Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Regina 05/04/2021

Com certeza um dos melhores livros que eu já li
Skyward é um livro que quando você começa a ler, provavelmente você vai achar meio chatinho, pois grande parte do livro é a mesma coisa, treino, lutas e mais treinos e lutas,mesmo eu gostando de tudo isso fica um pouco monótono, mas o que realmente vale a pena ler o livro é o Plot Twist do final.

A Spensa é meio chatinha no início, mas você vai se apegando a personagem no decorrer do livro, e os personagens secundários, ahhh os personagens secundários... Eles são MARAVILHOSOS, você se apega a eles de uma maneira totalmente diferente.

O livro é muito bem escrito, ele é direto sem muito arrudeio, é um Young adult muito bom, não é focado só no romance como a maioria, onde o mundo tá se acabando e o personagens só pensa na outra pessoa que ela tá apaixonado, mas mesmo assim tem um romancizinho para aquecer nosso coração.

Com certeza Skyward não decepciona, o livro é muito bom e eu recomendo a todos.

anajuliaamota 17/05/2020

Leiam skyward e sejam felizes
Personagens perfeitos, história incrível, batalhas emocionantes de tirar o fôlego, universo bem construído, mistérios q envolvem sua mente e sua curiosidade?? skyward está com toda certeza na lista de melhores livros da minha vida

hunter 25/08/2021

*barulhos de vômito*
nada nessa história foi bem executado.
o autor tentou enfiar um pouco de comédia com a nave, um pouco de angst com 300 mortes aleatórias, mas no final das contas, não me causou nenhum tipo de sentimento além de RAIVA por fazer eu perder meu tempo. (vou nem falar daquela tentativa estúpida e falha de romance bleeh)

Filipe Faria 25/11/2018

Skyward Brandon Sanderson (resenha do livro em inglês)
Eu realmente amei este livro! A jornada de Spensa foi incrível, emocionante e muito bem escrita. Eu acho que o autor encontrou um bom equilíbrio entre humor, drama e cenas de batalha emocionantes. Este livro é muito bem ritmado e nunca é entediante, cheio de bons personagens e uma protagonista muito estranha, mas compreensível. Spensa é divertida, inteligente, persistente e muito corajosa. Eu acho que sua jornada no livro foi descobrir o que é realmente a coragem, e ela acaba este livro uma pessoa muito diferente do começo.

As cenas de batalha foram ótimas, elas foram muito vívidas e cinematográficas, como todas as
cenas de ação de Sanderson, mas desta vez com caças estelares! Minha parte favorita nos filmes e livros de Star Wars foram as batalhas X-Wing e Skyward me fez lembrar delas. Eu poderia imaginá-los todos muito bem em minha mente, principalmente devido à capacidade que o autor tem para escrever este tipo de cenas, foi realmente de tirar o fôlego.
Para um livro da YA, acho que a maioria dos personagens foi bem desenvolvida, a princípio eles pareciam planos e superficiais, mas mais tarde, eles adquiriram alguma profundidade e você se tornou mais apegado a eles. Isto é o que acontece para a maioria dos personagens secundários, mas especialmente para a Spensa. No começo, ela pode parecer uma garota cheia de bravatas vazias, mas ela tem uma luta interior muito poderosa. Ela prova ser determinada em seus objetivos, e esse é o tipo de protagonista que eu gosto. Seu tempo na escola de vôo com o resto de sua equipe é uma das minhas partes favoritas da história, e quando as coisas começam a ficar ruins você realmente sente por ela e seus amigos, e as coisas que aconteceram têm um enorme impacto nela. Há muitos momentos que realmente me tocaram neste livro, especialmente envolvendo sua família e seu pai.

