Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Taitasiq 29/05/2022

A gata vai do romance de época pro SciFi espacial? Sim, ela vai, principalmente pq 2022 tá sendo o ano das leituras espaciais nesta casa. Se tiver uma protagonista feminina do babado, então...
Nesse livro, acompanhamos a Spin, uma garota que é filha de um piloto morto em combate e considerado um covarde por ter fugido da batalha bem na hora H. Ela cresce com esse estigma, enquanto sonha em se tornar também piloto e lutar no céu. Nessa jornada, ela encontra uma nave antiga quebrada dentro de uma caverna e, depois de alguns ajustes, a nave mostra que tem personalidade própria, se tornando minha personagem preferida no livro (também descobri que gosto de robôs engraçadinhos). Esse livro foi o "meu primeiro Brandon Sanderson" hahahhaha. Agora eu que lute pela continuação.

Will 18/02/2022

Sanderson é um monstro
Lembro quando li Mistborn e minha cabeça explodiu.
Os detalhes das batalhas, a história do universo em volta. Era incrível. Devorei a trilogia. O mesmo aconteceu com a Trilogia dos Executores. Mesmo autor, dois universos distantes, duas histórias incríveis.
Peguei SkyWard por acaso, e minha expectativa estava baixa, simplesmente pensava que seria um SciFi de qualquer jeito de um autor forte em outras características. Eu estava muito errado.
A história de Spensa e do universo de SkyWard é incrível. Seus clichês bem montados, personagens cativantes e evolutivos.
O que instiga nessa obra é o que as fantasias devem conter. Diversos Plots se amarrando e fechando. Para um primeiro livro, a quantidade de respostas que fecham a obra são muito bem trabalhadas. Mesmo existindo coisas em aberto no final, são as que levam o Plot Driving para longe, é tudo na medida certa.
Li algumas críticas falando sobre Spensa. Talvez as pessoas não estejam acostumadas como uma personagem viva. Ela respira e expira o que ela viveu. Ela é arrogante? Como você seria vivendo a vida inteira sendo taxada como filha de um traidor de sua pátria?
Ela se comunica de forma "rude"? Como você agiria sendo colocado para baixo a vida toda, vivendo a margem de uma sociedade que já é decrépita?
A realidade de Spin (uma bela alcunha para a personagem) é entre tantas as que vemos hoje no mundo real. Uma mulher que se coloca e leva todos os pronomes negativos onde homem levam os positivos. Sanderson é necessário!

Rayner 15/03/2021

"Conquiste as estrelas"
O livro é incrível, com uma trama bem construída, cheia de drama, suspense. Uma leitura incrível, ainda mais que amo ficção científica.

Daniela.Pepes 12/09/2021

Gente, tentei. Eu juro!
Eu quando vi que no goodreads estava com 4,5 estrelas esse livro, eu falei: BORA. Do Brandon Sanderson ainda? Mas minha gente, que protagonista INSUPORTÁVEL, misericórdia. Tenho paciência mais pra protagonistas de 17 anos que são marrentas. Tem como não. O livro até tinha uma história muito boa e que poderia ser muito foda mais pra frente, mas a protagonista realmente me encheu o saco de uma maneira... que é isso, abandonado. Paz.

Akira 28/03/2021

Conquiste as estrelas
O que dizer sobre skyward? É simplesmente incrível! Leitura fluida, história brilhante e um ótimo sci-fi. Em apenas um dia li 300 páginas, pois não conseguia mais soltar o livro. Personagens envolventes e uma nave hilária. Este é o primeiro livro do Brandon Sanderson que leio, tenho absoluta certeza de que não é o ultimo. Nunca li uma história tão boa de superação.

naju 01/10/2021

me deixou (saudavelmente) obcecada
(postando dnv pq o skoob apagou??)

Eu não sei por onde começar para tentar convencer alguém a ler Skyward, além de jogar o livro na sua cabeça e dizer para virar gente.

A construção de mundo é coerente, e por mais que você só consiga explicações no final, nada te atrapalha a entender o que está acontecendo. Todos os detalhes são dados como se você fizesse parte da esquadrilha, então dá para acompanhar claramente o que está acontecendo, por mais que te faça sentir um pouco burro por precisar de um minuto a mais para processar tudo.

O meio do livro pode parecer um pouco parado para quem não se interessa muito por essa parte, mas essa não é a questão. Ele é DIVERTIDO. A dinâmica e a quimica dos personagens é incrível, e no fim é isso que te faz continuar. Eu me apaguei ate a Spensa, que tem uma personalidade que eu normalmente não gosto em protagonistas. Nesse caso, a dela era lógica, frustrante, divertida e eu adorei. Além da maturidade que ela vai adquirindo no decorrer do livro.

Não consigo pensar em um personagens que não seja carismático (por mais que o M-bot vença tds, ele é desse tamaninho?). Até aceitei as motivações da Ironsides em odiar a Spin. Inclusive me fez ter pena de >ricos< (o Jorgen me atropelaria, mas eu boto ele num potinho)

Meu único ponto a ressaltar são as migalhas de romance. Espero que ninguém comece a ler esperando mais do que um slow burn de inimigos>> concorrentes>> roubo de propriedade privada>> garota socando garoto>> eles defendendo um ao outro e fingindo não gostarem um do outro (e está perfeito assim)

Enfim, se a minha resenha não te convenceu a ler Skyward, volte ao inicio, me imagine jogando o livro na sua cara e comece a ler. Admito o universo virou um dos meus conforts, e depois daquele epilogo eu já estou sofrendo por não ter o terceiro já publicado (não, eu nem comecei o 2 ainda).

