O Feitiço dos Espinhos

O Feitiço dos Espinhos Margaret Rogerson

Resenhas - Sorcery of Thorns

Victor Hugo 31/05/2024

Vale o Hype? (Spoiler: Pra mim, não valeu).
Eu comprei esse livro bem próximo do momento de lançamento. Lembro dele ser um grande Hype de 2020. Primeira fantasia em volume único que fez um barulho dessa proporção. Primeiro livro lançado pela Editora Literalize também. Teve ainda toda a polêmica do preço que ele veio e tantas coisas mais.

Desde então ele estava na minha estante, enfeitando por ser uma das edições mais belas que ei tenho. Infelizmente , essa leitura não funcionou comigo.

Eu super entendo que é um livro de volume único, então a minha expectativa era que ele utilizasse artifícios de series (principalmente pra desenvolver o universo) e aplicasse aqui de uma forma mais reduzida/resumida. Mas não foi isso que aconteceu.

A parte mágica do universo é super mal desenvolvida. Sem profundidade, e tem momentos em que as coisas simplesmente acontecem e você se pergunta: ?Ué! Isso aqui foi explicado antes?? E a resposta é não. Foi só jogado no meio da parada pra ajudar no plot. Em muitos momentos a escrita é demasiadamente descritiva , de uma forma que não agrega em nada pra história, deixando ela extremamente arrastada e sem propósito.

O vilão é muito ruim. Sem carisma, com um objetivo ridículo, e que foi resolvido de forma tão rápida, que chega a ser anti climática. Tem um momento em que a protagonista é sequestrada, em que tenho que admitir que foi um pouco tenso. Mas quando isso passa, nada mais foi empolgante.

O que me fez dar essa nota, foram os personagens. Senão acho que a 1 estrela viria. Inclusive, tive vários problemas com a edição. Traduzindo termos que dão um tom mais atual pra história, sendo que ela se passa em um era mais vitoriana. Páginas e paginas em branco antes do inicio de capítulos pra dar um charme, pra depois parar com esse habito do nada. Super mal construído. Vou passar um pano pq foi o primeiro livro trazido pela editora, mas pensando em retrocesso em como eles defenderam que o preço cobrado era condizente com excelente trabalho que eles haviam feito, preciso dizer que não valeu não.

Gostei do desenvolvimento da Elisabeth. Ela começa como uma personagem de mente fechada devido a sua criação. E quando ela começa a conhecer o mundo, ela percebe que existe algo tão maior e grandioso. Que ao final, se questiona qual o caminho que gostaria de tomar. Critiquei muito ela no começo mas depois, sua trajetória me conquistou.

Nathaniel não é o clássico boy lixo de livro de fantasia. Ele tem um passado triste, mas não usa isso pra tratar Elisabeth ou as pessoas ao seu redor de forma ruim (como um certo Will Herondale). Ele é gentil e carinhoso, preocupado. Apesar de ser meio ausente por uma parte considerável do livro, gostei dele.

Silas foi um personagem muito cativante e divertido. Cheio de nuances e complexidades. Apesar de ele ser meio Magnuns Bane (o famoso super trunfo deles pra resolver tudo), eu genuinamente gostei de acompanhá-lo.

Ah! E adorei o fato de Elisabeth ser mais alta do que todo mundo hahaha. Deu um tchan a mais pra ela.

Enfim! Foi decepcionante, mas as vezes a expectativa era toda minha. Mas o barulho que o booktube fez desse livro com certeza me fez acreditar que ele era incrível, mas realmente não funcionou comigo. Sigo em busca de uma alta fantasia que funcione, inclusive.
Anxnhaaa 31/05/2024minha estante
E ela tá aqui na minha Wish list, ia comprar ele agora na book Friday, mas fiquei com o pé atrás e não comprei, pensei que tinha tomado a decisão errada, mas lendo a sua resenha vejo que estava certa, odeio fantasias mal desenvolvidas.

Victor Hugo 01/06/2024minha estante
É isso! Eu tenho outros livros da autora na minha Whislist e to pensando em tirar. Não por ela necessariamente escrever mal, mas talvez o estilo não combine tanto comigo.

Eu sempre indico que as pessoas leiam pra tirar suas próprias conclusões, mas pra mim foi fraco, de verdade.

