Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Isabela.Tonial 22/05/2024

Christopher Tolkien reúne neste livro algumas história de Beren e Lúthien, e a evolução dos contos escritório por seu pai ao longo dos anos.

Clara.Grael 21/05/2024

Beren E Lúthien
Que obra de arte é essa?

Quando li O Silmarillion, achei que não tinha muito mais o que contar sobre Beren E Lúthien ( já que em nós livro nós somos apresentados a um "breve" resumo sobre esses dois lindos). Amei o livro, mas tenho críticas. Não achei o livro muito consistente, tem certos problemas na continuidade, na minha percepção, não é um livro difícil de ler, mas não gostei muito dessas confusões na narrativa.

Mila 01/05/2024

O romance de Tolkien
Gostei do livro, ele é composto dos vários recortes e das tentativas de junta-los para formar o conto de Beren e Lutien. Já tinha visto o conto antes em Silmarilion (que é basicamente a versão final editada pelo seu filho). Nos contos originais a história tem algumas diferenças. Gosto da primeira parte do livro com o conto, já quando chega na balada (que basicamente é a poesia do conto) acho que a leitura fica um tanto cansativa. Tirando tudo isso, Tolkien era um gênio né? Imagina criar todo um mundo, uma linguagem, um mito ????????

KiraLunna 30/04/2024

Não sei muito bem o que estava esperando desse livro, e demorei um pouco para perceber que o objetivo era trazer toda a evolução do conto de Beren e Luthien ao longo do tempo.
Acho que como já tinha entrado em contato com o conto no Silmarillion, perdeu um pouco o impacto da leitura, mas achei muito divertido ver as etapas de construção do Tolkien!!! É um universo muito rico e traz sempre boas reflexões.

Francisco90210 26/04/2024

Romance em uma alta fantasia em formato de poemas escrita pelo Tolkien, simplesmente não tem como isso ficar ruim ou monótono.

Poemas impecáveis e lindos, rimas boas e o fato de ter o texto original do lado da folha acaba deixando essa edição sensacional.

bryangy80 21/04/2024

Beren e Luthien e a evolução do conto
Beren e Luthien é o meu conto preferido do Tolkien, e por isso comprei esse livro. Inicialmente fiquei decepcionado com o interior do livro (por fora ele é lindo) mas por dentro a historia não é diferente do que eu já sabia.
Já havia lido o conto em "O Silmarillion", e de inicio já notei varias mudanças no conto. É legal ver a evolução da historia. Mas, sinceramente, eu estava esperando uma versão mais completa da historia (lendo o livro descobri que o Tolkien começou a escreve-la, mas não terminou), e tenho que admitir, não li todos os poemas. Finalmente, vou dar três estrelas porque gosto muito desse conto.

Erich 13/04/2024

Tanto este livro quanto "A Queda de Gondolin" são livros similares e duas metades de uma grande história: a lenda de Eärendil e Elwing. Digo que este livro e o sobre Gondolin são duas metades da mesma história por aqui vemos a linhagem que resultará no nascimento de Elwing. Enquanto em Gondolin vemos o nascimento de Eärendil.

Se busca uma história única, em versão final, este não é o livro certo para você. Neste caso pegue os básicos do Tolkien (Hobbit, Senhor dos Anéis, Simarillion).

Ambos são livros inacabados, reunindo diversas versões escritas por Tolkien ao longo dos anos.
Este livro é maravilhoso (e também A Queda de Gondolin) para vermos o estilo de Tolkien tomando forma e seu processo de escrita. Primeiro temos uma história mais simples, sem muito envolvimento com o restante do universo criado por Tolkien. E com o passar das versões vemos os floreios sendo adicionados, conexões sendo traçadas. Alguns aspectos que foram evoluindo achei bem legais, dentre eles:

- O cão Huan. Que na primeira versão fala livremente, e cujo ato de falar vai se tornando mais raro (e com isso mais significativo) com o passar das versões. Vemos também a história de Huan ganhar uma profecia com o tempo, ganhando uma camada a mais de complexidade para o personagem.
- A ordem das desventuras de Beren. A sequencia é basicamente a mesma em todas as histórias. Por exemplo, existe um momento em que Beren é feito prisioneiro. Mas a natureza desse aprisionamento vai mudando com as versões, ganhando mais maturidade e complexidade. Claramente a história vai amadurecendo com o tempo.
- A importância das Silmarils também vai evoluindo. Inicialmente aparece como algo precioso, mas sem tanta profundidade. Mas com o passar das versões vemos sua importância ser ressaltada cada vez mais e impactar vários pontos da história.

