Reino de Cinzas

Reino de Cinzas Sarah J. Maas

Resenhas - Reino de Cinzas

Xingmi 02/06/2024

Fantástico
Essa série tomou meu coração completamente. Todos são fascinantes, mas esse livro em específico me fez tremer de emoção. Não tenho nada do que reclamar, Trono de Vidro é perfeito, cada livro supera o outro e esse último foi o ápice, minhas expectativas eram altas e elas conseguiram ser superadas.
Eu amo que todos os personagens receberam devida atenção e o desenvolvimento de alguns me deixou >completamente< arrasada; a tão temida guerra foi muito bem descrita, assim como todos os milhares de acontecimentos do livro.
Estou apaixonada, leiam essa série, apesar dos livros serem grandes em momento algum eles são maçantes, cada página lida vale a pena. Nota 1000!

01/06/2024

Conclusão épica
Prometeu e entregou tudo. A conclusão da história foi perfeita, amei todos os fechos se encontrando e as conclusões emocionantes de todos os personagens.

Jhovana 01/06/2024

Terminei a saga e sinto que perdi um amigo.
Me apeguei aos personagens e suas histórias.
Apesar de ser uma das melhores sagas que já li, e a minha favorita da autora, o final de Erawan não me surpreendeu, gostaria que tivesse sido uma surpresa ao leitor também. Você consegue perceber como será, e quem o fará, o que pra mim tirou um pouco da emoção.

Fora isso, final bem escrito, amarrado. Já quero ler novamente, em inglês dessa vez.

Jackie! 01/06/2024

Que choradeira é essa?!
Psicologicamente destruído, moralmente abalado e tecnicamente... Ah, Sarah, se eu pudesse!

Imaginei que coisas tristes fossem acontecer, mas nada seria suficiente pra me preparar pra isso aqui.

Acho que para um livro de conclusão as coisas se desenrolam no tempo certo, tem ainda umas partes maçantes e umas coisas que fogem um pouco do sentido, mas é uma finalização bem digna.

Me apeguei bastante aos personagens, inclusive mais do que eu esperava com alguns, vou sentir saudades deles.

PS: um beijo pra Juhh por me fazer entrar nesse esquema de pirâmide.
Juliana 01/06/2024minha estante
??????????

Letícia1043 01/06/2024

Enfim, o fim de uma era
Uau! Só assim para começar essa resenha da forma devida. Que livro! Sinto como se um pedaço de mim tivesse ido embora no momento em que li as últimas palavras... Mas da mesma forma que a Aelin se reergueu tantas e tantas vezes estou disposta a lembrar de Trono de Vidro como A LENDA, ao em vez de sofrer porque infelizmente acabou.

Gostaria de destacar minha gratidão à @Clara3826 que quando eu QUASE desisti de ler me respondeu com um comentário que me impediu disso... De verdade, muuuito obrigada!

E enfim a construção de um MUNDO MELHOR foi iniciada nesse universo que a Sarah escreveu tão bem... Nunca vou me esquecer desse mundo, desses personagens, nem quando a Escuridão me reivindicar!

Ler ou não ler: COM CERTEZA LEIA ESSA OBRA-PRIMA

Luiza Rabelo 31/05/2024

Mais uma fantasia conforto pra lista!
Apesar de ter achado o livro excessivamente longo, não tem jeito, depois de 7 livros, bem escritos, onde você vê a evolução não só dos personagens quanto da autora na escrita, é quase impossível não se apegar. O universo, as personalidades, os detalhes, a história. Eu já tenho uma paixão por fantasia e gosto muito do romance e a forma como a Sarah encaixou aqui! Achei que ficou na medida certa, sabe?

Pontos negativos que eu senti foi a questão do tamanho do livro, e sentir um certo tédio/dificuldade de engatar na leitura até o meio. Tanto que comecei a ler em Março e terminei 2 meses depois. Claro que envolve rotina e responsabilidades da minha vida e não conseguir ler sempre, mas ainda assim, não era um livro que eu ficava desesperada e pensando nele o tempo todo em como ia se resolver e doida pra ler. E aí lá pelos 60% foi melhorando e ficando mais interessante a situação. E é por isso que não vou dar 5 estrelas e favoritado pra esse em específico, mas a saga se tornou sim uma fantasia conforto e que eu vou carregar comigo.

