O Santo Graal e a Linhagem Sagrada

O Santo Graal e a Linhagem Sagrada Michael Baigent

Resenhas - O Santo Graal e a Linhagem Sagrada

Rafael 26/08/2023

Uma boa obra.
Terminei a pouco a leitura de O Santo Graal e a Linhagem sagrada. Como sou fã das obras de Dan Brown e do seu estilo de escrita, decidi ler a obra que teria servido de base para seu O Código DaVinci. Para os críticos da obra, ela não passa de pura falácia, principalmente pelo fato de uma das fontes do livro, o francês Pierre Plantard, ter forjado muitos dos documentos que foram apresentados aos investigadores para se autopromover como o atual grão-mestre do famoso Priorado de Sião e também um descendente direto da linhagem Merovíngia, ou seja, um postulante a rei na França. Contudo, devo dizer que o livro é interessante, bem escrito e, tirando essa questão de Plantard , possui uma fundamentação até boa para as teorias que são ali levantadas, mesmo que pessoalmente eu não acredite em alguns dos fatos que os autores defendem. Contudo, creio que O Santo Graal e a Linhagem Sagrada é um livro para pessoas de mente aberta, que estejam dispostas a ouvir uma boa história.

Pedro 22/09/2022

Uma ótima leitura de banheiro.
O maior legado disso aqui foi inspirar Eco no seu magnus-opus, ?O Pêndulo de Focault?, que funciona essencialmente como uma paródia. Fora isso, um daqueles casos clássicos de descoberta reserva; não são os fatos descritos que levam à conclusão orgânica da genealogia de Jesus Cristo; ao invés disso, os fatos são reinterpretados de tal forma a caberem dentro de uma tese anterior às descobertas.

Apesar da picaretagem, é difícil odiar porque parece haver sinceridade na autoria, e a leitura é genuinamente divertida, em parte pelo conteúdo histórico factual narrado, em parte por quando os bastidores da produção do livro entram em cena (o momento em que os autores encontram o suposto último grão-mestre do Prioriado do Sião em um cinema vazio é, independente do contexto, fascinante).

Outro elemento involuntariamente cômico vem da conclusão da pesquisa. Ok, Jesus teve filhos, sociedades secretas foram forjadas para proteger a descendência, guerras foram travadas ao longo de milênios, a história da humanidade foi traçada nas sombras, etc etc etc? tudo convergindo para o objetivo grandioso de? restaurar a monarquia na França? Aí está uma tese que envelheceu bem (e que esqueceram de abordar nos livros do Brown).

Ao encontrar os pergaminhos do Priorado na Biblioteca Nacional da França, um dos autores, incrédulos, afirma que todos esses fatos devem ser verdade porque, do contrário, seriam fruto de uma espécie de piada sádica que dura séculos. Para mim, essa possibilidade é um maior testamento da engenhosidade humana do que qualquer outra conclusão possível.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

No fim do século XIX, um padre descobre, nas fundações de uma igreja francesa, algo que lhe confere grande poder sobre seus superiores e acesso a círculos restritos da nobreza europeia. Para os autores deste livro, esta descoberta se refere a um conjunto de informações contendo as mais impressionantes revelações sobre a figura de Jesus e sobre o cristianismo.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8520904742

Tico 24/07/2017

Destrua com suas crenças
Em um estilo quase ficção, os autores nos conduzem por uma intrigante investigação que questiona a grande crença ocidental

Francisco de Assis 23/05/2016

O Santo Graal e a linhagem sagrada
Um grande trabalho de pesquisa. Sugestivo e intrigante. ..Mesmo assim JESUS não é menos Divino. Se CRISTO teve que ser o exemplo para os homens. Porque não uma família?

Nina Victor 01/02/2016

Esse livro, lançado em 1982, deu origem a famosa história de Dan Brown, O Código Da Vinci. Os autores fazem uma longa pesquisa a respeito da teoria de que Jesus e Maria Madelena teriam deixado uma descendência. A partir daí teremos informações sobre o Priorado de Sião, sobre a Dinastia Merovíngia, sobre os Templários, sobre os mistérios de Rennes-le-Château e várias outras coisas que vão tecer uma baita teoria da conspiração. Algumas partes são interessantes, outras um pouco chatas. No geral vale pela curiosidade.

site: http://viliouvi.blogspot.com.br/2016/01/o-santo-graal-e-linhagem-sagrada-de-m.html

Neilania 20/01/2016

A divindade de Jesus
Este é um livro interessante, tem uma pesquisa extensa e aparentemente com fundamento. Mas, no meu ponto de vista, o mais importante é levantar uma questão: Jesus seria menos divino se tivesse constituído família? Algo para pensar mesmo hoje.

