Laços Que Perduram

Laços Que Perduram Nicholas Sparks

Resenhas - Laços Que Perduram

Marina.Bueno 05/04/2024

Não estava à espera de um romance policial
Confesso que fiquei surpresa com um romance policial de Nicholas Sparks. Já li muitos livros do autor e, surpreendida, gostei muito da condução da leitura que mistura pontos de vista da narrativa entre os personagens, causando suspense ao leitor.
Como sempre, mais um bom trabalho de Sparks, daqueles que não dá vontade de parar de ler.

catarinanascimento_ 15/08/2021

que livro incrível!
Foi a minha primeira leitura de Nicholas Sparks e sem dúvida que não desiludiu. Confesso que no princípio tive vontade de desistir e demorei muito a passar das primeiras 100 páginas mas depois disso a história tomou um rumo onde foi basicamente impossível parar.
Recomendo demais, 5?

Lane 04/01/2012

Sou suspeita pra falar do Nicholas Sparks, ele é uns dos meus autores preferidos. Porque ele possui várias coisas que me fazem gostar do que escreve:

- gosto das suas narrativas,
-da forma que ele constrói seus personagens,
-por manter os roteiros e o enredos dos seus livros tão bem dosados, criando histórias vibrantes e envolventes.

Laços que Perduram, é uma história envolvente, romantica [ como a maioria das histórias do Nicholas], porém o que me atraí neste autor é a forma simples e bem sincera dele escrever sobre o amor .

Nesta obra eu achei que Nicholas mudou um pouco seu genero, daquele o qual esta acostumado. Muitas vezes, parecia, que eu estava lendo um roteiro pro cinema ou algo assim. De ínicio, custei a me acostumar, com a constante mudanças de perpesctivas, e por eu já estar familiarizada com seu estilo de narrativa. Mas nem por isso, deixo de dar créditos ao autor (que já faz parte da minha vida!).

A história começa com um prologo dramatico.

Julie, a protagonista do livro, acaba de ficar viúva, recebe em sua casa como presente do marido, um cachorro e uma carta. Na carta, seu marido Jim, revela que deseja que ela retorne a ser feliz, e que sempre a protegerá.

Uma amostra, da carta que Julie recebe do marido: "... o mundo torna-se um lugar alegre, sempre que tu sorri..."

Bem, por aí, a gente já imagina o porque do título "The Guardian", e logo pensa: vai ser uma história dramatica daquelas!

No entanto, eu achei que o livro tem pouco de romance, em comparações com outros do autor. Acredito, que seja porque, desenrola paralelamente, um enredo policial fascinante!

Desde que, recebe o cachorro como presente, Julie dá a ele, o nome de Simon, e este vira seu inseparavel melhor amigo.

Nas primeiras 150 páginas, achei meio parado, retrata um pouco da Julie, da sua vida solitaria, após a morte do marido, e que aos poucos, ela ainda por ser jovem, começa a querer retornar a sua "vida". Ela começa a se envolver com outros homens, mas o cão sempre se mostra desconfortável, com suas escolhas.

Até que finalmente, Julie se envolve com Richard, um engenheiro, que esta na cidade apenas para concluir um trabalho. De todos, Richard é o que Julie mais gostou, por ele ter uma história de vida parecida com a dela e por parecer ser alguem compreensível e romantico, mas o cão, Simon, não gosta dele.

Julie, que teve uma vida sofrida, até conhecer Jim, seu marido falecido, vê em Richard uma oportunidade de ser feliz novamente.

Contudo, Julie tem um amigo, Mike. Este, era o melhor amigo do seu marido, e que após sua morte, tambem passou a ser seu.

Mike conhece tudo sobre sua vida, é uma pessoa de confiança, divertida, e que Julie suspeita que essa amizade oferecida por Mike, já virou bem mais que isso, e tem receio de perder a amizade construída ao decorrer dos anos.

Mike, é muito fofo! É alguem que todos gostam. Simples, divertido, tímido, recebe

continuamente zuação do seu irmão, por não ter coragem de se declarar pra Julie. Seu irmão, Henry, vendo Julie, se interessar por Richard, começaa fazer pressão em Mike, para que ele se declare pra Julie.

Até aqui, pensamos que será uma história de triangulo amoroso cliche, até quando o Richard, descobrir que tem um rival.

A partir daí, Richard, vai revelando suas facetas de vilão.

É surpreendente, o desenrolar da vida de Richard, que antes, eu até torcia por ele.

Desde então, Julie percebendo algo de diferente em Mike, sua amizade, seu ombro amigo, seu apoio, descobre-se apaixonada por ele, e começam a viver um romance.

Como disse, anteriormente, esta história tem bem menos romance. Richard, colocado de lado, começa a perseguir Julie incansalvemente.

O autor, no decorrer da narrativa, vai descrevendo o porque de Richard ser como é, revelando sua psicopatia, seus crimes anteriores e o porque da obcessão por Julie.

Interessante, é descobrir/ver a personalidade do Richard, e seus pontos de vista.

Outro ponto positivo da leitura pra mim foi, a parte da investigação policial sobre a vida de Richard, revelando que ele é alguem perigoso, inteligente e muito cruel, ao ponto de se envolver com uma colega de Julie, Andrea, e a espanca-la quase até a morte.

Julie e Mike, com medo, fogem para uma casa, mas Richard, é obcecado e não desiste tão facil.

Confesso, que chorei no final, e quem ler o livro entenderá porque.

Uma reflexão sobre os animais e os psicopatas, é quase impossíveis de não se ter, ao termino da leitura.

Recomendo, claro.

Avalie com 4 estrelas, porque, achei meio "vago" o desfecho da Andrea [ personagem que foi espancada por Richard], e também, por desejar mais romance na leitura.

Deh Domingues 19/10/2010

Ah, adoro Nicholas Sparks, mas não gostei desse livro.
Levei quase um mês para terminar e terminei sem a menor vontade!

Um suspense chato e repetitivo!

=(

Milce 20/12/2009

decepcionou
Como todo livro de Nicholas Sparks,tem o amor perfeito,tal's. Mas tem também um romance policial na história,com um psicopata atrás do casal.E também há um cachorro na história.
Não que eu não goste de cachorros,mas é não meu tipo de conto. Muito menos ler histórias de psicopatas,que mais encobrem a história principal.
Quer dizer,eu procurei Nicholas Sparks porque eu quero amor ! Só isso !

Pior livro dele,com certeza.

Nane 18/12/2009

Quando terminei de ler esse livro a minha opiniao era de que nao tinha gostado de como as coisas foram conduzidas, o lado suspense do livro deixou a desejar, mas quando li a nota do autor vi que era justamente essa a intençao, o que me fez ter uma maior adimiraçao por ele.
Um livro completamente diferente do que ele tinha feito ate agora, o que me deu um novo animo pra continuar a minha maratona Nicholas Sparks, confesso que rezei pra ele nao levar esse livro pelo lado da tragedia, o que ele fez na maiora dos seus livros.