O Pó do Herdeiro

O Pó do Herdeiro Sandra Hempel

Resenhas - O Pó do Herdeiro

Caroline Z. 29/02/2024

Interessante ?
O tema é super interessante. A autora traça um panorama da vida na Inglaterra no século XIX. É a mesma época de Dickens (aliás, ele conheceu algumas pessoas reais que são citadas neste livro, e as transformou em personagens).
O foco é principalmente no arsênico e em um caso específico no qual ele foi utilizado para tentar matar uma família inteira. E não havia como provar nada.
A ciência forense teve que avançar muito para que nós tivéssemos o conhecimento de hoje. Eu gostei de ver esse processo sendo construído. Mas a autora detalha demais. Isso deixou tudo muito cansativo.
E não recomendo a leitura por audiobook. A narração está ótima, mas são tantos nomes e datas que é fácil se perder.

Camila 10/12/2023

Uma bela dose de química
Esse livro é um belo retrato do nascimento da toxicologia forense. São inúmeros casos sobre envenenamento e como foram investigados, dos quais alguns foram relatados seus juris.
O livro passeou por inúmeros crimes, mulheres que envenenavam seus maridos e até casos em que as mortes eram acidentais. Ou até mesmo o caso de um réu ser inocentado por um crime de envenenamento por falta de uma perícia eficaz e sendo descoberto por novos crimes e finalmente punido por seus atos.
Um ótimo livro para quem quer entender a origem da investigação sobre toxicologia e seus mistérios.

Bruno.Martins 05/09/2023

Parece Tarantino
Lembrou os filmes do Tarantino, começa com um personagem, vai pra história de outro, e assim vai rsrsrs... Para um livro achei meio confuso essa forma de escrever, muita data, muita informação ao mesmo tempo, vc acha que é a história principal, mas quando percebe se passou à uns 100 anos, e de repente está 30 anos à frente da época da história central, e de repente volta de novo.. Ficou muito vai e vem de informação no mesmo capítulo, no mesmo parágrafo

Julinho 13/07/2021

Ótimo relato/investigação jornalístico
Acho que a nota mediana a esse livro é injusta: na certa as pessoas estavam esperando um policial na vibe das histórias da Agatha Christie ou uma daquelas pataquadas conhecidas como "jornalismo literário". Um jornalismo sério, não pode primar por sensacionalismos e precisa ser imparcial ao máximo, não pode fazer nenhum juízo de valor.

Nana 26/06/2021

Tinha tudo para ser bom? mas não foi!
Eu achei que esse livro tinha tudo pra ser incrível e legal, mas senti que a autora se perde muito, o que tornou o livro bem confuso e levemente ?chato?.
E a sinopse do livro trás a ideia que vamos ?passear? pela toxologia através dos anos. Mas na verdade ficamos empacados no arsênio, o que me deixou bem frustrada!

Ayumi.kimura 22/06/2021

Intrigante e investigativo
O livro fala sobre mortes por envenenamento, no caso arsênico. Tem vários casos solucionados e outros não. Existe uma disputa entre a ciência, política, medicina e muitas dúvidas e controvérsias.

RPericelli 12/06/2021

Sobre assassinatos e o desenvolvimento da toxicologia
No começo, o que lemos parece uma sucessão de ações e reações a la Agatha Christie, e que terminam num quadro de assassinato por administração de arsênico. Mais que ficção, é o retrato verídico de um caso ocorrido no séc. XIX londrino, e de como a ciência toxicologia e a justiça inglesa funcionavam na época.

O caso da família Bodle serve de espinha dorsal do livro, ao qual se agregam, ao longo dos capítulos, novos casos de assassinatos por envenenamento, a incapacidade dos médicos da época em identificar as substâncias usadas, e a incapacidade estrutural da justiça inglesa em lidar com tais crimes (um policial que perde parte das provas coletadas ao parar de bar em bar no caminho da delegacia, por exemplo) e que, na maioria das vezes, não eram levados a júri dado a incapacidade de obtenção ou da garantia da qualidade das provas, deixando muitos assassinos impunes ou levando muitos inocentes à forca.

A quantidade de fontes utilizadas recheiam páginas e páginas no final do livro, o que garante a integridade e o cuidado dado ao texto, e nos dão o panorama histórico do desenvolvimento da toxicologia como ferramenta de justiça (na maioria dos casos).

4rir4nh4 23/05/2021

Jornalismo investigativo de qualidade.
Dos livros escritos por jornalistas, abandonei quase todos, por falta de fontes e dados confiáveis acerca dos temas, o que não aconteceu com esse. A autora usou de muitas fontes e ajuda de especialistas da área, e nos fornece descrições complexas, tanto de estudos de toxologia da época quanto dos casos criminais relacionados ao envenenamento por arsênico. Gostei muito do trabalho dela e espero encontrar mais livros de jornalismo investigativo tão bons quanto!

Bella :) 08/03/2020

Arsênico & química
Focamos em uma história da época em que arsênico era vendido por aí de maneira corriqueira
passamos por envenenamentos, assassinatos e como os cientistas da época desvendaram suas propriedades químicas

uma boa leitura para aqueles que gostam de saber do passado, apreciam a química & se interessam sobre a toxicologia : )
Nana 26/06/2021minha estante