O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

bela 06/06/2024

Acho que esperava um livro transcendental que falasse do mais filosófico e impactante e mudasse a trajetória lgbt. é ok. são discursos o tempo inteiro muito completos de conteúdo com frases bonitas, mas nada demais, o que torna meio cansativo de ler. mas é bom. é ok.

camilycs 05/06/2024

Bom!
Não é um estilo de livro que tenho facilidade de ler, por conta de ser um livro de época. Ganhei de presente e resolvi dar uma chance, e por incrível que pareça, gostei bastante. Você passa raiva lendo, sufoco, fica feliz (as vezes), as vezes dá vontade de entrar no livro e esganar alguns personagens, e tem um final que você não imagina. Recomendo sim, por mais que achei uma leitura pesada!

Maria 05/06/2024

Perturbador
Eu vi outras capas desse livro só depois de ter começado a lê-lo, só então entendi a vibe dele. é realmente perturbador, fala da vida e das emoções com uma visão bonita, na maioria das vezes, mas a essência é assustadora.
cada acontecimento foi uma surpresa porque nunca vi spoiler sobre o livro nem sabia sobre o que era. recomendo, mas, como eu disse, é perturbador.

thvsour 05/06/2024

"imagino que a tragédia real do pobre é que a única coisa que ele é capaz de sustentar é a autonegação. Os pecados bonitos, assim como as coisas bonitas, são privilégios dos ricos."

que livro fascinante caraca

florie4stars 04/06/2024

Eu estou. . .
AAAAAAAAAAA, esse final MEOFEUS, como eu convivo em sociedade agora? Como eu vou viver minha vida? ME DIGA OSCAR WILDE AAA??

clarinha 04/06/2024

Um dos melhores livros que já li em minha vida. foi o primeiro clássico que li, tem uma leitura magnífica e bem fácil de compreender por se tratar de um livro de época. a história é incrível, te prende e você não consegue parar de ler. tudo perfeito!

souza263 04/06/2024

Chocante
Agora eu finalmente entendo porque esse livro foi uma polêmica na época de seu lançamento. Um clássico eterno, com passagens lindas.

Pamy.Silva 03/06/2024

Bizarro, bisonho, mas interessante
Bom, o que posso falar desse livro que com certeza alugou um triplex na minha cabeça? Se eu pudesse simplificar o plot de Dorian Gray em uma frase, seria “jovem faz uma promessa bocó, abre a mente pra todos os meios de corrupção do mundo, enlouquece e no final se vai de F”. Basicamente é esse o plot.

Sei que parece esdrúxulo, mas Dorian Gray é sim um livro bom, apesar do plot absurdo. Acho que é justamente essa absurdez que faz com que o livro seja um clássico.

Nós acompanhamos a ascensão e queda do Dorian, à medida que ele se entrega ao hedonismo do Século XIX, influenciado por Lord Henry (que é um chato, nunca gostei dele) e tudo que ele faz para “manter sua juventude”. Ele realmente vai se corrompendo ao passar da obra, e cada vez que ele fazia algo eu ficava chocada. Oscar Wilde, nessa obra, não teve dó de mostrar realmente o pior da humanidade, todos os “pecados”.

Ao ler esse livro, senti uma aura gay da parte de vários personagens, o que é explicado pelo próprio autor ser da comunidade LGBT+, e isso fica evidente aqui. Tanto Basil, como Henry se apaixonam por Dorian e sua beleza, e são peças fundamentais na corrupção do jovem londrino.

Embora o livro seja levemente viajado e complexo, é uma leitura boa e que vale a pena, até porque “Um livro não é moral ou imoral. É bem escrito ou mal escrito. Eis tudo.”, e essa obra com certeza é bem escrita.