M-Bot foi excelente! Ele era tão engraçado, assim como muitas partes deste livro. Eu acho muito bom quando um autor me faz rir lendo um livro, mas ao mesmo tempo tem uma história com conflitos e apostas altas. A própria Spensa também foi muito engraçada, e o humor foi bem dosado ao longo do livro, tornando a experiência mais satisfatória como um todo. Doomslug (não sei como ficou o nome em português) é agora o melhor lesma da literatura! (há outra lesma na literatura?).

Há algumas reviravoltas e revelações, algumas delas foram muito boas e algumas não foram muito extraordinárias, mas no geral este livro tem uma história muito sólida. Há muitas coisas que eu preciso ver respondidas nas sequências, então o livro dois tem o potencial de ser ainda melhor. Estou ansioso para ler Starsight no próximo ano! Este livro me fez lembrar por que essas histórias que lemos trazem um toque de alegria e esperança em nossas vidas.

Julia Ledra 28/02/2022

Esperava mais, mas não foi pra mim
Eu costumo amar os livros do Brandon Sanderson, mas esse não foi escrito pra mim. Eu não gosto muito de livros foçados em ação, tenho um pouco de preguiça disso, então não me conectei com esse livro.

Gosto do cenário de escola, nesse caso uma escola de pilotos de guerra, e eu gostei que as coisas não são fáceis, os alunos não aprendem a voar em um capítulo e no próximo são pilotos incríveis. Muito pelo contrário?

As partes que eu mais gostei no livro foram a história de como os humanos chegaram nesse planeta, o que aconteceu com o pai da Spensa e qual é o rolê dessa guerra sem fim que eles estão lutando contra os Krell (basicamente eu gostei dos mistérios do livro, a parte de ação realmente me entediou)

O final não me empolgou muito pra continuar lendo a série e acho que num geral eu não sou o público alvo desse livro, apesar de amar outros livros desse autor (mas quando ele foca em fantasia, mistérios e politicagem em vez de ação)

Amycolaco 18/05/2021

5 estrelas esse momento é nosso!
Gênio Sanderson. Isso eu já sabia, o que eu não sabia é que eu iria encontrar um livro super diferente e não só no seu enredo como sua diferença na a escrita para Mistborn. A verdade é que eu amei de um jeito totalmente diferente, vou explicar: Brandon escreve de um jeito mais ?emocional? sinto que sua escolha é para nos conectarmos de fato com os personagens, acompanhamos muito mais das suas personalidades e durante muito tempo não tem nada muito ?grande? acontecendo, mas em cada linha ele vai construindo o caráter, a essência, a amizade, a lealdade, o convívio... Isso nos faz amar TODOS os personagens, faz parecer que os conhecemos muito e o plot final torna impossível não querer dar seguimento ao próximo livro.
Terminei a leitura feliz e principalmente por Sanderson ter me feito querer ver Spensa, Jorgen, Lad, FM, Arturo, Nedd, Kimmanlyn, Cobb demais no próximo livro, vocês percebem o quão incrível é terminar o primeiro livro de apenas quatrocentas folhas e querer muito acompanhar todos os personagens? É muito difícil nos conectarmos tão profundamente com tantos deles, então, PONTO PRA SANDERSON, ele conseguiu.
Espero que todos percebam a intenção por trás dessas escolhas, não acontece pouca coisa mas sim tudo que precisa para que sigamos ao próximo livro amando cada personagem.
Ansiosa para o segundo! ??

Rebeca 09/07/2023

?Conquiste as estrelas, Spensa?
Se aventurar em mais um universo do Brandon Sanderson é sempre uma grata surpresa e dessa vez não foi diferente. Skyward me deixou envolvida de uma forma que eu não esperava de uma ficção científica e eu não poderia estar mais grata por isso.

Essa história é narrada através da Spensa, codinome Spin. Uma garota lutadora, que sonha desde sempre com as estrelas e levantar voo. Para ela, querer se tornar uma piloto da FDD é sua única certeza.

?? Conquiste as estrelas, Spensa ? ele falou.
Eu ia ser piloto algum dia. Voaria bem alto e lutaria.?

