Adagio

Adagio Felipe Cagno

Resenhas -

Thalles.Haydan 23/05/2024

Curioso
Achei a história válida e bem colocada. Uma história que trata de assuntos complexos e de maneira responsável. Vale salientar que essa história possui gatilhos para abuso s3xual... No geral, uma boa história!! Gostaria de ler mais desse mundo.

Jessica Pertile 13/03/2024

Uma SCIFI incrível!
Que HQ incrível gente, sério!

Imagina um mundo onde os novos influencer's são aqueles capazes de sonhar? de controlar seus sonhos e compartilhar isso em uma rede parecida com o yt, onde as pessoas interagem, te geram renda...

É isso que Adagio faz, você só precisa sonhar e eles compartilham!

Mas tem as pessoas que desejam fazer parte desse time de famosos, mas, eles não são capazes de sonhar, eles só conseguem ter pesadelos!

E como seria ser famoso compartilhando os seus piores temores?

Adagio foi uma HQ que eu não esperava nada, mas me ofereceu uma experiência incrivel!
A história, o roteiro, a forma como temas sensíveis são tratados, tudo foi construído com muito cuidado em uma distopia incrível.

Apesar da HQ ter sido publicada em 2018 ela envelheceu bem, tanto no tema quanto nos gráficos que ainda estão lindos.

Eu indico de mais essa HQ, se tornou uma das minhas favoritas do momento!

site: https://www.instagram.com/p/C4bSfriPhNC/?hl=pt

Dango Yoshio 05/03/2024

Você só precisa sonhar
Num futuro em que sonhos podem ser streamados, o que você estaria disposto a fazer pra ficar no topo?

Com uma roupagem futurista e macabra, Adagio traz um alerta sobre o uso descuidado e excessivo das redes sociais, a fome de likes e o vale-tudo pra conseguir o que se quer.

Teria sido 5 estrelas, mas achei a resolução muito rápida, foi literalmente 5 páginas pra fechar a história. Mas toda a construção do mundo e da trama foram muito boas.

livrosepixels 17/04/2023

Cuidado com o que você sonha...
Se você acha o filme Inception (A Origem, no Brasil) engenhoso ao propor a ideia de construir sonhos dentro de sonhos, imagine se no futuro fosse possível criar, gravar e transmitir eles via rede social? Essa é a proposta de Adagio, um futuro tecnológico onde a maior obsessão dos jovens é ser um dreamer famoso e popular.

Na trama, Kaya quer ser popular como sua amiga. Ela atinge o seu objetivo ao começar a compartilhar os seus pesadelos na rede e, do dia para noite, se torna famosa. Com medo de ser uma fama passageira, Kaya começa a buscar meios cada vez mais perigosos para se manter sempre popular. Um desses “meios” é o consumo de uma droga injetável que potencializa os sonhos lúcidos. Mas algo sai de controle e interfere não só nos pesadelos virtuais, como também na realidade de Kaya.

A ideia para esta Graphic Novel brasileira vai além de uma mera história de ficção científica e traz à tona temas delicados, como o vício pelo mundo virtual, consumo de drogas, depressão e o estupro. São temas pesados, mas que são tratados de forma direta e explícita. Pode ser que não fique claro logo de início, mas após finalizar a leitura as peças se encaixam.

É uma GN curta, com pouco mais de 100 páginas, e por isso, acredito que a trama siga muito depressa. Dado a importância dos temas que debate, acredito que poderia ter sido mais lenta e exploratória. Mas isso é mero detalhe, dentro desse universo o autor ainda pode explorar inúmeras ideias e discutir muitos outros temas (e eu iria gostar muito de ler).

[RESENHA ORIGINAL PUBLICADA NO IG ESTANTE X em 2019]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

BibiCourty 27/12/2022

A premissa é muito boa e o cenário futurista é muito bem construído, mas achei que o final foi um pouco corrido e faltou um pouco de explicação pra alguns detalhes.

shelukessonarry 02/09/2022

Queria que fosse maior
Achei incrível o conceito dessa história, fiquei super intrigada e adoraria ver mais!

O formato de quadrinhos valoriza muito a narrativa, pois acredito que como a maioria de nós sonha com imagens, não faria muito sentido ter essas situações da história apenas descritas. O visual é arrepiante e te deixa nervoso até a ultima página!

Magnus 26/06/2022

estupro ultra desnecessário
É nojento usar estupro como ferramenta narrativa, além de ter uma história que permite INFINITAS possibilidades de mostrar que o personagem é [*****] SEM USAR ESTUPRO! Dava até de fazer ele cometer isso em sonho de jeito que a personagem veja horrorizada isso, que não seria real! Sem contar que ela supera rápido demais, construção porca.