Esther 03/06/2024

E o amor? Uma ilusão
Antes de começar gostaria de dizer que to mtt chateada pq quando terminei de ler o livro eu descobri que essa é uma das versões censuradas(dizem que não muda muita coisa, mas quero ler a sem censura tbm)

Vou ser bem realista, o começo desse livro é super denso e difícil de ler, muito detalhista, o que é uma característica da época q ele foi escrito, um clássico inglês de 1890, ou seja, ele é bem capaz de trazer uma ressaca literária no começo, mas a dica é para continuar a leitura pq ele fica muito bom.
Vale lembrar q é um livro muuuito atual ainda e revolucionário, tendo em vista toda a revolta que o livro causou a sua época.

Eu acredito que Dorian teve o final que mereceu e que talvez ele nunca tenha sido bom, ao ponto de ser tão corrompido e ter feito tantas atrocidades. O lorde Henry com certeza alugou vários triplex na minha cabeça durante essa leitura, com suas fortes opiniões e críticas, para ele a única coisa que importava era o prazer imediato, apenas pensar em si mesmo e levou esse pensamento para a vida de Dorian.
**** Uma teoria que eu li e que na vdd faz muito sentido é que Lorde Henry seria ?o diabo? e influenciava Dorian, e por isso o desejo dele foi atendido em relação ao quadro****

Mas uma parte que me marcou muito, antes de Dorian ser corrompido, é como ele descreve o amor por Sibyl Vane(a se ela soubesse?)

?Quero deixar Romeu com ciúmes. Quero que os amantes mortos do mundo ouçam nossas risadas e se entristeçam. Que o sopro da nossa paixão inspire consciência no pó, desperte as cinzas desses amantes e as converta em dor. Meu Deus, Harry, como eu a idolatro!?

nanda_googie 03/06/2024

Incrível!
Quando eu li pela primeira vez, eu queria fugir um pouco da minha zona de conforto e li sem nem pesquisar muito sobre a história ou o autor, e foi algo surpreendente e repleto de críticas sociais da época.
Esse livro possui a melhor declaração de amor que eu poderia ler, ao ponto que fiquei bem supresa quando li no primeiro momento. A forma como é dito, deixa claro desde o começo todo o sentimento envolvido de um personagem para outro

Raissa.Cidade 03/06/2024

"Do que adianta um homem ganhar um mundo inteiro, e perder a própria alma?"

Que jornada incrível foi ler esse livro, eu acho que todos deveriam lê-lo ao menos uma vez na vida. É incrível como Oscar Wilde transmite suas críticas a sociedade inglesa da época ao mesmo tempo que retrata situações dos dias atuais, nos fazendo refletir sobre nossos comportamentos e intenções. Com certeza valeu a pena ler este livro.

A obra é repleta de frases impactantes proferidas por um personagem repugnante, no entanto, crente em seus ideais. Acredito que a ruína de Dorian Gray foi ter se deixado influenciar pela filosofia de vida do Lorde Henry ao invés de manter-se fiel a seus próprios princípios. A leitura nos faz repensar nossas ações, questionando se agimos porque queremos ou por sermos influenciados por falsos amigos.

Mesmo em seu fim, em busca por redenção o personagem principal continua culpando personagens inocentes por sua decadência para se sentir reconfortado, mostrando que na verdade não se arrependia de nada, e o fazia por mero egoísmo.

Certamente, é uma leitura interessante e uma montanha russa de emoções, sem dúvidas recomendo está leitura.
Karolen.Susan 03/06/2024minha estante
Amei sua resenha. É um dos meus livros preferidos da vida ??

Miguel151 02/06/2024

Diferente da expectativa
Fui ler esse livro com a expectativa que seria bem mais "gay" do que realmente foi, porém a quebra de expectativa não fez o livro ser menos interessante, adorei o desenvolvimento do protagonista, apesar de nunca focar em exatamente as suas ações, as reações dele e como ele se transforma por conta delas mais do que suprem a curiosidade que a falta de algo concreto me causa.
Vale muito a leitura, principalmente para quem gosta dessas histórias de literatura bem antigas, que influenciam diversas obras até hoje.

