Aquele que é digno de ser amado

Aquele que é digno de ser amado Abdellah Taïa




Resenhas - Aquele que é digno de ser amado


49 encontrados | exibindo 46 a 49
1 | 2 | 3 | 4


Bia 30/03/2022

O livro é divido em 4 cartas que expressam muito sentimento, é bem profundo. Achei algumas partes bem pesadas, mas amei cada uma delas.
O protagonista é um homem marroquino homossexual e cada uma das cartas retrata uma parte de sua vida: sua relação com a família, seu primeiro amor, seus momentos com o melhor amigo de infância e um romance com um alguém que não acabou bem resolvido.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sun 31/05/2024

Bom.
Antes de comentar sobre o livro em si, acho que a minha experiência de leitura foi atravessada pelo tempo que eu levei para finalizar este livro. Se tivesse emendado a leitura até o fim, acho que poderia ter sido melhor.

O livro é dividido em quatro partes, todas cartas, que vão do tempo mais recente para o passado. Narra-se a história de homens marroquinos e franceses e suas relações afetivo-sexuais, culturais e familiares, que são marcadas pela relação de colonização e preconceitos.

Uma narrativa intensa, mas que senti certa dificuldade para acompanhar. Os personagens no fim pareciam um só, e talvez tenha sido esta a intenção, para marcar algo de sistemático e normativo nessas relações... não sei. Algo não funcionou muito bem para mim. Ainda assim, vale a leitura.

"Você não teve escrúpulo nenhum em reproduzir em mim, no meu corpo, no meu coração, tudo o que a França se recusa a ver: o neocolonialismo".
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Aquele que é digno de ser amado é seu primeiro romance publicado no Brasil. O livro toma a forma de quatro cartas. Nas duas primeiras, o personagem principal, Ahmed, homossexual marroquino de 40 anos residente em Paris, escreve à mãe, Malika, morta faz cinco anos, e ao amante francês, Emmanuel, que conheceu no Marrocos aos 17 anos e com quem partiu para a França. As outras duas cartas são dirigidas a Ahmed por Vincent, um amante do passado, e Lahbib, um amigo de infância. Essa correspondência se estende por vinte e cinco anos, de 1990 a 2015. Nas cartas, Ahmed questiona e é questionado sobre sua homossexualidade, sua relação com a mãe, seus vínculos com o Marrocos e sua identidade como árabe na sociedade francesa. Ao partir para a França com Emmanuel e adotar a língua e o modo de vida do colonizador, Ahmed ganhou liberdade para expressar sua sexualidade, mas perdeu suas raízes e sua identidade. Aquele que é digno de ser amado é um livro que fala de vários temas: da relação difícil entre mãe e filho, da dor da homossexualidade, do exílio no estrangeiro, da ilusão de emancipação e da submissão cultural. No entanto, sobretudo, é um livro que fala do colonialismo e das relações de poder, e de como eles se refletem na vida afetiva de um homossexual árabe de 40 anos radicado nos dias de hoje em Paris.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788569020394
comentários(0)comente



49 encontrados | exibindo 46 a 49
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR