Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Kássio Meniglim 22/09/2021

Ah! Tolstói!
Estive na Rússia durante a leitura dessas páginas. Liev Tolstói levou-me para lá, sem despender tempo de viagem, sem precisar de um avião, sem precisar fazer as malas, sentado na minha cama, no conforto habitual do meu lar.
Estive junto de Liévin, Kitty, Stiepan Arcaditch, Dolly, Aleksei Aleksándrovitch, Anna, Vrónski e tantos outros personagens.
Andei de charrete, carruagem, caleche e telega. Conheci as grandes e pequenas cidades, o trabalho nos campos, os mujiques e, seus costumes.
Tive o convívio com famílias e rotinas distintas.
Presenciei o progresso de uns, e o infortúnio de outros. Pessoas de características marcantes, com seus acertos e falhas, me fizeram rir e chorar, sentir raiva e ternura.
E, no final de tudo, compreendi que existem corações distintos. E assim deve ser.

"Penso... se há tantas cabeças quantas são as maneiras de pensar, há de haver tantos tipos de amor quanto são os corações".

Me reencontro ao sair desse mundo de Liev Tolstói, com os sentimentos expandidos e maior sensibilidade às sutilezas da vida.

Pollyanna Reis 09/11/2022

ANNA KARIÊNINA
Um clássico da literatura russa que me surpreendeu desde as primeiras páginas. Tive um certo receio de fazer essa leitura, achando que seria de certa forma difícil é lenta por se tratar de um clássico. Mas deixo registrado aqui, que me enganei completamente.

Anna Kariênina foi certamente uma das melhores leituras que fiz esse ano. A obra nos apresenta persongens complexos, dramáticos, personagens que vivem tudo à flor da pele, e isso é transmitido facilmente para nós leitores. Também encontramos na obra de Tols Tolstói relações familiares, política, economia e religião.

Deixando claro que Anna, não é uma personagem que conquista de cara, na verdade ela é uma personagem que não veio de forma alguma para agradar.

Ou você vai gostar dela ou simplesmente vai odiá-la. ? Meu breve resumo sobre o que achei dela: sentimental, exagerada, extremamente sensível? e achei suas atitudes muitas vezes bem egoístas. Já deu pra perceber que não fiquei tão fã assim né ??

Meu favorito na verdade foi Liévin, um jovem rapaz que leva uma vida simples no campo. *minha personalidade bateu mais com a dele. ??

A verdade é que me sentir fazendo parte do círculo social deles e amei isso. Foi uma experiência maravilhosa! A escrita de Tólstói é magnífica e apesar do livro ser um calhamaço você nem percebe o tempo passar. Finalizei a obra com um misto de admiração e saudade.

Mais que recomendado!

Marcos 14/11/2022

A diferença da fotografia e da realidade
Já comentei muito sobre o livro durante toda a minha leitura. Tolstói trás a filosofia, a sociedade, os relacionamentos e a política, não só da Rússia, mas de toda a sociedade aristocrática que abarcava a Europa. Porém, não são só esses dados que prendem o leitor e que tornam Tolstói um gênio, mas toda sua descrição sublime que narra a vida de alguns personagens e trás reflexões sobre todo o contexto. A crítica a religião e os pensamentos existencialistas de Liévin, as reflexões sobre a situação e impotência da própria Anna, a vida leve de Oblónski - que me lembrou muito A Insustentável Leveza do Ser do Kundera, etc. Tais personagens não são apenas descritos, mas relatados com uma perspicácia que nunca vi antes. A diferença entre outros livros do mesmo estilo e Tolstói é absurda, é como comparar uma fotografia de celular da lua com o próprio vislumbre dela em uma noite de lua cheia.

Giga 16/10/2021

Anna Kariênina com certeza é um livro diferente de tudo que eu já tenha lido. Tolstói construiu um romance com personagem reais, que na maioria das vezes, ficamos em dúvida se essa obra é baseada em fatos reais ou fictícia. O autor deixa clara a sua crítica aos casamentos de maneira que nos fazem refletir sobre o certo e errado.
Por mais que tenhamos julgado o adultério e a maneira em que a personagem abandona a sua família para viver essa paixão ardente, também nos colocamos no lugar dela e refletimos o que faríamos em uma situação parecida. Ninguém quer permanecer em um relacionamento que não exista amor, mas poucos tem a coragem, ou melhor, a frieza de Anna Kariênina para tomar tal atitude.

