O caso da Senhorita Canhota

O caso da Senhorita Canhota Nancy Springer

Resenhas - O caso da Senhorita Canhota

Giulipédia 09/12/2020

O preço de ser livre...
Nessa continuação, Enola, agora uma detetive, se esconde sob o pseudônimo de Dr. Ragostin, um vidente científico em ascenção, detetive quase tão bom quanto o próprio Sherlock Holmes, que vive acompanhado de sua fiel assistente e secretária, Ivy Meshle. Nossa jovem detetive também se torna uma cuidadora dos pobres de Londres, a noite sai às ruas vagando e ajudando, dando alento em forma de pequenos confortos como comidas e roupas para os menos afortunados da grande cidade. Nesse meio tempo tem uma visita inesperada de nada menos que Dr. Watson, fiel assistente do Sr. Holmes, trazendo um caso que nem o próprio consegue resolver, o desaparecimento de sua irmã, qual é a grande surpresa dessa ao saber de tal notícia! Mas junto dessa também descobre o desaparecimento de uma jovem dama chamada Srta. Cecily Alistair, que sumiu no meio da noite sem deixar um rastro que fosse.

Aqui nesse segundo volume mais do que o primeiro é evidente a disparidade de desigualdade social que a sociedade vitoriana vive, também fazendo uma sátira a sociedade atual. A autora retrata bem as dificuldade de pessoas em situações de extrema pobreza que são expulsos dos albergues tendo que se arranjar nas ruas sujas e frias, o que também nos deixa a margem para pensar sobre a situação de pessoas que vivem nas ruas nos tempos atuais e suas dificuldades.

Esse livro também mostra como é solitário a vida que Enola leva, como é alto o preço da sua liberdade, não poder confiar em ninguém, sempre sozinha sempre desconfiada, e mostra como a sociedade é cruel ao submeter uma mulher a essa situação, simplesmente por essa não poder ter o direito de fazer suas próprias escolhas, também temos uma sátira que condiz muito com os tempos atuais, (por mais que alguns possam discordar...).

Então é isso, Enola luta por ela mesma, tem suas dores e seus medos, suas inseguranças e seus desejos, sempre procurando dar o melhor de si, um exemplo de pessoa e de mulher para cada um de nós, apesar de ser um livro infanto-juvenil, e a história ser curtinha, é um livro tão bom de se ler que seu único defeito é que ele acaba, recomendo e boa leitura a todos!
Mavi 17/03/2022minha estante
Amgggggg vc leu traduzido? Se sim, onde ????

Elisa432 30/01/2024minha estante
Eu ainda estou lendo e por enquanto QUE LIVROO cheio se surpresas sério muito bom!

biathomas 04/05/2022

Irmã de peixe, peixinha é
Enola Holmes é a versão feminina de seu irmão, Sherlock Holmes. Ela é genial, simplesmente genial! Ela não deixa nenhum detalhe passar despercebido e consegue ligar os pontos de uma maneira surpreendente. E, além de tudo isso, é carismática, fofa, inteligente, engraçada e uma ótima atriz.
O mistério é apresentado desde o início e vai se desenvolvendo de um jeito incrível que te prende do início ao fim, não tem um segundo de enrolação e vai ligando um ponto ao outro.
Uma coisa que eu gostei muito é que, em momento nenhum, o ?problema? com Sherlock e sua mãe some e é deixado de lado, ele sempre é tratado com devida importância, assim como o mistério principal.
Esse livro é incrível, o plot twist é perfeito, me surpreendi muito! Nunca teria descoberto nem teria a audácia e coragem que Enola teve durante o livro todo.
Larissa 05/05/2022minha estante
Assiste ao filme depois ??

biathomas 05/05/2022minha estante
@Larissa já vi o 1, tô super ansiosa pro 2!!

Beta 13/09/2010

Os Mistérios de Enola Holmes. O caso a senhora canhota. Nancy Springer. Editora Novo Século. 14x21cm 208pp R$29,90

Enola continua sozinha em Londres, se escondendo de seus irmãos e utilizando vários disfarces para se manter a salvo. Em meio a tudo isso, a esperta menina consegue, com seus sentidos aguçados, desvendar um mistério que nem seu famoso irmão Sherlock Holmes conseguiu desvendar.

Nancy Springer, autora de diversas obras para jovens e adultos, apresenta a seus leitores mais uma inteligente e cativante série literária. Com sua mente maravilhosamente imaginativa transforma esta coleção de mistérios num vício literário! Esperemos o terceiro livro da série!
gio 29/09/2020minha estante
neste livro a Enola, continua o tempo todo com o lord tewksbury, o romance deles dois continua?

lalayne._ 16/01/2024

Alma gêmea enola??????
Enola sendo Enola, é mesmo? Bom, esse livro trai uma história q eu com certeza não esperava, o comecinho relatando o quanto o Sherlock tava desconcertado quebrou me coração ? mas ai temos enola metida em mais e mais confusão cada doideda, nossa litle detetive ?? recomendo muito, gostei mais do que o primeiro
(péssima a resenha, eu sei)
Juro falou tudo!

