O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

lAvia279 27/05/2024

Chorei, ri, gritei, despiroquei, Coringuei, entrei em crise de ansiedade e existência. Não recomendo para menos de 80 anos, o trauma é severo.

Yamilla.Marazzi 27/05/2024

A obscuridade da alma de Dorian Gray
O autor, logo no prólogo do livro, nos traz a mensagem de que a arte é apenas arte e portanto não deve ser levada para outras esferas da vida com o intuito de trazer ensinamentos e moralidade, porém é praticamente impossível ler O Retrato de Dorian Gray sem fazer esse tipo de reflexão e comparação.

O livro é curto, a escrita é corrida, com diversos diálogos, poucas descrições e digressões, e bem filosófica, mas no geral fácil e leve. A história é o espelho da hiprocrisia, egoísmo e absurdos mais terríveis, desde manipulação, crueldade e narcisismo até o mais repugnante dos atos, o assassinato.

O personagem principal é repulsivo durante todo o livro. Ele é o retrato das obscuridades da alma, do desespero, da crueldade sem remorso, do julgamento e da vaidade. Tanto que não foi possível sentir empatia por ele em nenhum momento, assim como por Lorde Henry, outro personagem desprezível, que possuía um jeito livre e sem noção de viver, de forma que influenciou o lado negativo do espirito de Dorian.

É um livro interessante em diversas esferas pois causa incomodo e portanto uma necessidade de entendimento sobre o personagem e a forma de lidar com determinadas situações. A principal delas a me chamar a atenção foi o remorso sem culpa que o personagem sentia, uma vez que ele sempre terceirizava o motivo das coisas acontecerem de tal forma, que nunca envolviam ele, assim como a noção de consciência, portanto dos próprios atos, mas que ele preferia não demonstrar, e sim esconder no quarto mais seguro de sua casa. Por vezes temos noção dos nossos defeitos, mas optamos por não melhora-los.

Esse é de fato um livro que envolve muita moralidade, é sem duvidas atemporal e cabe a qualquer leitor que esteja disposto a sentir incomodo e se aventurar em uma leitura reflexiva e desafiadora.

witchdottir 26/05/2024

O primeiro romance gay do mundo.
Já conhecia a história, mas ainda não tinha lido o livro todo. E devo dizer que, mesmo demorando dias pra emendar na leitura, ainda me pegou até a última página.

O Henry é um personagem odiável, e saber que ele ainda terminou impune sem uma consequência depois de ter arruinado parte da vida do Dorian me deixou muito nervosa.

Mas eu também entendo que o Dorian era ingênuo e que era bajulado o suficiente pra descobrir sua própria ruína sozinho.

Não sei se tem spoiler aqui, mas só quero terminar dizendo o quanto eu adoro o Oscar Wilde (e o quanto eu adorei os shades dele nas críticas dos jornais da época kkkkkk)

Letícia Martins 26/05/2024

Obra prima
Eu nem sei por onde começar essa resenha. O livro inteiro foi perfeito, do começo ao fim.
Oscar Wilde foi extremamente corajoso de tê-lo escrito na sua época, tanto pelas questões homoafetivas (pelas quais ele foi preso), quanto pelo deboche com a sociedade londrina (e atual!!).
Esse livro é um constante tapa na cara de falsos moralistas, eu devo ter grifado mais de 20 trechos (todos falados pelo Lord Henry, maravilhoso).
Eu não tenho qualificação o suficiente pra fazer uma resenha justa pra essa obra de arte, só recomendo fortemente que TODO MUNDO leia algum dia. É necessário.

Ana 26/05/2024

Excepcional
Penso porque demorei tanto tempo para ler esse livro. Neste ebook, pelo que vi, tradução de João do Rio. Talvez para alguns a tradução incomode um pouco, mas mesmo com seu estilo peculiar de tradição, a leitura foi excelente. Meu primeiro livro lido de Oscar Wilde e já quero ler outras obras dele.

Nathy 26/05/2024

O retrato e seus detalhes
Li essa edição, contendo 20 capítulos, junto à leitura de uma versão não censurada ou não estendida, de 13 capítulos. A leitura concomitante possibilitou entender os pormenores das alterações feitas pelo autor. Particularmente, prefiro a versão estendida que contém mais detalhes sobre a origem de Dorian e sobre a família de Sibyl Vane.

BethAnia.Maria 26/05/2024

UAU
No começo eu não estava entendendo nada, mas no final foi fascinante
Confesso q a leitura demorou pra fluir mas quando fluiu li q nem senti

Vanessa1073 26/05/2024

Mais um clássico incrível. Aqui podemos ver aluma crítica bem clara à sociedade da época, ao narcisismo e à juventude. O livro aborda de forma muito interessante sobre como a juventude e a beleza podem influenciar e corromper o ser humano e em como a própria sociedade é parte essencial dessa necessidade de buscar a imortalidade de qualquer forma.

Ana 25/05/2024

Relendo
Li esse livro há muitos anos e agora o reli para ver se a minha percepção mudara.
O livro fala sobre o culto à beleza, à juventude, o narcisismo e o que isso é capaz de fazer na vida de uma pessoa e na vida das pessoas à sua volta.
Continua uma ótima leitura, pesada porém necessária.

Aline Parreira 24/05/2024

O livro, muito criticado na época de sua publicação.

Não poderia ser diferente, pois Wilde, a cada página crítica à sociedade da época vitoriana.

Um exemplo da literatura decadentista.

Um livro que levou seu autor à prisão, onde ficou por dois anos, perdeu tudo e não se recuperou, morrendo alguns anos depois.