O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas -

Onyxia 19/05/2024

A linha que une a habilidade e o sucesso é frouxa e elástica
O livro é muito bom. A maneira de abordar os capítulos me lembrou o livro Assombrado pelos demônios, pois ele explica e desmistifica várias situações e teorias físicas também.

O livro fala sobre determinismo, teoria do caos, teoria das cordas, estatística e por fim em como não desistir de algo só por ter fracassado.

"E assim como os autores devem ser julgados por seu modo de escrever e não pelas vendas de seus livros, os físicos - e todos os que tentam ser bem-sucedidos - devem ser julgados mais por suas habilidades que por seus êxitos."

Renata 10/03/2024

Bom, porém muito difícil!
O livro traz um conceito interessante e extremamente importante para nossa vida, porém em diversos momentos ele se torna extremamente técnico e para pessoas, como eu, que não possuem facilidade com números e contas muito difícil de entender! Quase desisti em alguns momentos, mas valeu a pena ler até o fim!

lidi 28/02/2024

O livro retomou muito dos conceitos trazidos em Ruído e Rápido e Devagar e traz de forma muito interessante o papel do acaso nas nossas vidas.

gab gold 09/01/2024

Aprendendo sobre o acaso
Esse foi um livro que me serviu muito bem! nao tenho duviada do que uma vez li que o conhecimento se revela principalmente para os curiosos, e esse livro exemplifica bem isso. pude ter um breve vislumbre do que vou estudar mais a fundo em um futuro proximo na graducao, conceitos de estatistica e probabilidade muito interessantes e fora de tudo o que eu ja vi. sem duvidas um livro que irei ler novamente e buscar aplicar os conhecimentos sobre o acaso em minha vida.

Taylor 07/01/2024

O Acaso e a Mente Humana
O tema do livro é, como o próprio subtítulo já diz, demonstrar como o acaso influencia as nossas vidas. No entanto, para isso o autor precisou apresentar e familiarizar o leitor com conceitos importantes da estatística ? ao mesmo tempo em que demonstra como a nossa mente falha em entender certas particularidades no comportamento do acaso e no funcionamento da própria estatística. Isso vai fazer você se perguntar algumas vezes: o livro é sobre o acaso ou sobre estatística? Resposta simples: ambos.

A compreensão do acaso (e da própria estatística) é importante, não para entendermos corretamente a realidade à nossa volta, mas para a entendermos de forma menos equivocada ? ser bom é difícil, mas dá pra ser menos pior. Ilusões como a ideia de que alguém que foi alçado à fama por uma sequência de eventos aleatórios o fez por mérito nos concedem uma interpretação bem destoante do que realmente acontece. É esse tipo de coisa, e outros equívocos que também acometem nossa mente, que Mlodinow aborda neste livro.

Outro ponto que acho interessante comentar é sobre a versão que peguei. A edição que comprei é pequena, o que faz o texto ficar todo compactado em páginas menores e as folhas são brancas como papel ofício. Principalmente pela temática do livro, acho que facilita mais ter uma edição que não seja assim, porque ler não vai ser tão cansativo. Juntando isso com o fato de algo na forma como Mlodinow se comunica não ter me pegado tanto, eu dei uma boa abandonada nesse livro por dois meses antes de voltar e terminar.

Ana Ruppenthal 30/12/2023

Ótimo
O livro é muito bom, apesar de ser difícil de acompanhar em alguns pontos - pelo menos para pessoas como eu não tão familiarizadas com um raciocínio matemático.

Mas na essência, o autor buscou demonstrar a aplicação da lógica e das ciências matemáticas na vida cotidiana e em exemplos históricos e em diferentes contextos sociais, mostrando a evolução da matemática ocidental.

É basicamente um convite à descomplicação da matemática, mostrando que o raciocínio matemático pode estar mais presente na nossa vida do que imaginamos - isso se nós nos permitirmos ser mais racionais.

10/10

Kayque.Ferreira 15/12/2023

Li esse livro por indicação de um amigo, não sou matemático ? mal me graduei em exatas na faculdade ? mas gosto de estatística e probabilidade, e esse livro tem isso, tem história e poderia dizer também que é um livro de autoajuda, não entendam como algo pejorativo, isso é muito positivo para mim, porque depois de 9 meses que tentei ler essa obra a primeira vez, só agora consegui concluir.

Recomendo para pessoas que tenham interesse mínimo por estatística, sem isso acho difícil alguém chegar no fim, mas é bom, me diverti e me deixou vários pontos de reflexão.

Tamiris Fornazari 09/12/2023

Depois da onça morta, todo mundo é caçador!
Depois do fato consumado fica fácil argumentar a seu respeito.

Gmcampanini 23/11/2023

Uma jornada
Eu realmente achei que não iria conseguir vencer esse livro, a maior parte dele é focada em muitos conceitos e teorias da matemática para explicar como a aleatoriedade funciona na nossa vida - obs: foi somente nesse livro que consegui entender de verdade o que significa o efeito borboleta -. O maior problema dele, para mim, foi que a conclusão soou extremamente rasa perto da densidade de todo o livro. De toda forma, trouxe reflexões importantes sobre a necessidade de exercitarmos a nossa mente para sair dos pensamentos e justificativas automáticas que nos fazem buscar um padrão e uma fundamentação para o que geralmente é um efeito ou uma soma de aleatoriedades que estão fora do nosso controle.

Frasson 12/10/2023

Livro incrível, causa aquele desconforto no ponto certo. Faz questionarmos nossa maneira de pensar sobre acontecimentos e o acaso.

Hanna 15/08/2023

Livro muito bem escrito
Gostei muito do livro. Apesar de ficar um pouco perdida nos capítulos iniciais devido aos termos de probabilidade e estatística (acho matéria bem difícil).
O último capítulo é muito bom, oq me fez dar 5 estrelas. Muito interessante fiz diversas marcações.

Gabriel Scoti 29/06/2023

Esclarecedor porém complexo
O livro introduz de forma lúdica como eventos aleatórios determinam o caminho que trilhamis em nossas vidas e as decisões que tomamos. É uma leitura fácil de início mas que se complica no final, com modelos matemáticos sobre probabilidade.

Guilherme.Pimenta 27/06/2023

Livro sobre sobre estatísticas e probabilidades
Um livro que trata de estatisticas e probabilidades, e como corriqueiramente estamos lidando com isso.
 Por que temos a impressão de que sempre estamos na fila mais lenta? Ou de que as coisas ruins só acontecem com a gente? o autor explica que isto é atribuído ao chamado viés de disponibilidade, que está associado a importância que damos a memórias mais vívidas, que estão mais ?disponíveis? em nossa mente, logo, mais fáceis de recordar.

Lucas.Zenerato 04/06/2023

Um dos melhores que já li.
O autor trabalha a interferência da aleatoriedade (e nossa percepção sobre ela) na vida humana. Genialmente escrito, traz conceitos de estatística e probabilidade de forma leve, clara e descontraída.