Catsalg 05/11/2023

Esperava mais...
Eu li o primeiro volume da série um pouco depois de lançar o filme, mas não achei muito bom e achei diferente demais do filme (o motivo de eu ter lido), porém resolvi dar uma segunda chance a série e comecei a ler esse. Mas eu me arrependi, não achei parecido com o segundo filme e, na minha opinião, tem uma escrita um pouco cansativa, então acho que não comprarei os próximos volumes.
Elisa432 30/01/2024minha estante
Bom se vc ver na netfilz tá escrito inspirado nos livros da Nancy Springer

â¡ï¸ Marie_* 19/01/2023

?Enola. Meu nome é Enola Holmes.?
Enola começa o livro falando sobre os seus diferentes disfarces: Ivy Meshle, esposa do Dr.Ragostin, a Irmã das ruas, etc.. Tudo isso para fugir de seus irmãos (Sherlock e Mycroft).
O desenvolvimento da história acontece quando o Dr.Watson vai ao escritório do Dr. Ragostin para falar sobre a preocupação de Sherlock em relação a irmã desaparecida, nisso, ele comenta sobre o desaparecimento de Lady Cecily, e é aí que nossa querida detetive entra em ação.
O livro da Nancy Springer é muito interessante e divertido de ler, contudo eu acho que teve algumas situações em que eu me perdi um pouco, não consegui acompanhar o raciocínio da Enola, principalmente quando ela se comunicava com a mãe pelos jornais, no final eu demorei para entender que havia sido o *SPOILER* Alexander Finch que havia tentando estrangular ela, mas acho que isso foi só falta de interpretação da minha parte? De qualquer forma, achei o livro muito legal, a Enola é uma garota muito corajosa e inteligente, fazendo com que ela seja a protagonista perfeita.
â¡ï¸ Marie_* 19/01/2023minha estante
OBS: Para quem for ler esse livro pensando que o Marquês aparece, não se engane! Ele não aparece.
Não li o primeiro livro, mas pelo que eu li no segundo, eles não parecem ter uma relação do tipo amorosa.

valenvalen 25/07/2022

FAVZÂO
Virou fav sim!! Achei que teve um rendimento ENORME e que esse livro foi BEM melhor que o primeiro, juro amei demais tudo dele a Enola foi incrível como sempre, estou super ansiosa pra um terceiro livro e pro filme desse livro incrivel!
valenvalen 25/07/2022minha estante
Eits coloquei o acento errado no títuloKKKKKK

Mi Cherubim 15/02/2011

Os mistérios de Enola Holmes – O caso da Senhorita Canhota
Enola ainda continua a busca por sua mãe. Agora, em Londres, teve que mudar de nome e se tornou a secretária do Dr. Leslie T. Ragostin um vidente cientista que nunca aparecia, mas sua secretária a senhorita Ivy Meshle era sempre solícita com os clientes.

Quando Enola, ou melhor, Ivy acordou não imaginou que o Dr. Watson, ou melhor, Dr. John Watson o melhor amigo de seu irmão o grande detetive Sherlock Holmes, apareceria no escritório do Dr. Ragostin para lhe pedir ajuda.

Conforme Dr. Watson relatou a Ivy, Sherlock estava ficando muito debilitado, pois procurava a irmã. Enola ficou comovida, mas não poderia dar o braço a torcer. Mas Watson lhe trouxe uma notícia importante.

Uma garota a filah de Sir Eustace Alistair e Lady Alistair havia sumido. E Sherlock não pegou o caso, pois queria muito encontrar sua irmã. Mas Enola não era fácil. Ela conseguiu por muito tempo despistar o irmão. Se dia era Ivy Meshle, a tarde, bom de vez em quando, a senhora Ragostin e a noite a irmã das ruas.

Enola foi até a casa de Lady Alistair, chegou disfarçada é claro de senhora Ragostin. Conseguiu informações com a mãe sobre o que aconteceu com a filha e prometeu que o seu marido o Dr. Ragostin iria ajudar a encontrar a senhorita Cecily.

Enola voltou às ruas a noite como irmã das ruas e ajudava os necessitados com comida e roupas. Só que nessa noite encontrou alguém diferente. Sherlock havia se disfarçado e foi às ruas para saber alguma coisa de sua irmã, Enola Holmes.

Assim que o viu Enola o reconheceu seu irmão e foi embora, como a irmã das ruas não emitia som nenhum, foi fácil Enola escapar. Contudo o caso da senhorita Cecily que acreditavam os policiais da Scoltand que saira sozinha do seu quarto para se encontrar com Alexander Finch filho do dono do Empório Ebenezer Finch & Filho. Pois conforme todos tinham dito e até a Scotland Yard concordava, Alexander é que tinha levado à senhorita Cecily de casa.

