Lindo Desastre

Lindo Desastre Anderson Pereira

Resenhas - Lindo Desastre

Leonardo.Oliveira 14/07/2022

Amizade, família e um slowburn levado às últimas consequências
Mesmo lendo algumas informações aqui e ali, eu comecei Lindo Desastre sem ideia do que esperar, passei uma parte do livro com esse sentimento e não foi à toa: é uma história extremamente rica e complexa, cheia de pormenores e experimentações no texto, que é belíssimo. Marquei praticamente o livro inteiro nos destaques do Kindle para ter referências futuras de boas construções, porque a escrita do Anderson é muito elegante e envolvente.

Falando da história em si, defino a jornada dos dois protagonistas como um slowburn levado às últimas consequências. São vários os elementos sobrenaturais do livro, muitos dos quais eu nunca li muito sobre, mas fiquei bastante interessado em saber mais. Entretanto, são os sentimentos de negação de Miguel e Ricardo que mais os atrapalham, e é delicioso acompanhá-los no processo de perceber e admitir algumas verdades. Só deixo o alerta de que os últimos capítulos são desidratantes em níveis indescritíveis!

Para além do romance e do suspense com todas as reviravoltas e cenas de ação, destaco os momentos com as crianças e a família extendida que se forma entre amigos e familiares numa teia que a princípio é bastante complicada, mas no fim se resume a uma máxima simples: cerque-se de pessoas que te fazem bem.

Salemme 12/04/2021

Surpreende e cativante
A escrita de Lindo Desastre te prende conforme a história da muitas viradas e muitas linhas vão se interligando e dando sentido a tudo. Ricardo e Miguel são dois fofos!!! Uma linda história de amor.

awminyard 21/02/2021

um dos livros mais lindos que já li na minha vida!
minha namorada me apresentou ao espiritismo ano passado, eu ainda nao entendo muita coisa mas esse livro mexeu dentro de mim de uma forma inexplicável!!

além de ter esse toque espiritual ainda tinha o amor, me senti acolhida, pela primeira vez enxerguei que "no lado de lá" pouco importa, a não ser o amor.

chorei, ri, senti medo, fiquei ansiosa, tive raiva, empatia e no final compreendi muita coisa.

miguel pode ter percorrido o caminho mais longo, muita coisa pode ter dado errado e ter atrapalhado, mas, por fim, quem venceu foi o amor.
Andy 04/03/2021minha estante
Nossa!!! Fico muito feliz de ter conseguido cativar também pelo lado espiritual, além da história entre os dois! Muito obrigado pelo carinho, pela resenha e pela divulgação!

Nina 31/10/2020

Um romance apaixonante
Acho que uma coisa que me fez gostar do livro é de como o autor desenvolveu a história, por causa do cuidado que ele teve com o amadurecimento dos personagens e os desafios encontrados por eles para que isso ocorresse. Além disso, através da forma como o livro foi escrito, percebeu-se que o autor tinha pleno domínio sobre o tempo e lugares nos quais os personagens passaram, tornando a imersão em toda a história mais intensa. Na parte inicial do livro alguns diálogos ficaram um pouco confusos, porque era difícil entender quem estava falando, o que, porém, não atrapalhou significativamente a leitura. A escrita em si também não é cheia de detalhes e nem pesada, de maneira que consegui me ater ao que era importante na narrativa. A história foi o que mais me encantou e que mais fez com que eu quisesse mergulhar dentro do livro, pois o autor soube trabalhar muito bem com a lenda do vampiro dentro da nossa cultura, abandonando quase totalmente como o "monstro" foi construído lá fora e dando uma nova visão a ela. Além disso, acho que o subgênero que melhor se encaixa no livro, na minha opinião, é o romantismo fantástico, porque os elementos paranormais não são o foco da história, mas só giram em torno do romance. Não digo que não senti falta de mais elementos de fantasia e de algumas explicações quanto a isso, mas como o foco da história não era esse, então, tudo bem. Somado a essa profunda imersão que a história nos ajuda a ter e de todo o mais, as reviravoltas do romance são dignas de uma novela cheia de mistérios familiares e suas revelações dramáticas. Portanto, esse livro é super recomendado por mim e um ótimo acréscimo a literatura best seller brasileira.
Andy 01/02/2021minha estante
[Nota mental: rever os primeiros diálogos do livro!]
Em minha defesa, devo dizer que Miguel já existia (com outro nome) muito antes de existir vampiros que brilham! hahahah... Mas que bom que curtiu a "minha" versão deles!
E devo concordar, romantismo fantástico gay casa bem melhor que fantasia contemporânea + romance lgbt, mas tia Amazon não me permitiu achar o subgênero... [Outra nota mental: buscar isso novamente.]
E se você acha que as famílias de Miguel e Ricardo têm história é porque não conhece as que ouço desde sempre, na minha própria família! hahah
Obrigado pela recomendação e pelo carinho de sempre!

