Ídolos do Coração

Ídolos do Coração Elyse Fitzpatrick

Resenhas - Ídolos do Coração

Sacha 05/09/2011

Adoração genuína no dia-a-dia
Elyse Fitzpatrick faz um bom trabalho ao analisar a multidão de ídolos que competem pelo amor exclusivo a Deus (e até mesmo entre si). O que chama a atenção no livro é a maneira prática com que a autora coloca a questão da idolatria nos desafios de amar a Deus no dia-a-dia.

Em suma, o leitor é desafiado a entender que idolatria é quando estou disposto a pecar para obter algo e/ou peco para obter algo. Nesse processo, ídolos são apenas instrumentos ou meios para obter algo que desejo acima de Deus: respeito, prazer, conforto, segurança, etc.

Se fosse forçado a dizer um aspecto negativo do livro, tenho que reconhecer que não sou fã da maneira com que a autora organizou seus capítulos. Sem sugestão de melhora, estou apenas dizendo que terminei a leitura com a sensação de que faltou uma melhor organização dos temas. Talvez porque eu tenha um lado engenheiro... não sei!

Valeu. Usei o livro com um grupo pequeno de estudo e tivemos boas discussões em cima de seu conteúdo!

Mariana 02/07/2023

Excelente estudo
Uma linguagem de fácil entendimento. Um assunto muito importante para todo cristão. O que está tomando lugar da nossa adoração? A autora vem trazendo exemplos de personagens bíblicos que adoraram outros deuses no lugar do verdadeiro Deus. Ao final de cada capítulo tem perguntas para refletir, o que o torna um pequeno estudo. Muito bom mesmo.

Gabriella.Helena 07/05/2023

Aprendendo a desejar somente a Deus
Nesse livro a autora nos confronta de diversas formas a respeito do pecado da idolatria, o qual muitas vezes tem sido mascarado por nós, nossa sociedade e nosso jeito de pensar a vida, e por isso precisamos nos atentar.
Qualquer coisa que coloquemos no lugar de Deus em nossas vidas torna-se um ídolo. Até mesmo coisas que em si mesmas são boas ou dignas de afeto.
A autora nos convida a aprender e propõe dicas práticas para que voltemos nossos pensamentos, desejos e emoções à graça e amor do Senhor.
Para que Deus ocupe o lugar que só a Ele é devido em nossas vidas, precisamos nos dedicar a meditar em Sua bondade, misericórdia e supremacia. Só assim O adoraremos única e verdadeiramente, nos exultando em Sua presença gloriosa em nosso meio.
Achei alguns pontos da leitura um pouco repetitivos, mas provavelmente foi intencional já que, segundo João Calvino, "nosso coração é uma fábrica de ídolos" e precisamos estar constantemente sondando-o e nos lembrando das verdades de Deus que nos trazem redenção, consolo e esperança. É um livro confrontador e incentivador ao mesmo tempo, gostei demais!

@liviaria 29/08/2020

ídolos
ler esse livro dói. a gente enxerga cada ídolo que temos sem antes ter percebido. ídolos que eu achava que não eram ídolos que achava bobo. esse livro é muito bom!!

Laura.Sandrini 22/03/2021

Sondando os corações
Nesse livro, Elyse Fiztpatrick nos ensina o real significado de idolatria. O livro nos ensina ajuntar tesouros para a vida eterna. Podemos compreender que muitas vezes priorizamos e ansiamos muito mais por pessoas e bens materiais do quê pelo Senhor.

Lore 27/06/2021

Da complexidade da idolatria
Definitivamente um livro que eu recomendaria para ser lido em todas de estudo, clubes do livro ou mesmo no discipulado.

O orgulho, pecado inicial que é pai da idolatria, "cega-nos para nossos pecados como uma catarata", como diz Lou Priolo. Elyse, nesse livro, foi espetacular em apresentar a idolatria em suas raízes mais profundas, dando não apenas embasamento teórico e bíblico para suas afirmações, mas também auxiliando o leitor com perguntas no final de cada capítulo e até mesmo exercícios práticos para serem realizados.

Um livro que qualquer pessoa preocupada com sua caminhada cristã deveria ler!

Mila 11/05/2022

Tive o contato com esse livro pela primeira vez em 2017, em um momento onde decidi dar um tempo em tudo aquilo que estava me sufocando (redes sociais, tempo excessivo em frente as telas) onde procurei algo mais profundo com Deus.

Meu segundo contato foi no ano passado, em um Clube do Livro em que lemos a edição revisada e atualizada. A experiência não deixou de ser impactante apesar de eu ter lido tão devagar, Elyse traz pontos importantes e nos faz pensar na idolatria bem mais do que apenas a reverência à imagens feitas por mãos humanas.

Nos faz enxergar que há uma linha tênue entre os aspectos que permeiam a adoração, idolatria, obediência e muitos outros.

É o tipo de livro que deve ser lido várias vezes, pois, com certeza vai acrescentar cada vez mais para a vida cristã.

Alexi.a_n 02/11/2022

"Os ídolos não são apenas estátuas de pedra.
São amores, pensamentos, desejos, anseios e expectativas que adoramos em lugar do Deus verdadeiro. São as coisas nas quais investimos nossa identidade; são aquilo em que confiamos.
Os ídolos nos levam a desconsiderar nosso Pai celestial em busca daquilo que imaginamos precisar. Nossos ídolos são nossos amores distorcidos: tudo o que amamos mais do que amamos a Deus, as coisas em que confiamos para nossa justificação, para nos tornarmos aceitáveis."

?Se você está dispostos a peças a fim de alcançar seu alvo, ou se peça quando não consegue o que quer, então seu desejo tomou o lugar de Deus e você está agindo como idólatra.?

Lucio 24/02/2020

Básico e Sem Pesquisa
Parece aulas de revistinha de Escola Dominical - daquelas EBDs não profundas. Além do mais, quase não há diálogo com os principais autores que versam sobre o assunto. É paupérrimo em termos de pesquisa. Talvez pra quem não saiba nada sobre o assunto pode ser útil. Como eu tenho muita coisa pra ler, fui até a metade e vi que pra mim não compensava prosseguir. Portanto, se você já tem conhecimento do tema da idolatria, deixa esse livro de lado! É o meu conselho.

Mr. Torres 30/11/2020

Excelente leitura
A autora nos faz enxergar os deuses subjetivos do dia a dia, aos quais empregamos a dedicação real de nossa vida. Nem sempre adoramos o que pensamos adorar. Nem sempre somos quem acreditamos ser. Uma vez que me torno produto da relação de desempenho com meu objeto de adoração, fica a pergunta: quem sou eu?!

Milena 21/04/2021

Tocou no fundo do meu coração!

"Atrai-me, por mais indisposto, a fim de tornar-me disposto, atrai-me, com meus passos lentos, a fim de fazer-me correr."

a l i n i e 13/05/2021

Toda mudança causa desconforto. Se livrar de nossos ídolos em busca pela santidade é incômoda e dolorida. Sim, somos terrivelmente falhos mas, ainda assim, maravilhosamente amados!

Bi 16/05/2021

Renova a Perspectiva
Excelente, esse livro é dolorido, como todo bom livro cristão. A autora explica brilhantemente o que é a idolatria e a exemplifica em várias áreas de nossas vidas, é bem edificante ter nossos corações expostos através das verdades que esse livro nos apresenta.
Considero como leitura essencial na caminhada de santificação.

biiamedeiros_ 18/07/2021

Incrível!
Acredito que todo crente deveria ler esse livro! A autora falou muito comigo, como se me conhecesse e soubesse de todos os meus pecados kkkkk amei de verdade e ela traz a idolatria de forma prática e propõe formas de reconhecê-la e combatê-la!!!! Sensacional!

Estante da Ka 23/10/2021

Um espelho da alma
Muitas vezes achamos que ídolos são artifícios em madeiras ou cobre, gesso, que são apenas palpáveis, mas este livro veio revelar muito mais. A ídolos em nosso coração e devemos tomar muito cuidado!
Amei livro, conteúdo cristão de fácil leitura e interpretação. Recomendo!
Dayse.Ariane 23/10/2021minha estante
Que maravilha! Está na minha lista ?, as resenhas e comentários com certeza estimulam mais ainda a leitura. Gostei!