Querido Ex

Querido Ex Juan Jullian

Resenhas - Querido ex,

Luísa 14/08/2019

Queria muito ter gostado, mas não rolou :/
Querido Ex é um livro escrito em forma de cartas para um ex-namorado que, como o título diz, se tornou uma subcelebridade. A ideia das cartas é muito interessante, por permitir que o leitor passe, junto com o personagem, pelos vários estágios do término de um relacionamento. No entanto, infelizmente não consegui me conectar com os sentimentos do protagonista, o que tornou a leitura cansativa.

Além disso, senti que o autor tinha muitas ideias e quis desenvolver todas elas em um único livro de menos de 150 páginas, o que, a meu ver, não funcionou muito bem. Dificilmente é possível abordar homofobia, racismo, relacionamento abusivo, HIV, política e outros temas de forma bem feita em uma narrativa tão curta. Com isso, Querido Ex acabou me parecendo livro feito com o intuito de ser adotado em escolas, precisando ser sempre muito educativo. Senti isso principalmente nos momentos em que o HIV era mencionado, quase como uma cartilha de prevenção e tratamento da doença, o que pra mim não se adequa bem a um contexto de cartas enviadas ao ex-namorado.

Apesar desses pontos, é importante ressaltar que o livro trata de um relacionamento entre dois homens, sendo o protagonista negro, o que definitivamente não é comum na literatura nacional, quiçá mundial. Portanto é inegável que Querido Ex tem o seu valor e a sua importância, apenas não funcionou pra mim, achei que a ideia poderia ter sido mais bem trabalhada para construir um livro com a mesma premissa porém com maior qualidade.
Taiany Araujo 17/09/2019minha estante
Você descreveu exatamente tudo que eu senti com a história, queria tanto ter gostado, mas achei tudo chato e cansativo.

Rafael 01/11/2020minha estante
Me senti exatamente assim . Queria ter gostado , mas achei chato apesar de ter lido até o final . O protagonista que nem tem nome é tão pedante .

Rafaella 13/11/2020minha estante
Concordo com você Luísa, me senti do mesmo jeito. Comecei gostando bastante e lendo super rápido, mas depois começou a ficar uma narrativa superficial e o protagonista não me pareceu "real". O livro tem sua importância, por tratar de temas importantes, mas poderia ser melhor desenvolvido.

Luísa 13/11/2020minha estante
exatamente!!

Y a s 27/11/2020minha estante
Siim! Senti isso. Gostei bastante no começo mas depois as referências pop ficaram forçadas, o plot twist não me ?pegou? sabe. Tinha horas que eu achava o protagonista um saco, muito superficial e quando começou a ganhar um certa ?profundidade? no sentido ser o quase adulto que era pra ele ser não me conquistou, achei ? ata cê fez isso? , ? ata aconteceu isso?

Luísa 27/11/2020minha estante
hahahah foi bem isso mesmo e confesso que já nem lembro mais do plot twist de tão fraquinho que achei rs

Jordaann 04/12/2022

Esse livro foi um sofrimento ??
Nunca demorei tanto pra terminar um livro tão pequeno. Comecei em outubro do ano passado e fui terminar agora, de tanto que foi insuportável ler mais do que 10 páginas por vez.

Mas confesso que não foi de todo mal. Até a metade do livro eu estava gostando, estava tendo empatia com o personagem principal e com a necessidade que ele tinha que colocar pra fora tudo o que ele passou com o ex. Mas depois de um tempo o comportamento dele começou a ser destrutivo, péssimo, e a história foi repetitiva e maçante ao extremo.

Pensei em desistir INÚMERAS VEZES e realmente me obriguei a terminar essa leitura na força do ódio. Não simpatizei com ele, e até mesmo fiquei indiferente com as coisas que ele narrava.

De verdade, só terminei pra poder criticar com propriedades.

Vi algumas pessoas falando do final e achei que ia salvar, mas nossa? acho que já estava tão saturada com a leitura que nada mais me impactou ou emocionou. Comprei os dois livros juntos e me arrependo porque tenho quase certeza que não vou ler o próximo.

Apesar de tudo, achei a escrita do Juan fluida e os temas abordados importantes, com racismo, homofobia, entre outros.
AngelaS.DiasNagami 04/12/2022minha estante
Eu amo tanto Querido Ex ?

Jordaann 04/12/2022minha estante
Nossa, eu queria MUITO ter gostado, por isso comprei os dois livros. Mas não rolou. Foi horrível a experiência pra mim a ponto de achar que não vou de verdade ler o outro ?? mas queria mesmo ter gostado ?