Pablo.Vitor 29/10/2020

Eu amo e sou suspeito pra falar ksksks
É um livro que no início você não dá muita coisa... mas conforme passa os capítulos a gente se apaixona pelos personagens... São cativantes, e o jeito que o autor aborda a fantasia é diferente, mas muito legal nunca tinha lido algo assim.. pode até demorar pra acontecer ksksksk mas quando acontece você fica emocionado e feliz.....
Andy 01/02/2021minha estante
E ele dizendo que não conseguia escrever resenha, vejam só!
Obrigado pela (segunda) leitura e por ter deixado seu recado aqui!
E obrigado pelo apoio de sempre!
E quando essa pandemia acabar, já sabe, partiu passeio em Petrópolis?!

Lalalias 28/10/2020

Tentando desapegar dos protagonistas até o momento
Eis que início um clube de leitura, leio a resenha, fico desconfiada se iria gostar e me surpreendo (positivamente !).
Nos primeiros capítulos me senti como nos primeiros episódios de uma série, que ainda sentia o tempo passar, conhecendo os personagens, me ambientando ao momento quando uma reviravolta me vira a cabeça e me une ao livro, onde os 40 minutos dos capítulos passam em um piscar de olhos e me vicia até a última página e ansiando por mais.
Com personagens tão palpáveis que chegam a parecer meus velhos amigos, conflitos de tirar o fôlego, momentos de amor e ódio, sigo em lágrimas após o final da leitura.
O autor trás de uma forma espetacular, temas profundos como AIDS ainda no começo da pandemia, autoconhecimento e aceitação, comunidade LGBTQI+, amor em sua mais pura essência, espiritismo, mundo sobrenatural, dentre outros, com a intensidade que nos faz identificar em nossas vidas a própria narrativa.
Esse livro foi um presente na minha vida que com toda certeza vou recomendar pra todos que puder e aguardar quem sabe por uma continuação.
Andy 01/02/2021minha estante
Sabe que já me disseram que parecia um seriado e que cada capítulo seria um episódio? Não foi a intenção, mas curti muito saber disso! E tenha certeza que presente foi ter conhecido gente tão especial através de Miguel e Ricardo!
Obrigado!!

Luanna 28/10/2020

Gostei muito
Ainda não sei explicar direito o que foi ler LD. No início achei a história parada e os capítulos longos me deixaram propensas a desistir logo ali, mas pelas falas de quem estava mais a frente na leitura resolvi continuar, e essa questão dos capítulos mais longos não me preocupou mais pois, a leitura fluía muito bem na medida que continuava a ler.
Eu fiquei um pouco confusa no início, pois não sabia o rumo que a história tomaria e não tinha me apegado aos personagens, algo que só aconteceu da metade em diante.
Mas num todo eu gostei muito da história, me identifiquei em certos momentos com o Miguel, embora tenha achado que ele poderia ter ido buscar respostas bem antes do que ocorreu na história. Também achei que o período de 10 anos até "tudo se resolver" foi bem longo pra mim. Pois não aconteceu tantas mudanças para esse período todo (ao meu ver).
Resumindo, eu gostei muito de conhecer a escrita do autor, o livro é muito lindinho, me deixando com sorriso bobo ao fim da história, é um livro que deixa um coração quentinho (coisa que adoro).
Andy 01/02/2021minha estante
Que bom que deixou seu coração quentinho! (Missão cumprida! hahaha)
Obrigado pelas palavras, elogios, críticas e por não ter desistido! Fico que feliz que tenha curtido no final das contas!

