A Queda da casa de Usher

A Queda da casa de Usher Edgar Allan Poe

Resenhas - A Queda da casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4

Renata CCS 13/03/2013

A natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.
A QUEDA DA CASA DE USHER é um conto com narrativa de terror, sombria, gótica, características das obras de Edgar Alan Poe. Muitos de seus textos analisam a natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.

No conto de Poe, o desconhecido é, sem dúvida, a maior fonte de medo, tanto o vivido pelos personagens quanto aquele sentido pelo leitor. Confesso que este livro me deixou apavorada. Terminei a leitura com um medo irracional (será?) e inexplicável.

A narrativa se inicia ambientando o leitor em um cenário sombrio, sobrenatural, descrito por um narrador sem identidade revelada no livro. Ele chega a uma casa decadente, de aspecto mórbido, para visitar seu amigo de infância, Roderick Usher, a pedido deste, e que está gravemente doente, sofrendo com uma enfermidade desconhecida. É neste ambiente gélido e sombrio que somos levados juntamente com o visitante, e compartilhamos as mesmas sensações, tristezas, desconfianças e medos dos delírios do seu dito amigo logo no início da trama.

Criando um ambiente de mistério e sobrenatural (com fantasmas e uma casa que se comporta como seus habitantes) e misturando isso com a realidade desconcertante dos personagens (com suas relações familiares problemáticas e doenças mentais), o autor nos apresenta um enredo fantástico e apavorante, porém sólido e consistente.

O conto é intrigante, leva o leitor para um mundo inteiramente diferente e, sem perceber, acabamos nos entregando ao medo e ao horror de braços abertos. E queremos mais. Fiquei fascinada.
RuyaMC 13/03/2013minha estante
Sou fã do terror, do mistério, do sobrenatural. Adoro Poe e também fiquei fascinada com este conto e tantos outros deste mesmo autor. É um comentário muito verdadeiro o seu, dizer que terminamos e queremos mais. Poe nos fascina mesmo!

Renata CCS 14/03/2013minha estante
Concordo Ruya, este foi o primeiro conto que li de Poe, mas com certeza, não será o último.

Raissa 21/03/2013minha estante
Eu gosto muito de terror, de sobrenatural, mas nunca li nada deste escritor. Talvez esta seja uma boa história para começar. Fique interessada MESMO!!

Josiastds 04/11/2023

Denso demais
Três personagens, Lady Madeline, Roderick Usher e o amigo. Esse amigo é a pessoa que vai contar de forma densa, profunda e assombrada a estória, escrita e o que mais gosto que é uma pegada densa mesmo tendo poucas páginas, ao se aprofundar na estória percebemos que sentimos cada movimiento e acontecimento na casa usher, tem muitos livro que são grandes é que não chega perto desse conto, já li tantos. Edgar Allan Poe não precisa de muito pra provar que é foda.

Natalie.Padilha 24/12/2022

Bem curtinho,li em pouco tempo e uma pequena resenha a única coisa que digo é que me senti num jogo de terror numa visão da vítima

Tiago Doreia 16/05/2021

Primeiro de muitos!
Minha leitura introdutória à obra de Edgar Allan Poe, que dispensa apresentações. Ótima primeira impressão, apesar de não ser nem de longe o mais conhecido dos contos dele, não deixou a desejar em nada.

O ambiente inteiro, tanto o externo quanto o interno (a mente do protagonista), é pesado, completamente inundado por um sentimento lúgubre, melancólico e deprimente, que é característica forte do autor gótico.

A maior parte da história passa-se dentro dos pensamentos do narrador-personagem, então conseguimos sentir com clareza os sentimentos tristes e desprazerosos que a família e a mansão mortiça nos imprimem. Isso tudo torna a obra altamente introspectiva, na mesma medida que é detalhadamente descritiva.

O ambiente é tão pesaroso que os elementos sobrenaturais se misturam aos elementos reais de tal forma que já não se sabe o que é real e o que é fruto da mente doentia dos personagens.

Vale destacar a forte simbologia da mansão decrépita e decaída, que a todo momento faz alusão à situação semelhante da família, que já não vê qualquer possibilidade de perpetuar-se, portanto, encara seu fim, deteriorando-se lentamente em loucura e podridão.

Um ponto a destacar é a linguagem altamente poética, apesar do texto em prosa, que Poe traz na sua obra, muito bem escrita e cheia de adjetivos que só enriquecem a experiência. Ótimo livro, recomendo.

Alline 12/11/2023

Poe sendo Poe
É incrível como Poe tem o dom de boa fazer entrar nos espaços junto com as personagens.
Neste conto, vivenciamos a loucura, o temor, a aura opressora do ambiente...
Embora curto, a história é muito bem desenhada e o terror psicológico é incrivelmente bem elaborado, deixando o leitor angustiado, com aquela sensação de "Sai daí, moço!" Rsrsrs.
Muita coisa não é dita explicitamente efica a cargo do leitor criar conjecturas que expliquem os acontecimentos.

Larissa.Cifarelli 01/10/2023

Releitura
Reli o conto pois vai sair uma mini série baseada no conto do Poe, a escrita do Poe é ótima para quem gosta de terror em estilo gótico, é muito interessante o desenvolver da loucura em sua obra.

Eduardo.Staque 10/10/2023

Só li por causa da série, e descobri que ela vai adaptar mais de um conto.
Enfim, achei confuso, e nem um pouco instigante, além de perder muito tempo pra que algo aconteça.
Esperava algo mais concreto em relação aos acontecimentos de forma a ficar mais evidente do que se tratava na casa e se se tratava da casa em si.

Kie. 27/04/2024

.....
Sinceramente, não esperava menos do Edgar Alan Põe, gênio incompreendido pelos chatos e admirado pelos cok visão além. A dinâmico e os pontos ao longo da história que te pegam é único. Mais um conto único do Põe.

nogueira 19/10/2023

Li o conto depois de assistir a adaptação da netflix e apesar de achar meio parado amei a atmosfera e o foco nos últimos dias do roderick e da madeline.

Caraminholas 17/10/2023

Conto pequeno de 20 e poucas páginas que peguei para assistir a série de mesmo nome.
Não gostei muito até os últimos momentos, tava meio entediada até a irmã ir de base. Gostei muito da parte do quarto em que ele lia o livro, até me arrepiei em um momento, mas foi bem curtinho o período de tempo que eu estava imersa.
Depois vou tentar ler outros para ver como me sinto em relação aos escritos do autor.

Inlectus 25/02/2010

Boa leitura.
Um tipo de terror que é instigante, que diverte a faz a imaginação trabalhar. Uma boa leitura.

Yasminy 14/04/2020

Um dos contos mais rasos que já li do autor. Não me prendeu. Li até o fim esperando algo acontecesse. Achei fraco.

Mari Vannucci 28/08/2020

Sombrio
Envolvente e visual. Não foi o melhor de Poe que já li mas,
mesmo assim, fiquei levemente perturbada.

Helô 13/12/2022

Tremendo
Um exemplo de conto de Edgar Allan Poe que eu gostei. Muito, muito bom. O tanto de análise que dá pra fazer com um conto tão pequeno e sinistro! Recomendo a todos.

NicKer_ 08/10/2022

Casa Usher
Por eu não estar acostumado ler contos eu achei uma leitura mais complicada, porém estou me adaptando, tirando essa fato eu achei um conto muito bom com a narrativa de terror e mistério.

1 | 2 | 3 | 4