O construtor de pontes

O construtor de pontes Markus Zusak
Markus Zusak

Resenhas - O construtor de pontes

Gabriel 14/01/2024

Um encalhado da estante que valeu a pena
Tenho esse livro na estante há pelos menos uns 3 anos. Não foram poucas as vezes que tive vontade de lê-lo e também de mandá-lo embora. Finalmente tomei coragem e comecei.

O livro é bastante extenso e a escrita do autor é bem poética, mas acaba sendo um pouco cansativa as vezes. A narrativa é muito envolvente a partir da página 100 que é quando a gente começa a entender quem são os personagens que estão sendo descritos.

São 500 páginas de sofrimento, dor, perda e luto dos personagens. Toda vez que alguma coisa boa acontecia algo horrível vinha logo em seguida. Em certos pontos causou certa angústia ver 5 adolescente se f0dend0 tanto na vida. Todos os personagens são bastante densos e é possível enxergar as dores de cada, mesmo quando a gente não concorda com a forma com que eles lidam com elas.

No fim, acho que valeu a pena ter lido esse livro só agora porque eu estava em um momento bom para esse tipo de história. É o segundo livro do autor que leio (o primeiro foi A Menina que Roubava Livros) e já percebi certas semelhanças na escrita dele: ele gosta de fazer o leitor sofrer junto dos personagens. Em geral é um bom livro que poderia ter sido melhor se fosse um pouco menos "enfeitado" de mais na escrita.

Roberta Costa 14/01/2024

Recomendo!
Confesso que a estória contada em uma cronologia não linear me deixou um pouco confusa em alguns momentos, mas amei o livro e todos os garotos Dunbar

Clau 13/01/2024

Ahhh os Dunbar...
O livro começa arrastado. Confesso que comecei e parei inúmeras vezes nos últimos meses. Mas chega um momento em que a leitura começa a fluir e a gente se vê cada vez mais envolvido na história dos "garotos Dunbar". Bastante emocionante ao mesmo tempo que triste, faz você rir e chorar (de verdade, chorei intensamente de soluçar mais pro final do livro).

Thainara Ramalho 11/01/2024

O construtor de pontes
Que leitura linda!
Fui me apaixonando por cada um dos garotos Dumbar, e as suas peculiaridades.
É uma história repleta de sentimentos, mágoas, frustrações e também muito amor.

Mathew é quem conta a história, mas Clay é quem nos possibilitou conhecê-la. Emoção não falta, perplexidade também não, vale a pena demais.

maria 05/01/2024

“um garoto dunbar pode fazer muitas coisas, mas deve sempre voltar para casa.”
Me dói um pouco dar essa nota a 'O construtor de pontes' porque está longe, mas MUITO longe, de ser um livro ruim. Mas também não foi um livro que me cativou ao ponto de, daqui a alguns anos, eu me lembrar da história com carinho.
Quem narra a história é Matthew, o mais velho dos irmãos Dunbar, e a narrativa fica sambando entre passados diferentes. Eu, sinceramente, não sou muito fã disso, e acho que isso contribuiu para que eu acabasse não me conectando muito com a história. Além disso, muitos elementos foram apresentados ao longo da história (os animais, Abbey, o pregador, a ponte), mas não senti, de fato, uma conexão entre isso tudo. Achei que ia ter um boom mental mas isso não aconteceu. Entendam: não disse que não há conexão, mas que, de tanto ir e voltar no passado, acho que acabei ficando meio perdida. Agora, claro: os personagens de Markus Zusak sempre são apaixonantes, e em O construtor de pontes não poderia ser diferente.
Talvez, em outro momento da minha vida, eu tivesse gostado mais. Ou se eu tivesse pego o livro para ler com o objetivo de estudo, e não apenas de entretenimento. Enfim.

Pêpe 31/12/2023

No começo achei complicado, Markus Zusak, mistura passado e presente e me confundi.
Matthew é o irmão mais velho dos cinco da família Dunbar, ele está contando a história em uma máquina de escrever antiga, que foi de seu pai
Eles moram sozinhos, pois a mãe morreu e o pai os abandonou, até um belo dia eles encontrarem o pai na cozinha de casa com uma proposta, alguém para ajudá-lo a construir uma ponte.
É claro que foi escorraçado para fora, mas mesmo assim deixou o endereço escrito em um papel, e que foi encontrado por Clay.
Os outros irmãos não entenderam o que levou Clay a tomar a decisão de ir ajudar o pai nessa empreitada.
Então Clay parte para a cidade do pai, e vai ajudar na construção da ponte.
É nessa ponte com um projeto ambicioso, feita de pedras e lembranças, vão tecendo juntos um passado repleto de saudades.
O Construtor de Pontes narra uma família repleta de mágoas, mas ao mesmo tempo repleta de amor e de perdão
É muito lindo, não foi uma leitura rápida pois a escrita do Markus é bem poética bem diferenciada.
Eu amei e recomendo

