O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

... 09/10/2009

Decepção
No começo parece que vai ser ótimo, mas logo vemos que o livro não passa de um bando de frases de efeito acumuladas. Falta uma boa narrativa, um entrosamento entre as frases... Parece que cada uma é calculada. Os personagens são muito rasos (talvez até para mostrar a vaidade deles) e o autor não soube trabalhar com isso. É uma narrativa bem chata também. Resumindo: Dá pra ler, mas nem chega perto de ser tudo isso que dizem...
Czar 07/11/2009minha estante
Exatamente!

Gláucia Soares 06/07/2010minha estante
Perfeito!

Ana 11/12/2012minha estante
Personagens rasos....é disso que o planeta Terra está lotado hoje em dia..muito mais que antigamente, que Harry e que Gray!

Jackie Sabino 10/06/2013minha estante
Resumiu minha decepção!

Allysson Falcon 29/07/2013minha estante
Que pena que esta é sua opinião. Acho o livro fabuloso e a narrativa de Wilde é fantástica.

Recomendo que experimente reler alguns anos depois.

Espero que você consiga encontrar toda a magia de Wilde.

Sarah 17/09/2014minha estante
Achei que Wilde poderia ter desenvolvido mais o personagem de Dorian...mas amei o livro, tomara que a leitura tenha sido proveitosa.

caspaeletrica 07/07/2022

9/10: O espelho de Dorian G(r)ay / Um diário de Oscar Wilde
Para quem não leu, o livro é ótimo. Eu recomendo muito, embora tenham muitos capítulos fillers e desnecessários, os diálogos são ótimos e bem inteigantes.

ALERTA SPOILER.

Nisso eu vou falar mais a minha teoria mesmo do que qualquer coisa. Isso já é pra quem leu.

Acho que a parte do retrato no final ter voltado ao normal e ele envelhecido é um reflexo de como as pessoas separaram umas as outras em duas partes: externo e interno, sendo que uma pessoa é um indivíduo só, tendo que ser analisado por um todo.

Também por meio de influências do Doutor Fausto e do Lord Henry, mostra como a filosofia exagerada leva a ruína do homem.

Sabendo que Oscar Wilde era um tipo de parnasianista, que defendia arte pela arte, e que ele mesmo disse que o livro só tinha objetivos de figuração, tem-se em mente que embora tiremos vários ensinamentos da história, é surreal que o objetivo foi ter nenhuma lição de moral.
E o que me leva a pensar a seguinte coisa.....

(ALERTA COISA SURREAL E SURPREENDENTE??????): sabendo que Oscar Wilde foi na época preso por ter tido supostamente relações homoafetivas e que inclusive esse livro foi usado como prova no tribunal, adicionando o fato de que o livro não era pra ter nenhum ensinamento - acho que ele de certa forma escreveu O Retrato de Dorian Gray como um diário. Dorian, era basicamente, conscientemente ou inconscientemente um reflexo do que ele gostaria de ser (livre, adepto dos prazeres, frio) e que o Basil era um reflexo de quem ele era (romântico, artístico e preso nos próprios sentimentos coloridos). E que o Lord Henry era apenas uma representação de influência externa de ao mesmo tempo apoio e discordância dessa realidade. E o reflete como a sociedade o via de certa maneira.

É isso. Recomendo.

Tami 07/08/2009

A história é, sem dúvida, muito interessante e faz o livro ser daqueles que só de ler o título a gente lembra de tudo, mesmo depois de muito tempo.

Porém a escrita é muito cansativa. Existem partes do livro que simplesmente parece que não vão acabar nunca. Parágrafos que a gente se pega lendo umas três vezes porque não consegue se concentrar.

Só vale as estrelas porque a idéia da história é boa.
Ana 11/12/2012minha estante
Desculpe a indelicadeza, mas quem dá 4 ou 5 estrelas pra saga Crepúsculo provavelmente não gostará da escrita robusta de Wilde e de muitos outros autores clássicos.