Carol 14/09/2022

Um romance avassalador
Durante a leitura de Anna Kariênina senti inúmeras emoções, isso porque Lev Tostói constrói, em pouco mais de 840 páginas, um universo muito bem detalhado e com um aprofundamento psicológico impressionante; sendo que, é impossível não se identificar com algum personagem no decorrer da leitura.
Resumidamente, o livro se passa na Rússia no século XIX, e mostra toda a complexidade da sociedade aristocrata que lá vivia. É importante destacar que o livro é centrado em dois eixos principais, a história de Anna Kariênina propriamente dita, e a história de Konstantin Dmíevitch ou Lióvin; nesse contexto, ambas as narrativas se entrelaçam e se cruzam em alguns pontos, mostrando não somente a perspectiva dos protagonistas, como também de toda a comunidade na qual eles estavam inseridos.
Sobre a leitura em si, é um livro que não possui tanto rebuscamento e cultismo na escolha de palavras, tornando a experiência com a obra mais parecida com o nosso cotidiano - ou melhor, como o nosso cotidiano seria no fim dos anos 1800. A leitura é fluida e envolvente, mas, para algumas pessoas, pode ter o efeito contrário, dado que é um livro extenso. Mesmo assim, a sua leitura e imprescindível para qualquer um.

Kelly994 05/07/2023

A cura da insônia
Tolstói queria chamar o livro de "dois casais" porem optou por "anna kariênina", mas na minha opinião o nome poderia ser "ricos fazendo coisas", pq o livro todo é sobre isso. Ricos vao ao balé, ricos vão ao teatro, ricos cuidam da fazenda, ricos fazem viagens, sao 800 pags de gente rica fazendo coisas bestas de gente rica.
A premissa do livro sobre uma mulher adultera no tempo do ronconcon (como diz minha mãe) é o que te chama a atenção pra a leitura mas sinto dizer que toda a situação anna x adulterio sao 20% da estoria e sao só esses 20% que sao MEIO interessantes pq veja só, a anna karienina é um porre.
Os pensamentos dela sao nada com nada, as falas dela sao nada com nada, te faz pensar "quantas mulheres o tolstói ja conheceu?" Pq isso claramente foi escrito por um homem e DA PRA PERCEBER. A kitty tb tem seus momentos abluebluble mas nada se compara a dona do titulo do livro.
A linguagem do livro nao é nada complicada ou rebuscada, a vibe é totalmente diferente do Dostoiévski (infelizmente!) mas o livro se torna entediante e ruim pq é sobre NADA. Vc me escreve 800 pags sobre NADA? Todo o rebu do adulterio poderia ter sido feito facilmente em 200 pags.
Eu quero entrar numa leitura pra me entreter, escapar da realidade, se fosse pra passar tedio eu vivia minha propria vida. Isso aqui foi a prova que clássico nao significa livro bom, só que um livro foi lido por muita gente e é velho.
Ah, não aceito comentários escritos "vc n entendeu a obra!" Estou 100% nem ai. Dostoiévski é mt melhor 1 bjo
Babi.Abreu01 06/07/2023minha estante
Vc conseguiu falar tudo que não consegui expressar na minha "resenha". Gostaria de saber me expressar tão bem assim. Vc disse tudo. Esse livro é um porre. Uma tremenda perda de tempo.

Clarissa Lira 12/04/2020

Um livro surpreendente!
"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira". Acho que eu nunca lembro da primeira frase de livro nenhum, mas a desse livro eu nunca vou esquecer. Anna Kariênina é um livro desafiador, não vou negar, mas tem uma história incrível. Tolstói escreve tão bem, com tantos detalhes, que nos apegamos aos personagens, principalmente à Anna e ao Lievin, os dois protagonistas da história. E o livro é muito interessante em vários aspectos, ao retratar a sociedade russa e seus costumes no século XIX. Tenho que admitir que fiquei me sentindo vazia depois que terminei esse livro. Tolstói realmente me surpreendeu.

