Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Nathelly 23/05/2024

3/5
Não sei se coloquei muita expectativa no livro, ou se realmente não é meu estilo, mas achei a história desinteressante. Um romance água com açúcar permeado de dramas que há época deveria fazer sentido, hoje nem tanto. Senti falta de profundidade nos personagens e achei que a partir de determinado momento a autora correu demais pra chegar ao final, de forma que faltou ápice na história.

Keylla Luiza 22/05/2024

Vou falar mais da minha experiência de leitura, sem me aprofundar sobre as temáticas que o livro aborda, etc.

Orgulho e preconceito é um desses clássicos que todo mundo já ouviu falar de alguma forma ou de outra. Eu sabia que havia um filme baseado na obra de Jane Austen, já tinha visto passando na tv, mas nunca tinha parado pra assistir tudo e prestar atenção, só tinha ideia de quem interpretava os personagens e etc. Então esses dias, decidi assistir ao filme e amei, fiquei muito interessada em saber mais, já que obviamente a adaptação não consegue colocar todos os detalhes.

Foi uma ótima leitura, fiquei muito envolvida com o desenrolar da história e o desenvolvimento dos personagens.

Acredito que foi uma leitura fluida, justamente porque era o meu assunto de interesse no momento, caso contrário não seria assim, se eu tentasse ler por obrigação ou só pra bater a meta de lidos do ano, talvez não conseguisse, acharia difícil de ler por conta da linguagem rebuscada (que felizmente não foi um problema) e me contentaria só com o filme de 2005 que, a meu ver, é bem fiel, só muda algumas coisas.

A única coisa que me irritou na leitura foi que em algumas partes as conversas eram narradas ao invés de contar de fato os diálogos com cada frase exata do que os personagens estavam falando. Por exemplo, quando a Lizzy e o Sr. Darcy estavam conversando, primeiro apareciam os diálogos, mas o resto do texto era assim: "[...]e ele se expressou na ocasião da forma sensível e calorosa que só um homem violentamente apaixonado é capaz de fazer". Não sei se dá pra entender, mas eu queria saber exatamente o que ele disse, mas o texto só trouxe a descrição do momento.

No geral, foi uma leitura proveitosa, pretendo ler mais livros da Jane Austen.

Aline221 22/05/2024

Obra encantadora! Em algumas partes faltou um tchan pra me deixar presa à leitura mas no geral foi bem agradável, a história é muito boa! Darcy veio pra ser crush literário kkk adorei!

Lelis.feh 22/05/2024

Minha mais do que querida, mais do que amada Elizabeth!
Fez jus a tudo que já me falaram sobre, o livro tem uma escrita ótima e o romance acontece de forma leve, você vê o afeto deles crescendo. Amei o livro de verdade porém queria mais diálogos, me irritava toda vez que ela escrevia ?então falaram sobre isso? mas tirando esse mini fator o livro é sensacional e prende atenção do início ao fim.

Filide 22/05/2024

Apaixonante e envolvente com certeza
É um livro tão bom, sensível e delicado, que te cativa com uma trama bem desenvolvida e sólida. Não é muito diferente do filme e acaba te surpreendendo da mesma maneira, a adaptação não faz justiça a essa obra! Na primeira metade pode parecer um pouco chato e lento até de mais, mas depois você acaba tão envolvido e apaixonado que não tem mais volta. É uma obra que vou guardar sempre em um lugar especial do meu coração até por me lembrar alguém que tenho carinho. Recomendo muito!!

Vanessa39 21/05/2024

Um clássico
Orgulho e preconceito foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li e fiquei pensando nessa mulher escrevendo um romance com uma protagonista como a Elizabeth na época dela.
Elizabeth é uma mulher bem respondona e decidida para ser "vista com bons olhos" antigamente.
Entretanto, a escrita é complicadinha, Jane dá voltas longas para descrever uma situação e usa termos difíceis, mas eu achei ok, quando você entende a forma dela de escrever, flui mais rápido.