AngelaS.DiasNagami 05/12/2022minha estante
O segundo eu tb bodiei! Achei fan service demais! Mas o primeiro eu amei real rsrsrs

mfelixft 23/08/2021

Não gostei...
Foi um livro que não me agradou em nenhum momento. Não achei a história interessante e muito menos os personagens. Achei a escrita muito forçada, com referências pop em cada parágrafo, inclusive para coisas desnecessárias, não gostei do estilo da escrita - o que é muito particular mas me incomodou bastante.
Não me apeguei à nenhum dos personagens e não podia ligar menos pra história. A grande revelação que tem no meio do livro é a parte mais legal e mesmo assim não me empolgou.
E eu nem vou comentar sobre o final do livro, que pra mim não tem pé nem cabeça.
Barbie dos livros 11/09/2021minha estante
Estava pensando até que eu estava sendo exigente demais, por ver um monte de pessoas gostando da história. Agora não me sinto mal por não me interessar pelo personagem e não gostar de tanta referência pop e só tem lamentações, isso me incomodou um pouco. Não consigo terminar a leitura kkkk

mfelixft 11/09/2021minha estante
Eu lutei muito pra terminar esse livro, fiquei mais de uma semana pra ler essa coisinha pequena kkkkkkk Eu tava em um ritmo de leitura tão bom antes dele, mas agora tô toda estranha. Não se sinta mal por nn terminar de ler, as vezes o livro só nn funciona pra você mesmo.

Barbie dos livros 11/09/2021minha estante
Nem me fale em perder o ritmo de leitura, com esse livro de tornou inexistente. Estou entre: empurra com a barriga ou descarto de vez kkkk

venenosa0 01/12/2022minha estante
Mas não é uma autobiografia do autor?? Eu li ele achando que era

Sandro58 10/12/2022minha estante
Não kkkk

tardialice 03/01/2022

Querido ex,
Eu não sei explicar direito o que eu senti lendo esse livro. Enrolei bastante pra terminar a leitura mesmo sendo um livro pequeno, praticamente me obriguei a terminar.
Apesar de querido ex, ter uma história boa e bem fácil de entender, não foi um livro que me prendeu.
Mas querido ex não deixa de ser uma indicação de leitura, porque apesar de ter sido meio cansativo, eu gostei bastante do livro.
É um mix de sentimentos sobre esse livro que nem eu entendo.
To em uma relação de amizade e ódio com ele, então to partindo pra leitura de maldito ex, pra dar uma segunda chance a essa história.
Yolme.li 03/01/2022minha estante

Yolme.li 03/01/2022minha estante
Uai

Douglas 22/06/2021

Péssimo livro em vários ângulos.
O livro estava em promoção no site das Americanas e resolvi comprar, poderia ter escolhido outro livro se tivesse lido uma prévia do mesmo. Um personagem que escreve cartas para o seu "querido ex", são cartas que só sabe reclamar, culpar o ex por tudo e muitas vezes parecia uma criança mimada.

Em términos de relacionamentos todos tiveram acertos e erros e isso podemos ver em reflexões ou em ângulos diferentes, o personagem faz terapia embora não pareça ( talvez a psicóloga dele seja coach) e é extremamente chato em todos os sentidos. Até hoje não tinha lido um livro com um personagem tão problemático ( precisa se tratar urgentemente), irritante e novamente CHATO.
São cartas que ele se coloca como vítima, raramente vê que também errou e poderia ter resolvido várias coisas se tivesse dialogado com o "querido ex". Pessoas dizendo que o livro tem sensibilidade ( não encontrei), tem repetições nas cartas e algumas coisas poderiam tomar rumos diferentes se mudasse o tempo ocorrido de alguns fatos.

Não consegui rir de nenhuma parte das referências pops que tem no livro, é um livro vazio e que espero esquecer. Ainda tem que temos excelentes escritores lgbt, posso citar o livro "Inferno Astral" do Vítor diCastro, o livro " Você tem a vida inteira " do gentil Lucas Rocha.
Mateus 22/06/2021minha estante
"talvez a psicóloga dele seja coach" hahaha adorei o comentário

Douglas 22/06/2021minha estante
Obrigado. Ninguém merece coach hahaha.

lecofaria 11/05/2021

Chato e desnecessário
Querido Ex, de Juan Jullian

Levado pelo hype, fiquei curioso com Querido Ex. Eram tantas resenhas elogiosas e postagens diversas sobre o livro que o botei na minha lista e, na última semana, acabei por conferí-lo. Poderia ter passado sem.

