu total e pleno envolvimento pelo projeto.

site: http://www.clubedofarol.com/2021/02/resenha-audacia-e-presuncao.html

Ariane.Rodrigues 06/05/2022

Amei muito esse livro, os personagens, a ambientação, a escrita. Se você gosta de livros da Jane Austen não pode deixar de ler esse ?

Angély 23/02/2021

Achei um tanto audacioso terminar um livro escrito por uma autora tão aclamada como Austen, e de certo comecei a ler receosa com o que receberia. Não me decepcionei. A escrita foi bem fluida e compatível como o enredo inicial, trazendo muitos acontecimentos interessantes. Leitura válida.

Rafaelle 23/02/2021

Audácia e presunção
Audácia e presunção é o livro que reúne Os Watsons de Jane Austen com um final escrito pela autora brasileira Lis Wey. O livro é divido em duas partes, separando a parte escrita por cada uma das autoras.

Os Watsons foi uma história que Austen abandonou a escrita. A parte escrita por ela é interessante de ler porque é nítido o quando ela amadureceu como escritora posteriormente e também que ela reciclou algumas de suas ideias em romances posteriores. Tive dificuldade em me conectar com os personagens já nesse início mas acredito que isso se deve ao fato de ser uma história que não passou por revisões da autora. Por ser uma novela que ela abandonou, também tive a sensação de que mesmo a parte escrita ainda estava incompleta.

Lis Wey tomou uma decisão ousada ao decidir dar um final diferente do que a própria Austen planejava. Como eu já tive dificuldade em me conectar com o romance na primeira parte, nessa segunda não consegui mesmo. Entendi o rumo que a autora quis dar mas me incomodou muito as semelhanças com o enredo de Orgulho e preconceito e algumas incongruências com a época que a trama se passa. Incongruências normalmente perdoáveis em romances de época mas que ficam mais difíceis de aceitar em uma história que se propõe a ser o final da obra de Austen. Uma pena pois a escrita da autora é boa mas eu não consegui gostar do rumo tomado.

@sandraalmeidaeseuslivros 26/01/2021

Surpreendente
Jane Austen abandonou a escrita de The Watsons, deixando a história de Emma, Elizabeth, a insuportável Margaret e Penélope sem um final. Este livro traz um final para estas irmãs na versão dada pela autora Lis Wey, que tem o dom de nos fazer viajar e se encantar com seus personagens e não foi diferente neste lindo romance.
Elas eram filhas de um Clérigo que estava muito doente. A filha mais velha Elizabeth se dedicava a cuidar do pai. Emma foi criada por uma tia, longe das irmãs e retornava para casa ansiosa por rever os irmãos. Além de Elizabeth, Margaret e Penélope os dois irmãos Robert já casado e Sam um cirurgião.
Emma não se deixou influenciar pelas percepções da irmã mais velha sobre as pessoas e prefere ela mesma observar e tirar suas próprias conclusões.
Com dificuldades financeiras a família Watson precisa casar suas meninas. A esperança é a chegada de Emma que mesmo sem um dote poderia fazer um bom casamento.
Venha conhecer como se desencadeou o destino destas quatro Ladies.

SueSouza 11/10/2020

Olá Pockets!!

Acho que já perceberam que nós do Pocket amamos Jane Austen né🤭. Então quando vi esse lançamento da @thebookseditora corri para ler o ebook até o físico sair. O livro Audácia e Presunção: Os Watsons, não teve final pela Austen, mas a @lis.wey fez um ótimo trabalho.

A história nos apresenta a família Watsons, onde conhecemos melhor as quatro irmãs, Emma, Elizabeth, Margareth e Penélope e seus dois irmãos Robert e Samuel. Eles são filhos do vigário, que está muito doente, e como nenhuma das filhas estão casadas começa a surgir o "problema" de como elas ficaram.

Elizabeth é a mais velha, não tem mais esperança de casar, após perder seu pretendente que ela acha que foi por culpa de Penélope. Mas que Elizabeth esconde algo que ela própria vez de errado.
Penélope é mostrada como uma pessoa que não presta, invejosa, mas que na verdade só queria ajudar. Mas acaba sendo usada e tendo uma tristeza em si, que a faz decidi ir para o convento.

Margareth é uma insuportável (sério), não tem classe, mas se acha a melhor de todas, e ainda fica o tempo todo querendo criar intriga e diminuir as irmãs.
Emma a mais nova, que não morou com as irmãs tem um refinamento e pensamento diferente, mas que não deixa de ser muito severa nas suas observações sobre a classe mais rica.

A história nos mostra a diferença entre elas, como cada uma vai prevendo e desejando seu futuro, e suas convivências com a sociedade local onde vivem.
Jane Austen é excelente em mostrar o caráter dos personagens e sociedade da época, e a Lis soube fechar bem a história e a continuação do caráter dos personagens, senti em alguns momentos, um pouco de Orgulho e Preconceito.
Super recomendo a Leitura.

