Paulo: uma biografia

Paulo: uma biografia N. T. Wright

Resenhas -

Sadrak 11/05/2024

Paulo (pequeno) gigante
Mais que uma biografia, uma vivida descrição da alma biografada do apóstolo. A obra é um viagem pelas cartas, pelo ministério, pelas dores e conquistas de Paulo.

Dr. N. T. Wrigth nos apresenta em sua escrita sólidos argumentos sobre a importância de Paulo para a fé professada pelos cristãos na história.

É bem verdade, que fui confrontado sobre antigas bases de crenças, algumas delas atribuídas pelo autor ao pensar ocidental e moderno, e forçado (com muito prazer) a rever meu olhar sobre quem fora Paulo. Poderia listar várias perspectivas novas ou renovadas advindas do texto lido, porém reservo, ao pouco espaço dessa breve e modesta resenha, um suspense proposital para desafiar quem quer que tenha parado para ler essas mal tracadas linhas. Venha se deliciar com o denso conteúdo dessa biografia de Paulo.

Elber.Joaquim 05/10/2023

Essencial para...
...quem busca entender de forma linear a vida do apóstolo Paulo e em que ponto de sua vida suas cartas foram escritas.

Diogo218 28/03/2023

A história do maior pregador.
O livro trás a história do maior pregador e divulgador do cristianismo, diferente de outras obras que tendem a ser mais sucinta e direta na pregação de Paulo, nesse livro o autor apresenta como era a vida da sociedade que recebeu a mensagem de Paulo.

o.caioalmeida 29/12/2022

Boa obra para conhecer a história
O livro é muito rico em detalhes históricos e o autor consegue fazer um ótimo contexto da época, que é fundamental para entender plenamente a história.
Recomendo a leitura!

A única ressalva é que o autor enrola para escrever, repete a mesma coisa várias vezes, em várias ocasiões. Creio que dava para concentrar as informações sem praticamente nenhum prejuízo na leitura e na transmissão do conteúdo.
Tirando isso, o livro é muito bom

Marcos 14/07/2022

Excelente
O objetivo do autor não é só fazer uma biografia de Paulo mas também entender o pensamento de Paulo.
Realmente vale a pena esta obra.

Deeh 25/06/2022

O ministério de Paulo.
Tem resenhas detalhadas por aqui, logo, só quero fazer um comentário.
N. T. Wright nos conduz pela conversão de Paulo, o zeloso judeu que perseguia o próprio Deus sem saber.
Seu tempo "de molho" antes de Barnabé ir buscá-lo para o trabalho em Antioquia.
As confusões.
Os desafios.
O Paulo linha dura, sofredor e amoroso.
O impacto que ele teve na expansão do evangelho, principalmente numa cultura que adorava imperadores romanos.
É simplesmente um novo olhar sobre a vida desse importante servo de Cristo.

Sandro 14/05/2022

Será que o zelo foi em vão?
Primeiro livro que leio do autor.
A escrita é muito boa. A leitura é muito fluída e prazerosa.

N.T. Wright fez um trabalho que busca entrar na mente do apóstolo Paulo dentro do que temos de registro.

É muito interessante ver o encaixe das cartas com o livro de Atos.

Sobre isso duas notas:
1 - As cartas da prisão o autor pende para a possibilidade delas terem sido escritas em Éfeso. (Sim, em Éfeso!)
2 - As cartas pastorais ele não fez "muita força" para encaixar na cronologia.

Fiquei com uma dúvida no ar: "Será que o autor acredita que as cartas pastorais foram escritas por Paulo sim ou não?"

A NPP (Nova Perspectiva sobre Paulo) está presente no livro. Durante o período de leitura ouvi podcasts sobre o tema. De pessoas contra, a favor, em cima do muro e etc. Foi muito produtivo para compreender melhor o tema.

No mais o ponto mais interessante, a meu ver, foi entender o significado e o que representava o "zelo farisaico" de Paulo e que na verdade seu encontro com Jesus na estrada de Damasco não foi uma "conversão", da forma como hoje usamos a palavra, mas sim um encontro com tudo aquilo que ele já almejava.

