Asfalto selvagem

Asfalto selvagem Nelson Rodrigues

Resenhas - Asfalto Selvagem

Amadeu.Rebouças 15/04/2024

Ironia, erotismo e um final surpreendente #Engraçadinha
Asfalto Selvagem, é um livro audacioso que chocou a sociedade conservadora brasileira, ao abordar temáticas como paixão, religião, sexo, incesto, drama, política, homossexualidade, humor através de grandes personagens, com ideais humanos que ultrapassam a fronteira do comportamento "aceitável socialmente".

"Pudor em demasia é defeito".

Temas pesados, porém, a leitura é leve, capítulos curtos fechando no ápice do conflito, pois foi um livro escrito em formato de folhetim para o jornal Última Hora entre 1959 e 1960, dividido em duas partes, contando a história da sensual Engraçadinha, movida pela sedução para conseguir seus objetivos, vivendo um conturbado triângulo amoroso, onde uma tragédia marcará pra sempre a sua vida, e anos depois temos uma protagonista na sua fase adulta, religiosa, mãe e dona de casa, amedrontada por um passado de culpa que ela faz de tudo para esquecer, porém, no seu intino ainda é vibrante aquela chama de garota do passado.

"Não amar é apodrecer. Era o que tinha aprendido na sua clínica ginecológica."

Ambientada nos Estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, o livro é um mergulho num Brasil de tempos atrás, o cotidiano do nosso povo através da essência dos personagens, um panorama da nossa cultura moralista dominada pelo machismo, o autor nos mostra um povo com dilemas bem atuais ainda, preso aos custumes, vivendo uma enterna dúvida, entre agir de acordo com seus desejos ou se submeter aos padrões impostos por uma sociedade hipócrita que não pratica o q diz, mostrando "a vida como ela é". Destaque para Dr Odorico, um típico representante do famoso "jeitinho brasileiro".

"Homens de bem" geram filhos perversos. A hipocrisia cobra seu preço."

Uma obra marcada pela ironia e o erotismo com um final surpreendente, ganhou uma adaptação em formato de minissérie na tv globo em 1995.

Nelson Rodrigues (1912-1980)
Elton.Oliveira 16/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha meu amigo! Me motivou à conhecer essa obra ! ?????

Amadeu.Rebouças 16/04/2024minha estante
Obrigado, eu recomendo c certeza.

Guilherme.Oliveira 16/02/2024

Primeiro contato com o Autor.

Foi corajoso em desenvolver a história e os personagens no momento histórico em que a obra foi lançada.

Críticas a sociedade e também as relações são escancaradas aos leitores.

Achei a primeira parte mais fluida e célere, a segunda arrastou um pouco mais.

Valeu a experiência...

Anderson 28/01/2024

Leitura bem difícil e arrastada em diversos trechos, mas o enredo é intrigante e cheio de reviravoltas.

Marcelo 04/01/2024

Minha estreia no mundo do Nelson Rodrigues
O livro é bom e cheio de polêmicas. Entendo que pode ser uma crítica do autor sobre a sociedade ?de bem?, mas tem hora que exagera demais

Foi meu primeiro livro do Nelson Rodrigues. A leitura flue bem, os capítulos são bem curtos. Ainda assim demorei bastante para terminar. Não sei se é a melhor opção para ser o primeiro, talvez ler a parte 1 e depois de um tempo voltar para a parte 2 seja uma boa ideia.

Andressa 28/11/2023

Adorei
Apesar de no começo achar chato e ter sido muito arrastado no início, depois que li, por aqui, algumas resenhas e entender a escrita do Nelson, foi quando eu consegui engatar na leitura e terminar querendo saber o que aconteceu depois (carinha de palhaço aqui).

Dele, apenas li este e A Dama do Lotação. Agora com familiaridade com a escrita, posso ler mais coisas dele sem me arrastar por quase um ano, de novo.

Adriana Scarpin 07/08/2023

Eu não lia Nelson Rodrigues desde a adolescência (nos anos 90 ele era bem em alta por conta das adaptações da Globo), não lembrava que ele era tão engraçado, os diálogos interiores que as personagens tem consigo mesmo são impagáveis, especialmente o Dr. Odorico.

Sayd 13/06/2023

Sensível e instigante.
A primeira parte é muito boa, retratando dos doze aos dezoito anos da Engraçadinha, nos traz personagens surpreendentes, como todo folhetim do Nelson, pensei que acabaria gostando mais da primeira parte, mas a segunda, depois dos trinta anos, mesmo havendo alguns furos e pela história não ter tido um desfecho para todos personagens, é compreensível, uma vez que até mesmo o título foca na Engraçadinha, o destaque mesmo foi o final, me surpreendeu muito, não só pelo romance em si, ou como chegou a ser descrito pelo genial Nelson, mas por tudo que representou, ao mostrar que a homossexualidade não é só tara, é amor, em sua mais sensível forma que também pode existir. Muito bom!