Deixe-me explicar. Não é um livro (totalmente) ruim. O formato de cartas faz a leitura ser fluida e você devora rapidamente as menos de 200 páginas da história. Mas, para mim, o livro tem um problema sério: o protagonista. Sério, que pessoa chata.

Depois do fim de seu relacionamento, o protagonista vê seu ex entrar em um reality show e ganhar fama, fortuna e um novo namorado. Sem saber lidar com seus sentimentos, ele começa a escrever cartas para o ex, que é o que acompanhamos no livro. E, pqp, que pessoa insuportável - o autor das cartas, não o ex.

Sabe aquele tipo de gente que culpa o outro por tudo, inclusive por suas decisões equivocadas? Pois é. Todos conhecemos gente assim (e talvez até sejamos ou já tenhamos sido desse jeito). Mas na narrativa do livro, só consegui ter ranço pelo protagonista e zero empatia.

E daí vem o final, com uma carta do ex e o encerramento da história. Gente, que bosta. ?

Ao lembrar das pessoas falando em como o livro as havia tocado e dizendo se ver na história, eu pensei em como falta terapia (de verdade, não coaching) pra geral. Porque, francamente, me deu pena de quem se identificou com essa história.

Terminei a Leitura em: 11/05/2021
Cotação: 1,5 estrelas em 5
Douglas 22/06/2021minha estante
Concordo com você, detestei esse livro. Fiz até resenha.

luisa 05/07/2021minha estante
SIMMM O PROTAGONISTA É MUITO CHATO

Gabriel.Albuquerque 22/01/2022

não abra os olhos!!!!
no começo eu até consegui me divertir, achando umas coisas engraçadinhas e ate fofas, além de me sentir abraçado pelas referências pop, mas não demorou pra isso se tornar uma carecterística exagerada e desnecessária.

depois, é só ladeira abaixo, o livro não caminha pra lugar ALGUM, e todo o pequeno e vazio progresso do personagem principal, que podia dar uma melhorada no rumo da história, é jogado no lixo, numa bizarrice surreal.

leva o livro todinho numa linha e nas ultimas 5 paginas quer mudar tudo que fez a gente acreditar, sem profundidade e verdade alguma e romantiza varias MERDAS e as trata como assunto banal.

simplesmente NÃO!!!!!!
Myrelle 22/01/2022minha estante
chocada

kauaarauj_ 23/01/2022minha estante
esse também foi o meu sentimento

brasileirinha 13/01/2023

motivo do meu choro diário, te amo
08/01/2023 ? meu querido ex foi um dos livros mais necessários que eu já pude ler, ainda mais em uma etapa tão complicada da minha vida, sou tão grata por ter o lido no momento ideal. ele me faz surtar, chorar, rir e abrir os olhos para tantas coisas nas quais nem costumava olhar com apreciação, livro que te dá tantos aprendizados e choros. obrigada por fazer parte da minha vida ?
Barbara 16/01/2023minha estante
amg em algum momento falam o nome do protagonista?

brasileirinha 16/01/2023minha estante
amiga, pelo visto, nunca falaram

Barbara 11/10/2022minha estante
a ultima passagem dele é dia 30 de junho, dia do casamento, o tiago diz que ele morreu exatamente um ano atrás no dia 15 de julho, ou seja passou 15 dias daquela noite

whitejcap 11/10/2022minha estante
ah sim, obrigada!

Queria Estar Lendo 22/09/2019

Resenha: Querido ex,
Cheguei em “Querido Ex,” numa daquelas listas de promoções da Amazon que o perfil @SemSpoiler posta no Twitter e resolvi apostar. Adoro livros nacionais e principalmente quando a história acontece no Brasil; histórias e casos que poderiam ser reais dentro da nossa realidade brazuca. E quase foi uma experiência frustrante.

No início de cada capítulo tem um trecho de alguma canção que combina com o conteúdo que virá adiante e por isso antes de começar o e-book, tem um link de uma playlist que o autor recomenda que seja ouvida durante a leitura. Achei a ideia legal, nunca tinha visto isso antes, porém não consigo prestar atenção na leitura se estiver ouvindo música então rejeitei a sugestão.

O livro é feito em formato de cartas, ou seja, cada capítulo é uma carta que o protagonista escreve para o “Querido Ex”; o curioso é que nenhum dos dois são nomeados no livro, então vou tratá-los aqui por Protagonista e Querido Ex.

As primeiras cartas acontecem alguns meses após o término do relacionamento entre os dois. Dá pra perceber traços de muita revolta do protagonista, algo normal, principalmente porque os fatos que ele relata são típicos de uma relação abusiva. Anulação de uma das partes da relação é o que deixa isso mais explícito. Além disso, o fato de o protagonista ser negro também traz o tema do racismo à tona.