Leal 01/11/2021

MARAVILHOSO. Recomendo a leitura da vida de Paulo. Um apóstolo de verdade para os ocidentais. Para os que querem conhecer o cristianismo, seus desafios, belezas e verdades. Uma fé "moderna", foi o apóstolos dos não judeus daquela época.
“Amor não é apenas uma obrigação, na verdade, a idéia central é que o amor é o destino do cristão”.
“Paulo enfatizava: o importante não é só o que você pensa, mas como você pensa.”.
“O Criador trabalha de mil maneiras diferentes, mas uma das maneiras principais de seu agir é por intermédio de pessoas – pessoas que pensam, oram, tomam decisões difíceis e trabalham duro, especialmente em oração. Isso é parte do que significa ser um portador da imagem de Deus. A questão da ação divina e da ação humana é raramente um jogo de soma zero.”

Renatinha 16/07/2021

Apostolado
Tornei fã de São Paulo quando li Atos dos Apóstolos e suas cartas na bíblia, suas palavras são tão atuais para o mundo de hoje. Wright me fez entender o contexto histórico da época e o quão corajoso e importante São Paulo foi para sua época. Sem ele, hoje, não conheceríamos a Igreja como ela é.

Gabriel 12/06/2021

Excelente
Uma biografia do apóstolo Paulo, escrita com profundidade, mas utilizando uma linguagem clara e de fácil compreensão. O autor segue os acontecimentos do livro de Atos, relacionando-os com as cartas escritas por Paulo e situando nos no contexto histórico cultural da época.

Sandra452 05/06/2021

Paulo, uma biografia
? Olá, amigos leitores! ?
Hoje quero compartilhar com vocês a leitura de "Paulo, uma biografia", de N. T. Wright. Este é o primeiro livro que leio do autor.
Confesso que achei a leitura difícil. Demorei muito para concluir e custei a entrar num ritmo regular de leitura diária desta obra. Não foi por causa da linguagem, que é tranquila, mas achei os capítulos muito grandes e penso que esse foi um dos motivos.
Como gosto muito de ler sobre o apóstolo Paulo, fui com muita sede ao pote...rs... Mas, independentemente destes desafios o livro é muito bom e nos dá ricos detalhes históricos e culturais. O autor também faz vários questionamentos interessantes sobre o relato de Lucas e as próprias cartas de Paulo. Com certeza, aprendi muito!
Que Deus te abençoe e boa leitura!

Mary Irlandy 27/03/2021

N. T. Wright e a NPP
Esse foi até o presente momento o meu livro favorito e que estará sempre na minha cabeceira. Leitura essencial para quem quer descortinar o contexto do Novo Testamento assistindo o enredo da vida do Apóstolo Paulo numa Nova Perspectiva, que tem na pena desse teólogo bíblico, Wright, a melhor descrição da vida do apóstolo. Fico imensamente grata ao perceber que Wright se destaca nesse tempo de pandemia como uma voz que nos conduz a uma esperança de que cremos que o Nosso Deus é único!

Mariane 21/03/2021

Melhor biografia
Aborda desde a juventude de Paulo até sua prisão e morte. A principal fonte é a bíblia, mas tb faz referência a obras históricas dos primeiros séculos. Recomendo muito!

Michel Maximus 15/10/2020

Sensacional!
O livro realmente é fascinante e nos transporta para o mundo romano antigo em todos os detalhes: sociais, históricos e culturais.
Nos conduz passo a passo ao lado do apóstolo, mostrando cada pensamento seu, que nos remete a entender, aprender e sofrer com ele. Cada mensagem por ele escrita, faz desse apóstolo um verdadeiro avivalísta do evangelho de Cristo.

Anderson Theodoro 13/10/2020

Excelente interpretação
Muito interessante a visão de NT Wright sobre a cosmovisão paulina. O autor desconstrói muitas muralhas que a teologia contemporânea construiu sobre os fundamentos da política, da sociologia e de outras influências modernas.