Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Rebeca 09/07/2023

?Conquiste as estrelas, Spensa?
Se aventurar em mais um universo do Brandon Sanderson é sempre uma grata surpresa e dessa vez não foi diferente. Skyward me deixou envolvida de uma forma que eu não esperava de uma ficção científica e eu não poderia estar mais grata por isso.

Essa história é narrada através da Spensa, codinome Spin. Uma garota lutadora, que sonha desde sempre com as estrelas e levantar voo. Para ela, querer se tornar uma piloto da FDD é sua única certeza.

?? Conquiste as estrelas, Spensa ? ele falou.
Eu ia ser piloto algum dia. Voaria bem alto e lutaria.?

Nesse universo a raça humana se vê tendo que sobreviver no planeta Detritus, onde há ameaças inimagináveis. Nesse planeta, ver o céu é quase uma dádiva, ele é obstruído por imensas estruturas que orbitam o planeta e volta e meia caem na superfície. Além disso, os cidadãos formaram esquadrões para se protegerem de constantes ameaças alienígenas.

Este é o mundo conhecido por Spensa e que tem ele virado de cabeça para baixo quando seu pai, em uma grande batalha, foi nomeado como covarde e morto. Agora sua única missão é voltar a trazer honra e mérito para sua família. O ato da covardia do seu pai, pesa em seus ombros, quando ser corajoso e desafiador é o que parece mover seu povo.

?? Meu pai me disse para conquistar as estrelas. Temo que elas o tenham conquistado, em vez disso.?

Quando uma oportunidade para entrar no grupo de cadetes surge, ela aceita, sem imaginar que terá que lutar com unhas e dentes para que permaneça ali.

A construção de Skyward é brilhante, Brandon parece nos oferecer migalhas dele no momento certo, nos deixando imersos em um mistério fascinante e inovador. Não vemos as páginas passando e ficamos presos a história desses personagens que a cada capítulo nos revela uma nova camada.

Os personagens desse livro sem dúvidas são o que mais trás brilho e verdade a essa história. Mesmo os que inicialmente parecem ser os mais babacas e impossíveis de se simpatizar, nos revelam serem lutadores e sobreviventes desse planeta onde a elite parece ser a única merecedora disso.

Alguns estão ali por mérito, sonhos, para serem o que de fato sonharam em ser ou até mesmo tentando se auto desafiar. Já outros pelo simples fato de serem privilegiados por toda a sua vida. Aqui a gente vê um reflexo da nossa própria realidade e aos poucos o autor nos revela a humanidade de cada um.

?Eu nunca tive medo do escuro. A escuridão me fazia lembrar do exercício que Vozinha me ensinara, quando eu flutuava na direção das estrelas que cantarolavam. Não dava para ter medo do escuro quando se era um combatente. E eu era uma combatente.?

A Spensa é a típica adolescente que se encontra naquele limbo da fase adulta. Cheia de receios, sonhos e com aquela ânsia de tornar o mundo melhor que todos nós temos ou já tivemos nessa fase, chegando até a ser chata. Ela é densa, real e sem exageros. Iremos acompanhar ela nessa caminhada em que irá errar, acertar e sentir medo inúmeras vezes. Com certeza você irá rir, se divertir, sentir um pouco de vergonha alheia, tomar todas as suas dores e anseios e sem dúvidas se emocionar com a trajetória dessa personagem.

?Sentia-me oca. Vazia. Não assustada, claro. Eu me banhava nas chamas da destruição e revelava o grito dos derrotados. Eu não ficava assustada.?

Em muitos momentos me senti assistindo Star Wars, Top Gun e Herbie. Uma mistura perfeita dos três, em um universo de ficção científica. A narrativa é lenta em alguns momentos, para dar espaço a batalhas épicas onde não sabemos quem serão os felizardos a saírem vivos.

Jorgen, codinome babaca. Ele foi um personagem que surpreendentemente eu simpatizei desde o começo, porque eu sabia que ele tinha mais para nos mostrar. Para um líder de esquadrilha em que esse papel foi dado de forma fácil, ele é uma surpresa por ser uma dúvida para a Spin e até mesmo um adversário. Mas que se revelou ser um amigo e parceiro de esquadrilha.