Carolina 27/05/2024

?A magia das Grandes Bibliotecas vivia em seus ossos.?
O que foi issooo??
Como tiveram coragem de me falar que isso era um livro único com esse final? Socorro?
Eu não imaginava que ia ser tão bom assim, o começo estava tão lento que eu quase desisti, mas ainda bem que dei uma chance e continuei, que livro!
O Feitiço dos Espinhos acompanha a história de Elisabeth, que foi acusada de um crime após defender a biblioteca onde morava.
Ela sempre quis ser uma Guardiã da Biblioteca, passou a vida aprendendo que feiticeiros eram malvados e demônios mais ainda.
Porém, após a acusação desse crime, Elisabeth vai se ver apenas na companhia de Nathaniel Thorn, um feiticeiro e Silas, amigo e criado no Nathaniel.
Esse livro é pura aventura, aconteceram coisas que de primeira eu já sabia que seriam tratadas como um plot mas outras que eu fiquei em choque.
Eu me apaixonei por vários personagens, mas teve um que me fez chorar, rir, me deixou triste, me animou, sério, que ?homem?.
O livro apesar de grande, depois que engata é muito fluido, eu amei, quero mais.

Alice 27/05/2024

Todo o hype para esse livro é POUCO!
O Feitiço dos Espinhos é tudo que eu espero de um livro de fantasia, ainda mais em volume único. O sistema de magia é bem construído e encantador, onde as regras fazem sentido e os elementos são encaixados com um proposito.

Personagens carismáticos e intrigantes, sejam eles principais, secundários, heróis, vilões, objetos mágicos...todo personagem conseguia brilhar e contribuir para a narrativa. Os traumas e motivações dos personagens são todos muito bem trabalhados e até personagens que você pensa que serão bidimensionais te surpreendem.

O livro é repleto de detalhes que te fazem imergir e criar uma afeição pelos personagens e pelo mundo em que eles vivem. Fiquei apaixonada pelo universo e como a autora cria reviravoltas e explicações que fogem do obvio.

Com certeza lerei mais livros dessa autora e O Feitiço dos Espinhos é um livro que sempre vou lembrar com muito carinho.

Eve 26/05/2024

Bom...
Não tenho muito o que falar, não. Achei a leitura fluida, fácil de ler. Mas gostaria de entender mais sobre esse mundo.

Julia1370 23/05/2024

Um livro bom e envolvente
Achei o livro muito interessante e divertido, com muitas cenas de ação e um enredo peculiar, além de um bom toque de romance e uma fantasia bem escrita. Um livro que conta com não só uma protagonista forte e inteligente mas também com um personagen secundario que ira roubar seu coração.
PS: Estou falando do silas.(meu favorito)

aylapsb 12/05/2024

? O Feitiço dos Espinhos, 2020

Não estava dando muito para a história, eu realmente achava que era mais um livro com capa bonita e história rasa, porém me surpreendi bastante com a história. Não é incrivelmente diferente de tudo que você vai ler, mas, ainda acho que vale a pena a leitura.

Gostei bastante do enredo da história, a leitura demorou um pouco para engatar, mas depois que eu peguei o ritmo foi muito viciante e fluido. O livro é uma fantasia meio farofa, já li muitos livros parecidos com esse, porém não posso negar que eu amo uma fantasia clichê, levinha e ainda que mistura elementos mágicos com o amor por livros.

Os personagens são bem clichês e previsíveis, mass eu realmente ainda amei demais a experiência de leitura.

Recomendo muito para quem procura uma fantasia gostosinha e, apesar do tamanho do livro, rapidinha de ler

GiuSanfelice 08/05/2024

Fantasia para ler em um dia
Eu estava esperançosa para iniciar a leitura desse livro, mais pelo hype do que pela sinopse em si.
O livro entrega uma bela jornada heróica de Elisabeth, porém algumas coisas achei meio óbvias do que estava acontecendo então acabava que o plot não era tão grande na maioria das situações.
O livro entrega aventura, mas acredito que se fosse um pouco maior poderia ter mais detalhes e desenvolver melhor algumas pontas soltas e personagens.
O plot do final, para mim, foi incrível e perfeito!

Em geral gostei do livro e indico principalmente para quem vai adentrar nesse gênero de alta fantasia pela primeira vez.

lo.souza 08/05/2024

Do que adianta a vida sem acreditar em nada?
Que fantasia incrível, talvez eu tenha uma nova obsessão, senti a mágica da fantasia em cada uma das páginas, li o livro em três dias, que história maravilhosa com cenários maravilhosos, com personagens maravilhosos. Simplesmente rendida por essa fantasia, amei muito.

its.duda 06/05/2024

Para todas as garotas que se encontram nos livros
Que livro PERFEITO!

Terminei de ler e estou sem palavras! Geralmente quando eu penso em fantasia, eu penso em pelo menos dois livros, tanto que eu estava meio cética ao começar esse aqui e me surpreendi muito! Apesar de ser um livro único é muito completo (eu sei que lá fora tem o spin off, mas spin off não conta). Eu vi algumas pessoas falando que o começo era meio parado, mas eu não achei, desde o começo eu achei incrível.

