Conversa sobre Terapia

Conversa sobre Terapia Bile Tatit Sapienza

Resenhas - Conversa sobre Terapia

Dani de Casa 04/03/2024

Conversa sobre terapia
Segundo livro finalizado do ano...

Resolvi postar sobre esse livro aqui porque acho que não somente os estudantes de psicologia deveriam ter acesso a essa obra de arte, mas na minha opinião todos deveriam ler.

Esse livro tem um gostinho especial porque é o primeiro livro que leio destro da abordagem fenomenológico-existencial que é a que escolhi pra mim esse ano (por falta da Logoterapia na faculdade). Ele juntamente com outras leituras que estou fazendo irá me nortear nos atendimentos clínicos. Mas assim que eu acabei de eu precisava apresentar ele para o mundo ?

Eu precisava ler esse livro como uma estagiária prestes a começar seus atendimentos me colocando como a psicóloga em ação nesse livro.
Mas muitas vezes me vi na paciente. E durante toda leitura eu fui transitando entre psicólogo e paciente, horas um, horas outro.

Que livro, que profundidade, quantos ensinamentos, acolhimento.
Um livro necessário para entendermos um pouco sobre como funciona uma terapia ( é de fato uma conversa terapêutica e sobre terapia ) portanto se você gostaria de saber como funciona uma terapia esse livro é pra você. Se você nunca fez terapia e gostaria de saber como é, esse livro é pra você. Se você é estudante de psicologia esse livro com certeza é pra você.

Um livro leve, gostoso de ler, que você se envolve, se encanta, se emociona e se apaixona.
Você vai pensar e refletir sobre o que acontece num encontro terapêutico, através do relato de um atendimento a uma paciente, que vai se descobrindo e descobrindo a vida, desdobrando significados sobre o seu passado, seu futuro e seu presente.

" O tom de intimidade alcançado autora nesta obra, nos faz pensar em alguém que surge assim, como quem não quer nada, vai chegando perto, puxando prosa, e de repente a gente percebe que a conversa vai ficando gostosa, estimulante. E quando nos damos conta, estamos envolvidos em reflexões filosóficas de grande profundidade e grande complexidade. "

#conversasobreterapia #sapienza #resenhasdanidecasa #minhapaixao #lendo #ler #lido #lendolivros #books #book #livrosdanidecasa #livro #livros

Oobrusm 03/03/2024

Que perfeição de livro!! Indico para todos os psicólogos em formação, pois me arrepiou a todo momento

Laura 18/12/2023

Gostei muito muito muito porque me ajudou a entender a feno, que sempre me pareceu muita abstrata, mais na prática e a linguagem simples do livro me ajudou a entender melhor a teoria também (bem superficialmente, mas ainda assim me ajudou muito). achei que a parte dos diálogos da terapia das duas personagens inventadas foram longos demais, mas foi legal de ler justamente porque mostra a fenomenologia na prática. outra coisa é que a daseinsanalyse as vezes me soa meio como auto ajuda, acho que porque pode ser meio individualizada demais e nesse livro isso ficou muito gritante, a maioria das conversas em terapia voltavam pra uma questão de perspectiva, do olhar, muitas vezes beirando os conselhos que você lê em post de psicólogo de instagram. enfim, gostei bastante e acho que é um livro que eu vou ler mais vezes quando me sentir perdida nas abstrações da feno, mas tem umas partes meio toscas

Katataaaau 27/09/2023

Terapia é isso e aquilo, talvez um pouco mais.
A escrita sincera e fluída de Sapienza sobre o olhar existencial do que, por sua vez, é a terapia, mostrou-me outras formas de ressignificar aquilo que eu levo com tanta entonação na minha cabeça.

Não é apenas uma conversa, um lugar segura e muito mesmo "apenas" um trabalho, terapia para Sapienza, é o cuidado, a paciência e as indagações. O olhar da fenô e do próprio leitor, a atribuição de valores e a questão simplificada de como ela canta da música da terapia torna o livro ainda mais leve e evidente.

Ótimo para quem tem interesse sobre a terapia e o existencialismo por trás, incrível pra quem tá estudando psicologia com o enfoque em clínica (por mais que eu acredito que esse livro seja necessário para qualquer área da Psico.)

malhuu 17/05/2023

Sobre desenvolver
Depois de Werther, a prof solta mais um que deixa você mudo.

esse livro conta um pouco do processo terapêutico na perspectiva da fenomenologia. Com uma introdução da postura (e não método ou técnica) do psicólogo nessa abordagem, a gente conhece um pouco da visão de ser e mundo (e ser-no-mundo), caracterizando uma existência carente de presente, porque o ser é isso: estar entre. Entre o passado, que é revivenciado no próprio discurso muitas vezes de forma dolorosa ou arrependida, e entre o futuro, que é sempre um vir a ser.