Rhian.Gabriel 02/06/2024

O que se esperar da mocidade eterna?
Bom, como resposta, Oscar Wilde escreveu essa obra um tanto diferente e confusa, mas com uma mensagem incrível. Ele deixa claro em até onde iríamos para sermos eternos, quais preços pagaríamos e o que seríamos capazes de fazer para sermos jovens para sempre. Dorian Gray - personagem principal- foi o ?cobaia? desse teste que está tão atualizado para a realidade que vivemos hoje.

xzsatur.no 02/06/2024

?Cada um de nós tem em si o Céu e o Inferno.? ? Dorian Gray.
?As pessoas gostam muito de oferecer o que elas mesmas mais precisam. É o que eu chamo de profundezas da generosidade.?

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (1854-1900) sem dúvida deixou uma marca indelével na literatura. Nascido em 16 de outubro de 1854, em Dublin, Irlanda, Wilde foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Sua influência transcendeu seu tempo e continua a ressoar até hoje. Wilde iniciou sua carreira literária na década de 1880, no século XIX. Durante esse período, ele se destacou como poeta e escritor, publicando seu primeiro livro de poemas, ?Poems?, em 1881. No entanto, foi apenas na década de 1890 que alcançou grande reconhecimento com suas peças de teatro e sua única novela, ?O Retrato de Dorian Gray?. Além disso, Wilde também foi defensor do Esteticismo, um movimento literário que valorizava a beleza e a arte pela arte. Em 25 de maio de 1895, o tribunal de Old Bailey, em Londres, declarou Oscar Wilde culpado de ?indecência grosseira? e o sentenciou a dois anos de trabalhos forçados em um campo punitivo britânico. Ele enfrentou uma trágica reviravolta em sua vida devido à sua orientação sexual. Oscar Wilde sofreu com a homofobia durante toda a sua vida.

?O Retrato de Dorian Gray?, de Oscar Wilde, é uma obra-prima da literatura inglesa do século XIX. Publicado em julho de 1890, o romance retrata a história de Dorian Gray, um jovem belo, rico e narcisista que vende sua alma para a eterna juventude. Porém, Dorian Gray não é apenas um estereótipo de narcisismo, mas também representa a luta entre o bem e o mal, a busca pela verdadeira identidade e a corrupção moral.

Na Londres vitoriana do século XIX, conhecemos Dorian Gray, um jovem belo e encantador. O pintor Basil Hallward, fascinado por sua beleza, decide retratá-lo em um quadro. Durante a sessão de pintura, o amigo de Basil, Lord Henry Wotton, influencia Dorian com suas ideias hedonistas e filosofia de vida. Henry sugere que a juventude e a beleza são as maiores bênçãos da vida e que Dorian deve aproveitá-las ao máximo. Dorian, ao ver o retrato concluído, faz um pacto fáustico: ele deseja que o quadro envelheça e sofra os efeitos do tempo, enquanto ele permanece eternamente jovem e belo. À medida que Dorian se entrega a uma vida de prazeres e excessos, o retrato começa a refletir sua verdadeira natureza. Cada ato imoral e cada escolha errada deixam marcas no quadro, enquanto Dorian permanece intocado.

?A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é ceder a ela. Resista e a alma adoecerá de saudades de coisas que ela se proibiu, pelo desejo que suas leis monstruosas tornaram monstruoso e ilegal.?

?O Retrato de Dorian Gray?, de Oscar Wilde é uma obra-prima atemporal que explora temas como a busca pela juventude eterna, a corrupção moral e as consequências de nossas ações. O retrato de Dorian Gray é um reflexo de sua alma, revelando sua decadência interior. Cada ato imoral deixa marcas no retrato, enquanto Dorian permanece imaculado. A obra é uma crítica mordaz à superficialidade da sociedade vitoriana e à obsessão pelo prazer, além de levantar questões profundas sobre responsabilidade e moralidade.