Lil 09/12/2013

O Santo Graal e a Linhagem Sagrada
Muitas pessoas não sabem, mas esse livro inspirou Dan Brown a escrever O Código da Vinci e, como adoro esse livro, fui pesquisar mais sobre suas origens. Comprei O Santo Graal e a linhagem sagrada em dezembro de 2012 e li em menos de uma semana (+ de 600 páginas), e inclusive enquanto todos comemoravam o natal, lá estava eu no canto lendo essa 'maldito livro' (risos).
Ele é narrado por um pesquisador historiador em primeira pessoa, onde ele relata as descobertas que fez em suas pesquisas e a conclusão que ele chegou sobre a história do cristianismo católico. Ele põe em cheque a divindade de Jesus, levando em conta somente o Jesus Histórico e supõe várias teorias sobre sua possível linhagem de sangue que poderia e possivelmente foi levada adiante através de sua mulher Maria Madalena e sua filha Sarah. Esse livro faz você ter uma outra visão sobre o cristianismo e sua história e te faz pensar em outras possibilidades fora aquela que implantaram em você na catequese.

Mi Hummel 31/07/2012

Eu ganhei esse livro como incentivo de uma pesquisadora. E não houve maior incentivo do que este.

Trata-se do exemplar polêmico escrito pelo trio de pesquisadores Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln. Sim, “The Holy Blood and the Holy Grail” (O Santo Graal e a Linhagem Sagrada).

O ponto de partida da pesquisa é a figura do padre Berenger Sauniére cuja influência sobre os seus superiores e nobres europeus da época teria sido alcançada em virtude de alguma coisa descoberta nas fundações da Igreja de Rennes-le-Château, no sul da França.

O que seria essa “coisa”? As conclusões são surpreendentes. Mas, pelo menos para mim, difíceis de serem desmentidas pela intensa clareza de raciocínio apresentado e pelas fontes bibliográficas utilizadas.

Eu recomendo a leitura para quem deseja ter uma visão mais abrangente da personalidade de Jesus levando em conta os aspectos sociológicos, políticos e econômicos que norteavam o período em que ele viveu. É, no mínino, para nos fazer pensar sobre. E claro, para quem tem interesse na Ordem do Templo e os famosos Cavaleiros do Cristo, os Templários.

Enfim, leitura intrigante e fascinante pelo que propõe e como propõe.

(É bom lembrar que Dawn Brown se baseou neste livro para engendrar o seu "Código da Vinci.")

Joel 08/02/2012

O livro de Dan Brown
Com certeza este foi um dos livros que inspirou algumas obras, como o Código Da Vinci entre outras...
O livros é simplesmente excelente, tanto é que eu consegui a proeza de lê-lo em uma tela de 1,8 polegadas em meu antigo celular (não é smartfone)...
O conteúdo gira em torno de possíveis fatos históricos até chegar a linhagem merovingea, a qual Madalena "se vincula".
O livro é um complexo fluxo de datas, locais e personagens muito bem "amarrados" o que nos dá o que pensar...

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

A FONTE...
Livro que serviu de fonte de pesquisa para Dan Brown compor a sua obra prima O CÓDIGO DA VINCI. Leitura detalhista e demasiadamente técnica, o que torna um pouco difícil a compreensão.

Nando 18/06/2009

Chato de matar! Não sei como Dan Brown conseguiu ler......
Comprei e li, pela metade, este livro após ler o "Código da Vinci" de Dan Brown e motivado pela polêmica do processo movido pelos autores acusando Dan Brown de plágio. Apesar do desfecho da trama de Dan Brown parecer realmente ter sido inspirada na teoria apresentada neste livro (inclusive o nome do vilão de "Código da Vinci" Leigh Teabing é uma fusão dos nomes de Baigent e Leigh, e Teabing é um anagrama de Baigent) fica claro que o sucesso do livro de Dan Brown se deve mais a fórmula usada por ele na narrativa do que exatamente a teoria controversa apresentada sobre a suposta linhagem descendente de Jesus. "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" é um livro chato e enfadonho, um trabalho de pseudo-história apresentado de forma pouco competente pelos autores. Na época de seu lançamento no início da década de 80 teve boa vendagem. Acho que os autores deveriam agradecer à Dan Brown por dar um gás novo na vendagem deste livro que com certeza muitos compraram devido ao sucesso de "Código da Vinci". Talvez se tivesse lido este livro aos dezoito anos tivesse achado genial pois me interessava por este tipo de baboseira, mas agora realmente não tenho saco nem tempo a perder.