Nesse universo a raça humana se vê tendo que sobreviver no planeta Detritus, onde há ameaças inimagináveis. Nesse planeta, ver o céu é quase uma dádiva, ele é obstruído por imensas estruturas que orbitam o planeta e volta e meia caem na superfície. Além disso, os cidadãos formaram esquadrões para se protegerem de constantes ameaças alienígenas.

Este é o mundo conhecido por Spensa e que tem ele virado de cabeça para baixo quando seu pai, em uma grande batalha, foi nomeado como covarde e morto. Agora sua única missão é voltar a trazer honra e mérito para sua família. O ato da covardia do seu pai, pesa em seus ombros, quando ser corajoso e desafiador é o que parece mover seu povo.

?? Meu pai me disse para conquistar as estrelas. Temo que elas o tenham conquistado, em vez disso.?

Quando uma oportunidade para entrar no grupo de cadetes surge, ela aceita, sem imaginar que terá que lutar com unhas e dentes para que permaneça ali.

A construção de Skyward é brilhante, Brandon parece nos oferecer migalhas dele no momento certo, nos deixando imersos em um mistério fascinante e inovador. Não vemos as páginas passando e ficamos presos a história desses personagens que a cada capítulo nos revela uma nova camada.

Os personagens desse livro sem dúvidas são o que mais trás brilho e verdade a essa história. Mesmo os que inicialmente parecem ser os mais babacas e impossíveis de se simpatizar, nos revelam serem lutadores e sobreviventes desse planeta onde a elite parece ser a única merecedora disso.

Alguns estão ali por mérito, sonhos, para serem o que de fato sonharam em ser ou até mesmo tentando se auto desafiar. Já outros pelo simples fato de serem privilegiados por toda a sua vida. Aqui a gente vê um reflexo da nossa própria realidade e aos poucos o autor nos revela a humanidade de cada um.

?Eu nunca tive medo do escuro. A escuridão me fazia lembrar do exercício que Vozinha me ensinara, quando eu flutuava na direção das estrelas que cantarolavam. Não dava para ter medo do escuro quando se era um combatente. E eu era uma combatente.?

A Spensa é a típica adolescente que se encontra naquele limbo da fase adulta. Cheia de receios, sonhos e com aquela ânsia de tornar o mundo melhor que todos nós temos ou já tivemos nessa fase, chegando até a ser chata. Ela é densa, real e sem exageros. Iremos acompanhar ela nessa caminhada em que irá errar, acertar e sentir medo inúmeras vezes. Com certeza você irá rir, se divertir, sentir um pouco de vergonha alheia, tomar todas as suas dores e anseios e sem dúvidas se emocionar com a trajetória dessa personagem.

?Sentia-me oca. Vazia. Não assustada, claro. Eu me banhava nas chamas da destruição e revelava o grito dos derrotados. Eu não ficava assustada.?

Em muitos momentos me senti assistindo Star Wars, Top Gun e Herbie. Uma mistura perfeita dos três, em um universo de ficção científica. A narrativa é lenta em alguns momentos, para dar espaço a batalhas épicas onde não sabemos quem serão os felizardos a saírem vivos.

Jorgen, codinome babaca. Ele foi um personagem que surpreendentemente eu simpatizei desde o começo, porque eu sabia que ele tinha mais para nos mostrar. Para um líder de esquadrilha em que esse papel foi dado de forma fácil, ele é uma surpresa por ser uma dúvida para a Spin e até mesmo um adversário. Mas que se revelou ser um amigo e parceiro de esquadrilha.

Eu amei todos os personagens desse livro, desde aqueles que pareceram serem os vilões inicialmente, aos que se foram precocemente.

?? E alguma coisa é justa? Ele sorriu. ? A morte. Trata todos do mesmo jeito.?