(lidos só 2021 em diante) 13/05/2023

Nelson é o suprassumo da literatura
Enorme inspiração.

Nelson não só tem um brilhante estilo de narrativa, tem vários. Tanto que cada livro dele tem uma construção diferente. O amor dele por escrever teatro fica nítido em diversos parágrafos.

O modo como ele vai dissecando os personagens ao longo da história e mostrando as hipocrisias de cada um, é como se ele fosse não só um escritor, mas um professor de Psicologia.

Incorrigível. Não há nenhum trecho do livro que daria pra melhorar. Não há o que mudar.

Eis uma obra em que fica claro que foi feita com amor e tesão (tesão pelo ofício de escrever).

Obra de arte.

Drama do cotidiano com uma escrita que parece pintura de tão bem feita. Não é uma escrita robusta, arcaica, com mil palavras difíceis. Não. Pra um texto ter qualidade ele não precisa ser difícil ou fácil. A dificuldade/facilidade de se ler não é requisito para nota, não define se um trabalho literário é bom ou não; é só uma característica.

Lindo, lindo, lindo.

Dez stars.
Max 13/05/2023minha estante
Adooro o Nelson! Ótima resenha!

(lidos só 2021 em diante) 14/05/2023minha estante
O senhorito vai amar Lapsos Canalhas! Hehe

Bruno Cesar 25/04/2023

Visceral
Um exame de raio X da moral média e uma representação impiedosa da família tradicional brasileira.

Jayne 18/01/2023

Asfalto selvagem de Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues traz nessa obra uma reflexão acerca da moralidade e a hipocrisia da sociedade com certas temáticas que permeiam a contemporaneidade: sexo e sexualidade, violência, adultério. É um livro com questões atuais mesmo depois de tanto tempo de lançamento. Muito bom.

Gabi 25/09/2022

Foi meu primeiro contato com Nelson Rodrigues e posso dizer pela experiência, que ele aborda temas delicados e que continuam sendo atuais, machismo, incesto, adultério, homossexualismo, estupro, drogas, enfim uma série de assuntos que continuam em pauta nos dias de hoje e apesar de ter sido escrito nos anos 60, é uma leitura com passagens que chocam o leitor até de 2022 rs e que vão explorar muito da hipocrisia da sociedade, dos pensamentos sórdidos que rondam a mente até dos mais bem intencionados, os tímidos, os "decentes", fica livre pra como quiserem definir, mas a verdade é que todos tem sua parte obscura, aquela que ninguém mostra, que ninguém ousa mostrar. Você sente uma mistura de sentimentos que vão te envolver na estória, e que talvez te deixem um pouco pessimista em relação ao ser humano, mas aposto que mais humilde em relação aos próprios julgamentos, crenças, e com certeza o fim da leitura te fará questionar uma série de coisas na forma como enxergamos as pessoas, como vivemos e os moldes sociais que estamos inseridos.

Giu 24/01/2022

Pra ser lido como originalmente foi publicado (folhetim), é muito bom. Eu li como um romance normal e foi bem cansativo.

Nelson é famoso por ser polêmico, então é importante entrar na leitura sabendo o que vai encontrar.
Andressa 17/10/2023minha estante
Acho que entendi o motivo de eu estar lendo há um bom tempo, cansativo mesmo

Letícia 22/01/2022

Asfalto Selvagem é um bom livro, não entrou na minha lista de preferidos, mas até que tem uma narrativa envolvente. Ao longo da leitura, em algumas partes, tive a sensação de estar assistindo uma novela da Globo e não lendo um livro.

A primeira parte é ótima, segue uma ordem legal e os acontecimentos te instigam a não parar de ler. No entanto, a segunda parte é meio parada e senti que se perdeu um pouco. Vc lê várias informações, são introduzidos vários personagens e isso cansa um pouco. Ao meu ver, poderia ter dado o desfecho logo na primeira parte e já estaria de bom tamanho.

Mas, como nem tudo são flores, o tanto de esteriotipo que o livro tem chega a dar nojo. De racismo à xenofobia em um virar de página. As partes em que ele se refere as mulheres (muitas delas) ou então, aos pretos, são desnecessárias e fazem o livro virar um calhamaço dispensável e cheio de preconceito. Se quiser ler com a finalidade de conhecer a arte que o Nelson Rodrigues produziu, leia. Se vai ser aquele livro inspirador e que marca o leitor, aí eu já duvido muito.

