Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Dorileo 11/04/2024

Planejo ler novamente uma hora. Drácula é um clássico e super inspirador, mas não indico começar a ver sobre vampiros com esse livro, e sim em outras obras como ?Carmilla?, ou ?O Banquete De Sangue?.

Renata 10/04/2024

Sempre será um grande clássico
O meu encanto pelo mundo dos vampiros começou há muitos anos quando li pela primeira vez esse livro na adolescência.
Comecei a reler ao viajar para a Romênia, aonde iria conhecer o castelo do Conde Drácula. E saber um pouco mais da história de quem pode ter inspirado a criação do personagem e visitar os lugares retratados no livro é sensacional e fez a releitura ser muito mais prazerosa.

Dafny2 10/04/2024

Drácula
É uma leitura difícil e que tem de se empenhar para conseguir ler, mas eu gostei. Eu gostei da narrativa detalhada dos vários personagens e da garra única que cada um tinha, para o mesmo objetivo.

Estevão 10/04/2024

Achei o livro bem empolgante no começo, tudo era fascinante. O resto eu achei o livro meio arrastado, mas o final melhora. Tive medo em algumas cenas. Vale a leitura.

heygloria 10/04/2024

Pois é, complicado hein! ?
Começo dizendo que não foi o que tava esperando e tenho que dizer que não de modo positivo (como foi Frankenstein por exemplo) ?

O famoso ?esse clássico não é pra mim?, sempre que pegava no livro me dava sono de tão ?hum? foi esse livro kk

Achei uma leitura extremamente cansativa, entediante e confusa do começo ao fim. Essa narrativa feita por diários/cartas acho que foi o que matou tudo, sabe. Ela + a história terrivelmente tediosa deu mate muito ruim MESMO.

Real, até o meio da história ainda tinha esperança (principalmente pq van halsing deu um luz a mais pra história), mas depois foi só ladeira abaixo e só tava seguindo por pura bondade do coração.

Dei 2 estrelas novamente bondade do coração. Pq a vontade era dar nenhuma na real, pq vou dizer nada aqui salvou, talvez van halsing, mas até ele depois de um tempo tbm não tá engolindo mais kk

Obs: Outro livro terminei na velocidade da luz, pq se largasse de lado um pouquinho que só não voltava mais. (Sabia que minha sensação que Frankenstein ia ser melhor não tava errada.. Sabia..

Duda 09/04/2024

Entende-se porque é um clássico
Curiosamente nunca havia tido contato com nada sobre a história original do Drácula, única coisa que eu sabia é os conhecimentos adquiridos, através do senso comum, do que são os vampiros. Eu não me considero a maior fã desse tipo de criatura, mas esse livro me agradou muito, foi totalmente diferente do que eu imaginava. A escrita é bem densa em detalhes e a história muito bem fechadinha. Inicialmente achei muito difícil a leitura, pois era muito descritiva e esse modelo de livro em diários tornava as coisas um pouco monótonas. Mas, eu reconheço a riqueza da ?lentidão? do processo, pois torna o livro muito tenso. A partir da segunda metade, fica bem investigativo e gostei bastante da ?ação? contida nessa parte. Uma coisa que me impressionou foi o quão simples a criatura do vampiro é. Foi bem mais ?fácil? de lidar do que imaginei. Enfim, o livro é bem interessante e os personagens muito marcantes (principalmente a Mina, Renfield e Van Hellsing). Adorei o livro, odiei o processo demorado de leitura? Gostaria muito de ver uma série no estilo ?O alienista? sobre ele :)

Ann! 09/04/2024

Esperava outra coisa, mas não deixa de ser bom
Eu amei a escrita em formato de cartas, entrega muito o jeito de suspense desse livro, que é varias coisas acontecendo para no final se tornarem uma. Eu amei os personagens, me apeguei principalmente com a relação do Jonathan e da Mina ea melhor parte do livro foi o início, toda a tensão e desconfiança do Jonatha e interações com o Dracula foram muito boas.
Mas oque me incomodou foi o próprio Dracula, acho que faltou uma abordagem por parte dele, eu queria ver o seu ponto de vista sobre as coisas de forma mais clara. Mas creio que o problema foi a minha expectativa sobre esse livro, pois eu esperava um foco maior na narrativa do próprio Dracula mas no final foi uma investigação coletiva de doutores e vítimas do Dracula contra ele. Tanto que, apartir dos 70% do livro eu parei de te medo do grande dracula com celebro de criança

Paloma152 08/04/2024

O primeiro clássico de terror que eu leio e cumpriu com as minhas expectativas, é bastante envolvente e te prende a cada capítulo, mas eu achei a morte do conde bastante corrida e pouco detalhada, mas fora isso foi muito incrível.

Brenda.David 06/04/2024

Drácula, uma cruzada
A melhor parte do livro é quando acaba.

Minhas impressões sobre a leitura, principalmente após a primeira parte do livro, é de que ela se torna maçante, arrastada e cansativa. Aponto para a figura do Van Helsing, que muito me desagradou, a qual de tanto mistério e erudição aplicados se tornou extremamente pedante!

A história é em poucas partes coberta de um horror visualmente impactante, com tonalidades de um macabro que eu pensava poder ser aplicado ao restante da obra.

O livro não permite um contato mais profundo com seus personagens e com a própria história. No entanto, há algumas coisas que podemos notar claramente, como o contexto do século XIX, no qual foi escrito, um período fervente pelo cientificismo e positivismo evidente na obra. O caçador de vampiros, Van Helsing, é um nobre cientista. De certo modo, a obra é subversiva ao criar essa fantasia relacionada aos conhecimentos ocultos como resposta para seus tormentos. Existe também o excessivo tom católico na obra, que com o avançar da narrativa vai se tornando mais evidente e palpável. É aqui que concatenei a ideia de cruzada, conforme o avançar da leitura é perceptível a questão de extinguir um mal maior, ancorados sobretudo pela força da fé cristã.

Os diálogos parecem extremamente artificiais, os do Van Helsing verborrágicos e confusos. E ainda assim, na tentativa do autor exprimir tudo o que os personagens sentem, não conseguimos qualquer ligação com eles. Penso que o afastamento temporal da publicação da obra seria um dos motivos provocadores desta sensação de estranheza.

Enfim, um clássico gótico que foi uma experiência válida. Enriquecida sobretudo pelos produtos culturais posteriores a obra, alimentando ainda mais esse universo vampiresco. Drácula andou para que Edward Cullen e Damon Salvatore pudessem correr!

Uma obra que não revisitaria.
Bemmovie 07/04/2024minha estante
Exato! A ideia do vampiro criado pelo autor é extremamente intrigante, foi o que me manteve lendo por todo o percurso, mas ao final quando a esposa do homem lá acaba sendo infectada parece que mudou totalmente da primeira vítima. Senti que Bram estava meio saturado do próprio livro quando foi chegando no desfecho

Vanderlena.Vasconc 06/04/2024

Marcante Drácula
Drácula estava há muito tempo em minha estante e eu sempre adiando a leitura, pois sabia que seria uma leitura significativa, e claro, eu queria faze-la em um momento que eu fosse me sentir conectada à história para que não perdesse o foco e nem o interesse.

E esse foi o momento; li no meu tempo, aproveitando a história, fazendo pesquisas, descobrindo curiosidades sobre o autor e o enredo.
Drácula é uma obra fantástica onde o autor com uma narrativa epistolar mergulha o leitor no emaranhado de superstições medievais, folclore europeu, mitologia e psicologia, criando assim um universo rico e com múltiplas facetas, deixando o leitor totalmente preso a trama e pedindo por mais e mais.

A caracterização de Drácula é sensacional, o autor literalmente personifica o mal em absoluto, um ser repulsivo, mas que ao mesmo tempo é sedutor e irresistível. Mas não é só Drácula que é fantástico, todos os personagens são memoráveis. O meu favorito é o formidável dr. Van Helsing, sem dúvidas um personagem para ficar gravado na memória.

Drácula é um clássico que continua a cativar e assombrar os leitores mais de um século após sua publicação. Sua influência perdura na literatura, no cinema, na cultura popular, instigando os leitores de imaginação mais fértil a se perguntarem: se Drácula foi ou não real, de tão bem construído que foi o personagem e todo enredo.

Geralmente clássicos são maçantes e por conter muita informação você acaba se perdendo no decorrer da história, mas com esse livro aqui, não. Para mim foi uma leitura desafiadora, marcante, aprazível e bem fluida.

E o que falar da belíssima edição da DarkSide?
Tem muito material extra como: notas de rodapé, curiosidades, entrevistas e uma galeria de fotos de gelar o sangue, sem contar o corte colorido que dá um charme a mais na edição.

E você, já leu esse belíssimo clássico?

yaballu 06/04/2024

Lucy e Mina supremacy
"Impura! Impura! Não devo mais tocar Jonathan nem beijá-lo! Oh, que seja eu agora o pior inimigo dele, e quem ele mais tem motivo para temer. Ao que Harker replicou, decidido:

- Sandice, Mina. É uma desonra para mim ouvir tal palavra. Eu não a ouviria a seu respeito e não a ouvirei vinda de você. Que Deus me julgue segundo meus merecimentos, e me puna com um sofrimento ainda mais agudo até do que o desta hora, se por qualquer ato ou desejo de minha parte algo jamais se puser"

Bemmovie 05/04/2024

Drácula sem Drácula, o que achar?
Sinceramente esperava que teria mais sobre o Vampiro em si e não apenas uma tentativa de catequese.
Comecei o livro por causa da fama e inúmeras adaptações, mas incrivelmente não sei se valeu mesmo a pena. Passei capítulo por capítulo na expectativa de algo como nos filmes acontecer, mas acabei tendo uma autobiografia do Van Helsing no lugar.

É maneiro ler por ser cult e tudo mais, mas sinceramente Carmila é bem melhor ( e temos fanfic no AO3 com final bom das duas juntas caso queiram saber)
Lidy13 06/04/2024minha estante
É por isso que obra assim não vai no bom gostos das pessoas de hoje, por causas das adaptações e fanfics que modifica o real sentido da história, drácula é perfeito pra quem entende.

Brenda.David 06/04/2024minha estante
Senti o mesmo sobre o livro! A cada página me perguntando se Carmila era melhor e valia a tentativa após a tragédia de ler Drácula. Evidentemente um clássico por conta do legado referenciado nos produtos culturais posteriores? :/