Andy 01/02/2021minha estante
Cara, ler isso é de dar calor no coração, sabe? Porque em minha mente a história pincelaria de leve que amor é simplesmente amor (independente de como se apresente), mas isso tá tão costurado ali dentro que imaginava que ninguém se daria conta. E ver que você percebeu, se deu conta e se identificou por conta disso! Sei nem o que dizer. Aliás, sei sim: de minha parte, digo que o livro já valeu, tendo feito alguém refletir sobre!
E, sim, Ricardo sempre soube! Tava ali desde o início.
E obrigado, viu? Pelo carinho e por acolher Miguel e Ricardo tão encantadoramente assim!

Giulia 21/10/2020

NUNCA CHOREI TANTO COM UM LIVRO SÓ NA MINHA VIDA!!!
O que dizer desse livro que acabei de ler e considero PAKAS??? Posso falar que foi sem dúvidas uma descoberta preciosa desse ano. Muito embora eu não saiba dizer exatamente o que eu estava esperando do livro antes de começá-lo, certamente não era algo tão grande e especial como acabou se mostrando. Explico: não havia criado expectativas a respeito da história, e ela falou comigo de forma tão íntima e tão profunda que me peguei completamente envolvida e investida.
A escrita do Anderson é super fluida e convidativa desde o início, e mesmo que os capítulos longos (no meu Kindle tava prevendo uma média de 40 minutos cada um) intimidem um pouco no início, logo eu ficava era super ANIMADA de ver que tinha um capítulo DESSE TAMANHO TODO pra eu ler no fim do dia. E tem isso: li devagarzinho (um capítulo por dia) porque simplesmente eu passei o livro todo focando em adiar o seu final.
Lindo desastre é exatamente como o título promete: uma série de desfortunas e dificuldades que se mostram na vida dos personagens, sim, mas contadas de uma forma tão bonita e sensível que várias vezes me arrancaram lágrimas (de verdade) e muitos berros (porque sou a pessoa que surta em voz alta enquanto lê).
O livro vem de um espaço de muita vulnerabilidade, eu diria, que é justamente o que torna a história tão sincera. Ao mesmo tempo em que nos conta e nos convida a entender como era a vivência da pessoa LGBTQIA+ nos anos 70’ 80’ 90’ (e, em específico, a vivência do homem gay cis e branco, pois esses são os protagonistas), o livro se mostra um contínuo exercício de empatia, de se colocar num espaço de escuta e tentar entender as razões do outro. Tudo isso sem jamais sair de um lugar de realidade – nenhum dos personagens é perfeito, eles têm seus defeitos e limites. E ver isso em cada um deles, ver o quanto eles crescem ao longo de toda a narrativas, sem dúvidas foi um dos motivos pelos quais eu me apaixonei tanto por essa leitura.
Se tivesse que falar sobre o que é esse livro, eu não hesitaria em dizer que é um livro sobre amor. Não apenas o amor romântico que a gente tanto vê destrinchado nas histórias por aí, repetido à exaustão e encaixotado em um padrão. Lindo desastre é sobre todo o tipo de amor que alguém pode sentir, e sobre o quanto esse amor é tão forte e verdadeiro e válido como qualquer um outro.
Andy 01/02/2021minha estante
Sua lindaaaaaaaa! O que são seus áudios maravilhosos cuspindo marimbondos sobre Miguel e/ou Ricardo?! Vou guardar pra vida!!! Obrigado, obrigado, obrigado! Fico feliz que meus meninos tenham te conquistado desse jeito!
E é isso! All you need is love... love... Love is all you need.

@jurietjens 18/10/2020

Ótima construção de romance
O livro começou um pouco parado, mas felizmente decidi passar os dois primeiros capítulos e dar uma chance a história. E que história! Sinto que a parte de fantasia poderia ter sido mais explorada, mas o autor compensou com um romance slow burn muito bem construído e também ao trazer a doutrina espírita para a história.
O processo de auto descoberta do protagonista é emocionante e conseguimos ver o desenvolvimento de todos os outros personagens muito bem. Para quem gosta de uma boa história de amor verdadeiro, repleta de sentimentos, vale a pena dar uma chance.
Andy 01/02/2021minha estante
Primeiro de tudo, quero deixar claro que te agradeço imensamente a oportunidade do meu livrinho no Ipê Literário! Fez total diferença pra mim! De verdade! Dito isso...
Ufa, ao menos são os 2 primeiros capítulos o problema... hahah... Agora é só lidar com a nóia de como melhorar isso (aceito sugestões -- sério!)! -- Mas, vamos combinar, se não fosse slow não seria Miguel, né? hihihi...
Fico muito feliz que tenha gostado e entendido muito além do que eu sequer imaginava passar no livro!
E obrigado pelo apoio de sempre!

