Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

NAvea.Silveira 10/06/2024

Este
livro é um resgate da memória escravagista, contrata por uma meteu negra e que apresenta esse período reforçando as atividades sofridas pelo pouco negro.

Mariana 09/06/2024

08/10
?Senhor Deus! Quando calará no peito do homem a tua sublime máxima?ama a teu próximo como a ti mesmo?, e deixará de oprimir com tão repreensível injustiça ao seu semelhante!? Àquele que também era livre no seu país? Àquele que é seu irmão??

Lua 09/06/2024

Que livro INCRÍVEL!!!
Maria Firmina dos Reis precisa ser lida, relida e celebrada! Que escrita potente, poética e cativante!

li_mfr 08/06/2024

Difícil
Personagem principal: uma mulher branca. Negro subserviente (obediente, dócil e que faz de tudo pelo seu senhor branco).

Larissa3354 06/06/2024

É interessante
Eu gostei do enredo do livro e reconheço o como o livro é importante. A autora fala bastante do período de escravidão e coloca personagens negros e escravos como protagonistas, além disso evidencia muitas cenas deste período que são muito cruéis. Esse livro foi publicado em 1859 e por isso achei difícil a leitura, ademais a história se encaixa naquele romantismo em que as pessoas se apaixonam muito fácil e nem sabe o motivo direito. Enfim, entendo o motivo deste livro ser relevante, e apesar de ter umas reviravoltas interessantes no final, a história não me pegou tanto.

annikav.a 05/06/2024

Orai pela infeliz Úrsula
No geral, o enredo, embora desesperador, não é inovador. Apresenta-se a princípio um típico romance do Romantismo, talvez da segunda fase. Mas, ao examinarmos mocinhos e vilões - vilão - é impossível ignorar o contundente abolicionismo e o (talvez um tanto oculto?) feminismo na obra, que, em 1859, precedendo até Castro Alves, é muito corajosa, ponta de lança. Este é o primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil, "uma maranhense", mulher negra. Apenas por isso já deveria ser leitura obrigatória no E.M e faculdade, ser mais discutido e sobretudo mais estudado, porque sinto que muitos detalhes importantes tem sido perdidos e que o aspecto devocional também deveria ser mais explorado, além de conhecermos relativamente pouco sobre a autora.

AleBertulino 02/06/2024

URSULA
A leitura de "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis, lançado em 1859, revela sua importância em passagens marcantes como a conversa entre Suzana, uma africana escravizada, e Túlio, um ex-escravizado alforriado. Quando Túlio pergunta por que Suzana insiste em recordar sua história triste, ela responde: "Não matam, meu filho. Se matassem, há muito que morrera, pois vivem comigo todas as horas!" Esta obra vai além de um simples romance; é um grito abolicionista, revolucionário e genialmente escrito. "Úrsula" apresenta uma história de amor única, uma paixão que desafia a realidade, consolidando-se como um clássico do romantismo brasileiro.

Mareufq 02/06/2024

As almas generosas são sempre irmãs.
?Ele entanto resignava-se; e se uma lágrima a desesperação lhe arrancava, escondia-a no fundo da sua miséria.?

?Tu! Tu livre? Ah não me iludas! ?exclamou a velha africana abrindo uns grandes olhos. Meu filho, tu és já livre?...

? Iludi-la! ?respondeu ele, rindo-se de felicidade ? e para quê? Mãe Susana, graças à generosa alma deste mancebo é hoje livre, livre como o pássaro, como as águas: livre como o éreis na vossa pátria

?Então Úrsula, a pobre órfã, ajoelhou aos pés do leito, e volvendo em seus braços o corpo inanimado, com seus lábios, trêmulos de dor, tocou os lábios frios e inertes de sua mãe, tentando, embalde, transmitir ao coração materno o hálito ardente, que a animava.
Mas quando voltou à realidade, quando teve plena consciência de que estava só, e entregue ao rigor da sua sorte, quando pôde acreditar que sua mãe já não existia, então prorrompeu em lágrimas, e estorceu-se pelo chão, e agitou-se como uma possessa, porque as grandes e profundas dores do coração só acham alívio na expansão ilimitada da dor, e na fadiga do corpo e do espírito [...]?

Gabi.Maia 30/05/2024

Romantismo na veia
A história é boa e engrena bem do meio pro final. Início foi difícil pela linguagem romântica, com muitas interjeições, muitos detalhes. Pra mim, esse começo, ficou muito arrastado e por isso demorei bem mais do que o costume para ler.

Traz a história de Úrsula e Tancredo, dois jovens que se apaixonam perdidamente mas que enfrentam grandes obstáculos quando um outro homem poderoso e mau caráter também se apaixona por Úrsula.

Traz uma crítica a escravidão a partir de olhares diversos dentro da trama, como por exemplo a indignação do próprio feitor com os maus tratos a que impõe aos escravizados a pedido do senhor.

Acho que é um livro que tem que ser lido pela época em que foi escrito, pela história de sua autora. É um clássico brasileiro.

Isabelle 29/05/2024

Leitura obrigatória
Só não dei 5 estrelas pq foi um pouco lento pra mim mesmo em audiobook mas que lindo importante! tanto pelo que tem nele tanto pra história

Fran 29/05/2024

Esse é um livro diferente de tudo que já li. Um romance escrito em 1859, obra inaugural da literatura afro-brasileira... muito importante e com peso maior sendo escrito por uma mulher negra.

Ele nos apresenta o romance entre Ursula e Tancredo, um amor bonito, inocente e forte, muito forte, que a tudo supera.

Mas também somos apresentados Dona Suzana e Túlio, dois escravos. E é através deles conhemos os terrores, as dores da escravidão.

Todos devem ler!!

camibono 25/05/2024

URSULA????
Tive que ler por ser um livro indicado pela UPE, foi o primeiro livro da corrente romantica que li e me surpreendi porque gostei muito(geralmente nao gosto de clássicoskkkk). Ele apresenta diversas críticas ao sistema escravocata da época, e apesar de ter sido escrito em 1859 a linguagem não é tão difícil assim. Ele tem cada reviravolta que você fica PASSADO, achei bem bacana ?