O grande convite do livro é o pensamento e a reflexão do ser nesse único momento que se tem: o aqui e agora. Além disso, refletir a responsabilidade, a falta e o contexto em que somos inseridos também é necessário para se pensar a própria existência.

Entre as pontuações, o livro também cativa porque se passa justamente entre conversas de terapia. nele, dois processos terapêuticos podem ser acompanhados, e os crescimentos (ou não) podem ser percebidos de acordo com a posição do paciente, deixando claro que o psicólogo não faz milagre, e que este também é uma pessoa por trás do consultório. uma pessoa que também precisa de terapia e que também vive sua fragilidade.

Lett 26/03/2023

Essencial!
Um livro essencial para quem deseja cursar psicologia ou para quem está no processo de terapia.

Mesmo sendo um livro em uma linguagem da fenomenologia, para quem faz terapia há algum tempo é uma leitura de profunda reflexão.

Eu, como verdadeira apaixonada pela abordagem, achou a leitura instigante. Um livro pequeno, mas que jamais conseguiria ser devorado em um dia só. É necessário o digerir aos poucos, reler as páginas até compreender suas entrelinhas.

Li para a faculdade, mas acabou se tornando um dos meus favoritos!

Com certeza farei uma releitura dele!

Cinthia 24/02/2023

Li esse livro por recomendação pela minha professora de fenomenologia e gostei bastante, nos primeiros 40% do livro eu dei uma enrolada mas depois fluiu bem, um livro importante, enriquecedor e ótimo sobre essa abordagem para estudantes de psicologia. Ele aborda sessões de terapia fictícias, fala sobre daseinanalyse, e nos faz refletir sobre a falta que a falta faz na vida do ser humano, a nossa finitude e como sempre procuramos o sentido da nossa existência. Resumindo, recomendo!

?Talvez o segredo esteja em poder sentir o quanto a gente quer aquelas coisas que tem, o quanto a gente ama certas pessoas, o quanto elas são importantes, e isso tudo, no dia de hoje, e amanhã de novo; em sentir-se grato pelo que é dado dia a dia; em tentar tornar a vida da gente e dos outros, dia a dia, melhor. Acho que assim a gente sente que a vida está valendo a pena, sabe que a vida faz sentido, e começa até a ver cores na vida.?

Ísis 20/09/2022

Que livro apaixonante! Se você trabalha com a psicologia existencial, como eu, vai adorar esse livro! Senti como se a escrita estivesse me levando pra o consultório de psicoterapia e eu estivesse alí, assistindo tudo. Adorei!

mari 07/07/2022

terapia e o quanto ela é necessária
Uau.
Que livro necessário para entendermos um pouco sobre como funciona uma terapia ( é de fato uma conversa terapêutica e sobre terapia ) e, com isso, compreendermos um pouco acerca do funcionamento da nossa mente, com exemplos que parecem ser fúteis mas que explicam tantas coisas, e o porquê de questionarmos tanto a nossa própria existência.
Na verdade, gostei mais desse livro porque ele explica coisas muito relevantes e muitos "porquês" que surgem ao longo da nossa vida e o quanto as coisas sem sentido podem ter um significado importante.
Recomendo super se vc quer entender esses porquês e se interessa pelo assunto.

"E é nesse caminho sincero de procura que o paciente pode vir a aceitar que: para algumas perguntas nao há respostas; o fato de não haver resposta não justifica que a vida pare de se desenvolver; para se desenvolver, para ir em frente, a vida necessita de sentido; e é entre incompletudes e incertezas que esse sentido poderá ser descoberto ou então retomado."

gabriel 23/04/2022

Começou bem e terminou mal: uma metáfora não intencional da vida?

Vou dar uma generosa colher de chá para esse livrinho e presenteá-lo com quatro e irrelevantes estrelas, que representam um pouco do meu prazer e interesse no seu início, e na ladeira abaixo que ele tomou a partir da segunda metade. O começo é bem bacana, ela apresenta a ideia de "daseinsanalyse", palavrão alemão que expressa uma corrente importante da psicoterapia. A apresentação é leve, dá algumas pistas teóricas, mas como não se trata de um livro acadêmico, ela nunca se aprofunda nisso. Porém senti que as breves explicações são suficientes para ter uma ideia razoavelmente precisa do que se trata o negócio.