A autora foi maravilhosa ao construir a narrativa, desde a descrição do mundo em que eles vivem até a evolução de cada personagem. Margaret Rogerson acertou muito ao longo do livro enquanto fazia a protagonista questionar tudo o que lhe foi ensinado.

E falando em personagens, eu amo a Elizabeth e o Nathaniel, mas o Silas.... o Silas tem meu coração todinho (eu sei que ele provavelmente me mataria, porquê eu tentaria abraça-lo quando ele estivesse na forma de gato, mas morreria feliz).

Esse livro foi uma montanha russa de emoções, do começo ao fim

A.Paula.Sz 06/05/2024minha estante
Faz tanto tempo coloquei na lista e tinha esquecido dele... vc me fez querer muito ler ??

its.duda 06/05/2024minha estante
A.Paula.Sz leia!!! É muito bom!!!

MayaraMoeller 05/05/2024

Acho que criei muita expectativa pra esse livro, talvez por ter me remetido a acotar, mas em geral não achei grande coisa. Um universo blé, o vilão foi blé, o final foi blé, ainda bem que o Nathaniel era um moreno sarcástico com um demônio que se transforma em gato, se não teria sido um desperdício de tempo.

Mafê 25/04/2024

O Feitiço dos Espinhos - Resenha
Sensacional!
?O Feitiço dos Espinhos? é um livro de fantasia que conta a história de Elisabeth Scrivener, uma órfã criada na Grande Biblioteca de Summershall e com um grande desejo de se tornar uma guardiã de biblioteca a fim de proteger os livros mágicos presentes nela. Um sabotador e um assassinato fazem com que Elizabeth seja enviada para um julgamento, porém, ela descobre algo muito maior do que uma simples sabotagem de bibliotecas. Agora, só pode confiar naquilo que foi ensinada a odiar: magia e feiticeiros.

Esse livro possui um enredo muito bem construído e um ótimo planejamento, além de uma escrita maravilhosa e bem expressiva Sinceramente, me surpreendi muito com a qualidade desse livro. É muito raro encontrar livros únicos de fantasia que sejam bem construídos e desenvolvidos, mas Margaret Rogerson conseguiu quebrar esse padrão.

Sobre os personagens, só posso dizer que todos foram bem desenvolvidos, com suas próprias características e personalidades.

Os vários plot twists (sim, vários) foram muito bem pensados e conseguem enganar qualquer um facilmente. Além de dar uma baita emoção durante a leitura, eles também permitem a exploração do passado dos personagens.

Esse livro me trouxe uma montanha-russa de emoções gigantesca. A autora conseguiu transmitir todas as dores, alegrias, amores, medo, raiva dos personagens de uma forma que me fez chorar muito com a leitura. O único ponto que não gostei muito foi o excesso de detalhes em algumas cenas e a falta delas em outras, especialmente a falta de descrições físicas e muitas descrições climáticas.

É um livro que vale muito a pena ler e merece muito mais reconhecimento. Cada risada e cada lágrima não são desperdiçadas. Eu amei esse livro de várias formas. Adorei cada personagem, principalmente o Silas. Futuramente, pretendo ler mais livros da autora e espero gostar de cada um deles assim como gostei deste.

nicolerbs 18/04/2024

Viciante
Que livro delicioso, engoli ele bem rápido (considerando a falta de ritmo de leitura). é bem escrito, os personagens são interessantes, boa construção de universo e bem desenvolvido (até demais, minha única ressalva). uma obra fechadinha, sacia o leitor. com certeza era o que eu precisava para agora.

Chiara 13/04/2024

Eu tô chocada
E novamente vamos com uma resenha ao contrário, QUE FINAL FOI ESSE??????? O epílogo mano, quase chorei e aí acabou tipo?!?!? Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Bom, me recompondo aqui, a história foi interessante, e por ser um livro único o universo é realmente bem construído. Eu senti falta de um pouco mais de romance só, mas enfim? mas o ponto alto do livro realmente foi o final meu Deus uau
Katarina.Duarte 13/04/2024minha estante
Oieee voce poderia me dar ums base de classificação indicadiva, por que, eu queria ler, so que não sei a classificação ?

Chiara 13/04/2024minha estante
Oiii, em relação ao romance eu daria entre 10 e 12 da classificação, em relação a violência estaria entre 12 e 14. Em geral o livro não apresenta violência gráfica mas é sempre bom checar gatilhos [apesar de que eu não me lembro de nenhum que eu consideraria importante citar], mas eu diria que eu sou uma pessoa bem sensível pra violência e pra mim foi bem tranquilo. Enfim, espero ter ajudado ?

Katarina.Duarte 13/04/2024minha estante
Oi, muito obrigada. Eu não ligo pra violência, sabe, eu so não gosto de hot mesmo.