The Running Man

Richard Bachman

Resenhas - The Running Man

Neylane Naually 17/02/2021

Não da pra largar
Publicado em 1987, é o último dos primeiros livros de Bachman, pseudônimo do autor Stephen King.

Os livros de Bachman principais são Rage (Fúria); The Long Walk (A Longa Marcha); Roadwork (A Autoestrada) e The Running Man (O Concorrente) e eu li todos!! Outros livros foram lançados sob o pseudônimo, mas esses foram os primeiros.

A história se passa em 2025, e o "The Running Man" é um programa de TV onde homens são perseguidos por toda a população, quem pegar ou matar eles são recompensados, se eles conseguirem completar 1 mês sem serem pegos ficam bilionários. Richards tem uma filha pequena que está muito doente, sem dinheiro para o tratamento ele decide se arriscar e acaba entrando no jogo.

Foi uma leitura que eu gostei demais! Os livros do Bachman normalmente não são muito bem aceitos lá no grupo de leitura coletiva, mas eu posso dizer que sou uma apreciadora deles kkk o único que não gostei foi Fúria. Eu praticamente engoli The Running Man, foi uma ótima experiência e a construção de mundo, as críticas sociais bem pontuais, o desenvolvimento do personagem principal e o final foram pontos altos pra mim. Achei bem inspirado em 1984, um dos meus livros favoritos (com direito a referências!). O segundo melhor do Bachman (atrás de A Longa Marcha, meu favorito do pseudônimo).

Foi lançado aqui pela @EditoraSuma como O Concorrente, mas tá bem raro, será que não rola uma nova tiragem?

site: https://www.instagram.com/p/CHs59PUD0ow/

Rafael.Montoito 18/05/2020

Assustadora profecia
"O Concorrente" é um dos quatro livros que Stephen King escreveu, no anos 80, com o pseudônimo de Richard Bachman. Casualmente - talvez porque ele quisesse despistar a crítica -, os livros de Bachman são, eu diria, obras menores na longa produção kingniana.
A premissa é mais interessante que a história em si: num futuro não muito distante, numa sociedade devastada e caótica, a população sofre com a poluição, a violência das ruas e a falta de trabalho e comida. Para aliviar o estresse dessa população, há um programa de TV chamado "O Concorrente", ao qual homens se candidatam. É um reallity show no qual os concorrentes são caçados pelo país todo para serem exterminados. Nesta arena de gladiadores modernos, nenhum concorrente conseguiu sobreviver aos seus caçadores e às maracutaias da equipe de produção.
Mas então entra em cena Richards, que precisa do dinheiro do prêmio para ajudar no tratamento de saúde de sua filha pequena. Pouco a pouco, ele surpreende a equipe do programa, escapando de cada armadilha, mesmo que para isso tenha que deixar um rastro de morte e destruição por onde passa.
Muito embora, como já disse, não possa ser considerado "uma grande história", sua premissa é assustadora. Considerando que foi escrito numa época que antecede aos pavorosos reallities que temos hoje em dia - e considerando que a sociedade da história é bem mais caótica que a nossa, mas que de certo modo parecemos estar rumando à ela - torço para que o livro não seja uma profecia a se realizar em pouco tempo. Poder, para este tipo de coisa, a mídia tem. E gente insana e desesperada por dinheiro também há aos borbotões. Precisei lê-lo em inglês porque a edição em português está esgotada (se alguém tiver uma para trocar ou vender, me interessa).