Vale Tudo: Tim Maia

Vale Tudo: Tim Maia Nelson Motta

Resenhas - Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia

Thiago.Shoda 24/08/2020

Simplesmente Tim
Tim Maia é uma figura ímpar, dono de voz característica e marcante, vale a pena para conhecer diversas histórias vividas pelo cantor.

Andrea M 14/07/2020

Tim Tim...
Olhaaa... Assisti a peça musical Vale Tudo e tinha adorado, mas a leitura desse livro foi sensacional !! Morri de rir (mesmo) em vários episódios da vida desse cantor muuuito crazy.
"O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita." :D
A sensação ao terminar a leitura é de nostalgia por não ter ido a nenhum show do Tim Maia. Que penaaa....
Recomendo !! Vale a leitura, Vale Tudooo !!

Cami 16/06/2020

Viciante
A história de Tim Maia é brilhantemente contada nesse livro, que além de mostrar a vida conturbada do cantor e nos fazer rir com situações hilárias pelas quais Tim passa, ainda conta muito sobre a música brasileira e principais artistas desde o começo da jovem guarda até os anos 90
Alê | @alexandrejjr 16/06/2020minha estante
Já viu o filme, Camila?

Fernanda1156 14/06/2020

Chama o síndico, Tim Maia era 8 ou 80
Sinopse: "Preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares. Era assim que Tim Maia o cantor que integrou o soul e o funk aos ritmos brasileiros se definia."

Pelo o que entendi Tim Maia era 8 ou 80, não existia meio termo com ele não. Foi insistente, teve que correr muito atrás do seus sonhos, mas era um cara de uma inteligência e malandragem inigualável.

Soube aproveitar bem a vida, com boas músicas e muitas loucuras. Se tornou um grande cantor e compositor. ?Mais grave! Mais retorno! Mais eco!? Sempre foi muito exigente quando trabalhava, quando estava ensaiando queria o melhor em tudo, para que todo o seu trabalho saísse perfeito, é o que falei não existia o meio termo, neste sentido tinha que ficar perfeito principalmente as gravações e as apresentações.

A biografia escrita pelo Nelson Motta que foi amigo pessoal de Tim Maia vivendo uma parte da história com ele, é recheado de muitas revelações do grande cantor, momentos de total alegria e loucura e momentos tristes e sofridos, estes momentos tristes foram por causa na maioria das vezes do grande coração do Tim, claro que ele também fez algumas merdas que refletiram nestes momentos mas paciência.

Uma obra prima da literatura que merece ser lido com calma acompanhando a discografia que é apresentada, aproveitando assim para conhecer toda a obra de Tim Maia não só como cantor mas também como compositor.

Josimar34 12/06/2020

Um das melhores biografias que li
Esta biografia escrita de forma genial por Nelson Motta, discorre sobre a vida de um dos maiores expoentes da música brasileira. A leitura do livro é rica em detalhes acerca da vida e da obra deste gênio. Quem é fã de Tim Maia, tornar-se-á mais ainda. Quem ainda não é, após a leitura da obra se tornará um admirador desse polêmico personagem. Não há como ficar insensível a essa história..

Erika Reis 17/05/2020

Biografia fantástica
Muito bem redigida está biografia traz a história rei da irreverência Tim Maia do Brasil. Eu sou suspeita pra falar pois gosto muito do gênero biográfico, mas quando o livro vem de uma história de alguma pessoa que foge do comum fica melhor a leitura, este é o caso deste. Vale a leitura!!

Vanessa.Pitsch 21/03/2020

Vale?
Eu não sou fã de Tim Maia, mas tinha ouvido críticas positivas e decidi dar uma chance.
Uma história bastante atípica, pelo menos pra mim. Chegou um momento em que fui pulando algumas páginas, porque parecia "mais do mesmo". Mas sem dúvida, uma biografia de histórias surpreendentes.

Adriano 05/02/2020

Como todo gênio teve um vida conturbada.
Não imaginava quão louca foi a vida de Tim Maia.

Grazy 21/11/2019

Maravilhoso! Esse é o verdadeiro rei.

Vitor.Hugo 15/09/2019

Vale a pena ser lido
Tim Maia é um personagem sensacional!! Um verdadeiro gênio da música brasileira e um dos pilares da mesma. Achei que o livro dá uma arrastada no final, não explora tão a fundo as relações de Tim Maia com sua família, em especial com seus filhos. Parece que está mais retratado ali o personagem Tim, mas sinto muita falta do Sebastião. Nelson Motta é um excelente jornalista e escreve bem e para as massa, isso é uma grande virtude não só do escritor, mas deste livro também. Mas, saliento, sinto falta de ritmo no livro e uma abordagem mais sentimental de Tim e menos profissional. Claro que Nelson expõe rachaduras na armadura de Sebastião, entretanto poucas em relação aos casos amalucados que são mencionados. Às vezes parecia que era uma enorme reportagem do que um livro de fato. Contudo, recomendo a leitura, pois o livro engrena na metade e Tim é um personagem multifacetado e, portanto, merece ter todos seus lados conhecidos.

Maílson 23/05/2019

Um louco repetitivo
Tim Maia era surreal. Um grande cantor, um grande compositor e muito louco. E é aí que o livro tem o seu grande defeito.
O começo é extremamente interessante, mas do meio pra frente as loucuras do Tim são exaustivamente demonstradas de forma repetitiva.
Várias músicas são apenas citadas e o relato de como foi o processo de composição das principais foram pinceladas superficialmente.
O final é abrupto. Um acabou, fim e é só isso.
jonatas 27/05/2021minha estante
Tive a mesma sensação. O final tinha tudo para ser redentor, mostrando a repercussão imediata da morte do artista e como algumas coisas mudaram após o falecimento dele, coisa normal no mundo da arte e principalmente no nosso país.

Albert 05/04/2019

Descontraído e irreverente
Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira possui uma biografia à altura do seu estilo: emocionante, descontraída e engraçada. Uma biografia se torna interessante dependendo das histórias do biografado e Tim Maia tem uma história inusitada, curiosa, debochada e de superação.

O produtor musical Nelson Motta escreveu um livro excelente e um dos melhores trechos são as narrativas das histórias de Tim Maia com o privilégio de manter relações no contexto musical com os cantores do início da geração da Bossa Nova, MPB e Jovem Guarda. Seus momentos de superação longe da família é outro ponto que me tocou e ao mesmo tempo me engraçou devido a maneira de encarar a vida e o contexto em que ocorreram os fatos. O mais famoso cantor brasileiro do soul music tinha uma personalidade espontânea, debochada e encarava os fatos da vida - fácil ou difícil - de maneira peculiar, o que faz do livro uma leitura leve e muito prazerosa. Eu mesmo, vários vezes me peguei gargalhando. Impossível o leitor não se solidarizar com Tim nos momentos de tristezas e dificuldades, mas também contente nos bons momentos e desaprovar os excessos e polêmicas com consequências na sua vida pessoal e artística. Vale Tudo é uma leitura maravilhosa.

Gilberto.Abib 26/12/2018

Um compilado excelente de histórias de uma vida.
Um livro muito bom, não diria que é uma biografia detalhada e sim um grande compilado de histórias da vida do Tim Maia, acompanhando sua época desconhecida, seu auge, sua derrocada. Muito bem escrito e narrado, com passagens engraçadas e que mostram o estilo Maia de curtir eevar a vida.

Carlos Tourinho 31/08/2018

O vale tudo do gênio do funk-soul