O Paradoxo Dos Vegetais

O Paradoxo Dos Vegetais Steven R. Gundry

Resenhas -

alinnelix 18/05/2024

Esse é um daqueles livros que vai te acompanhar para sempre. Vale a leitura e conhecimento que o autor compartilha.

Ratinha de Biblioteca 06/05/2023

3kg a menos antes do fim do livro!
Cheguei ao dr. Gundry por meio de um vídeo que um conhecido enviou em um grupo de whatsapp. Procurei o livro, comecei a ler e várias coisas fizeram sentido na minha vida! Por exemplo, uma das dificuldades que tenho com dietas é simplesmente comer uma fruta no meio da manhã ou no café da tarde: dá ainda mais fome! Ele explica isso cientificamente. Também o fato de doces diet darem ainda mais vontade de comer doce. Aliás, todas as informações possuem o artigo científico no pé de página para ser consultado.
À medida que fui lendo, fiz algumas substituições: óleo de soja por óleo de côco ou azeite, farinha de aveia por de amêndoas ou côco (que são cheirosas e muito gostosas), batata inglesa por batata doce e mais repolho, couve flor, brócolis, alface e couve na refeição. Resultado: 3kg a menos, sem esforço, ao término do livro! Há várias receitas bem fáceis de seguir.
Podemos pensar que essas coisas que o Dr. Gundry relata sobre a produção de alimentos, seja lavoura ou animais de corte, não são a realidade brasileira, o autor é médico cardiologista nos Estados Unidos. Moro no interior, numa área agroindustrial e tenho parentes e amigos envolvidos em todas as áreas da produção alimentícia.
Não há nada diferente!
Os animais no Brasil são alimentados com milho, soja e outros grãos, principalmente em grandes confinamentos que enviam para grandes abatedouros. A não ser que seja uma produção específica para exportação ou nicho de mercado restrito ($). E os agrotóxicos, utilizados pra todos os tipos de cultura, se entranham na seiva da planta, podendo causar distúrbios no nosso organismo a curto e longo prazos.
A solução é procurar alimentos orgânicos e diminuir a ingestão daqueles que, a longo prazo (ou a curto, dependendo da sua sensibilidade), irão fazer o nosso organismo adoecer.

David AJ 28/03/2022

Um ótimo livro para apresentar ao leitor, um outro lado dos vegetais, desconhecido pelo público leigo e até por nutricionistas e médicos. Muitos dos alimentos elencados na obra, são frequentemente prescritos por esses profissionais que, em muitos casos, adotam uma postura consensual ortodoxa e equivocada sobre algumas questões sobre a alimentação, como o mito do ovo, colesterol, gordura saturada e proteína animal fazerem mal para a saúde. Não existe evidência científica concreta (número relevante de estudos com alto rigor científico e metodológico  como ensaios clínicos randomizados e revisões meta analíticas sobre a literatura científica) apontando relação ou associação entre o consumo desses nutrientes e alimentos, e o prejuízo à saúde, um exemplo é esse estudo: "Effects of Total Red Meat Intake on Glycemic Control and Inflammatory Biomarkers: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials" .
O autor mostrou um posicionamento condenando a carne vermelha, citando fatores como raça, alimentação dos animais como influenciadores determinantes a oferta de risco à saúde,  mas o leitor tem que pontuar que o livro foi escrito baseado na realidade dos EUA, no Brasil o gado cultivado é predominantemente abastecido por uma alimentação de cultivo de pasto na maior parte do tempo, portanto, temos que ter o cuidado de averiguar bem a realidade no nosso país. Outro ponto a frisar, a dieta do paradoxo é composta majoritariamente por vegetais, entretanto esses contém diversos anti-nutrientes e muitos desses nutrientes ainda apresentam baixa biodisponibilidade para serem absorvidos pelo intestino humano, como o ferro, cálcio e a proteína por exemplo. A carne vermelha, vísceras e ovos continuam sendo os alimentos mais ricos em qualidade e quantidade de nutrientes, nosso corpo é carne, vísceras, ossos e demais matéria orgânica.
Silas-sama 28/03/2022minha estante
Hmm, interessante

Isabella.Otero 19/01/2021

Adorei, apesar de complexo
O autor traz dados e fatos com base em estudos que demonstram como nosso corpo funciona com alguns hábitos e alimentos que consideramos ?normal? termos no nosso plano alimentar, impostos pelo avanço da humanidade.
Sua maior menção é no mal e inflamação que as lectinas nos causam. Mesmo para uma leitora que não é profissional da área da saúde, me interessei muito pelo tema e seus ensinamentos.
Gostaria de implementar em minha rotina mas sinto ser bem complexo pois a limitação é alta, por mais que o resultado pareça ser ótimo conforme relatos citados ao longo do livro.
De toda forma, me foi muito útil. E quem sabe não faço o plano alimentar, citado pelo autor, algum dia?

Larissa 24/12/2020

Um pouco extremista
Mostra uma visão sobre como alguns alimentos podem lesionar nosso intestino e que por esse motivo serem a causa de muitas doenças como câncer e doenças auto-imunes. Mas, sua indicação de dieta é um pouco difícil de seguir.