O Vento da Liberdade Varre a Polônia

O Vento da Liberdade Varre a Polônia Editora Abril

Resenhas - Coleção 70º Aniversário da II Guerra Mundial - Vol. 25

Albert 01/09/2015

O avanço avassalador do rolo compressor soviético
O excepcional 25º volume da maravilhosa coleção apresenta o que foi a máquina de guerra russa: ESPETACULAR, VELOZ e ARRASADOR!

Essa obra inicia com as peculiaridades da Polônia, país que tanto sofreu com suas fronteiras na Primeira como na Segunda Guerra Mundial. Demonstra também os personagens, a resistência polonesa, a política adotada durante o conflito, a formação de um corpo para lutar ao lado dos aliados e etc. Os poloneses até tiveram uma brigada de paraquedistas que lutaram bravamente ao lado dos aliados.

Após uma breve explanação dos poloneses há informações muito bem fundamentadas sobre a frente russa no leste em todos os detalhes. Começando pela análise muita esclarecedora entre as doutrinas militares do exército alemão e russo expondo as diferenças e o motivo dos soviéticos estarem melhores preparados nessa fase da guerra em vários aspectos.

A partir daí, o livro desenrola-se nas operações de dimensão colossal dos comunistas abrangendo várias frentes no leste, e na impressionante e avassaladora máquina de guerra que se estendia do extremo norte do leste europeu ao sul, com o exército soviético já quase na divisa da Bulgária com a Grécia, tudo nos mínimos detalhes em mapas, infografias, fotos, estratégias e etc.

Felizmente é citada a operação que infelizmente pouco é divulgado pela mídia ocidental, a Operação Bagration, de proporções épicas e titânica, tão grande ou maior que o Dia D dos aliados na Normandia, essa batalha é tido por muitos historiadores como o confronto decisivo para a derrota de Hitler. Para ser ter uma noção, estima-se que entre 300 mil e 350 mil mortes pela operação, além de uma logística imensa, material e recursos gigantescos. Fiquei com a impressão que a Coleção merecia um volume destacando essa operação. Vale lembrar que existe um volume sobre o Dia D, por que não sobre a Bagration? Atualmente, para os alemães e russos essa operação é bastante conhecida.

Ao final, explora as consequências das ofensivas russas e a sucessão de desastres dos alemães e a atenção de Hitler esmagando a resistência polonesa que ficou conhecida como o Levante de Varsóvia. O livro termina esplendidamente com uma justificativa convincente da operação Bagration não ter ganhado relevante notoriedade. Cabe ao leitor analisar.

Sempre tive a opinião que os russos tiveram os maiores esforços, maiores baixas, maiores sofrimentos, grandes ofensivas em seus fronts (sem retirar e respeitando os créditos dos Aliados) e lutaram praticamente sozinhos. E esse livro confirmou minha opinião.

Um dos melhores livro da coleção, 5 estrelas. Recomendadíssimo.