Sem contar que parece que o autor de forma sádica faz a personagem principal (que sofre a violência) ser insuportável, quase pra castigá-la com isso, como se fosse pra gente ficar feliz por isso por ela ter irritado tanto.

Nojento. Autor nojento por ter feito e pensado nisso.
Magnus 26/06/2022minha estante
Jogou fora uma ideia muito interessante, decepção.

Paloma 25/06/2022

Os vicios e o que as pessoas fazem por likes e visualizações nas redes sociais pode trazer consequências drásticas pra vida delas. Amei a abordagem dos temas na HQ.

Jon 06/06/2022

Vale a pena ler
Não chega a ser uma obra prima, mas sinto que há muito a ser feito, assim como o próprio autor explica, contudo, a temática se faz sentir. Kaya está inserida em um mundo pós redes sociais, onde os sonhos são as novas timelines. A discussão do autor é sobre o impacto real das redes em nossas vidas e em como os sonhos podem se tornar pesadelos, e os pesadelos facilmente se converte em realidade...

Ricardo.Barroso 31/12/2021

Surpreendeu
A premissa da HQ já parecia incrível, mas o desenvolvimento me surpreendeu. A história trata do tema do vício nas redes sociais e na dependência dos likes num mundo onde nossa maior intimidade, os sonhos, é pública. Os dois estilos de arte se alternando ficou muito bom. Recomendo.

ph 31/12/2021

apaixonado
essa hq dominou meu coração tão rápido, que li ela toda em menos de uma hora. tem representatividade safica, tem ambientação futurística (que eu amo) e tem os traços mais bonitos e também os mais diferentes de todas as hqs que já li. sinto que o final foi um pouco corrido e que poderia ter mais páginas, mas isso não atrapalhou em nada!

Aelita Lear 25/08/2021

Que quadrinho mais incríveeeeel!!
Não esperava uma leitura tão maravilhosa com este quadrinho, que me surpreendeu do início ao fim! Muito bem desenvolvida a história e os personagens, e muito lindo os desenhos. Fiquei tão impressionada, que quero o físico e reler hahhaha
Amei demais e recomendo a leitura!

Marriete 02/03/2021

Adágio (HQ) ? Resenha Autor: Felipe Cagno.
Adágio é uma história em quadrinhos que faz uma reflexão sobre redes sociais e nossos sonhos lá no futuro. Será possível um dia sonharmos online para que todos possam compartilhar de nossas sensações durante o sono? E, por fim, qual a finalidade disso?
Não é nenhuma novidade que hoje as redes sociais estão em um crescimento cada vez mais robusto, os likes e os comentários são muitas vezes disputados a tapas nesse grande campo de guerra virtual. Muitos desempenhando ótimos trabalhos, claro, com imensa criatividade, mas, será que isso é natural? Algo estaria faltando na vida real e sendo projetado para um mundo virtual?

É uma questão um pouco complicada porque a internet é uma ótima ferramenta mas que acredito estar sendo utilizada de forma abusiva por alguns. Há pessoas que vivem somente para seus perfis virtuais em detrimento das relações mais próximas com amigos e familiares. Algo a se pensar.

Além do roteiro incrível, com questões bastante pertinentes, tenho que destacar a qualidade das artes dessa HQ. Sou bastante leiga no assunto mas posso adiantar que o projeto gráfico é bem agradável, tem traços marcantes com cores vibrantes e intensas.  Curti bastante essleitur e a recomendo!

#Adágio# FelipeCagno#SaraPrado#Brão#NatáliaMarques#DeyisonManes#Hq#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#AmazonBrasil#AmoLer#Instabooks

Lila 19/01/2021

Graphic brasileira de alta qualidade
Que trabalho de arte sensacional!
To meio chocada com a história e não sei muito bem dizer o porque. Na verdade acho que é pela representação do vício no uso das redes sociais e as consequências psicológicas e sociais disso. Cada vez fica mais difícil nos distanciarmos do virtual.

Enfim, valeu a pena. LEIAM

Giordano.Sereno 20/10/2020

Um tema importante apresentado de maneira diferente
O quadrinho aborda o tema da super exposição em redes sociais de uma maneira totalmente inusitada. A história se passa no futuro onde existe uma rede social chamada Adágio que permite que os usuários transmitam ao vivo e compartilhem seus sonhos. O autor mostra tudo que os usuários são capazes de fazer para conseguir um like e os riscos que isso pode gerar.
Achei o final um pouco apressado, mas não compromete. A história te faz refletir sobre como nosso comportamento em redes sociais pode nos prejudicar.