Enola não sabia onde estava se metendo. Com apenas 14 anos ela estava se tornando uma mulher e não mais uma menininha. Enola sentia falta de sua mãe continuava mandando mensagens criptografadas para ela. Mas seu brilhante irmão descobriu e mandou uma mensagem se passando por sua mãe. Enola quase caiu.

Você pensa que Enola esqueceu do caso da senhorita Cecily? Não. Ela foi a fundo na história. Enola quase morre para tentar achar Cecily. Por quê? Simples leia o livro e descubra o caso.

Nota Milena: O 2º livro é tão bom quanto o primeiro, adorei a continuação, espero ansiosa pelo 3º. A narrativa é excelente, prende a atenção. É maravilhoso.

Rodrigues_Raquel 15/04/2017

Gênero: Ficção norte-americana
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon, Submarino
Nota:
Sinopse: Os mistérios de Enola Holmes continuam a intrigar os leitores mais uma vez nesta aventura incrível e perigosa. A jovem inglesa permanece solitária, vivendo sozinha na maior, mais sinistra e suja cidade do mundo. Sua mãe ainda é uma incógnita, e para dificultar essa busca, Enola está sendo procurada pelo detetive mais famoso do mundo - seu próprio irmão, Sherlock Holmes. Para que possa continuar livre, ela precisa enganá-lo. Ao encontrar um esconderijo cheio de brilhantes desenhos feito a carvão, ela sente como se fosse uma alma gêmea da garota que fez aquelas obras de arte - mas a garota, a jovem Srta. Cecily desapareceu sem deixar rastros. Desbravando as ruas sombrias onde os assassinos espreitam, Enola deve descobrir como as pistas - uma escada inclinada, um balconista vesgo e alguns panfletos de política - podem levá-la a encontrar a moça canhota. Mas para salvar Srta. Cecily de um poderoso vilão, Enola se arriscará a revelar mais do que ela pode. Será que seu próprio coração solitário a trairá?

Resenha:

Esse é o segundo livro de uma série sobre a Enola Homes e seus casos, entre outras coisas. E mesmo sabendo que é o segundo não fiquei perdida em nenhum momento. O livro conta um pouco da vida que a irmã mais nova de Sherlock tem. Ela tem 14 anos e vive sozinha. Isso mesmo o que você leu. Em pleno fim do século XIX. Ela morava com sua mãe, porém sendo uma sufragista ela decide viver com os ciganos e prepara a filha para viver sozinha em Londres. Sua mãe deixou uma boa fortuna para que ela se vire e corra atrás do que quer. Seja o que for.

Mesmo Enola, que ao contrário é alone, tendo 14 anos e vivendo sozinha, a meu ver dá a impressão que ela tem mais, por exemplo uns 18 anos, pois ela lida com as coisas de uma maneira madura.

Ela se depara com um caso se fazendo de secretária de um vidente e acaba pegando esse caso. De uma jovem que segundo os pais fugiram de casa e em meio a diversas investidas em saber o que realmente aconteceu o seu irmão Sherlock está atrás dela todo preocupado, por ela ser tão jovem, sozinha, sem ninguém para orientá-la. Significando que no fundo ele tem um coração e pensa em alguém além dele mesmo.

Não sei se na história original realmente ele teve uma irmã ou é só uma invenção da autora.

O livro é bem juvenil. Tenho certeza que qualquer adolescente vai querer ler e acompanhar a série, infelizmente, só tenho esse livro.

Recomendo a todos que querem uma leitura agradável, tranquila e boa para dar umas risadas com as trapalhadas da Enola.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2017/01/resenha-o-caso-da-senhorita-canhota.html

Tom 18/10/2020

PERFEITO! (sem mais)
?O Caso da Senhorita Canhota? sem sombra de dúvida é um dos melhores livros da saga! O caso é bem elaborado, o vilão é interessante e o ?ponto alto? da história é chocante!

JessiDuarte 31/12/2020

Em mais uma aventura, Enola tenta desvendar o sumiço da filha do barão, enquanto foge de seus irmãos.

Victoria697 28/02/2021

Ótima leitura
O segundo volume da série de mistérios, segue a mesma premissa do primeiro leve, simples e ainda sim intrigante, sem fala na personagem principal que em momentos é tão humana e tão sagaz, espero que os outros volumes sigam pelo mesmo caminho.

Isis Maat 02/03/2021

É uma leitura fácil e leve, bom para ler entre leituras mais pesadas, séries ou na ressaca literária.

Reiko 08/03/2021

Enola é incrível!
No segundo livro da série, Enola já está instalada em Londres, e diga-se de passagem muito bem escondida. Ela é a rainha do disfarce, e muito inteligente, divertida. É uma leitura agradável que flui facilmente, é tão prazerosa que quando percebemos já acabou. Enola é aquele tipo de pessoa que deixa o mundo mais bonito. Apaixonei!