Digital Minimalism

Digital Minimalism Cal Newport

Resenhas - Digital Minimalism

Luiza1992 17/03/2024

Social media
Primeiro livro que leio do autor, gostei muito. Procurei por um desse tema pra ler porque não conseguia deixar o Instagram (e outras redes sociais em menor escala) de lado, mesmo com todos os problemas que estavam me provocando: horas perdidas rolando a tela sem propósito, e muito problema de concentração e memória, de tanta informação aleatória e sem sentido recebida. Mesmo colocando limites de tempo, eu ia lá e desativava o limite pra continuar usando, tinha perdido totalmente o controle.

O livro me deu uma paz de espírito absurda. Depois de tanto tempo sem redes sociais, meu cérebro parece estar voltando à realidade, ao mundo real. As estratégias apresentadas vêm sendo bem eficientes e vão muito além dessas "dicas" que que se lê por aí e que não me ajudaram em nada.

Só não dei nota máxima porque achei que ele exagerou na análise de alguns estudos e apresentou o uso de redes sociais como a causa de certos problemas, enquanto algumas pesquisas que ele citou demonstraram apenas uma correlação. Achei desnecessário forçar a barra desse jeito, já que ele tinha muitos outros argumentos que já eram mais do que suficientes para provar seu ponto.

Jennifer 10/09/2023

Instrutivo
A obra explora como o excesso de dispositivos e distrações digitais afeta nossas vidas, produtividade e bem-estar.
O livro oferece uma série de estratégias práticas e insights valiosos para ajudar os leitores a reduzirem o ruído digital em suas vidas. Ele destaca a importância de estabelecer prioridades, definir limites e encontrar um equilíbrio saudável entre o tempo online e offline.
O 'Minimalismo Digital' é uma leitura essencial para todos que desejam melhorar seu relacionamento com a tecnologia, reduzir o estresse digital e redescobrir uma vida mais significativa, focada no que realmente importa. Com uma abordagem clara e acessível, o autor nos leva a refletir sobre nossos hábitos digitais e nos inspira a fazer escolhas mais conscientes em um mundo cada vez mais conectado

Leticia 07/09/2023

Recomendo
Muito bom para se realinhar com o seu próprio uso da tecnologia. Repensar o próprio iso de redes sociais, celular, etc.

thais 07/07/2023

Livro muito bem embasado e com uma leitura simples e direta. me ensinou bastante sobre a forma que eu devo usar a tecnologia para que ela não me atrapalhe

Carlos398 29/01/2023

Um livro com boas reflexões acerca do uso da tecnologia
Recebi a recomendação desse livro após mergulhar no tema "slow living", buscando formas de estar mais presente e de certa forma aproveitar um pouco mais as coisas simples da vida.

O autor argumenta sobre o nosso uso da tecnologia, especialmente das redes sociais naquele aspecto "passivo", onde você apenas consome conteúdo atrás de conteúdo, e na maioria das vezes nem se lembra do que viu depois.

Pretendo aplicar um pouco desses princípios ensinados no livro, não para isolar da tecnologia, mas para ter um uso mais saudável e mais ativo, conseguindo extrair mais do potencial dessas ferramentas. A prática de estar sem o celular de vez em quando, faz uma grande diferença na nossa percepção do mundo ao redor, e como muitas vezes nos tornamos "viciados", com dificuldade em sobreviver sem esses aparelhos.

E sobre esses pontos, é um livro que realmente recomendo, no sentido de refletir um pouco sobre seu uso, e conseguir encontrar um ponto ótimo.

Tama 02/01/2022

Inspirador
Instrutivo.
E me permitiu compreender por que, pela primeira vez, as novas gerações são menos inteligentes que as anteriores (o estudo na Escandinávia aponta uma queda de 20 pontos no QI), a despeito do maior contato com tecnologia - é uma questão de como ela é usada, e não quanto).
Um conceito e uma estratégia comportamental que vale muito a pena adotar.

Alex 06/09/2021

Mudou minha vida
Todo ser humano que anda com um celular no bolso deveria ler esse livro.
Mudou minha vida, me fez apreciar melhor o mundo ao invés de ficar dando like em fotos sem sentido o dia inteiro.
Recomendadíssimo.

Fern.Kirk 20/05/2021

More than "10 easy steps to quit social media"
In depth discussion of the benefits of curating your social media and technology use.

tiago 19/09/2020

Um livro que qualquer um que lide com tecnologia deveria ler
Newport traz uma visão lúcida sobre as vantagens e desvantagens do uso de novas tecnologias para aumento de produtividade e bem-estar em geral, o fato de ele não utilizar redes sociais confere à sua análise um toque especial. O autor propõe um uso crítico e atento das redes digitais e incentiva o cultivo de relações e atividades offlline como uma forma de alcançar mais tranquilidade em um mundo veloz e hiperconectado. O livro é um chamado para que aproveitemos o melhor das tecnologias e facilidades que temos à nossa disposição em prol de nos tornamos seres humanos melhores do que nunca.