Daniele Laia 30/12/2023

No fim, o fim teve que chegar.
"A pancadaria estava perto de acabar.
Um cigarro já fora encontrado e fumado.
Até as guerras do piano haviam cessado.
Hoje sei que foram distrações muito válidas, mas incapazes de mudar a vida dela.
O mundo dentro dela se avolumou.
Ela se esvaziou, transbordou."

Cleitao 04/12/2023

Mais um livro muito sentimental
Para quem gostou de A Menina que Roubava livros vão gostar muito de O Construtor de Pontes. Muito emocionante. Leiam vocês vão adorar .

Tiarajú 18/11/2023

Ótima ficção
Ficção não é meu gênero favorito. Ainda assim, esse livro me prendeu, fazendo com que sempre quisesse ler mais um pouco. É uma história de cinco irmãos, das tragédias e das conquistas de sua família. Marcus Zusak fala do presente e do passado, dando detalhes e mantendo certo suspense em pequenos aspectos da história. Os personagens são ricos, ainda que os garotos Dunbar não sejam de muita conversa.

Biscoito27 10/11/2023

O construtor de pontes e a enchente de lagrimas
Esse livro e simplesmente magnífico, o jeito como narra a história durante o passado e o presente e sobre o que aconteceu depois. A historia dos garotos Dunbar e simplesmente engraçada, triste e altamente real, é muito instigante o modo como o escritor a desenvolveu e como sempre consegue chegar ao fim em lágrimas.

Esse é mais um dos poucos livros em que chorei no final realmente me senti na história não por me identificar mais por entender esse momento entre irmãos e essas palavras não ditas e de como o amor funciona.

Por fim sinto que não tem como eu falar sobre o livro sem dar spoiler sobre a história, no qual a única coisa que posso avisar sobre e que vc vai começar a fazer parte e a entender a história dos garotos Dunbar, vai ser tocado e impressionado realmente a sinopse conta tudo "quero lhe contar sobre o nosso irmão. Tudo aconteceu com ele. Todos nós mudamos por causa dele".

Myria.Viana 02/11/2023

Uma família
Era uma vez um jovem, este casou com uma mulher, em sua vida aconteceram fatos que mudaram o percurso de sua vida que o levou a agir de forma egoísta. Também tinha 5 jovens rapazes que passaram por inúmeros acontecimentos e tinha o Clay que mudou tudo para si e para todos. ??

Rayssa 10/10/2023

Absolutamente sensível
Talvez o livro mais lentos e intensos que li nos últimos anos. Já costumo gostar dos livros desse autor, contudo, esse livro é de uma sensibilidade incrível. Não é uma leitura rápida, precisei parar diversas vezes para absorver os sentimentos e as sensações descritas de forma tão simples. É muito profundo e ganhou um espaço entre os meus livros favoritos da vida. Trata cada situação com sinceridade e a beleza necessária. Estou apaixonada por esse livro.

Alexandre 23/09/2023

Mais lágrimas
Markus Zusak ficou famoso por escrever "A menina que roubava livros" e, foi por ele que conheci sua obra. No entanto, seus outros livros tem muito pouco a ver com seu maior sucesso. Não sei se por experiência própria, mas seus outros livros falam sobre famílias, problemáticas, em sua maioria, fraternidade, e, principalmente, amor. Este não é diferente. Conta a história dos garotos Dunbar, principalmente Clay, e de como sua família foi tocada pela história dele. Te garanto que você vai amar cada personagem aqui. Clay e Carey podem ter se tornado meu casal literário favorito. E lágrimas, como sempre é com os livros de Zusak.

Vanessa.Perin 09/09/2023

Bom livro
É um livro de drama familiar, bem construído.
As primeiras 100pg são um pouco confusas, são muitos personagens e leva um tempo para vc se situa em tudo q acontece, mas não desista, as coisas vão começar a fazer sentido e vc vai se envolver com os mistérios do livro, descobrindo a dor e quem são cada um dos personagens.
As últimas 100 páginas ficaram mais paradas e isso me envomodou um pouco. Mas no geral gostei bastante da leitura.