O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas -

Bruno.Marconato 03/01/2021

O andar do bêbado
Muito bom! O livro traz conceitos bem técnicos e difíceis, mas o autor consegue contextualizar muito bem através de exemplos e da história de como se chegou àquele conceito.
O último capítulo é incrível, o autor mostra como algumas coisas parecem óbvias e previsíveis quando analisadas posteriormente, mas que na verdade cada ato depende de inúmeros outros atos que impedem essa previsibilidade.
Recomendo!

Martony.Demes 30/08/2022

Bom, vou ser direto. Ficou curioso sobre o livro? Vá logo para o último capítulo, homônio ao titulo do livro! Lá tem uma visão do pensamento da pesquisa do escritor.

Os demais capítulos são diversos fatos, pontos e acontecimentos que ele apresenta sobre o acaso, 'sorte' (generalizando bem) e outros assuntos! Confesso que fiquei um pouco entendiado com muitos capítulos! Talvez por eu não ser de alguma área relacionada!

Camila 28/11/2021

Brilhante!
Estou maravilhada com esse livro. A princípio imaginei que seria um livro mais matemático, voltado a explicar a probabilidade, mas depois percebi que ele tratava sobretudo da natureza humana. Ele não só nos explica como de fato podemos fazer algumas análises probabilísticas e estatísticas, mas também mostra como a nossa mente não está preparada para lidar com o acaso. Em questões relacionadas à aleatoriedade, tiramos conclusões falhas, que nos levam a cometer erros. Leonard Mlodinow escreveu esse livro de forma brilhante, de modo a esmiuçar cada uma das ideias importantes que ele quer passar. Ele passou longe de ser um daqueles livros que falam sobre ciência de forma que um leigo teria dificuldade. Ouso dizer, que mesmo que um leigo não entenda os detalhes de probabilidade que ele trouxe, a grande quantidade de exemplos do cotidiano faz com que as ideias fiquem claras.

Essa é uma daquelas leituras que faz com que mudemos a nossa forma de enxergar o mundo e as coisas que acontecem na nossa vida. Uma mensagem importante que ele traz é que muitas pessoas que obtiveram sucesso (fracasso) apenas tiveram sorte (azar), e que podemos aumentar nossas chances de termos sucesso se aumentarmos a quantidade de tentativas que fizermos, mesmo que isso implique no aumento de fracassos que teremos no caminho.

Eu recomendo essa leitura para qualquer pessoa. É excepcional!

Kayque.Ferreira 15/12/2023

Li esse livro por indicação de um amigo, não sou matemático ? mal me graduei em exatas na faculdade ? mas gosto de estatística e probabilidade, e esse livro tem isso, tem história e poderia dizer também que é um livro de autoajuda, não entendam como algo pejorativo, isso é muito positivo para mim, porque depois de 9 meses que tentei ler essa obra a primeira vez, só agora consegui concluir.

Recomendo para pessoas que tenham interesse mínimo por estatística, sem isso acho difícil alguém chegar no fim, mas é bom, me diverti e me deixou vários pontos de reflexão.

Thiago 11/02/2020

Para os apaixonados em história da matemática
Para aqueles que gostam de ciência como um todo, em específico a matemática.
Este livro narra com pequenos relatos históricos o surgimento dos cálculos de probabilidade. Gostei do livro, pois o autor acaba fazendo super mini biografias de alguns matemáticos importantes, mas que não conhecia.
Um bom livro.

Karina.Schiavoni 23/01/2022

Acho que qualquer professor de probabilidade e estatística deveria recomendar essa leitura para os seus alunos, na verdade pra qualquer aluno de qualquer curso.. A matemática é bem simples e os exemplos são perfeitos.

É realmente incrível pensar como o acaso governa as nossas vidas, que o destino nada mais é do que um compilado de situações aleatórias.

Achei a segunda metade do livro um pouco massante, muito por não me interessar pelo tema de estatística. Mas isso não diminuiu a minha vontade de indicar o livro para outras pessoas.

"Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que não perceberam o quão perto estavam do sucesso no momento em que desistiram"

Adriano.Jesus 23/10/2022

Indagar sobre nós mesmo
Este livro nos mostra o quanto nós precisamos para estarmos sempre atendo com as circunstâncias de nossas vidas.

andesonc137 21/02/2021

Excelente livro
O livro é excelente para compreender que o acaso e os eventos aleatórios governam muito de nossas vidas. Leva a reflexão a cerca do modo como encaramos os acontecimentos e suas consequências. Com certeza vale a leitura.

brunomacedo_ 01/09/2021

Aleatoriedade como força não fraqueza
O livro transmite várias ideias e mecanismos para entender os impactos da aleatoriedade desde em processos simples até o mundo e sua complexidade.
Rico em contexto histórico e aplicações contemporâneas, a leitura é fácil e envolve o leitor mesmo nos temas mais técnicos.

Estela.Mayra 25/07/2022

O acaso vai me proteger
Baita livro. O autor aborda temas que costumam ser maçantes, como probalidade e estatística, de forma muito envolvente. Com essas duas áreas da matemática, o autor mostra como o acaso ordena nossas vidas. Gostei muito e recomendo.

MauricioTiso 16/08/2019

A previsibilidade do acaso
Leonard Mlodinow nos leva por uma jornada sobre a história da consciência do Homem perante a aleotoriedade da vida.

O autor aborda as leis da probabilidade e da estatística através de suas concepções históricas, trazendo à tona tanto os personagens como o momento histórico em si e o encadeamento das consequências.

Tudo isso desemboca no objetivo de nos fazer refletir o que muitos filósofos e psicólogos abordam ao longo da vida: a inevitabilidade do acaso e como a este se torna uma fonte relevante de infelicidade.

Uma frase interessante no livro do Prêmio Nobel Max Born é: ?O acaso é um conceito mais fundamental do que a causalidade.? A frase é simples mas o seu aceite é extremamente complexo.

Um profissional que trabalhou comigo me trouxe outra frase interessante: ?A expectativa é a Mãe da Merda!!?. Num mundo com excesso de dados, opiniões e conexões, a falsa sensação de controle e previsibilidade, associada à todos os processos de abreviação na tomada de decisão, como o viés de confirmação (Ver mais em Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar), dão à expectativa um uso completamente inadequado o que gere inevitavelmente a frustração.

Minha terapeuta, Rita Gonçalves, sempre me levou à mesma reflexão com a outra provocação: a do ?salto para o infinito...?. Aceitar o acaso é dar o salto para o infinito com a certeza de soluções e novas possibilidades são parte do processo e infinitamente mais ricas e transformadoras do que a inércia do ?ninho de espinhos? chamado Controle.

Ingrid Lima 11/01/2022

Revelador
"O anda do bêbado" revela o quanto somos influenciados por julgamentos, preconceitos e a falsa ilusão de controle diante do acaso.

É uma leitura benéfica e necessária, pois elucida teorias e conceitos matemáticos com humor e exemplos do cotidiano.

Lucas.Zenerato 04/06/2023

Um dos melhores que já li.
O autor trabalha a interferência da aleatoriedade (e nossa percepção sobre ela) na vida humana. Genialmente escrito, traz conceitos de estatística e probabilidade de forma leve, clara e descontraída.

luciano.maciel.140 15/03/2023

O livro se baseia na aleatoriedade, o quanto a sorte imprevista pode mudar os rumos de coisas fantásticas. Para mostrar que nossa vida é muito regida pela aleatoriedade, o autor traz várias referências de estudiosos em que tentaram a todo custo "controlar/prever" os rumos da história por meio da lógica e criação de padrões. Ele explica que isso é uma tendência humana de sempre querer prever e estar no controle, mas mesmo assim, processos aleatórios saem do controle e fazem a história tomar outro rumo. O destaque são os dois primeiros capítulos e os dois últimos. Entre estes capítulos são exemplos que a história possui sobre as tentativas de previsão e seus insucessos. A mensagem final é sobre nossas decisões que podem estar cheias de vieses, e devemos tomar cuidado ao julgar sucesso baseado em acontecimentos compreensíveis.