Dorian Gray se entrega aos prazeres mundanos, colecionando experiências e amores efêmeros, sem se importar com as consequências de seus atos. Enquanto isso, o retrato passa a refletir toda a sua decadência moral, mostrando a verdadeira natureza de Dorian por trás da fachada de beleza e juventude. ?O retrato de Dorian Gray? é uma obra que nos mostra que a verdadeira beleza reside na alma e nas ações de cada indivíduo. Um retrato de alma.

Um livro que me deixou realmente sem palavras, de verdade. A leitura em si me prendeu desde a primeira página. Logo no início, fiz um monte de marcações das citações que são simplesmente maravilhosas. Eu nunca tinha lido nada do autor e posso dizer que amei a escrita. Maravilhoso. Sem dúvidas, um livro com uma escrita muito poética e com muitas reflexões interessantes. Eu realmente queria conseguir expressar todos os sentimentos que eu senti lendo, mas isso é complicado demais. Apesar de ser um clássico, a leitura é super fácil. Longe de ser lento, pelo menos para o meu ritmo de leitura. Achei um ótimo livro para iniciantes de livros clássicos.

Uma leitura indispensável para quem aprecia a literatura clássica e as questões morais e filosóficas que permeiam a condição humana, sem dúvida. Recomendo muito. O livro é maravilhoso, impossível alguém não gostar. Isso eu não consigo entender. É realmente uma obra rica em reflexões.

?Quando entraram, encontraram pendurado na parede um retrato esplêndido do patrão, como o viram pela última vez, em toda a maravilha de sua extraordinária juventude e beleza. No chão jazia um homem morto. Em traje de gala, com uma faca no coração. Estava definhado, enrugado e com o rosto repugnante. Somente depois de examinarem os anéis reconheceram quem era.?
stephany :) 02/06/2024minha estante
resenha impecável para um livro impecável. você sempre arrasa e com essa não foi diferente. ???

Hanna Hermione 02/06/2024minha estante
Uauu, q resenha. Eu tô amando as suas resenhas

Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Que resenha incrível! é um dos meus livros favoritos ?

wsx.lipe 02/06/2024minha estante
EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DESSE

olivversion 02/06/2024minha estante
Doido pra ler, principalmente depois dessa resenha.

Lari ... 02/06/2024minha estante
Resenha maravilhosa!
Esse é um dos melhores livros que já li. ?

Luis952 03/06/2024minha estante
Indelével ?

D/\RK 03/06/2024minha estante
??????

auroras 03/06/2024minha estante
A sua resenha me fez querer reler esse livro. Impecável, Kakau. Você arrasa demais! ??

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Stephany :), muito obrigada!! Que bom que gostou. Eu amei o livro!!

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Hanna Hermione, muito obrigada!! Me sinto lisonjeada, que bom que gostou.

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Jordana Borges, muito obrigada!! Também virou um dos meus livros favoritos!! Impecável demais.

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@Lari, muito obrigada, Lari!!

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@olivversion, então não perca mais tempo!!

nana' 03/06/2024minha estante
MEU FAAVVVV

xzsatur.no 03/06/2024minha estante
@nana, vi que você está lendo!! E? bom demais, não é? Amo.

Neto 04/06/2024minha estante
Depois dessa resenha deu até vontade de ler o livro

graysonfavgirl 02/06/2024

O retrato de dorian gray.
"Quando quero muito a alguém,não digo nunca o seu nome a ninguém.Seria como renunciar a uma parte dele.
Aprendi a amar o segredo.Parece ser a única coisa que pode tornar-nos
a vida moderna misteriosa ou maravilhosa. A coisa mais vulgar nos parece deliciosa,se alguém no-la oculta.
Quando saio da cidade,não digo aos meus aonde eu vou.Se o fizesse,perderia
todo meu prazer.É um costume ridiculo,confesso-o,mas,de certo modo,parece romantizar-nos grandemente a vida "

Esse livro é muito bom, me prendeu do início ao fim. Confesso que não estava querendo ler muito no começo,ele é muito bom e me deixou pensativa em algumas coisa.