Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Jhully P 07/06/2024

Entrei na leitura com expectativas muito altas e me senti frustrada pela forma ?rasa? com que o autor vai contanto as suas experiências. Embora eu saiba que o intuito do livro não é focar nos acontecimentos e sim no processo psicológico durante a vivencia do ocorrido. Mas sai de outra leitura de um sobrevivente dos campos e acabei esperando outro coisa do que recebi aqui.

Isa_Andradre 06/06/2024

Não tenho muito do que comentar, um livro bom com um enredo digamos emocionante e ótimo para quem quer saber sobre os conceitos básicos da logoterapia

Luiza.Abdala 05/06/2024

Livro muito bom, principalmente pra quem gosta de história. Eu, particularmente, não sou fã de história, mas esse livro é maravilhoso. Não considero um livro longo, então pra quem quer ter conhecimento mas não gosta de nada muito longo, esse livro é perfeito. Chorei horrores lendo. No livro o autor aborda sobre vários cenários que passou dentro de um campo de concentração, e acredite, vai mexer com você.

Rafael 04/06/2024

Assustador
A primeira parte do livro que traz relatos que o autor viveu durante os tempos em campo de concentração são talvez o ápice de crueldade da história humana, simplesmente assustador.

A segunda parte que traz os conceitos da logoterapia e uma perspectiva de vida muito interessante que vale a reflexão.

skuser02844 03/06/2024

Sou terrível com resenhas, but..
Frankl foi um cara f*da! Ele próprio teve uma vida cheia de sentido e que bom que ele compartilhou muito do que viveu.

O livro tem uma leitura muito simples, não precisa ser da área da psicologia pra entender muito do que ele traz, isso é ótimo!

Lau borri 02/06/2024

Miguel me paga ?
Li pq meu terapeuta mandou, demorei tbm p ler pq tenho que ler coisa p escola aí dificulta minha vida. Enfim, li aos poucos pq realmente é muito difícil digerir tudo o que aconteceu e a leitura é meio difícil. Mas assim, se os judeus conseguiram achar um pouco de felicidade durante os campos de concentração e depois deles se encontraram novamente e atingiram uma felicidade, pq eu não conseguiria ser feliz tbm, sendo que eu não passei por nada dessas dificuldades. O mundo é muito grande para ficar focado nos problemas de agora e não seguir em frente e não enfrentá-los. Acho que minha perspectiva mudou muito com esse livro, virou um dos meus favoritos.

null 31/05/2024

Releitura simplesmente perfeita! Frankl foi uma pessoa extraordinária e um grande psicoterapeuta!
Desde Aushwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.

Mariana 31/05/2024

Incrível, emocionante, humano.
Não é todo mundo que tem estômago para ler o que Viktor Frankl escreveu nessas páginas. É surreal
Imaginar que tudo isso aconteceu e que a humanidade parece ter evoluído muito pouco até então.

Catpetta 24/05/2024

Impactante
É um livro que eu recomendo para todo mundo. Ele é potente, marcante, e é daqueles que tem o potencial de mudar sua vida.
A logoterapia foi fundada a partir da experiência do autor em quatro campos de concentração. Se você ler só os fundamentos da logoterapia ao final do livro, já vale a leitura. Porém recomendo fortemente ler o relato completo do livro.
Tem passagens que me marcaram muito e lembro com frequência delas no meu dia a dia.

Ruth 22/05/2024

Fazendo o seu melhor
Aprende-se a fazer o melhor, com pouco e com muita vontade.
A vontade de sobreviver é superar um campo de concentração é tudo que ele tem

Du Du 20/05/2024

A gente realmente entra em contato com as coisas conforme estamos prontos para elas.
Sou psicóloga e ganhei esse livro de um grande amigo em 2019. Desde então estou buscando o momento para lê-lo e me prometi que desse ano não passaria. E assim foi!

E não me arrependo! Considero um livro imprescindível para qualquer pessoa em qualquer situação e fase de sua vida. Esse livro nos permite uma profunda reflexão sobre nossa própria vida, analisando como encontrar sentido em toda e qualquer situação.

Frankl traz em basicamente metade do livro toda a sua experiência no campo de concentração. Esse início é uma autobiografia, sem que consigamos perceber, de forma teórica, a riqueza do seu conhecimento e de tudo o que se passava em seu interior.
Mas do meio em diante, então, uma teoria, uma psicologia passa a ser formada, chamada, em alguns momentos, de psicologia do campo de concentração. Mais adiante, veremos que o nome dele será "logoterapia", ou a terapia do sentido.

Com alguns conceitos psicológicos que ele elenca para nomear técnicas, Viktor traz uma abordagem muito humana sobre a forma de viver e de enxergar a existência. De uma escrita profunda, ele nem aniquila ou elimina os nossos sofrimentos (mesmo tendo ele passado por um dos piores, se não o pior de todos na história da humanidade), como também mostra que é possível encontrar sentido em todas as situações, trazendo luz a um presente e futuro que pode estar sendo enxergado com olhos de sofrimento, culpa e morte.

Não há dó ou pena em sua escrita, mas sim esperança e compaixão para aqueles que podem e devem continuar a sua existência, encontrando nela um sentido diferente daquele que se está vendo no momento presente, como se fosse a determinação de todo o restante!

Um presente muito importante este que recebi e que espero que outros também recebam. Até porque o sentido da vida não está no que temos de material, mas sim no que fazemos da nossa existência.

Iraneide 18/05/2024

"Existirmos a que será que se destina?" ?
Não lembro como encontrei este livro, mas ele me trouxe respostas que acalmaram perguntas tormentosas que eu tinha há bastante tempo. Perguntas e respostas longe de uma receita pronta e definitiva, mas que me apontaram caminhos interiores pelos quais eu ainda não tinha passado.

Sempre achei ousado demais postulados sobre o sentido da vida, não raro, tolos. "Em Busca de Sentido" é um laboratório a céu aberto da experiência extrema de sobrevivência em campos de concentração nazista, rodeada de terror, morte e desesperança por todos os lados, onde o sentido da vida é questionando a cada levantar da cama infecta, a cada negativa de um pedaço de batata na sopa rala ou um última tragada de cigarro antes de desistir de tudo.

Na forma de um relato da vivência e da observação psicanalítica atenta sobre os questionamentos quanto ao sentido de viver, a obra é construída ao mesmo tempo em que se constitui como objetivo e propósito de vida do autor, que precisa sobreviver para publicá-la. Como um farol de esperança para o pesquisador, ela se tornaria mais tarde, um ponto luminoso para a psicanálise com a Logoterapia.

Uma obra que nos remete a uma profunda reflexão muito próprias da nossa humanidade.

Recomendo enormemente a todos que um dia já se perguntaram qual o sentido da vida.

Francieli 16/05/2024

Estou lendo pela segunda vez. Tive percepções diferentes na segunda leitura, foi interessante a experiência.

Thalita 11/05/2024

Quanto mais se busca pela felicidade, menos terá
Esse livro é fantástico! Viktor Frankl é um exemplo de ser humano e profissional, que mesmo diante de todas as dificuldades possíveis e desumanas no campo de concentração, conseguiu encontrar sentido naquilo e sobreviveu bravamente.
A busca pelo sentido da vida não é algo simples de ser feito, mas a partir de algumas técnicas que ele mostra na segunda parte do livro, torna mais claro algumas distorções que temos sobre isso.
Os relatos no campo de concentração são muito vívidos e dolorosos, esteja preparado para ver de tudo por lá ?