Tami 12/12/2012minha estante
Ana, me desculpe também, mas você deu 5 estrelas para Melancia, que tem a escrita tão "robusta" quanto Crepúsculo. Isso não significa que eu ou você gostamos ou não de clássicos e sim que ESSE livro, em especial, não me agradou.

Jackie Sabino 10/06/2013minha estante
Acho que entendi o ponto de vista da Tami. A escrita de Wilde é muito robusta, mas é cansativa. Não necessariamente linguagens deste tipo tem que ser enfadonhas. Por exemplo, Lovecraft discorre muito bem seu terror psicológico numa linguagem mais truncada, da mesma forma que Howard Fast fez em Espártaco. Mas, nem por isso, na minha opinião, ficou cansativo...

Clara.Gusman 08/07/2021

O Retrato de Dorian Gray
Eu esperava mais desse livro.Criei expectativa de que seria maravilhoso mas eu não gostei.Achei que tem muitos diálogos inúteis e quase não acontece nada de empolgante.
Qlucas 08/07/2021minha estante
Criar expectativa é muito ruim kk.

P3te3rr 23/11/2022

A corrupção da alma...
Esse livro é genial!!

Cara, pensa na perspectiva que o livro traz, onde tudo é belo, a juventude, o mundo, as pessoas, TUDO!!

E aos poucos o livro vai corrompendo essa beleza na perspectiva do protagonista.

Os detalhes, que são dados por Wilde, sobre o retrato do Dorian (ferramenta metafórica utilizada para mostrar, aos poucos, a corrupção da alma e da beleza) são incríveis, você se sente aterrorizando só de pensar nele.

Os cenários descritos nesses momentos, também são aterrorizantes. E o livro termina mostrando a corrupção total da alma, onde não há mais salvação...

O belo se torna aterrorizante... Se torna feio...
A perspectiva hedonista está muito presente e é a base de toda a forma de viver do protagonista.

Vale ressaltar uma frase do livro: "Cada um de nós tem o Céu e o Inferno dentro de si"

O livro começa com o Céu predominando, e caindo aos poucos, sendo condenado.

No final, existe apenas o Inferno...
carolina 23/11/2022minha estante
esse livro é fascinante.

Cosme 23/11/2022minha estante
Muito top! Esse livro é incrível!! Eu gostei bastante!?

ssam 23/11/2022minha estante
muito lindo quem será que te recomendou

Surrender_Nih 16/10/2021

A Sociedade de Aparências da Inglaterra do Século XIX
Esse livro ultrapassou as minhas expectativas em diversos quesitos, mas tomou um rumo diferente do que eu achei que tomaria, o que não o faz deixar de ser ótimo!

A escrita é envolvente e, mesmo quando não estava entendendo bulhufas do que ocorria, não conseguia largar a leitura. Há apenas um capítulo, perto do meio do livro, que o escritor parece perder o fio da meada, escrevendo parágrafos entediantes sobre pedras, perfumes, árvores e etc.

O protagonista saiu como uma personagem totalmente diferente do que eu pensava. Dorian Gray era alguém puro e bom, causador da adoração de todos, mas que foi corrompido pela manipulação de teorias - o que não posso julgar, pois provavelmente faria o mesmo - e acaba amaldiçoado - mesmo que só reconheça tarde demais - por um retrato seu. Dorian torna-se egoísta, mesquinho, perigoso e cruel. Passa a jogar a culpa pelas coisas que faz naqueles em que acabou fazendo sofrer, como se não fosse um problema seu. É interessante que, mesmo o personagem observando a própria alma apodrecendo, não se motivou a seguir o lado "bom" da vida.