O protagonista se sente anulado pelo querido ex, que se sente “o gostosão” e como se não bastasse, o cara ainda é convidado para participar de um reality show. Eu gosto desse enredo e teria gostado mais, mas a forma de escrita também não me agradou; senti que em muitos momentos as palavras poderiam ter sido melhor escolhidas. Apesar de a escrita ter deixado a desejar, o livro tinha só 203 páginas e não ia me custar nada continuar a leitura, eu tive esperanças de que ia melhorar.

“Passei dois anos tentando me encaixar em você, na sua vida, nos seus planos, nos seus desejos, e do que adiantou? Você saiu em paz mas me deixou em pedaços.’”

As cartas tiveram uma evolução, no começo parecia um adolescente rebelde querendo “lacrar” num post do face, mas depois o personagem foi compreendendo melhor sua relação e a si mesmo. Entretanto, quando chega no meio do livro, ele tem umas recaídas nessa postura de adolescente mimado e isso me irritou um pouco. Quando eu pensava “agora vai!”, o protagonista regredia e voltava a parecer um mala sem alça muito imaturo.

Acontece que o livro finalmente embala depois que o protagonista começa a contar sobre como ele também contribuiu pro fim do relacionamento, já que nas primeiras cartas a sensação que fica é de que ele era o “namorado perfeito” e o querido ex era um tremendo de um babaca. E isso também me irritou, a gente sabe que uma relação nunca termina por conta de um lado só, se olhar bem de perto, todo mundo erra um pouco.

As cartas contam não só sobre como o protagonista se sentia em relação ao querido ex, mas falam também sobre o dia-a-dia do personagem, sobre como ele se sente em relação às outras pessoas que estão ao seu redor. Ele inclusive começa a relatar como tem sido conhecer outra pessoa. Essa parte eu me identifiquei muito, porque depois de uma relação falida, você começa mesmo a traçar comparativos para ver se não está caindo no mesmo erro, rs.

O fim do livro é uma reviravolta total, vários fatos antes não ditos são colocados à mesa e no último capítulo o meu ar sumiu.

Em resumo, Querido Ex, é daqueles livros que começam meio mornos e vão embalando com o passar dos capítulos e por conta da linguagem fácil, nem pensei em desistir. Juan conseguiu encerrar a história com um final surpreendente, o que pra mim foi o que salvou o livro de não ser uma decepção completa.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/09/resenha-querido-ex_18.html
Ane Elyse Fernandes 30/10/2019minha estante
O final realmente é o que mexe conosco. Adorei esse livro! Foi uma leitura totalmente despretenciosa e me surpreendeu.

Arya4 12/01/2021minha estante
No meu caso,o final que me irritou. Kkkkk

Atlasantos 19/12/2022

Livro ruim do começo a 98%, o epílogo foi tão bem escrito q cheguei a cogitar que era verdade, mas o livro, no caso o protagonista tem várias opiniões problemáticas e isso me fez perder praticamente toda a vontade de ler o livro, só continuei pq a escrita é muito boa.
Ao autor só tenho uma coisa a dizer, melhore, por favor.
Lumuzetã 19/12/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lumuzetã 19/12/2022minha estante
Que resenha perfeita

Danificticia 19/05/2021

...eu to acabada
ESSE LIVRO MEXEU TANTO COMIGO!!! Mesmo com minha vida bem tranquila eu fui tocada por todas as temáticas envolvidas, a escrita do Juan é uma das coisas mais lindas, cara...POR QUE ESSE FINAL? POR QUE? POR QUE? POR QUE? São 02:30 e eu to em prantos...to destruída, mas obrigada por esse livro Juan, também quero te socar por fazer isso comigo hahah enfim to gatilhada ainda não falem comigo
dudaisreading 19/05/2021minha estante
aaaaa eu amei, já quero

Danificticia 19/05/2021minha estante
ai amiga cuidado viu

Fernanda 22/01/2021

Querido Ex,
Resenha no blog:

Confiram e deixem as suas opiniões:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-querido-ex-juan-julian-galera.html
mika maia 27/06/2021minha estante
Livro maravilhoso. Me rendeu um dia de muito choro e reflexão ?

Fernanda 27/06/2021minha estante
É mesmo muito bom esse livro ?

Beatriz 25/06/2022minha estante
amigaaa coloca alerta de spoiler ?

bibiamelo 25/06/2022minha estante
coloqueii, tinha esquecido ??