Eu amei todos os personagens desse livro, desde aqueles que pareceram serem os vilões inicialmente, aos que se foram precocemente.

?? E alguma coisa é justa? Ele sorriu. ? A morte. Trata todos do mesmo jeito.?

Cobb, o treinador, ex-piloto e ex-parceiro do pai da Spensa. Ele é aquele personagem cru e verdadeiro, que abriu portas e deu oportunidades para a Spin. É através dele que vemos as falhas da FDD, que não são poucas. Vemos as diversas cicatrizes que ele carrega por causa disso. Não tem como não se perguntar a certa altura quem são os verdadeiros vilões e heróis dessa história.

M-bot foi uma surpresa e o alívio cômico que esse livro precisava. Uma nave abandonada, misteriosa - que tem inteligência artificial e uma personalidade cativante, sarcástica e debochada. Ele é uma das coisas que trás ainda mais mistério para o enredo.

Sinceramente gostei de tudo um pouco desse livro. A construção lenta e constante, sem jogar vários plots em nossa cara e sair correndo depois, tem seu valor.
Acho que esse é um livro perfeito para quem quer iniciar no mundo do Brandon Sanderson. Não tem como não se apaixonar por tudo o que vier a seguir.

Lidia Valverde 09/07/2023

Amei!!!
Estou simplesmente apaixonada por esse universo e esses personagens. Uma história gostosa de ler, com personagens apaixonantes e uma história que me fez amar cada detalhe dela.

Acompanhar esses jovens aprendendo a pilotar e encontrando tantos desafios ao longo do caminho, foi uma jornada incrível. Amei a Spin, M-Bot, Lad, Jorgen, Arrojada, Cobb e tantos outros personagens.

Que história gostosa de ler. Ler as descrições de luta aérea e ficar imaginando isso foi muito divertido.

Me apaixonei pela escrita do Brandon Sanderson. Super recomendo!

Henrique 29/06/2023

Que livro!
Branderson tem uma um cérebro e uma imaginação que não dá pra descrever!

Tirando também o fato de ter uma escrita super fluída...

Esse livro me surpreendeu demais! O livro prometeu e entregou o dobro!

Recomendo para fãs do gênero de ficção científica que envolva naves, etc

Hanajima 28/06/2023

Brandon é Brandon
Segunda série dele que eu começo e também tem um começo épico. Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas nos últimos 75% eu devorei esse livro, não conseguia parar de ler só queria ver o que ia acontecer no final. Eu gostei de ver a evolução que os personagens tiveram e a dor que cada um deles sentia e, realmente era algo muito triste.
Enfim, vou continuar a série. Depois desse final eu preciso saber o que vem a seguir, como pode um plot tão bom??

Marina.ninatalendo 26/06/2023

?Conquiste as estrelas, Spensa.?
?? Eu deixarei você ir até o céu. - ele falou - mas eles não vão facilitar para você. Não seria justo.
? E alguma coisa é justa?
? A morte. Trata todos do mesmo jeito.?

Esse é um dos exemplos de como os diálogos desse livro são ricos em nuances, detalhes e como eles são profundos. Conseguimos ver a jornada da Spensa, mas também vemos claramente que a Spensa do começo do livro não é a mesma Spensa do final. Um dos melhores desenvolvimentos de personagem que eu já li, de certa forma me lembrou um pouco o desenvolvimento da Katniss de Jogos Vorazes.

Uma coisa importante: não apenas a Spensa, mas TODOS os personagens tem o mesmo nível de evolução, cada um dentro de si mesmo. É incrível como você consegue se ver envolvido facilmente com tudo sobre o Esquadrão Celeste, Cobb, Lad e até mesmo o M-bot que me fez rir muitas vezes e também refletir. ?Acho sua natureza frágil, emocionalmente instável e irracionalmente bastante agradável.?

Favoritado e que venha o próximo!

@biaentreleituras 15/06/2023

Skyward é um sci-fi completamente envolvente, com cenas de ação detalhadas e bem trabalhadas, com alienígenas tentando destruir a humanidade que sobrevive em um planeta distante da Terra e com condições diferentes, e uma protagonista forte, determinada, destemida e muito ousada!

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
Manuelle.Brandine 23/06/2023minha estante
Ele é volume único?