Priscilla Bacellar 15/10/2020

Surpreendente e delicado
Lindo Desastre me levou por caminhos que não imaginava. A narrativa me envolvei desde o início e quanto mais a leitura avançava mais vontade de grudar no Miguel e no Ricardo ia me dando. Foi maravilhoso acompanhar o desenrolar da trama, todas as voltas que a história deu, a evolução dos personagens, a mudança, o amadurecimento de cada um deles percorrendo seu próprio caminho de forma individual, mas ao mesmo tempo sempre juntos.

Uma história delicada de amizade e amor entre pessoas, mundos e realidades que se cruzam e aprendem a conviver com diferenças e similaridades, numa intensidade arrebatadora.
Andy 01/02/2021minha estante
Tenho nem palavra pra agradecer uma resenha linda dessas!
Fico imensamente feliz que você tenha gostado, de verdade! Muito obrigado pelo carinho!

Carla 22/08/2020

Apaixonante
É de se apaixonar a cada página, mas é difícil colocar em uma caixinha para poder explicar para quem nunca leu. Eu indico fazer o que aconteceu comigo: leia sem saber nada sobre a história. A cada momento você vai ser surpreendido. Posso te adiantar que é uma história sobre amor, mas não indico ler se você espera apenas um romance. Ele vai estar lá, mas ao mesmo tempo você vai encontrar alguns temas que vão te surpreender e outros que vão te fazer refletir. Não se passa nos dias atuais, mas ao mesmo tempo é bastante necessário para o momento atual que vivemos. Tive uma experiência muito completa lendo: as partes sobre família me preencheram, a fantasia me divertiu, o tema espirita me intrigou, as críticas sociais me instigaram e o romance me conquistou completamente. Recomendo a todos com mente e coração abertos.
Andy 23/08/2020minha estante
Ah!!! Sua linda! Não imaginei que você curtiria tanto esses meus meninos, mas ver sua visão da história me faz perceber que meu objetivo foi cumprido. As mensagens estão ali, sim, pra quem conseguir enxergar. E você foi além!
Que resenha incrível! Muito muito obrigado pelo apoio desde sempre! E, principalmente, por ter conseguido e se permitido (re-)encantar ao ler a versão definitiva da história.

Andy 20/10/2019minha estante
Quando um amigo querido me disse pra seguir em frente e deixar Ricardo e Miguel voarem, não imaginei que esses dois me trariam tanta alegria! Mesmo que (a princípio) a vontade de soltá-los num livro tenha sido mais um projeto de realização pessoal que qualquer outra coisa, vê-los ganhar vida através dos olhos de outros me deixa feliz de uma maneira que nunca imaginei possí­vel.
Obrigado por dividir comigo um pouco do que sentiu ao "me" ler (porque, claro, tem um bocado de mim nessas páginas)! Fico feliz por saber que meus meninos estiveram em boas mãos.

Didts 14/10/2018

Já sabemos que as histórias de amor são grandes clichês da sociedade, até que o destino brinca com as regras do jogo ampliando o campo de batalha, dando espaço para conflitos além do tempo.

"Lindo desastre" poderia – em uma analogia – ser uma tarde de chuva com chá de camomila simbolizando o amor leve e aconchegante descrito em suas páginas. Seria assim, perfeito e cândido, se não fossem as reviravoltas e conflitos que perseguem as personagens deste livro, fazendo dele uma chuva de verão (ventos fortes, com chuvas pesadas e trovões inesperados).

Uma aventura ao descobrimento de si mesmo através as canções do amor. Transgredir a si mesmo é a passagem para a solução de grandes conflitos.
Andy 15/10/2018minha estante
Que lindo! Obrigado!!