o cerebro desconhecido

o cerebro desconhecido Helion Póvoa

Resenhas - O Cérebro Desconhecido

Taiana.Batistela 05/06/2024

Eu amei esse livro, demais! Me fez querer ter uma alimentação saudável, entender como o meu corpo funciona, só que ele precisa! Achei incrível, todos deveriam ler!

Gabriela 10/04/2022

Desvendando segredos de saúde
É um livro fundamental para quem estuda saúde e bem-estar humano. Traz uma ótima base sobre o funcionamento integral do corpo a partir da digestão.
Quem não é da área da saúde pode se perder em partes mais técnicas. Mas no geral é possível entender o ponto de vista ainda assim.

Rose 29/01/2021

Maravilhoso
É um livro maravilhoso, Povoa tinha um verdadeiro conhecimento, e isto porque estamos falando numa obra de 2002.
Tem muitas coisas desatualizadas, com certeza. Mas ele estava falando de um assunto muito pouco comentado na época, que é o nosso intestino, nossa microbiota.
E muitas coisas são usadas hoje, e foi através do livro que consegui entender alguns funcionamentos do corpo humano, explicado por ele de forma simples e significativa. Adorei a obra!

Gi 19/08/2017

Saúde!!!
Ótimo livro para quem se preocupa com a própria saúde. Traz diversas doenças e formas de cura ou de prevenção aos modos alternativos ou pela medicina convencial. O mais importante do livro se deve à nossa alimentação e como o sistema gastrointestinal, recorrentemente deixado de lado, é tão importante para a saúde do ser humano. Ou seja, ele é nosso segundo cérebro!

SergioBB 18/01/2009

A barriga também "pensa"
O segundo cérebro de que fala o livro é o sistema digestivo. Tem o mérito de mostrar que o cérebro (o da cabeça) não é tão onipotente assim, e o sistema nervoso situado no sistema digestivo é capaz de "se virar" e tomar algumas decisões atuando de forma independente, capaz de proteger o nosso organismo. O autor é médico especializado, e defende o uso da medicina ortomolecular. Apresenta um quadro abrangente (para o leigo) sobre as funções e capacidades do intestino, tratando de doenças diversas, capacidade de prevenção, problemas de diarréia, substâncias nocivas e uso de fibras. A leitura às vezes fica um pouco cansativa, devido ao uso frequênte de termos bioquímicos, como colecistoquinina ou clostridium.