O Portão do Obelisco

O Portão do Obelisco N. K. Jemisin

Resenhas - O Portão do Obelisco

Joao.Almeida 19/05/2024

Cheguei ao segundo volume e estou extasiado! A trama se adensa com alguns capítulos sob a perspectiva de Nassun. Finalmente, temos conhecimento do que ela passou nesse período em que esteve com Jija na estrada. Além disso, prosseguimos com Essun em sua jornada, fiquei com muitas dúvidas sobre a existência de Castrima e sobre quem a construiu.

É interessante como as duas protagonistas se conectam, visto que a criação dura e exigente de Essun permitiu que sua filha tivesse capacidade de sobreviver e lidar com as adversidades, mesmo que Nassun não consiga perceber o quanto essa atitude foi capaz de salvar a vida dela.

Vale ressaltar que este livro tem um ritmo mais lento, focado em nos fazer entender um pouco melhor alguns personagens. Eu achei agradável e consegui me conectar facilmente com a história, estou ansioso para saber mais.

Matheus656 03/04/2024

Forma de contar história excelente
É uma maneira diferente muito boa de contar a história dos personagens, do ponto de vista de perspectiva.

Jóice 26/03/2024

Mais um livro de tirar o fôlego. Tanto tapa na cara, tanto choque de realidade que em muitas partes tive que respirar antes de continuar. Em alguns momentos achei meio lento o desenrolar da história, mas depois tudo foi acontecendo muito rápido e só quero o terceiro logo!

Ana 18/03/2024

Perfeito como o primeiro livro!
Livro magnífico como o primeiro. Teve algumas partes que achei meio lento, mas depois era muita coisa acontecendo...
Igual ao primeiro, continuou com capítulos longos e parágrafos longos, isso costuma me incomodar em livros, mas nesse especificamente, não me incomoda nem um pouco.
Apaixonada por essa fantasia, totalmente diferente de tudo que estamos acostumados a ler neste gênero.

Amanhã iniciarei o terceiro livro.
Ansiosa para ler e imaginar o tal encontro tão esperado por mim...o que vai acontecer?

Andressa79 06/03/2024

Perfeito!
Eu não sei porque não li antes essa obra!!!! Essa autora é simplesmente FODA! Eu não tenho o que falar, tudo se encaixa, não existe um furo, tem emoção, tem ação, surpresas? é uma imersão completa nesse universo vasto e completo, eu me sinto lá junto com todo mundo!
Eu não aceito ninguém ficar sem ler essa história, lembrando que esse é o segundo livro e é uma trilogia.
Estarei completamente incapaz de realizar atividades da vida até que eu compre o terceiro e último livro que me vem num mix de emoções que eu não quero acabar, vou entrar em luto quando tudo ter um fim mas eu preciso pra ONTEM do último livro.

?Me conta como trazer a Lua de volta?

Joao Lira 01/03/2024

O Portão do Obelisco, N. K. Jemisin
(Volume 2 da trilogia ?A Terra Partida?)

Em certa parte dessa história, conhecemos uma espécie chamada de os ?Comedores de Pedra? ? seres meio arcanos, sem expressão, petrificados e misteriosos (e com um fundo de humanidade). Essa humanidade a qual conhecemos ? que, por causa de tantas coisas trágicas, tem o seguinte destino: se tornar pedra, fria e esquecida da emoção de ser jovem e se sentir humanamente vivo.
Bom, mas essa narrativa não é só sobre esse aspecto (bem longe disso, inclusive). Aqui, nós temos uma continuação cuja essência é permitir conhecimento detalhado sobre o mundo o qual a autora está criando nessa história de fantasia. E que mundo inteligente. A autora tem uma ideia genial de interligar essa ficção toda, inclusive, com fatos discutidos, hoje em dia, pela comunidade científica e acadêmica ? isso é sensacional.
É um volume muito rico de informações. Somos surpreendidos com leis físicas, químicas, conhecimentos de biomas... Nos deparamos, ainda, com abordagens políticas, sociológicas e filosóficas.
Tudo isso numa história em que a protagonista é uma mãe.
Uma mãe que um dia foi criança (e inocente). Jovem (esperançosa). E agora, bom? muito magoada. Sentimentos destruídos. Mas, AINDA, humanamente mãe. Quantas tragédias podem acontecer até que sua humanidade se torne Pedra?

Wes 29/02/2024

Continuamente instigante
O livro continua de uma forma que não me fez perder o interesse, pelo contrário, resolveu problemas e criou outros tão instigantes quanto e me fez ler de forma contínua. A forma como as coisas são levadas, atitudes e justificativas convencem. No último capítulo minha mente começou a tocar ?Adagio for TRON?, do Daft Punk; para mim, a melodia combinou de mais com a sensação passada pelo momento. Estou ansioso para terminar essa trilogia.