Marcos Aurélio 20/02/2023

Anna. Uma história de amor ou loucura?
Eu já havia gostado de Tolstói em: "A morte de Ivan Ilitch".

Mas Anna Karênina é maravilhoso. Precisei entender o período em que o livro foi escrito, para compreender porque foi extremamente descritivo em algumas partes.

Anna é uma personagem polêmica e controversa. Particularmente gosto de pessoas com coragem de se entregar ao amor, à vida. Sua relação com Aleksei Aleksândrovitch era difícil. Meu senão é quanto as relações afetivas dela os filhos, Serioja e Annie.

Uma história muito bem construídas, personagens estruturados, relações sem arestas.

Stiva é um fanfarrão. Dolly é para ele apenas mãe de seus filhos. Gostei especialmente de Lióvin e Kitty.

As sociedades petersburguense e moscovita estão a postos para apedrejar quem se atreva a viver fora dos padrões estabelecidos no século XIX. Sobretudo, se uma mulher ousar fazê-lo.

Anna quer viver a paixão avassaladora despertada pelo jovem e galanteador Conde Vrônsky. Mas estará disposta a pagar o preço das lâminas afiadas das mulheres que a rodeiam?

Encantadora aos olhos masculinos. desprezada pelas mulheres que muitas vezes desejam o mesmo que Anna, mas não tem coragem de viver.

"A maioria das jovens mulheres com inveja de Anna e há muito fartas de a verem apelidada de justa rejubilavam e esperavam apenas a confirmação da reviravolta da sua imagem na opinião pública para descarregarem nela todo o peso do seu desprezo. Já estavam a preparar as bolas de lama que ele iriam atirar quando chegasse o momento".

Qualquer semelhança com a sociedade atual, não é mera coincidência. E Tolstói nos mostra os efeitos que o "cancelamento" pode ter sobre uma pessoa. Apesar de parecer forte, Anna foi alvo daquele que é o maior mal que se pode cometer com alguém, o desprezo.

Paula 16/02/2023

É por isso que eu leio livros
Me identifiquei muito com as divagações do Levin. A conclusão final dele sobre por que estamos aqui e sobre religião é o que eu penso também. Acho que Tolstoí nao quis ser tão explícito e incluir a conclusão óbvia de que não importa se vc é católico, budista, islâmico, que todas as religiões revolvem ao redor do mesmo valor, o bem, e basta a pessoa agir de acordo.

Juliana 30/06/2021

Melhor clássico
Convenhamos Liev arrasou com um romance com tradições daquela época com uma boa doce de realidade e uma leitura fácil.

Allana 20/05/2020

Impactante e atemporal
A gente se deixa levar pela condução do Tolstoi, o capitão de um navio, nos levando a um Iceberg? Uma terra-firme?
É um livro repleto de duos, opostos. Apesar do título, a história não é apenas sobre a Anna, ela é uma das personagens principais desse enredo, que trata principalmente sobre famílias. E o autor consegue resumir bem isso logo na sua primeira frase: Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.

É um livro que nos deixa criar juízo de valor aos personagens sem o autor deixar claro suas opiniões, por isso se torna uma obra atemporal e impactante.
Mas Tolstoi também tem seus momentos de ironias, até certo ponto tragicômicas, mas que apetece a todos, são personagens imperfeitos, por isso apaixonantes e que se julgam ao longo da trama. Numa mesma cena para um pode ser um momento maravilhoso, e para o outro um pesadelo sem fim, e nessas horas vê-se que não é a voz do escritor que fala, é a Anna, o Liev, a Kitty, o Oblonski, Vronski são eles, e não o Tolstoi, os escritores e persongens dessa história.
Marcelo Rissi 20/05/2020minha estante
Uma das minhas obras favorita. Parabéns pela excelente resenha!

Lendocomfernanda 20/05/2020minha estante
A leitura é fluida?

Allana 20/05/2020minha estante
Sim! Agora, são diálogos longos, mas fluidos. Você fica preso nesses embates

Lendocomfernanda 20/05/2020minha estante
Obrigada

Solange 28/06/2020

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."