Acho que no final das contas, a forma como teve o desfecho, as atitudes da Aelin e dos outros personagens foram muito coerentes com eles mesmos e fez sentido. Gostei MUITO que a Yrene e a Elide tomaram parte principal no final e acho perfeito como as mulheres no geral foram exaltadas aqui! Elas sim fizeram TODA a diferença e cada uma a sua maneira. Achei perfeito isso, ainda mais na cena final, com elas caminhando juntas. Me arrepio só de lembrar!

Acho que se eu estivesse em um momento da minha vida mais desacelerado, mais calmo e com tempo pra dedicar ao livro, sinto que a leitura teria sido mais bem aproveitada, mas tudo bem, fico feliz de ter tido essa experiência e por conhecer a saga da autora que eu não conhecia até então depois de ler ACOTAR e CC.

Amo os personagens, amo a profundidade deles, amo os defeitos e a forma como eles trabalharam as diferenças. Acertou demais na dinâmica final da batalha e apesar de tomar GRANDE parte do meu tempo (comecei com o primeiro livro em 10 de Outubro de 2023) valeu a pena e gostaria muito de ver alguma adaptação ou algum livro a parte de algum personagem específico! Tipo a Manon/Dorian. Sério, que personagens ABSURDOS! Crescimento perfeito, interação de milhões, background com muita profundidade! Amava quando chegava na parte deles da narrativa! Nesryn acho que teria um protagonismo MUITO interessante também caso tivesse alguma novela pra ela! Lysandra eu amaria ver governando e comandando também.

O fato da batalha final não depender única e exclusivamente da Aelin eu achei inesperado e incrível! Mostrou que a força das personagens, tanto da principal quanto das que a cercavam nao estava no poder em si, mas sim na força de vontade e persistência delas próprias, na união, empatia, sororidade, tudo pelo objetivo comum. Perfeito isso. Sem essas mulheres não teria a vitória e muito menos a história! Todas com toques especiais e que faziam sentido em cada um dos contextos. A autora brilhou muito na caracterização de cada uma!

Enfim! Chorei, ri, me distraí, reagi, conversei sobre e é isso que faz um livro ser bom! Que me prenda e que me faça sentir! Vou sentir uma saudade gostosa dos personagens e tomara que no futuro tenha mais coisas sobre eles, mesmo que um gostinho de uma novela!

manu 30/05/2024

Você não se rende.

muito feliz por ter encarado essa série. no começo me divertia mas não sentia muito apego, mas nossa, tudo que se acontece, o amadurecimento dos personagens? bom demais de acompanhar.

ainda to meio sem rumo agora que terminei mas (talvez) depois volto aqui para comentar melhor. :)

ninielivros 27/05/2024

Reino de cinzas
Eu ainda não acredito que terminei... eu passei quase 1 ano lendo a melhor série de todas e foi a melhor escolha que eu fiz. Trono de vidro sem sombra de dúvidas se tornou a minha série favorita da vida inteira, vou proteger com toda minha alma.
Agradeço a Sarah por ter criado um mundo fantástico como esse, uma história que jamais imaginei ler e viver, toda a construção de mundo e de cada personagem, os plots geniais que fiquei pasma pela autora conseguir ter tanta ideia na cabeça. As lindas reflexões e frases, amizade e amor, uma das coisas que podem curar qualquer coisa. A linda amizade e conexão que a Aelin conquistou com cada um deles. ??
Nunca achei que eu fosse chorar tanto, sempre me senti triste e com o coração apertado por mortes de personagens, mas pela morte do Gavriel eu chorei genuinamente e doeu ?. Apesar de tudo, eu amei, amei muito toda a história e que com toda certeza vou reler em breve.
Aelin e Rowan = ????
Absolutamente tudo pra mim ??
"Um mundo melhor" ?????