Cobb, o treinador, ex-piloto e ex-parceiro do pai da Spensa. Ele é aquele personagem cru e verdadeiro, que abriu portas e deu oportunidades para a Spin. É através dele que vemos as falhas da FDD, que não são poucas. Vemos as diversas cicatrizes que ele carrega por causa disso. Não tem como não se perguntar a certa altura quem são os verdadeiros vilões e heróis dessa história.

M-bot foi uma surpresa e o alívio cômico que esse livro precisava. Uma nave abandonada, misteriosa - que tem inteligência artificial e uma personalidade cativante, sarcástica e debochada. Ele é uma das coisas que trás ainda mais mistério para o enredo.

Sinceramente gostei de tudo um pouco desse livro. A construção lenta e constante, sem jogar vários plots em nossa cara e sair correndo depois, tem seu valor.
Acho que esse é um livro perfeito para quem quer iniciar no mundo do Brandon Sanderson. Não tem como não se apaixonar por tudo o que vier a seguir.

Hercilio.Helton 11/08/2021

"Só os tolos iam até a superfície. Era estúpido correr um perigo daqueles, minha mãe sempre dizia. Tinha a chuva de detritos quase constante do cinturão de destroços, mas, além disso, nunca dava para saber quando os Krell atacariam"

Skyward é uma ficção científica/fantasia que se passa vários anos no futuro num planeta chamado Detritus.

Detritus tem esse nome pois é cercado por uma camada de lixo espacial tão densa que, mesmo da superfície do planeta, é muito raro conseguir ver as estrelas.
Os humanos, ou o que restou da humanidade, vive no subsolo do planeta, se escondendo dos ataques constantes dos Krell - alienígenas que enviam naves para bombardear a superfície de Detritus.

Os humanos viviam separados em pequenos grupos pois qualquer aglomeração muito grande podia ser 'sentida' pelos Krell que focavam aquele local para exterminar a todos.
Porém, com a descoberta de uma base subterrânea que possibilita a produção de naves de combate, foi criada a FDD - Força Defensiva Desafiadora - para proteger a humanidade.

"Então..." falei. "Está dizendo que, no fim do nosso treinamento, você espera que sejamos capazes de usar ganchos feitos de energia para esmagar nossos inimigos com pedaços flamejantes de detritos espaciais?"
"Sim."
"Isso.." sussurrei. "é a coisa mais linda que já ouvi"

Durante a história seguimos Spensa, uma personagem bem... interessante.
Spensa é filha de um dos grande pilotos da FDD. Um dos melhores pilotos que a humanidade já teve. Porém seu pai foi marcado como desertor, traidor e covarde ao fugir de uma batalha direta contra os Krell e por em risco a vida de todos de sua equipe.
A nave de seu pai foi abatida em combate e Spensa foi então taxada como a filha do covarde, e tem sua vida inteira moldada por esse único fato.

"Algumas vezes, as respostas de que precisamos não combinam com as perguntas que fazemos. E, algumas vezes, os covardes fazem os sábios de tolos"

Porém Spensa não desiste. O sonho dela é ser piloto da FDD e ela não vai descansar até conseguir.

"As pessoas precisam de histórias, filha. Ela nos trazem esperança, e essa esperança é real. Se esse é o caso, então o que importa se as pessoas das histórias realmente existiram?"

Spensa cresceu ouvindo as histórias de sua Vozinha - uma das poucas sobreviventes da última nave humana que pousou em Detritus - que conta à ela as lendas dos heróis humanos, e a inspiram a, apesar de todo o preconceito que sofre, tentar sempre dar o melhor de si.

Embora vejamos a história à partir dos olhos de Spensa o autor conseguiu trabalhar muito bem a construção de todos os personagens.
Todos os outros pilotos da equipe são muito bem desenvolvidos de uma forma real e crível à medida que o livro vai se desenvolvendo.