@biaentreleituras 06/07/2023minha estante
Só agora vi seu comentário aqui, desculpa a demora. Não é volume único, esse é o primeiro da série

ka 15/06/2023

Brandon Sanderson ataca novamente
Eu sou simplesmente apaixonada pelos livros do Brandon Sanderson. O universo que ele criou, a descrição rica do ambiente, das máquinas, as manobras, as estratégias, o autor sabe fazer isso tão bem que eu me envolvo tanto na leitura que não consigo parar de ler o livro. Acho a Spensa levemente irritante e maluca? Acho. Mas estou empolgada para acompanhar o crescimento dela ao longo da série
Manuelle.Brandine 23/06/2023minha estante
Ele é volume único?

Dani 12/06/2023

Adorei
Nesse ?planeta paralelo?, Spensa é filha de um piloto considerado covarde. Os pilotos são pessoas muito importantes nesse planeta, mas ela é rejeitada pela população, por ser filha do traidor.
Ela sonha em ser piloto tb, e fazem de tudo para impedir esse sonho, pois acreditam que ela vai ser covarde, igual ao pai.
Ela consegue entrar na escola de piloto, e durante o processo encontra uma nave que ela nunca viu. Ao poucos ela consegue consertar a nave com a ajuda do seu melhor amigo.
M-bot, a nave, é o ponto alto desse livro. Uma nave que fala e tem um senso de humor um tanto peculiar.
Enfim, a história é bem legal e nos faz refletir sobre como nossos medos e julgamentos podem afetar o que realmente somos.

Milla 05/06/2023

Boa construção de mundo e ação
É o meu primeiro contato com o autor e não acredito que este seja seu trabalho mais exemplar
Gostei da história, apesar de em alguns momentos parecer que nada tá acontecendo, eu pretendo ler a sequência (acho que só tem mais um livro).
Gostei do desenvolvimento de personagem que a Spin tev,e e eu adoro o M-Bot!
No final do livro teve cenas bem frenéticas que me perderam bastante. Acho difícil pra um autor fazer a cena de ação bem ambientada, para o leitor conseguir entender tudo o que tá acontecendo no meio do caos, e eu gostei dessa.

@caixas_e_livros 04/06/2023

Skyward
A jovem Spensa vive há anos como uma pária na sociedade onde reside, sendo chamada de convarde após seu pai, um dos pilotos na maior batalha que Alta travou contra os Krell, ser abatido por seus colegas quando tentava fugir dela, Spensa sonha em entrar na escola de pilotos e poder finalmente limpar o nome de seu pai, porém nada vai ser fácil quando ela começar a descobrir o jeito que a FDD é comandada e os segredos que ela guarda.

??Conquiste as estrelas, Spensa.?

Skyward é uma ficção científica jovem onde a humanidade luta para não entrar em extinção, vivendo em outro planeta onde são
constantemente atacados por outras naves comandares por seres que se conhece muito pouco, os Krell.

Geralmente eu tenho muita dificuldade em ler ficção científica, e esse também é meu primeiro livro do aclamado Brandon Sanderson, a escrita dele foi a responsável por me ver obcecada por essa história e a jornada da protagonista Spensa.

??Você me lembra de alguém que esqueci.?

Spensa tem uma grande evolução nessa história, de uma menina ingênua mas ao mesmo tempo incrivelmente destemida que vive no subsolo e sonha em honrar a memória do pai, a uma pessoa que acorda para a realidade e se vê em frente a batalhas que não estava preparada, experimentando de fato sentimentos conflitantes dentro de si, como luto, medo, esperança e decepção.

??O medo estava me destruindo. Porque eu não sabia se poderia resistir.?

As cenas de ação e perseguição no espaço são eletrizantes e de tirar o fôlego, a escrita do Sanderson tem esse poder de te deixar extremamente ansioso para o que vem a seguir, todos os personagens apresentados na história ajudam a compô-la de um jeito magnífico, você se pega apaixonado por eles e não quer largar o livro até descobrir todos os segredos que essa história esconde.

Porém, muitos mistérios ficam em aberto para o segundo livro, e eu pretendo ler em breve, porque sinceramente, eu chorei por causa de uma NAVE! Então preciso ler a sequência logo.