O personagem mais fascinante, em minha opinião, é o Lorde Henry Wotton pelas suas teorias e opiniões diferentes. Não dá pra negar o quão manipulador o personagem é, chega a ser assustador! Entretanto, o mesmo não comete nenhum crime de fato. Suas opiniões, de vez em quando, possuíam um ar interessante e diferente, enquanto outras vezes não passava de pura bobagem. O hedonismo do personagem é a principal marca no livro, sendo o que ele influencia no protagonista. Outro ponto é a forma como ele se refere as mulheres - o que me fez xingar ele e ter uma leve ânsia - que me faz questionar a sexualidade do mesmo, além do fascínio pelo protagonista.

Eu fiquei triste mesmo foi pelo Basil, o personagem mais injustiçado. Era claro o amor que o pintor sentia pelo Dorian, mas acabou tendo um fim extremamente trágico. Acabou condenado pelo amor que sentia pelo protagonista e pelo próprio ato de pintar.

Esse livro é ótimo para entender a obsessão da sociedade pela beleza, sendo ela um passe para a realização de diversas coisas - boas ou ruins -. Essa obsessão pela beleza fica bem evidente pela forma como todos veneram o protagonista, que não possui outra conquista além do rosto juvenil preservado.

Sobre o final, acho que não poderia ter encaixado melhor, apesar da simplicidade do acontecimento.
alexandra165 17/10/2021minha estante
tmb acabei de ler e cara concordo c tudo q vc falou! até agr não consegui superar a morte do basil de tão inesperada que foi! enfim, é um ótimo livro :')

Surrender_Nih 17/10/2021minha estante
O livro é muito bom, não me arrependo da leitura. Acho que foi um ensinamento sobre a beleza e a aparência, é ótimo refletir sobre isso!

Marina Costa 19/05/2022

O Retrato de Dorian Gray
Essa edição da Darkside é um prato cheio pra qm quer estudar ou simplesmente entender melhor essa obra. Cheia de notas q explicam cada detalhe do romance, seleção de críticas, a história do próprio autor e de seu julgamento. (Eu não li metade, admito, mas é interessante rs)

O romance em si é bem curtinho. A escrita tem um estilo quase poético. As conversas com Harry, pra mim, eram os pontos altos.
Contudo, é vitoriano e, consequentemente, extremamente machista. Tinha horas q eu precisava parar, respirar fundo, focar na época q foi escrito, pra conseguir continuar. Pq era difícil...
Kleit1 19/05/2022minha estante
Eu fiquei em dúvida se essa edição era ou não censurada. Pelo visto não é. Comprei a edição da biblioteca azul, que vem na capa avisando que é a edição não censurada e comentada!

Aline 24/11/2021

Hoje em dia as pessoas sabem o preço de tudo e o valor de nada
Meu deus, por onde começar a falar desse livro ESPETACULAR??
Eu terminei o livro meio confusa sobre o que eu realmente achava, mas depois de um tempo ele cresceu tanto na minha cabeça, e toda vez que eu volto pra ver as minhas marcações eu só consigo ficar mais apaixonada por ele.
Eu acho que nunca passei tanta raiva e me fascinei tanto com um personagem como foi com o Lorde Henry. O CARA É UM BOSTA, mas quase todas as coisas que marquei foram ele que falou kk. Enfim, todos te odeiam Henry, mas eu te odeio mais.
O tanto que o Dorian foi influenciado e o tanto que ele se safava de absolutamente TODOS os problemas é INSUPORTÁVEL, mas acredito que ele pagou o preço.

æjoap 22/01/2024

"O Retrato de Dorian Gray"
"As pessoas falam de vícios secretos. Não existem vícios secretos. Se um homem infeliz tem um vício, ele se mostra nas linhas da sua boca, na inclinação de suas pálpebras, até na forma das mãos. (...) Mas você, Dorian, com seu rosto puro, luminoso, inocente, e sua juventude maravilhosa e despreocupada, não posso acreditar em nada contra você."