Entendi pq é um clássico tão aclamado.

hellen506 21/05/2024

Intenso
Que livro lindo! primeira obra de Jane Austen que leio e que certamente me fará ler outras.
senti todo tipo de sentimento, raiva, indignação, ansiedade, felicidade. a forma como a autora apresenta as emoções dos personagens me levou a vivê-las junto com eles. é um romance sem sensacionalismo, sem clichê, sem melosidade e com a mais representação da realidade possível.
não achei Darcy um monstro como sempre falaram, é um sujeito orgulhoso, de fato, mas nada muito irreal.
recomendo muito, um livro lindo e uma leitura agradável e sensível.

oiamandah 21/05/2024

Nota 3.5
Pq o skoob arredonda as estrelas hehehhe

Bom, não tem mt oq falar sobre. É um romance de época que traz inúmeras questões e críticas sociais sobre os relacionamentos da época, a posição social das mulheres e tudo o que era esperado delas.

De maneira geral curti o o livro mas achei bem enfadonho. Entendo o contexto e o estilo da autora, mas 60% do livro são descrições e questões com os personagens secundários. Eu não esperava um romance rápido e super vira página, mas sei la, imaginei que ia me importar mais com Lizzie e Mr Darcy, por ex.. Achei tudo nhé.
Ps: não achei ele um monstro como dizem, curti o jeitão dele na historia kkk

É isso. Bjs de luz

Daly.Silvannia 21/05/2024

Mais um...
A narrativa de Jane Austen é precisa, principalmente falando sobre os costumes, regras e formalidades da época, quando mulheres raramente eram ouvidas. Toda descrição de cenário, toda discussão e apontamentos, são questões que existiam e marcaram o início do século XIX na sociedade inglesa. Tudo aqui descrito fez parte dessa época que tinha como regra a hierarquia social, que separava arbitrariamente os ricos dos mais pobres.
Entre os diálogos ácidos e sem se deixar abalar pela superioridade social de Darcy, Elizabeth, utilizando-se de toda sua altivez, protagoniza cenas bem-humoradas, tornando a leitura mais leve. Aliás, vale destacar que são estas cenas capazes de nos convencer sobre o relacionamento dos dois personagens e desvendar um pouco mais sobre suas verdadeiras personalidades, que na maioria das vezes está mascarada, adivinhem só, pelo orgulho e pelo preconceito que os moldam.

Tmiss 21/05/2024

Livro incrível ?
Orgulho e Preconceito de Jane Austen é um dos meus romances favoritos. A história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy é cativante, cheia de reviravoltas emocionantes e diálogos espirituosos.

Estande.de.Esperanca 21/05/2024

Não era o momento
Fui com altas expectativas fazer essa leitura, afinal só vejo elogios quando se trata dessa obra. Mas infelizmente não me cativou tanto, achei legal o relacionamento da Elizabeth com as irmãs, especialmente a mais velha só que de maneira geral achei bem ok. Talvez não fosse o momento certo, tentei uma releitura futuramente.

Isa 20/05/2024

Orgulho e preconceito
Amei esse livro.
O jeito que o romance deles é desenvolvido é muito legal (inventaram o enemies to lovers) e outra coisa muito legal é toda a dinâmica familiar e de amizades deles, além do charme e romantismo único que só um romance de época pode nos trazer.
Fiquei completamente apaixonada por essa história e por esse casal.

micheluzzi 20/05/2024

Eu acho que eu botei mt expectativa nesse livro e me decepcionei um pouco com a narrativa, mas fazer oq

Lilly 20/05/2024

Finalmente acabei
O livro é bom só acho que não é meu estilo a maioria que li era de fantasia e de repente quis ler um livro de romance antigo algumas partes me prenderam até mas na maior parte senti que o livro foi bem arrastado mas quando foi chegando nos últimos capítulos a história me prendeu