Medo Mortal

Medo Mortal Robin Cook

Resenhas - Medo Mortal

Patricia.Cerutti 21/04/2024

Como não encontrei o novo livro do Robin Cook, Cell o médico do futuro, resolvi marcar esse aqui, que também já li.

Caracas? Como será o futuro da medicina?

Leo Rosas 31/07/2023

Trama sinistra que envolve planos de saúde e avanços da Medicina. O fato narrado no livro é bem verossímil e a motivação poderia acontecer no mundo real, por falta de escrúpulos do meio médico. O livro porém é arrastado, poderia ter menos enrolação. Fica um pouco cansativo, porque o leitor se sente enganado. A revelação só acontece no final da história. Leitura mais ou menos. O que salva é o final.

Jeff.Rodrigues 17/05/2020

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Na vasta obra de Robin Cook, Medo Mortal ocupa a posição de menos destaque na minha preferência. Apesar de uma premissa instigante, e trilhando o caminho típico do autor de investigar as possibilidades de recentes descobertas da ciência no cotidiano da medicina, o desenvolvimento da história deixa muito a desejar. Em alguns momentos parece mais um grande romance dramático do que um thriller médico.

Medo Mortal se assenta totalmente sobre um protagonista pouco cativante. Na obra, acompanhamos a rotina do Dr. Jason e as misteriosas mortes que vão se acumulando entre seus pacientes. A cada dia um dos pacientes internados apresenta complicações e o óbito se dá em questão de poucas horas. O mistério se amplia a partir das autópsias, que revelam órgãos envelhecidos incompatíveis com as faixas etárias das vítimas. Paralelamente, um importante pesquisador morre em uma cena de revirar o estômago e desperta desconfianças em Jason. O médico, então, se põe a investigar. E ir além disso é dar spoiler.

Leitores acostumados com o estilo de Robin Cook vão esperar uma corrida contra o tempo para solucionar o mistério, recheada de cenas de ação. Mas a trama custa, e custa muito, a engrenar. A rotina de Jason não envolve, o suspense se perde em cenas secundárias, e os demais personagens acabam sendo tão secundários que não fazem diferença considerável no desenrolar da história. O resultado é um livro interessante, mas dispensável. E a construção do médico, extremamente emotivo, carregando traumas pessoais do passado, e não conseguindo manter um mínimo distanciamento no trato dos desafios da profissão não convence. Ficamos diante de um protagonista fraco. Isso piora na única cena de ação, bizarra e improvável, em corredeiras num rio. Chega a ser trash.

A despeito do péssimo desenvolvimento, a parte médica em Medo Mortal se sustenta de forma perfeita e convence. Vale lembrar que para um livro de 1988, temas como o DNA e seus usos e pesquisas, eram bastante avançados e certamente mexiam muito mais com o imaginário dos leitores do que nos tempos atuais.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2020/04/14/resenha-medo-mortal-robin-cook/

08/04/2020

Esse livro me deixou bem desanimada. A narrativa não é muito envolvente e muitos fatos que acontecem na história são escritos de forma repetitiva. Não consegui me apegar a nenhum personagem, o que talvez foi o fator que mais me deixou chateada.

Li a terceira edição do livro e percebi que houverem muitos erros ortográficos e falta de pontuações, o que me deixou frustrada. Como uma trama policial e médica, novamente Robin Cook me deixou "boiando" em vários aspectos da história.

Dei duas estrelas somente pelo fato de me ensinar fatos biológicos que desconhecia. Além de explicar sobre processos fisiológicos sobre o desenvolvimento e envelhecimento.

Infelizmente, não recomendo a leitura. Odeio quando termino um livro e percebo que não valeu a pena... Afinal, nenhum leitor gosta!

Scariot 31/01/2019

Instigante
Após várias mortes suspeitas de pacientes relativamente jovens e bem de saúde e da morte suspeita de um colega de serviço, o Dr. Jason Howard se envolve em uma trama mortal envolvendo mudanças genéticas. Robin Cook escreve como ninguém. Pai do gênero ?suspense médico?, ele trás nesse livro novamente uma trama de tirar a fôlego. A cada capítulo ele deixa o suspense e a ação mais presentes, fazendo o leitor ficar mais grudado a história. Não é o melhor que li dele, mas é um ótimo livro, vale muito a leitura para quem é fã de suspense.

Magasoares 05/05/2017

Espetacular!! [Para pensar]
Uma vez que temos que morrer e temos, e se à medicina não gastasse tanto dinheiro com os moribundos, podia fazer muito mais para ajudar os vivos. Se os hospitais não estivessem atulhados de pacientes de meia idade destinados a morrer por causa dos seus pouco saudáveis estilos de vida, pensa no que poderíamos fazer pelos jovens. Pacientes que não sabem tomar conta de si mesmos, como os grandes fumadores e bêbedos, ou os que tomam drogas, não estão a apressar voluntariamente as suas próprias mortes?? Por causa do aumento da longevidade, os hospitais estão cheios com uma população de velhos que mantêm vivos à custa de enormes despesas, esgotando não só os recursos económicos, como às energias do pessoal médico?

Priscila 23/04/2013

Ótimo
Foi o primeiro livro do Robin Cook que li e não achei tão parado como dizem. Não é o tipo de leitura que tem 100% de ação em tempo integral (talvez seja esse o motivo de alguns leitores acharem a trama em certos momentos "parada"). Pelo contrário, achei os momentos com menos ação necessários para a história e no fim, o resultado pra mim foi gratificante. A trama é envolvente, os personagens carismáticos e muito consistentes, sem contar que o flerte com syfy me conquistou de cara.Ponto para o Cook.

Raquel 18/02/2010

Um dos livros mais fracos do Robin Cook em minha opinião. Sem muita emoção e ação, que saõ caracteristicas das obras dele, o livro mostrou-se uma leitura apenas razoavel.