Tive um certo receio em ler "O Retrato de Dorian Gray" e não entender nada, porém Oscar Wilde pegou uma caneta em chamas e se dedicou para escrever a história de um homem padrão facilmente manipulável e completamente instável andando pelas ruas de Londres. Quando Dorian quer ser insuportável, ele é extremamente insuportável. Quando Dorian quer te surpreender, ele vai te surpreender do pior jeito possível. Nada me preparou para o que aconteceu nos últimos capítulos.

Rian 13/05/2021

Belo, porém podre.
Wilde conseguiu criar uma obra de arte visual, pela mão da literatura. O livro é lindo. A escrita, impecável. Encontrei um paralelo entre a história de Dorian e a filosofia do livro. Dorian é belo, mas é podre. As ideias do livro são belas, mas são podres. O início do romance, a superfície, é bela; mas no decorrer das letras, quando o livro vai se aprofundando, o próprio ambiente vai se tornando sujo e execrável, e você percebe o quão porca é a alma dos personagens. No princípio, a história é um Éden, no final, é digna de uma ébria prostituta, montada em uma besta de muitos chifres. Você começa anelando, um dia, colocar os olhos, no encantador Dorian Gray; e, às últimas folhas, você sente repulsa, por tão vitável criatura.
Thais645 13/05/2021minha estante
"Belo, porém podre". Adorei essa combinação de antíteses.

Kess 25/12/2021

Certa vez um pintor fez um retrato de Dorian Gray mostrando sua juventude.

Acontece que, inicialmente, o retrato mostrava apenas sua indescritível beleza, mas Dorian era muito vaidoso e o retrato acabou virando seu "pesadelo".

Essa história nos leva a longos pensamentos sobre o envelhecimento do ser humano e como isso se constrói na sociedade.

É um livro com ótimas revelações e dramas que faz o leitor pensar sobre seus próprios valores, porém é muito filosófico, talvez com ironia? Não sei, mas até que ponte vale ser tão vaidoso?

Foi a obra que mais fiz marcações nas páginas. Bem interessante e dignas de uma boa reflexão.

Só que a leitura é bem monótona, demorada, com longas linhas de pensamentos... que me deixou extremamente entediada.

Tá afim de refletir sobre a vida? Vale a pena!
Dhewyd 26/03/2022minha estante
Esse vai ser minha próxima leitura... após terminar o que tô lendo rsrs

Kess 26/03/2022minha estante
É um livro extremamente fora da casinha!

Sens0 23/08/2023

Aclamadissimo
O que pega é o modo como o livro começa meio bobinho, meio só mais um de época, ai chega no meio e você vê na hora o porque de ser um clássico tão aclamado.

Sensacional. Que final.

marialuiza1 08/12/2022

não lembro
mdssss faz tanto tempo que eu li esse livro, não lembro de quase nada, mas vamos lá.
comecei a ler com uma expectativa ENORME e não gostei tanto assim.
achei super difícil de ler e enrolado, personagens meio emocionados demais sabe? enfim, foi uma decepção.

Rafael.Augusto 30/10/2022

A beleza em detrimento da moral
Eu que sou totalmente cético com relação à qualquer tipo de credo ou religião, teria até alguma vantagem em ser um esteticista. Afinal de contas, a vida poderia ser mais fácil se só nos preocupássemos com nossa própria satisfação! Beleza, prazer e gozo talvez devesse ser a busca de cada um...
Mas não é tão fácil assim... existe uma carga que talvez esteja intrínseca à cada pessoa, que vai martelar em cada célula de seu corpo cada malfeitoria sua! Você vai adquirir marcas indeléveis no seu corpo e no seu rosto! Você vai buscar o seu próprio extermínio se não for "um/uma bom/boa menino/menina" !
Uma obra incrível de alguém que pagou muito caro por ser quem foi!

Tham 05/11/2020

Legalzinho
Não me surpreendeu muito, tem verdades bem "duras" mas nada muito comovente ou tocante e tem um ritmo de leitura bem calmo