Matheux 19/02/2024

Ainda melhor
Acho que as duas melhores características dessa trilogia são: o quebra cabeças que é montado aos poucos com o passar da história, e como as descrições do uso das habilidades de orogenia cria imagens incríveis na minha imaginação.
Trata-se de um livro ainda melhor que o anterior, ainda que tenha menos eventos e se passe num período menor de tempo. Personagens chegam e vão de forma que você fique realmente impactado.
Novamente ansioso pelo próximo e último livro da trilogia.

Luciana Leitora 03/01/2024

Só quero começar o 3° livro imediatamente
O livro ganha o leitor com um final: épico, surreal e extasiante. O desenrolar da história é um pouco arrastada afinal são mais de 500 páginas mas vale muito a pena pra chegar nesse final.
Recomendo!

Livropensante 31/12/2023

Terminei o primeiro volume com as expectativas lá em cima e acho que isso fez com que eu me decepcionasse muito com esse segundo volume.
A escrita da autora é muito boa, a leitura segue fluida e constante, porém esse livro é muito "parado", os acontecimentos não me deixaram preso, lia dois ou três capítulos e já não queria mais ler, diferente do primeiro que devorei. Sempre que ia voltar a ler não queria.
Não estou tão ansioso para o terceiro, vou esperar um tempo e voltar para concluir essa trilogia. Mas esse segundo volume de deixou muito cansado e receoso, espero que o terceiro seja bem melhor.

Valéria 24/12/2023

O portão do Obelisco.
Esse livro expande o mundo que acompanhamos no primeiro, trazendo a narração da história de outros personagens e o conhecimento de Alabaster. Há respostas, mas também surgem novos questionamentos ainda maiores. As personagens são complexas e interessantes. Essun perde um pouco o protagonismo, com a visão do que está acontecendo com outros personagens, antes perdidos. No meio da história há uma revelação que eu não esperava e foi…UAU! É uma trama que exige atenção do leitor, pois há pequenos momentos importantes e informações que serão relevantes mais na frente. Além de um final ótimo e que clama para que o último livro seja iniciado imediatamente. Uma história inteligente, ágil, interessante e viciante.

Luanabookclub 18/12/2023

Segundo da série
Trilogia Terra Partida!!! N.K Jenkins

? A quinta estação começa com um primeiro livro escrito de uma forma poética que se mantém durante toda a série, porém teve um choque com essa escrita e com a forma que ela optou para contar essa história. Achei difícil, cheio de termos e nomes de personagens difíceis e muita coisa que ela não explica. Mas não espere isso dessa autora, ela não mastiga as coisas pra gente, ela te envolve em algo desconhecido e com coisas que só serão explicadas no último livro. Teve um plot no final que não descobri.

? No segundo livro, O portão do obelisco, as coisas ficam um pouco mais claras e como já estava adaptada com a escrita ela fluiu melhor, mas abriu um leque de coisas que tive que chegar no terceiro livro para descobrir. Novos personagens com novos desmembramentos.

zryanz_o 10/12/2023

Confuso ao extremo
Hmmm. Livro difícil de se entender, acho que perdi muitos detalhes por conta disso. Poderia ser de mais fácil entendimento, pois parece que a autora dificulta de propósito, e não vejo como isso seja benéfico pra história.
A tradução também não ajuda. Em momentos em que tem dois personagens interagindo no arco da Essun, o "seu/sua" em inglês tem palavras diferentes como o "your" quando se refere a Essun. Porém em português, a mesma palavra pode ser usada para os dois personsgens em cena. Um simples itálico pra indicar quando o "seu" é sobre você/Essun auxiliaria a compreensão do livro.
É superior ao primeiro sem dúvida, principalmente no desenvolvimento dos personagens e interação entre eles. Porém a história vai tomando um rumo que não indica que as perguntas serão respondidas de fato, além dos plots serem inferiores a quinta estação.

Lu F. 10/12/2023

AAAAAAAA

Estou sem palavras. Nossa, to em choque. Que livro BOM.

Aliás, todo esse universo que a N. K. Jemisin criou é sensacional. Tudo é tão complexo e todos tem seus motivos para ser como são e? uau.

Geralmente, os segundos livros de trilogias servem para construir a tensão para o livro final. Nesse aqui, nós tivemos um aprofundamento dos personagens e do mundo que me surpreendeu muito. Tem um ritmo mais lento, mas isso faz total sentido com o objetivo do livro. O livro não se apressa para construir a personalidade desses personagens tão complexos e eu amei isso.

Nossa, eu não faço ideia de COMO a autora vai conseguir finalizar essa trilogia, mas eu to MUITO ansiosa para ler e entender como esse mundo louco que ela criou vai se estabelecer. E qual será o futuro dos personagens que eu tanto amo (mesmo com ressalvas).

Fantástico!!!