O problema do livro é a sua opção em centrar a narrativa em dois casos clínicos efetivos (na verdade semi-ficcionais), que beiram a irrelevância e flertam muito fortemente com o tédio e a banalidade (além da simplificação). Uma mulher é difamada por um cafajeste na sua adolescência, apanha (e apanha feio) do pai, criando uma vida de mágoas e infelicidade. Até aí beleza, e quem sou eu para dizer que isso é irrelevante (na verdade, é uma coisa bem grave, e traz consequências mesmo), o problema é tudo o que circula em volta disso.

A canalhice do cara é simplificada, o cara é só canalha e pronto, tornando o livro maniqueísta. É, no entanto, esta simplificação que cria alguns dos melhores momentos do livro, pois é justamente neles que a terapeuta tenta dar um sentido para essa "banalidade do mal", digamos assim. Como tratar de alguém que viola os nossos valores? O livro arrisca algumas hábeis respostas, proporcionando discussões legitimamente interessantes. Mas no final de tudo, o terapeuta apenas desiste do paciente, e entrega a bomba para outro com mais estômago. E aí ele passa a discutir isso com outro terapeuta, uma espécie de "supervisor" dele. Pois é, não é um estilo exatamente emocionante...

A mulher que foi marcada pelos traumas do abandono, da canalhice e do abuso paternal, alterna isso com dilemas típicos de uma dona-de-casa de classe média, do tipo "como vou pagar minha empregada", "tomar um vinhozinho na festa", "levar o filho pro judô" e coisas do tipo. A autora parece ser uma tiazona velha e conservadora, em certo momento mistura o onze de setembro com a bomba de Hiroshima, num gesto claro de senilidade. Ainda assim, fornece material suficiente para se pensar a "daseinsanalyse" (a tal da terapia, de forte inspiração fenomenológica).

É um livro, então, que discute alguns aspectos interessantes relativos à terapia, como encarar os problemas da vida, fazendo isso através de uma corrente de pensamento específica, que é a daseinsanalyse/fenomenologia. O problema é que nem essa é aprofundada, e a história que serve de "fio condutor" não é exatamente de tirar o fôlego. Mas é um livro recomendável pela brevidade, acessibilidade e tem alguns genuínos bons momentos. Indico, mas a segunda metade deve ser lida com uma térmica do lado, com café bem forte, para aguentar as passagens mais soporíferas.

Wellen 18/04/2022

Sapienza escreve muito bem
Minha curiosidade sobre daseinanalise vem da leitura deste livro de Sapienza. O sentido da existência, questionar e buscar isso em psicoterapia me fascina. A amplitude do vir a ser, com o mundo como ele é. A nossa existência permeada pela finitude, me encanta. Esse livro ajuda muito em alguns manejos psicoterapêuticos, mais para o profissional do que para quem é atendido. Recomendo muuuuuito esse livro

Bia 07/04/2022

(de fato uma) conversa sobre terapia
Sapienza acerta em cheio no título da obra: com a escrita fluida e aconchegante, a leitura acontece bem como uma conversa sobre terapia. E, diga-se de passagem, uma bela conversa.
A autora cria personagens e terapeutas fictícios a título de exemplo das ideias que apresenta, mas estes são tão cativantes, que rapidamente nos vemos envolvidos com suas histórias, com suas questões e, enfim, com sua existência. Nos pegamos querendo bem a eles como se, como Sapienza diz ao fim, qualquer um deles pudesse aparecer em nossos consultórios a qualquer momento.
Recomendo para qualquer terapeuta em formação este livro, que chegou até mim por um professor muito querido, como uma "leitura sugerida obrigatória" para seus estagiários clínicos. Recomendo especialmente para aqueles que, como eu, se viram fisgados pelas abordagens fenomenológicas e pelas psicologias humanistas, em especial a Daseinsanalyse.

Lucas 28/03/2022

Uma leitura para entender como funciona o processo terapêutico e a teoria fenomenológica existencial
Um livro de leitura leve e agradável, onde explica na visão da autora o que é a teoria da fenomenologia e como é na prática clínica um atendimento que usa como base essa abordagem, com exemplos fictícios de atendimentos feitos por psicólogos, mostrando o que não é e o que é a terapia. Recomendo para quem está estudando psicologia e para quem quer saber como funciona uma sessão de terapia em si.

“ Jung tem razão ao dizer que há problemas na vida que não são solucionados, são ultrapassados. ”

Tamiris 10/05/2021

Conversa sobre terapia
Leitura leve e importante a respeito da condução de uma psicoterapia. Recomendo principalmente a quem deseja se tornar psicóloga(o).

heyjcf 22/02/2020

Livro espetacular, falando sobre a prática clínica.