A  Fisiologia do Gosto

A Fisiologia do Gosto Jean Anthelme Brillat-Savarin

Resenhas - A Fisiologia do Gosto

Zunta 26/03/2022

Surpreendente
O livro fugiu do que esperava, no entanto é uma leitura fácil e enriquecedira, trazendo a experiência do autor através de anedotas e causas.

O livro nos faz refletir sobre os aspectos do servir e em como a boa nutrição afeta nossa percepção a mesa e como podemos nos valer da criatividade para tornar uma boa experiência gastronômica em uma experiência magnifica

Gabi Santos 17/10/2021

Delícia de leitura
Brillat Savarin explica como os outros sentidos influenciam o gosto, de uma forma leve feito poesia e repleta de detalhes, como um livro de história das gastronomia. Em um livro escrito em 1875, ele nos descreve a gastronomia da época e também de épocas antes dela. Nos capítulos em que ele descreve uma refeição completa, é impossível não querer estar lá, como eles, por horas e horas degustando delícias. Ele nos descreve ingredientes, processos, pessoas? é engraçado ver algumas coisas descritas completamente diferentes do que são hoje. A fisiologia do gosto é biologia, história, nutrição, gastronomia e paixão.

nathfrensch 25/02/2021

Não envelheceu bem...
Entendo a importância do livro para o mundo da gastronomia. O autor ilustra bem a necessidade e o desejo pela boa comida. Porém, o livro não envelheceu bem e muita coisa talvez tenha feito sentido para a época, mas hoje é bem ultrapassado.

Gladston Mamede 20/11/2020

O texto sofre o tempo. Quer ser científico sobre sede, sono, obesidade etc, mas é infantil, ingênuo, chegando a ser tolo em muitas descrições. Exemplo? A pretensão de descrever, pelo aspecto físico, quem nasceu para ser gastrônomo. Aproveita-se algo aqui e algo acolá. Mas não foi leitura prazenteira. Pena.