Mentes únicas

Mentes únicas Luciana Brites
Dr. Clay Brites

Resenhas - Mente únicas

Jaine S Lima 01/06/2024

Um livro essencial para esclarecer vários pontos para quem convive, ensina e trata de crianças autistas. Leitura esclarecedora.

Jessica Américo 18/03/2024

Esclarecedor
Com uma leitura de fácil acesso e com explicações para o público geral!
Muito importante todas as pessoas terem acesso a essas informações.

Carla.Parreira 01/03/2024

Mentes únicas (Luciana Brites, Clay Brites). Melhores trechos: "...No cérebro autista, essa arquitetura se encontra desorganizada e apresenta uma modelagem anormal, impedindo que o funcionamento seja pleno. As pontes, as ligações e as ramificações se encontram incompletas, desviadas, ora ativadas, ora desligadas, com conexões ora perdidas, ora sobrecarregadas. As funções de cada grupo de neurônios se encontram desbalanceadas, com 'hiperfuncionamento', dependendo do interesse desse cérebro, e disfuncional para o que não interessa. O conjunto, portanto, não consegue processar direito as informações, pois tudo fica dessincronizado, e ele pode demorar para realizar as tarefas e os processos sociais do ambiente, ou, por outro lado, pode agilizá-los demais. O resultado: um cérebro atípico e pouco adaptado às necessidades exigidas pelas relações sociais, independentemente da idade... Quando minhas ações se baseiam na empatia, a estatística e a frieza dos números se transformam em informações para prevenir problemas que se tornarão maiores, piores, severamente restritivos, se nada for feito de maneira precoce... Ouvimos tantos relatos de pais que já desconfiavam que havia algo diferente com o filho quando ele tinha 1, 2 ou 3 anos e o levaram para profissionais que simplesmente disseram que não se podia detectar autismo em crianças tão novas, ou que era coisa da cabeça de uma mãe ansiosa e que, com o filho na escola, tudo se resolveria, afinal 'cada criança tem seu tempo', ou, a pior de todas as falas que já ouvimos: 'Imagina, ele não tem cara de autista', como se o TEA tivesse cara ou alguma manifestação física para se chegar ao diagnóstico. Essas falas revelam o profundo desconhecimento científico por parte de quem deveria ver com mais cautela e cuidado informações tão importantes, as quais são dadas a pessoas que serão impactadas para sempre por um diagnóstico tardio: os pais..."
José Milton Júnior 02/03/2024minha estante
Suas lembranças sobre nós dois me comovendo, como sempre... ??

Mah 14/02/2024

Desvendando o TEA ?
O livro "Mentes Únicas" tornou-se uma leitura significativa para mim, impulsionada pela experiência pessoal de ter um sobrinho com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este guia abrangente explora conhecimentos essenciais, desde a identificação até o tratamento e intervenções nas esferas familiar, profissional e escolar, proporcionando uma valiosa orientação para compreender e lidar com o TEA.

Ao destacar a importância da conexão contínua no processo autístico, o livro busca
otimizar os potenciais da pessoa com TEA, promovendo um manejo consciente e responsável para reduzir o estresse e o sofrimento dos envolvidos. Diante da singularidade do autismo, a obra ressalta a revolução que essa condição trouxe à realidade, enfatizando que pessoas com autismo são únicas, merecendo compreensão, respeito e amor.

Minha motivação pessoal, como familiar de uma criança com TEA, torna a leitura ainda mais significativa. O livro não apenas serve como um guia para tornar os caminhos no universo do autismo mais seguros, confortáveis e afetivos, mas também contribui para sensibilizar a sociedade sobre a importância de compreender, respeitar e acreditar nas potencialidades únicas de cada indivíduo com TEA.

Concluindo, "Mentes Únicas" é não apenas um ponto de partida, aprofundamento e revisitação de conceitos sobre o autismo, mas também uma ferramenta valiosa para aqueles que, como eu, buscam compreender e apoiar efetivamente pessoas com TEA em suas vidas.

Daniel 29/10/2023

Autismo
Tema extremamente urgente e necessário, só senti falta de falar sobre autistas que são diagnosticados já adultos.
Enfim, "Mentes Únicas" é indispensável para entender um pouco sobre o autismo.

Jana 11/10/2023

Fácil leitura, didático. Muito importante para nos ajudar em nossa prática docente. Os estudantes público-alvo da educação especial são de responsabilidade de todos da escola, por isso, todos precisam estar preparados para serem agentes mediadores facilitadores para que a inclusão de fato aconteça. Nossos estudantes atípicos merecem que nos dediquemos aos estudos acerca da neurodiversidade.

Cami 22/07/2023

Para quem sente que precisa compreender.
"[...] saibamos 'tratar igualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades' tal como expressa o princípio da isonomia." (recorte da resenha)

Acredito que esta seja uma leitura obrigatória a todos que gostariam de compreender melhor o TEA e acolher as pessoas que estão dentro do espectro.

Sou estudante de Pedagogia e estou no 5° período, e apesar da minha matriz curricular contemplar áreas essenciais de atuação do pedagogo, ainda assim senti uma defasagem em relação à educação especial. Estudar em uma universidade significa que nem sempre você irá ter acesso a todo o conteúdo, muitas vezes precisará ir além das leituras obrigatórias do curso.

E foi isso que fiz, sentir a necessidade de conhecer mais e não correr atrás é um baita retrocesso, então fui buscar leituras que contemplasse o assunto e me deparei com esta. O conteúdo desse livro é riquíssimo para psicólogos, pediatras, terapeutas, fono, professores, e demais profissionais da saúde e educação. Considero até u9ma leitura obrigatória pela riqueza de detalhes.

Não só para profissionais, como também toda a sociedade, para que estereótipos sejam abandonados e saibamos "tratar igualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades" tal como expressa o princípio da isonomia. Clay Brites e Luciana Brites adentram o universo do autismo e nos apresentam o que há de novo e o que foi superado quando se trata do TEA.

É uma leitura excelente com uma linguagem acessível e de fácil compreensão. Eu particularmente, iria unir esse livro a um outro que fala apenas sobre educação especial, para poder contemplar minha área de atuação.

Jennifer 21/06/2023

Instrutivo
Ótima escrita, objetivo e claro, para quem deseja saber sobre o autismo esses livro é uma ótima introdução.

flora 03/05/2023

Esse livro é excelente para quem está começando a entender mais sobre o autismo, os autores são referência em autismo aqui no Brasil, e trazem o assunto de maneira muito didática e objetiva.

A leitura é muito fácil e traz várias reflexões (algumas delas trouxe aqui e salvei nos destaques de autismo e at).

É um livro de grande auxílio para pais, cuidadores e profissionais da educação que querem compreender melhor os sintomas, tratamentos, direitos, escolarização e principalmente sobre a inclusão.

Além disso traz alguns relatos interessantes que podem ajudar aquelas famílias que estão passando pelo processo de diagnóstico.

Retalhos e Prefácios 14/03/2023

Didático e objetivo
Atuo na Educação há alguns anos e tenho tentado me especializar, cada dia mais, na área da neuroaprendizagem. Estudar sobre as síndromes, transtornos e dificuldades de aprendizagem faz parte desse caminho que venho trilhando.
Cheguei nesse livro após verificar que os autores tratam do assunto há muitos anos, sendo referência em autismo aqui no Brasil.
O livro é muito didático e objetivo. Excelente para quem quer começar a entender sobre o assunto. Não aprofunda muito, logo, não seria uma recomendação para quem já tem certo conhecimento. Mas, como eu disse, para quem quer ter um entendimento inicial sobre autismo é uma ótima opção!

Aline J 10/11/2022

Perfeito e esclarecedor
Esse livro é perfeito para quem precisa entender o mundo do autismo. Bastante esclarecedor e de fácil leitura.

Indico para quem convive com crianças autistas, seja no meio familiar ou escolar.

Adorei e me ajudou bastante!!!

linne 26/10/2022

Contém muitas informações relevantes e a linguagem é bem compreensível. É uma boa leitura para iniciantes.

Bela 12/10/2022

Extremamente necessário
Ótimo para pais, professores, colegas e conhecidos de pessoas com autismo.
Nesse livro fala mais sobre o espectro na fase adulta.

Emi 27/02/2022

O livro é um apanhado geral pra quem precisa saber as coisas do zero...entao pra mim foi bem desinteressante..foi arrastado, quase desesperador rs
Uma ou outra coisa q me deixou meio assim..
O livro é novo, mas já está ficando ultrapassado
Algumas coisas consegui aproveitar, ainda bem