Skyward traz emoção, combates aéreos, questionamentos filosóficos e até bastante comédia. Perdi a conta de quantas vezes ri lendo as conversas entre Spensa e os outros personagens 😂

O desenvolvimento da história é incrível, os personagens são espetaculares, o vilão é interessante e enigmático e existe até um enemies to lovers que a galera desse mundo literário tanto gosta 💜

Recomendo pra todos os fãs de YA (jovem adulto) e de ficção científica.

"Não devemos nos esconder nas sombras porque tememos a fagulha dentro de nós. A resposta não é deixar a fagulha de lado, mas aprender a controlá-la"

É isso então.
E você, já conquistou as estrelas?

Gabryelle.Soares 26/12/2021

M-Bot entenda que eu amo você!

Que livro incrível! No início Eu fiquei meio "nhee" mas ao longo da história eu amei tanto a Spensa!
Esses personagens foram tão bem feitos! Me fez realmente entrar na história e me envolver com os personagens ( alguns livros não me faziam esse efeito)
Simplesmente maravilhoso! O plot>>> bem inesperado!
Indico muito!

Rhu_Cr 09/10/2023

Surpreendente
Foi surto atrás de surto, comecei tendo raiva da spin a cada frase que ela falava e agr amo a personagem

Taitasiq 29/05/2022

A gata vai do romance de época pro SciFi espacial? Sim, ela vai, principalmente pq 2022 tá sendo o ano das leituras espaciais nesta casa. Se tiver uma protagonista feminina do babado, então...
Nesse livro, acompanhamos a Spin, uma garota que é filha de um piloto morto em combate e considerado um covarde por ter fugido da batalha bem na hora H. Ela cresce com esse estigma, enquanto sonha em se tornar também piloto e lutar no céu. Nessa jornada, ela encontra uma nave antiga quebrada dentro de uma caverna e, depois de alguns ajustes, a nave mostra que tem personalidade própria, se tornando minha personagem preferida no livro (também descobri que gosto de robôs engraçadinhos). Esse livro foi o "meu primeiro Brandon Sanderson" hahahhaha. Agora eu que lute pela continuação.

Will 18/02/2022

Sanderson é um monstro
Lembro quando li Mistborn e minha cabeça explodiu.
Os detalhes das batalhas, a história do universo em volta. Era incrível. Devorei a trilogia. O mesmo aconteceu com a Trilogia dos Executores. Mesmo autor, dois universos distantes, duas histórias incríveis.
Peguei SkyWard por acaso, e minha expectativa estava baixa, simplesmente pensava que seria um SciFi de qualquer jeito de um autor forte em outras características. Eu estava muito errado.
A história de Spensa e do universo de SkyWard é incrível. Seus clichês bem montados, personagens cativantes e evolutivos.
O que instiga nessa obra é o que as fantasias devem conter. Diversos Plots se amarrando e fechando. Para um primeiro livro, a quantidade de respostas que fecham a obra são muito bem trabalhadas. Mesmo existindo coisas em aberto no final, são as que levam o Plot Driving para longe, é tudo na medida certa.
Li algumas críticas falando sobre Spensa. Talvez as pessoas não estejam acostumadas como uma personagem viva. Ela respira e expira o que ela viveu. Ela é arrogante? Como você seria vivendo a vida inteira sendo taxada como filha de um traidor de sua pátria?
Ela se comunica de forma "rude"? Como você agiria sendo colocado para baixo a vida toda, vivendo a margem de uma sociedade que já é decrépita?
A realidade de Spin (uma bela alcunha para a personagem) é entre tantas as que vemos hoje no mundo real. Uma mulher que se coloca e leva todos os pronomes negativos onde homem levam os positivos. Sanderson é necessário!

Bia 13/07/2023

Brandon Sanderson é realmente tudo isso
Ameeei esse livro, a narrativa é muito envolvente, apesar de mais jovem o crescimento da personagem principal é gritante e só tornou o livro mais interessante, não consegui largar.