Oz

Oz L. Frank Baum

Resenhas - O magnífico Mágico e a maravilhosa Terra de Oz

AAnacruz 01/10/2023

Não há lugar como nosso lar
É uma história fofa sobre amizade. Fiquei surpresa ao descobrir que são 14 livros do total e eu achando que seria um livro só kkkk.

Dorothy é levada para a mágica Terra de Oz por um grande ciclone e no esforço de voltar pra casa faz amizade com um Espantalho, um lenhador de lata e um Leão covarde. Todos se juntam pra pedir ajuda ao grande Oz.

Cynthia 17/08/2021

Algumas coisas nunca saem de moda, como a magia. A cada página lida, a cada capítulo finalizado senti um quentinho no coração maravilhoso, uma nostalgia gostosa da infância, mas ainda assim senti como se fosse a primeira vez que pisei na terra de Oz, muito obrigada institutomojo por essa edição agradável de ler, caprichada e impecável. Ah, e essa edição conta com duas histórias de Oz.

Dorothy vivia com seu cachorrinho totó, seu tio e sua tia no Kansas, um lugar cinza em uma pequena casa com um pequeno porão que fora construido para que os moradores se escondesse dos tufões que eram comuns naquela área, um desses ciclones leva sua casa para uma terra mágica.

Lá, Dorothy encontra um povo chamado de "miudins" que estavam eternamente gratos a ela por matar a Bruxa Má do Leste, sendo Dorothy vista por eles como uma nobre feiticeira, apesar dela ser uma inocente garotinha que acabou matando a bruxa não propositalmente quando a casa caiu sobre a malvada.

A Bruxa Boa do Norte instrui Dorothy a calçar os sapatos prateados da bruxa má e ir em busca O Grande Mágico de Oz, que vivia na cidade das Esmeraldas. Dorothy e Totó partem em uma jornada repleta de aventuras, conhecendo amigos maravilhosos, enfrentando vilões, vencendo desafios e principalmente, cada um deles, vencendo a si próprio.

Descobri o motivo dos Macacos Voadores se comportavam daquele jeito, eu nem sequer sabia a respeito da história de porque eles obedeciam a Bruxa Malvada do Oeste, foi algo completamente novo pra mim assim como uma série de outros encontros com personagens que eu não recordava. Amei rever Glinda, visitar a cidade das Esmeraldas, ficar levemente irritadinha com o Oz e ainda assim ama-lo. Sem contar com aqueles três personagens super cativantes que fazem a gente refletir pra caramba, quando eu era criança eu não via ou pensava tantas coisas como me deparei com essa leitura, o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde são, para mim três personagens muito bem construídos e super divertidos de acompanhar.

Brenda 04/07/2021

O mágico de oz
Vai sempre ser um dos meus filmes preferidos.

O livro é bom, adoro a amizade entre os personagens e o fato deles já carregarem em si aquilo que tanto queriam, me fez pensar muito sobre o quanto a maioria de nós também faz isso.

O livro e a mensagem são uma gracinha. Definitivamente uma ótima leitura para crianças.

Kássio 01/05/2021

Honestamente achei muito chatinho, a segunda história ainda mais do que a primeira. Em O magnífico mágico de Oz o que mais me chamou a atenção é que os capítulos são muito curtinhos, eu imaginava um desenvolvimento melhor da história. Essa edição da Mojo está linda, mas diante disso eu acho que teria sido uma experiência mais completa se tivesse lido em uma das edições ilustradas, como a da Zahar, da Autêntica ou da Darkside.

DeboraCatanante 22/02/2021

O Magnífico Mágico de Oz
Saudade que eu estava dessa história. Fofo, inspirador, reconfortante.

Dorothy, uma garotinha que vive no Kansas com os tios, é levado por um cicline à uma terra desconhecida. E para retornar ao Kansas precisará passar por inúmeras aventuras.

Uma linda jornada do herói.

Mari Siqueira 18/02/2021

Em uma experiência de releitura encantadora, O Mágico de Oz me guiou uma vez mais pela estrada de tijolos amarelos na companhia de Dorothy e seus amigos. As vagas lembranças de minha visita à Terra de Oz quando criança foram recoloridas e ressignificadas com a compreensão das figuras de linguagem, metáforas e alegorias que o autor escondeu pelo caminho e minha tenra idade à época não me permitiu enxergar.
O romance infantil de L. Frank Baum carrega uma mensagem linda de perseverança, esperança, coragem, amizade e, acima de tudo, autoconhecimento. A jornada da jovem garota é a nossa busca pela verdadeira felicidade. Seguimos pela estrada de tijolos amarelos em busca daquilo que teria o poder de nos fazer verdadeiramente felizes e completos, sem notar que já o somos durante todo o caminho. É sobre a jornada, não o destino.

A mensagem de que 'nenhum lugar é como a casa da gente' é muito presente na narrativa, Dorothy está desde o início de sua jornada determinada a voltar para sua família no Kansas. Perdida na Terra de Oz, ela precisa encontrar o grande e temível mágico para que ele a ajude a reencontrar seu lar. No meio do caminho, a menina conhece três personagens que vão acompanhá-la até o fim: o Espantalho que queria um cérebro, o Homem de Lata que queria um coração e o Leão que queria coragem. Cada um deles acredita que Oz poderá realizar seu maior desejo e lhes trazer aquilo que eles tanto sonham mal sabendo que todos eles já têm dentro de si o que procuram.

A influência teosófica na produção de Baum é notável, ainda que num texto infantil, os questionamentos filosóficos e o autoconhecimento como busca pela felicidade tornam essa história mais do que um conto de fadas moderno.

Nessa edição belíssima do Institujo Mojo, que desde seu projeto gráfico até a preparação do texto é impecável, nos encantamos com O Magnífico Mágico de Oz e A Maravilhosa Terra de Oz. Como Dorothy, ao chegar ao fim dessa história, voltamos para casa com a certeza de que foi uma grande experiência de aprendizado. Bati os calcanhares três vezes antes de fechar o livro e, em seguida, me vi diante da minha estante cheia de livros, preparada para a próxima aventura.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros