Superação

Superação Stephanie Land

Resenhas - Maid

Beatriz 17/04/2024

Superação
Eu adorei esse livro. Sentimos toda a dificuldade que a Stephanie passa, tentando sobreviver e dar o mínimo pra filha. É muito sofrido. Li porque assisti a série e gostei muito, mas o livro é bem melhor. Pois na série ela toma umas decisões que achei ruins, mas no livro, percebemos que ela faz o melhor que pode

Renata FSM 27/01/2024

Amei!
Um livro maravilhoso, uma verdadeira história de superação, assim como o próprio título já diz, todos deveriam lê-lo, saber que é uma autobiografia trás um peso e uma importância ainda maior, super recomendo! A série Maid disponível na Netflix ficou maravilhosa também, assistam assim que terminar o livro.

Mai_peereira 26/10/2023

Um livro que mostra a força das mães solo, as dificuldades que elas passam em dar conta de tudo. Alguns momentos eu achei a leitura meio arrastada, porém ela estava explicando sobre as casas que ela trabalhava. Adorei o desfecho.

Raiza 23/06/2023

Tocante!
Já tinha chorado rios com a série da Netflix, e ao ler sobre essa trajetória, pelas palavras da própria pessoa que passou por tudo isso, foi emocionante. Apesar de toda dificuldade e preconceito, a gente pode se inspirar por uma pessoa determinada que nunca desistiu de ter uma vida melhor pra ela e sua filha. As colocações dela sobre o sistema de auxílio e como as pessoas são preconceituosas e ignorantes com relação a quem precisa de ajuda são coisas que precisam ser discutidas. As pessoas realmente não entendem programas sociais. Falta tanta humanidade no ser humano, né?!

Kari 12/06/2023

A solidão e as guerras que uma mãe solteira vive
Aviso ??

Eu não queria avaliar o livro, por que é não ficção, mas o Skoob só tá me deixando escrever uma resenha se eu avaliar.

"I?d been there for Mia, but I?d needed someone to hold my hand, be there for me. Sometimes mothers need to be mothered, too" =

"Eu estive lá por Mia, mas precisava de alguém para segurar minha mão, estar lá para mim. Às vezes, as mães também precisam ser cuidadas."

Eu já conhecia a história, eu assisti a adaptação faz uns meses e fiquei agoniada com os inúmeros conflitos que surgia na vida da moça. Parecia que jamais daria pra ela ser feliz. Desde então, estava muito ansiosa pra ler o livro.

É uma história inspiradora, bonita e ao mesmo tempo tristemente real. As vezes esquecemos que fora do nosso país, também existem defeitos nos sistemas de outros países, que precisam urgentemente passar por uma reforma, visando abrigar pessoas que se encontram em situações precárias. Além disso, essa história me faz pensar na luta constante e pesada das mulheres que trabalham como faxineiras, lidando com todos os tipos de seres humanos. Tendo que se submeter a situações assustadoras para conseguir colocar comida na mesa.

Achei o inglês relativamente fácil e como já sabia o que iria ser contado, ficou ainda mais fácil de ler.

Fico muito feliz em saber que ela conseguiu superar essa fase e escrever um capítulo diferente na sua história. Agora ela é dona da narrativa e está com certeza inspirando outras mulheres a não desistirem de se tornarem também.

Fagner 05/05/2023

A mulher Superação
Quando achar que tudo e todos, e até mesmo o universo está contra você, lembre-se de Stephanie Land. Mulher, Mãe de Mia (Emília), mãe solo, faxineira dedicada, sonhadora, batalhadora, filha prodigiosa de uma família em deterioração. Ela teve incontáveis motivos para desistir, mesmo assim escolheu criar a filha sozinha. Tendo que batalhar por ela num tribunal contra o ex que não pensava em mais ninguém se não nele mesmo. Tudo que Jamie fazia era tentar fazer com que Stephanie parecesse uma vilã, uma mulher incapaz de cuidar dela mesma, quem dirá da própria filha. Mas tudo que ele fez foi em vão, pois a mulher que ele tanto menosprezava e tentava passar por cima em nenhum momento o deixou vitorioso.
Stephanie enfrentou a fome, a miséria, a rejeição, solidão, violência doméstica, o machismo, o abandono da própria família, e seus próprios demônios. Toda uma luta na tentativa de que a pequena Mia tivesse uma vida digna, e nesse processo, a insegurança frente a ser ou não uma boa mãe a dilacerava, assim como as dores nas costas por conta do trabalho árduo e do baixíssimo salário que recebia.
Superação também fala de como uma estrutura familiar pode ajudar pessoas em situações difícil, e principalmente o fato de se sentir pertencente a um âmbito familiar, sendo ele de sangue ou não, é excepcional para qualquer ser humano.
Este livro não promete, ele cumpre, transborda todas as suas expectativas e faz você querer mais a cada página lida. Em alguns momentos posso dizer que é como se sentisse a angústia de Stephanie, às vezes querendo me teletransportar para as casas que elas moravam e dar-lhes uma oportunidade de descanso. Queria poder cuidar de Mia enquanto Stephanie tivesse um descanso merecido, sem ter que depender do pai tóxico de Mia. Queria poder levar Mia para comer um Mclanche. Queria que Stephanie soubesse que ela é uma pessoa muito mais incrível do que qualquer outra pessoa, e ao contrário do que ela pensava, é sim uma mulher modelo, uma referência para tantas outras que sofrem caladas e são dilacerados pelo machismo enraizado.
Superação também nos trás reflexões de como são os programas sociais nos Estados Unidos, como é a vida das famílias que não têm onde morar e o que comer, e como essas pessoas são vistas, como vermes que sugam e nada entregam.