bibsue 26/05/2024

Já deixo avisado que vem aí a resenha com maior número de spoilers já visto!! (não vou marcar a caixinha porque senão acho que perde a visibilidade).
Então, faz mais de um mês que eu terminei essa série, mas precisei de todo esse tempo pra conseguir escrever essa resenha porque ela simplesmente me deu uma ressaca enorme, principalmente porque a palavra-chave que eu consigo pensar é: decepção.
Talvez eu tivesse muitas expectativas pra esse livro, afinal, é a finalização da minha série preferida, e talvez esse seja um dos principais motivos pra eu me decepcionar tanto. Em primeiro lugar, eu achei um livro muito enrolado... A Aelin, por exemplo, só foi resgatada lá pela página 300 e finalmente chegou em Terrasen no final do livro (de 900 páginas, poxa). Eu adoro essa mulher como protagonista, mas a autora fez ela sofrer tanto que eu acho que chegou num ponto que acabou perdendo o sentido, tanto que eu não sentia nem mais a química entre ela e o Rowan porque eles simplesmente sofreram demais!!!
Além disso, agora se tratando da guerra em si, a minha principal decepção foi o desfecho dela. Primeiro porque Aelin era considerada uma das principais armas contra o Erawan e a Maeve, e ela tava disposta a morrer pra fazer o fecho antes mesmo de lutar contra os dois, desperdiçando um grande potencial ali e, claro, desperdiçando esse potencial pra barganhar sobre a além-vida da Elena, deixando o Erawan pros outros lidarem??? Muito lindo, muito tocante, mas não achei uma decisão lógica considerando o que tava em jogo, mesmo que impedisse que os irmãos do Erawan voltassem. Acima de tudo, achei ridículo que essa guerra foi ganha pela fofoca! Duas entidades esperaram quase 1000 anos pra essa guerra acontecer e eles foram vencidos a partir da fofoca. Um rei valg de mais de 1000 anos foi separado da Maeve, outra valg com mais de 1000 anos, ao cair no papinho de uma mulher de 20? Achei irreal. Achei um desrespeito com todo o universo que foi construído ao longo de todos esses livros. Eu entendo toda a simbologia da Maeve morrer por um golpe de espada, não nas mãos de Aelin Galathynius, mas nas mãos de Celaena Sardothien, só que a sequência de eventos que levou a isso foi ridícula.
Outra coisa que também me marcou, agora considerando as relações sobre os personagens no livro, foi o tratamento do Aedion com a Lysandra. Ela foi uma mulher muito melhor que eu por ter perdoado ele. Ele tratou ela como lixo o livro inteiro por uma decisão que ela tomou que sacrificava a vida inteira dela, justamente pra salvar o reino que >ele< tanto defendia, e só quando ela de fato quase MORREU (outro sacrifício) foi que ele se deu conta????? Por favor, esse personagem me decepcionou demais e maior decepção ainda é que eles casaram depois.
Pra mim o que realmente brilhou nesse livro foi a construção da relação da Aelin com o Fenrys, a jornada do Dorian e o desenvolvimento da Manon, assim como o grande sacríficio (e redenção) das Treze. Além disso, Lorde Darrow tornando Evangeline a sua herdeira aqueceu o meu coração. Esses acontecimentos e o carinho que eu desenvolvi pelos personagens ao longo desses anos (seis anos, desde que eu comecei a série) foram o que me fizeram dar quatro estrelhas pra esse livro.
Mateus.Caixeta 26/05/2024minha estante
Você disse tudo!!!! Sério, o final poderia ter entregado muito mais dos vilões, a Sarah tava construindo bem e no fim sabonetou.

bibsue 26/05/2024minha estante
@Mateus.Caixeta demais!! eu tenho até medo de ver como ela vai finalizar acotar depois desse final aí...

lulumellop 25/05/2024

Finalmente
Foi uma longa jornada.
Gostei do final. Seguiu um caminho bem previsível, mas ainda é gostosinho de ler.
Porém, o meio para o final do livro é cheio de batalhas simultâneas. Achei extremamente cansativo.

Aqlabia0 24/05/2024

Eu não esperava ter tanta dificuldade pra falar dessa série quanto eu tô tendo agora, Trono de vidro se tornou uma das minhas séries favoritas, a Aelin É a minha personagem favorita. Quando eu comecei a ler eu não esperava que esses livros iam causar um impacto tão grande em mim quanto eles causaram, eu sinto que eles me curaram em algumas coisas que eu nem sabia que precisavam ser curadas.
Enfim, muito feliz de ter lido esses livros e especialmente contente de ter lido eles nesse momento

Julia 24/05/2024minha estante
o coração de fogo?