Quotes:

"A pobreza é um grande fardo, mas para uma moça educada e de bom coração, não é o pior mal."

"Ele lê muito bem, com grande propriedade, e de uma maneira impressionante sem qualquer dramaticidade ou exageros teatrais."

"O amor, minha menina, é o que nos proporciona alegria — explicou sua tia, com ares de ensinamento — mas um bom companheiro nos traz a paz."

"Seu romance de final triste poderia ser a graça da minha ópera insossa."

site: https://www.instagram.com/p/CDOvCvGDrHl/

Aline Cristina Moreira 14/06/2019

Amei!
"Audácia e Presunção" é um daqueles livros que me interessei por mera curiosidade e acabei amando!!
A Lis Wey teve a fantástica ideia de pegar uma das obras inacabadas da Jane Austen "Os Watsons" e dar continuidade a ela. E o resultado foi incrível! 😍😍
Confesso que estava um pouco receosa, pois Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas e temi que a autora que concluiria uma de suas histórias não atingisse minha expectativas; e fico muito feliz em dizer que não foi isso o que aconteceu.
A progressão e o final que a Lis Wey deu a história ficaram perfeitas; e eu nem sequer percebi quando o livro fluiu de uma autora para a outra! Ficou realmente muito bom! Um romance mais do que digno de Jane Austen!
Realmente espero que a autora dê prosseguimento a projetos semelhantes, pois ainda há outra obra inacabada da Jane Austen, e mal posso ver a hora em que a Lis dará uma conclusão a ela! 😍💜

Rosangela 24/04/2019

Começa com Jane Austen
Começa com Jane Austen, termina com um livro bem bem brasileiro, dava pra notar a escritora se segurando pra não transformar o livro em um hot de época, todo o rumo que a história toma em sua segunda parte é basicamente um roteiro de novela da globo e todos os trejeitos dos "brasileiros" misturado com partes mau copiadas e coladas do filme e livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Já sobre a primeira parte efetivamente escrita pela Jane Austen, tudo que posso dizer é que é um livro bem mais sério e sóbrio do que nos leitores dela, estamos acostumados.

eugilvanarocha 26/03/2019

Meu primeiro Austen, sim eu ainda não tinha lido nada dela, e meu sexto Wey. E digo que fiquei encantada com o sincronismo essa continuação, a autora conseguiu manter a mesma linha na escrita, que quase não percebemos a mudança de autora, Apenas que na escrita da Austen encontramos um maior detalhamento nas descrições tanto do ambiente como dos sentimentos que envolvem a família, predomina uma certa monotonia na escrita e uma seriedade, já na continuação encontramos um maior dinamismo e toque de humor, característica que pontua as obras da Lis Wey.
Uma história que trabalha com uma miscelânea de emoções e sentimentos, principalmente o que envolve as irmãs Emma, Elizabeth, Margaret e Penélope, cada uma com uma característica marcante que torna o relacionamento entre elas um tanto complexo, inveja, traição, companheirismo, amor, ciúmes, proteção, falsidade, tudo ronda a convivência entre as irmãs.
Nessa resenha, resolvi não falar sobre a história, pois ela nos reserva surpresas e reviravoltas que nos surpreendem a cada página, mas duas coisas eu posso falar...Que final mais lindo e fofo, me apaixonei pelos personagens que mais se destacam durante a narrativa e que fecham o livro com chave de ouro, e que eu com certeza queria mais dessa história, queria saber mais detalhadamente o que se passou com cada uma das irmãs durante o período narrado e depois do final.
Não tem como deixar de parabenizar a autora pela Audácia de continuar uma história de tão aclamada autora, e melhor ainda fazer isso com uma segurança que impressiona, manteve firme o ritmo e qualidade da leitura, tornando o livro delicioso de se apreciar.