Luciano Luíz 07/01/2022

Em meados da década de 1990, lembro da última adaptação (naquele tempo era a mais recente) do romance ASFALTO SELVAGEM - ENGRAÇADINHA, SEUS AMORES E SEUS PECADOS de NELSON RODRIGUES.
Publicado originalmente em formato de folhetim, ou seja, diariamente num jornal nos anos de 1959 e 60, é o romance mais famoso do escritor que se consagrou com grande estilo por ter mostrado um narrativa versátil e obviamente bastante pessoal.
A história a princípio é simples: uma família, a menina adolescente apaixonada pelo primo, a prima apaixonada pela prima, um idiota apaixonado pela menina apaixonada pela prima e por aí vai.
Engraçadinha passa a ter sua vida contada a partir dos 12 anos e vai até os 18, quando tem um relacionamento proibido, mais precisamente quando seu pai faz uma revelação. A prima, Letícia a ama, é lésbica, mas esta é noiva de Silvio, o primo que Engraçadinha diz amar. E por fim temos Zózimo, o pobre imbecil eternamente apaixonado por Engraçadinha, mas repudiado por ela.
O romance tem pouco mais de de 100 capítulos. É divido em duas partes: DOS 12 AOS 18 e DEPOIS DOS 30.
A parte dois é bem maior, há novos personagens e a vida cotidiana de Engraçadinha que não é das mais agradáveis. Não dá para ir muito a fundo porque acaba estragando a experiência de quem ainda não leu.
EM 1964 foi feita uma adaptação da parte 1 (batizado de ASFALTO SELVAGEM) pro cinema e em 66 a parte 2 (com o nome de ENGRAÇADINHA, DEPOIS DOS 30).
Em fins dos anos 70, mais precisamente, 1981, data de lançamento, saiu outro filme, ENGRAÇADINHA, com Lucélia Santos. Não sei se esse filme cobre apenas uma parte ou é um resumão do todo. Não assisti nenhuma destas três versões e realmente não faço ideia de como ficou a questão de fidelidade ou qualidade, mas o pouco que vi me pareceu interessante.
A minissérie dos nos 90 tem Alessandra Negrini no papel de Engraçadinha com 18 anos e Cláudia Raia depois dos 30. Reassisti após a leitura do romance e apesar de ter uma boa quantidade de cortes por causa do tamanho do livro, assim mesmo é um trabalho de qualidade em diversos aspectos, tanto na interpretação de atores e atrizes quanto na ambientação (não tem todas as falas geniais, mas vá lá). São apenas 20 capítulos (na televisão era 20, na versão em DVD foi reduzido para 18 capítulos. Não foram feitos cortes, apenas deram um jeito de editar para que coubesse em 3 discos).
A narrativa de Nelson Rodrigues é uma beleza. Ele viaja entre o erudito e o popular com seus personagens. Situações do cotidiano ganham outros sabores em suas palavras. A dona de casa, vivendo em meio a pobreza, tendo de aturar um marido que não ama, por causa dos filhos, o desejo de trair, alguém que tem um status social e que acredita estar acima dos demais, a culpa por um crime que vai remoendo por dentro, a paixão desenfreada e o sexo como uma atração mais do que impecável.
Estamos no século 21, ano de 2022 e ainda há tabu para diversos assuntos, mesmo sobre o homossexualismo, o sexo casual, as condutas éticas, o sexo na família e entre familiares e por aí vai. Como foi ler esse romance nos anos 50 e 60? Quantos se escandalizaram, se horrorizaram, sentiram-se ofendidos física e moralmente?
Mesmo hoje tem comentários de que o romance é uma afronta a família, moral, bons costumes, às mulheres, e claro, tem também questão sobre outros preconceitos e o racismo.
Nelson tinha a língua afiada (na escrita) e por isso conseguiu produzir um texto que mesmo tendo os anos 60 como cenário é extremamente atual em praticamente tudo (exceto nos carros e usar telefone de boteco).
Aliás, naquela adaptação da globo, o título ficou somente o subtítulo do livro: ENGRAÇADINHA, SEUS AMORES E SEUS PECADOS. Para quem gosta de uma boa história nacional, mesmo que não tenha lido o romance, compensa ir atrás. No entanto, se possível, confira o livro primeiro. Deixe sua imaginação desenhar o rosto (e por que não?, o corpo) de Engraçadinha (e de Silvio, Letícia, Zózimo - e sua camisa rubro-negra -, Silene - ah, Silene na eternidade de seus 14 anos - e o meritíssimo Odorico - pobre dele - e outros e outras mais) e tenha uma leitura que você vai levar até o fim da vida.
Merece ficar entre os melhores na estante.
Ah, antes que eu esqueça, esta edição da editora Harper Collins contém alguns textos introdutórios. Não leia. Ignore-os pelo motivo de que há spoilers e estes realmente vão estragar a leitura. Deixei-os para depois quando concluir o último capítulo. E sinceramente, são textos que apenas falam de que há coisas no romance que são desatualizadas e blá, blá, blá e que hoje não seriam aceitas... Enfim, estes textos não são essenciais. O romance de Engraçadinha é essencial.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/