Alessandra.Oliveira 17/02/2023

Muito interessante
Eu simplesmente amei essa história.
A narrativa é muito fluída e visceral,a gente sofre e se emociona junto com a autora e eu pude conhecer um outro estilo de vida do cidadão americano, muito diferente daquele presente nas séries e filmes.

Andreza 27/01/2023

Se vc não quer chorar em público, não leia no ônibus
Stephanie Land transmitiu perfeitamente a exaustão e solidão da vida de uma mãe solteira vivendo em situação de pobreza, apesar de a leitura não ser cansativa, a sua escrita traz ao leitor os sentimentos de cansaço e frustração que as injustiças do sistema causam. Não é uma leitura fácil, chorei em todos os capítulos, na maioria das vezes de tristeza, mas algumas vezes também de felicidade e no final de esperança.

luke - among the living. 28/10/2022

Senti vontade de ler esse livro após assistir a série "Maid" (cuja inspiração partiu daqui), e foi uma decisão bem acertada.

Entre outras coisas, relata as dificuldades de ser mãe solo e de depender de auxílios governamentais (e ser julgado por isso).

Um relato que nos faz pensar.

andrealog 09/06/2022

É preciso seguir em frente
Seguir em frente apesar das dificuldades nem sempre é fácil, cada um de nós guarda em casa e dentro de si inúmeros segredos, mas é preciso fazer ?faxina? física e emocional e aprender a ir adiante

Marjory.Vargas 12/03/2022

“Bisbilhotar era como descobrir pistas, encontrar evidências das vidas secretas das pessoas que, aparentemente, tinham tudo. Apesar de ricas e de terem casas de dois andares, vivendo o sonho americano, ainda faltava alguma coisa em suas vidas. [...] Talvez eles só tivessem corredores mais longos e closets maiores para esconder as coisas que os assustavam.”

Superação é uma biografia que se propõe a apresentar as dificuldades de uma mãe solo e dependente dos programas sociais americanos.

Stephanie Land vai nos contar todos os percalços que enfrentou, desde se adequar para poder ser beneficiária dos programas sociais governamentais, até conseguir estabelecer uma rotina de serviço capaz de atender as exigências do emprego e as demandas com a filha, Mia.

A história em si é muito interessante, mas achei a narrativa beeem arrastada em vários momentos. Apesar de entender o porque dela falar das casas que limpava, deixando claro a discrepância entre os locais onde passava o dia trabalhando e a pequena casa onde morava com a filha, achei cansativo os excessos de detalhes sobre as casas e os moradores e a quantidade de urina que ela limpava.

Também achei que o título não ficou condizente. Maid, no original, poderia ser traduzido para criada, ou faxineira. Nada a ver com superação. Até porque o livro termina quando a vida de Stephanie começa a dar uma melhorada, ao conseguir a bolsa de estudos para a faculdade de Escrita Criativa, mas tinha muita chance de tudo dar errado. Isso pra mim não é superação (ainda).

Eu li uma resenha que diz que a tradução “estragou” o livro. Não posso opinar, porque meu inglês mal e mal quebra o galho, mas se for no mesmo nível do título, não duvido, e talvez por isso eu tenha achado a história tão parada. Até porque comecei a assistir a série e estou adorando.

⚠ O livro tem gatilhos para violência doméstica, violência psicológica e aborto, além de tratar sobre a desigualdade social, preconceito e abandono afetivo. Se você for sensível a esses temas, talvez não seja seu momento de leitura.

BArbara 23/02/2022

Mostra a realidade das pessoas que precisam de ajuda do governo nos EUA.
Muitas situações de partir o coração.

Ana Lyra 17/02/2022

A realidade invisível de muitos
Stephanie Land conta sua própria história de vida com mãe solo e baixa renda. Narra uma série de dificuldades do cotidiano nada tranquilo e favorável que passa, em busca de trabalho, auxílios sociais, lidando com problemas físicos e emocionais, meramente tentando sobreviver.

Admiro muito a sua jornada, sofri junto, lendo suas palavras e fico feliz que a história, literalmente, de superação tenha recebido holofotes, pois acredito que retrata a realidade de muitas mulheres que a sociedsde finge não ver, porém a dor delas é muito real.

A série da Netflix (Maid) se baseia no livro, mas de fato, são diferentes, porém ambas são igualmente maravilhosas e necessárias.Vale a pena ler/ver os dois, muito mesmo.

Julia 21/01/2022

História muito interessante e inspiradora.
Tenho minhas críticas e questionamentos, mas no geral é um bom livro.