Se você é fã de batalhas no espaço, histórias onde a humanidade precisa se reerguer e lutar por sua sobrevivência e de uma Nave que é extremamente fofa, inteligente e até meio sarcástica você precisa ler Skyward.

Nota: 5?? || Págs: 400

Antonia 31/05/2023

"Corajosas até o fim"
Spensa é a filha de um covarde. Ou ao menos é o que sempre é dito a ela, desde o momento em que seu pai fugira de uma poderosa batalha para lutar com os temidos monstros krell, em pleno seus sete anos de vida. Agora, já crescida e determinada como a guerreira que via em histórias e narrativas, Spensa deseja ardentemente desafiar a todos os que a rejeitaram, entrando na maior academia de vôo em toda a resistência e humanidade conhecida. No entanto, se tornar uma piloto pode ser ainda mais desafiador do que pensara, principalmente quando segredos sobre seu pai sobem a tona e uma nave exótica podem colocar em jogo toda a paz obtida com os krell.

Skward é, de certo modo, um presente extremamente gentil para os fãs de Guerra nas Estrelas e qualquer outro programa de ficção científica que envolva naves falantes e codinomes ousados. Imergi na história facilmente, sentindo-me acolhida pela ambientação e pela história do planeta e resistência criada pela mente de Brandon Sanderson. Eu me apaixonei por este mundo até então desconhecido como me apaixonei pelos outros feitos pela mente deste autor. E estou me coçando para comprar o segundo livro.

Spensa é um protagonista complexa, que muitas vezes pode parecer impulsiva e até mesmo irritante para alguns leitores. Mesmo assim, sua personalidade é um fator importante de seu desenvolvimento como piloto e personagem. É uma arma que utiliza para se proteger dos insultos gritados em seu ouvido desde criança; sua determinação e vivacidade são as muralhas erguidas para protegê-la da covardia que sempre associaram a ela. E vê-la descobrindo ? através de perdas, dores, abandonos e ações ? que poderia ser forte sem ser brutal é um grande passo no desenvolvimento da personagem. Eu amei ler a narrativa e as bravatas de Spensa, e ela se tornou uma personagem protegida para mim.

Eu me apaixonei profundamente pelos outros personagens que acompanham Spensa ao longo de suas aventuras inesperadas e ? às vezes ? imprudentes. Ver a maneira com a qual começa a estabelecer laços e aprender com essas pessoas é muito gratificante ao longo do livro, e em como ela também têm influência na evolução dos outros ao seu redor.

As revelações finais me deixaram com os dedos coçando para comprar o próximo livro e entrar novamente neste mundo de naves voadoras, lesmas fofinhas e naves tagarelas.

Espero que tenha uma boa leitura ?

Biinha devora livros 28/05/2023

Simplesmente inacreditável
Minha primeira leitura de Brandon Sanderson e eu estou EM CHOQUE. Entrei nesse livro sem expectativa nenhuma e sai simplesmente embasbacada. Eu nunca tinha lido um livro tão bom, ainda mais escrito por um homem, ainda mais um homem escrevendo sobre uma protagonista mulher. O Brandon fez isso com PERFEIÇÃO. A Spin é simplesmente perfeita! Ela tem tudo o que eu gosto em uma protagonista, ela é forte, ousada, sabe o que faz. O enredo não gira em torno de um homem, os personagens são incríveis, as mortes me abalaram profundamente, como se fossem amigos meus. As cenas de batalha emocionantes? Tudo o que o Brandon queria que os leitores sentissem ao ler a história eu senti e em dobro. A história é bem desenvolvida do começo ao fim, não é enrolada mas também não passa rápido demais. Esse livro literalmente é um gabarito pra todos os livros de fantasia/ ficção científica que venham a existir. Eletrizante em cada detalhe

Vitória 24/05/2023

O melhor personagem é uma inteligência artificial. alguém devia avisar os escritores que o complexo de personagem principal que aí de mim sou tão pequena não é fofo

Chyla 15/05/2023

Sedenta pelo Starsight ?
Leitura fluida, personagens cativantes e um desfecho incrível que faz ponte para o segundo livro. Passei pano em todos os momentos pra Spensa. ?