site: www.livrosemretalhos.com.br

Aisha Andris @AishandoBooks 15/03/2019

Jane Austen estaria orgulhosa
Audácia e Presunção carrega toda a essência de um romance clássico (até porque, de certa forma, o é), tendo um ritmo que eu, vergonhosamente, estou desacostumada, já que faz alguns anos que li o último livro nesse estilo. A primeira parte é um pouco mais lenta, embora já vá fazendo revelações sobre problemas e divergências familiares que serão retomados na segunda; introduz também, ainda que de forma superficial, alguns personagens que terão mais importância depois. E, embora seja narrado em terceira pessoa, temos um ponto de vista maior da Emma que, por ter sido criada por uma tia, longe de casa, tem pouco conhecimento sobre o que aconteceu durante sua ausência. Dependemos então das impressões dela, que são baseadas unicamente em conversas com a irmã mais velha, e de suas próprias observações, que podem ou não estar corretas. É possível, a este ponto da leitura, que criemos teorias a respeito do que se passará no futuro e sobre o que é ou não verdade naquilo que é dito por Elizabeth.
Aqui temos personagens que me causaram impressões ambíguas a princípio, como Tom e o conde, e outros que me causaram antipatia desde sua primeira aparição, como Margareth. Ô mulherzinha insuportável, não tinha como não torcer pra ela se ferrar na vida. Confesso que comecei a shipar a Emma com o Tom, me divertindo com os passa-foras que ela foi dando no cavalheiro. Achei lindo, para abaixar um pouco a bola dele. E, inclusive, shipei ainda mais justamente por saber que a Margareth gostava do Tom e tinha a impressão, bastante equivocada, de que era correspondida; estava louca para vê-la quebrar a cara. Não vou falar sobre o futuro desse casal, mas amei o que aconteceu.
Pegar uma obra de Jane Austen para continuar pode parecer presunção (sem trocadilhos propositais com o título, juro) da autora, mas, depois de ler essa belíssima obra, só tenho a agradecer por sua coragem. O resultado foi magnífico. Durante toda a narrativa, eu pude perceber o cuidado para se manter fiel à estrutura dos romances clássicos, embora, sim, possamos sentir os toques pessoais dela em tudo. Acredito que somente uma vez a Lis Wey tenha, propositalmente, fugido dessa proposta, mas por um bom, um ÓTIMO motivo. Ao menos eu amei o que ela fez, e acredito que vocês também o farão.
Posso dizer que gostei muito de toda a história e de tudo o que aconteceu, algumas coisas bastante inesperadas, mas que justamente por isso me agradaram bastante. Adoro surpresas, como nunca vou cansar de afirmar. Achei o texto muito rico; a escrita, fluida, deliciosa; e os personagens, extremamente interessantes e encantadores, além de surpreendentes, em alguns casos. Acredito que nenhum fã de Jane Austen ficará desapontado se der uma chance a este livro. Ele aumentou ainda mais o meu desejo de mergulhar nas obras dessa importante autora inglesa, e me fez acreditar que o destino está mesmo dando uma forcinha para que eu faça isso esse ano. E eu não sou mulher de ignorar esse tipo de coisa.

site: https://aishando.home.blog/

Fran.NaNii 12/03/2019

Como fã de Jane Austen estou maravilhada!
Embora Os Watsons seja uma novela inacabada é cheio de acontecimentos, que envolvem a refinada senhorita Emma Watson. Ela é a filha mais nova de clérigo que esta muito doente e infelizmente não poderá deixar as filhas em boas condições financeiras. Emma viveu vários anos com uma tia rica que lhe deu a melhor educação mas também a mandou para casa sem um generoso dote. Principalmente em uma época que o casamento era considerado status social e a única alternativa para a mulher Emma se vê em uma situação delicada, assim como suas outras três irmãs.

Esse é o básico da historia de Austen, porém Lis Wey veio para alegrar nossas vidas, embelezar ainda mais a obra e dar um final incrível à ela.

Eu li os primeiros capítulos escritos por Jane e a segunda parte, escrita por Lis, me surpreendeu, ela conseguiu manter a mesma linha de escrita, porém dando seu toque especial deixando a historia ainda mais empolgante.

site: https://www.facebook.com/groups/1255531841246828/

C_R 10/03/2019

Me surpreendeu!
Quando fui convidada a ler, não sabia ao certo que esperar do livro. Amo Jane Austen e conheço do trabalho da Lis o suficiente para saber que seria um bom livro. Mas o livro não tem nada de bom, a não de de ótimo. Me surpreendeu muito, muito mesmo.
Comecei a leitura, com a parte escrita pela Jane e a escrita estava muito engessada, não estava sendo prazerosa a leitura, era como se a autora estivesse sendo obrigada a escrever sobre algo que ela não queria.
Quando dei inicio a segunda parte do livro, esta sim escrita pela Lis, a coisa muda. Foi como se uma nuvem negra se afastasse para dar lugar aos raios solares. O livro começou a fluir mais, o enredo cada mais mais interessante, a ponto de não conseguir largar enquanto não cheguei ao final. E que final, bem tipico da Jane! Confesso que a condução do enredo pela Lis, me levou a crer em uma situação que não ocorreu, o que decepcionou um pouco, mas me deixou feliz com as escolhas que ela fez.
Enfim, para quem ama Jane vai se encantar com este livro e quem ainda não conhece o trabalho da Lis, é uma ótima oportunidade para conhecer!
Super indico a leitura!

Comprar: https://amzn.to/2TqOsdL