"Quando a herança se torna uma caixa, em vez de uma inspiração, é porque já foi longe demais."

M@g@ 30/03/2021

Excelente
É muito bom poder conhecer uma personagem principal sonhadora, forte e que jamais desiste, mesmo que ela pense que desistiu.
Sabe aquele livro que te dá um friozinho na barriga no final? É ele mesmo, um final incrível, muita aventura e uma fácil linguagem que se encaixa também para pré-adolescentes.

Vivian Amour 10/05/2023

Que maravilhosoooooo
Eu estou um pouco em choque ainda com o final. Toda atragetória da Spin, todos os cadetes que se foram. Mano não esperava por esse final mesmo.
Único de feito de livro é ser mt grande e ter algumas cenas que se repetem. Mas de resto, estou borbulhando de orgulho.
Esse foi meu primeiro livro do Sanderson e já quero minha carteirinha de fã.

Livy 08/04/2021

Conquiste as estrelas, Spensa
Instagram @livy.mundodolivro

Skyward se tornou meu novo favorito! Sempre fui apaixonada pelas estrelas, o universo e por histórias de aventuras no espaço, assim como Spensa, nossa protagonista! Amo Star Wars desde que me entendo por gente, que me faz sentir em casa! E Skyward me fez sentir assim!

A raça humana foi levada à quase extinção e em sua jornada pelo espaço os sobreviventes caem em Detritus, um planeta rodeado por destroços e lixo espacial. Ali, uma raça alienígena, os Krell, os atacam tentando eliminá-los! Então eles se estabelecem em cavernas no subterrâneo, criando colônias e meios de defesa. Foi ali que Spensa cresceu, ansiando se tornar piloto e se juntar à batalha, como seu pai, que sempre a incentivou a conquistar algo maior e buscar as estrelas. Algo difícil já que o céu era uma camada de detritos e ainda mais por ser conhecida como a filha de um covarde! Entre sua luta para se tornar piloto e fazer justiça à memória do pai, ela encontra um caça estelar em uma caverna, precisando de conserto: M-Bot, que tem uma personalidade própria e parece ser a chave para conquistar seus sonhos e algo grandioso!

Não tinha lido nada do Brandon Sanderson, autor de Mistborn, Elantris e Coração de Aço. Mas me apaixonei pela sua escrita deliciosa e envolvente! A trama se desenvolve de forma mais lenta até certo ponto, focando bastante no treinamento dos cadetes para piloto, mas isso não tira o brilho da história criada ou me fez gostar menos da leitura, que tem muita aventura, cenas de tirar o fôlego, ótimos plots e em vários momentos me emocionou! Houve até cenas que deixaram meu coração quentinho!

Todo o sistema de defesa, o treinamento dos pilotos, as naves, a força inimiga, a comunidade em Detritus, as batalhas e os personagens são muito bem desenvolvidos. A jornada de Spensa para se tornar uma piloto respeitada e descobrir sua força é incrível! No início é apenas uma garota revoltada e confusa, mas amadurece e se torna uma grande guerreira! Também amei vários personagens como Cobb, o instrutor deles, Jorgen, Lad e M-Bot! Amei seu humor! Eu amo uma nave, gente! E o final? Eu PIREI! FIQUEI ENLOUQUECIDA! Cheio de ação e muita emoção! Que Plot!

Brandon criou algo fantástico e queria poder contar mais! Que livro! Estou doida pela continuação!

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Maria 14/09/2020

Demorou um pouco para começar realmente a "ação" mas é um livro maravilhoso.

Biinha devora livros 28/05/2023

Simplesmente inacreditável
Minha primeira leitura de Brandon Sanderson e eu estou EM CHOQUE. Entrei nesse livro sem expectativa nenhuma e sai simplesmente embasbacada. Eu nunca tinha lido um livro tão bom, ainda mais escrito por um homem, ainda mais um homem escrevendo sobre uma protagonista mulher. O Brandon fez isso com PERFEIÇÃO. A Spin é simplesmente perfeita! Ela tem tudo o que eu gosto em uma protagonista, ela é forte, ousada, sabe o que faz. O enredo não gira em torno de um homem, os personagens são incríveis, as mortes me abalaram profundamente, como se fossem amigos meus. As cenas de batalha emocionantes? Tudo o que o Brandon queria que os leitores sentissem ao ler a história eu senti e em dobro. A história é bem desenvolvida do começo ao fim, não é enrolada mas também não passa rápido demais. Esse livro literalmente é um gabarito pra todos os livros de fantasia/ ficção científica que venham a existir. Eletrizante em cada detalhe

ka 15/06/2023

Brandon Sanderson ataca novamente
Eu sou simplesmente apaixonada pelos livros do Brandon Sanderson. O universo que ele criou, a descrição rica do ambiente, das máquinas, as manobras, as estratégias, o autor sabe fazer isso tão bem que eu me envolvo tanto na leitura que não consigo parar de ler o livro. Acho a Spensa levemente irritante e maluca? Acho. Mas estou empolgada para acompanhar o crescimento dela ao longo da série
Manuelle.Brandine 23/06/2023minha estante
Ele é volume único?

brenda meneses 29/05/2021

Skyward
Adorei! Foi o meu primeiro contato com Sanderson e gostei muito. Achei o meio beeeem arrastado, mas o início e principalmente o final funcionaram muito bem comigo. O desenvolvimento da Spin é uma coisa maravilhosa de acompanhar. Agora é esperar se os outros livros serão publicados aqui (ainda não apurei isso).