Um detalhe que fica na mente é: adoraria ver tanto este livro quanto o outro em uma versão final. Mas compreendo perfeitamente a decisão de não modificar a escrita original. Assim, caso o leitor deseje, que faça sua versão final. Já sabendo que nada será tão majestoso quanto a história que poderia ter sido escrita por Tolkien.

Vinicius 12/04/2024

Beren e Lúthien
Gostei muito do livro, é a primeira vez que leio um livro com prosa, e o Tolkien faz de uma maneira excelente!
O livro é mais tranquilo de ser ler, se comparado com o Silmarillion, mas um pouco mais complexo que o Hobbit.

Roberto514 02/04/2024

Mais uma boa obra de Tolkien
Livro que reúne diversos contos e poemas de Beren e Luthien, reunidos pelo filho de Tolkien. Alguns contos com mais de uma versão, devido às alterações que sofreram ao longo dos anos. Vale muito a leitura pra quem gosta dos contos da Terra Média.

brusilvah 29/03/2024

Surpreendente
Aqui temos um aprofundamento do conto de Beren e Luthien nas várias tentativas inacabadas de Tolkien ao tentar escrever essa história. Encontramos versões completas porém demasiado resumidas, e versões mais detalhadas porém não concluídas. As versões mais comprimidas encontram-se, de forma geral, em prosa, enquanto que a versão mais detalhada do conto encontra-se em versos, pena que não foi terminada.
Nunca achei que iria conseguir ler poemas, entender e gostar!!! Só Tolkien mesmo pra conseguir uma proeza dessas. E aqui é importante dar destaque pro trabalho do tradutor, Ronald Kyrmse, que fez milagre ao adaptar os versos sem perder o sentido, o estilo e o ritmo.

White 23/03/2024

Múltiplas versões e esboços de um conto
O conto de Beren e Lúthien é uma das histórias que compõe o 'Silmarillion' e esse livro é basicamente um compilado de esboços e versões diferentes pelas quais o autor passou antes de seu filho herdar seus manuscritos e moldar uma versão final mais conclusiva e coerente com as demais coisas que Tolkien escreveu sobre a Terra Média e que não conseguiu publicar em vida.

Todavia, durante a leitura nota-se que os principais acontecimentos do conto não sofreram alterações de um modelo para o outro, o que foram modificados de fato são alguns elementos menores, mas não menos importantes, que serviram justamente para encaixar essa história na narrativa da primeira era.

O livro é bom, porém eu o recomendo somente para aqueles que desejam saber das outras versões e analisar um pouco do processo criativo de Tolkien, pois caso contrário a versão apresentada no 'Silmarillion' é satisfatória.

daniela!! 18/03/2024

???.*?
Beren e Lúthien foi o primeiro conto perdido que eu li, e honestamente, gostei bastante. Tipo, para ler, entender e achar bom você tem que estar imerso em Eä em um nível doentio, então foi tranquilo para mim por que eu tenho essa obsessão.
É interessante ver a história evoluir e ficar mais complexa até chegar em seus ponto mais desenvolvidos, como a Balada de Leithian, que foi minha versão preferida da história.
Recomendo para quem gostou de Silmarillion e quer saber mais de Beleriand e Valinor!

Leeth 18/03/2024

Leitura leve, porém confusa
A primeira história do livro, sobre Beren & Luthien é muitooo boa.

Depois disso ele meio que reúne as modificações anteriores e posteriores do Tolkien e fica recontando, e as vezes mudando os nomes dos personagens.
O que deixa as coisas confusas.

É uma leitura leve, que dá pra ler tranquilamente. E interessante.
Porém repetitiva e confusa (só por isso darei 4 estrelas)

Mas gostei.
Plano agora é ler silmarilion para ver se as histórias desse livro vão fazer mais sentido. Haha

Pedro 12/03/2024

Excelente complemento para as histórias. É incrível como todas as coisas da terra média são místicas e quase incompreensíveis para nós.
Tolkien modificou várias vezes seus contos. Eu encaro isso de forma que os contas são ditos em diferentes regiões da terra média. Em algum lugar, alguém deve ter mudado a história, pois é assim que se populariza uma lenda.

Jorge 27/02/2024

O Conto mais Importante do Silmarillion
Este foi o primeiro conto do legendário de Tolkien a ser escrito, e aqui, além de mostrar a versão primitiva concebida por seu pai, Christopher Tolkien também comenta como se deu este desenvolvimento e os aspectos de interesse da história que seu pai queria contar.
O ponto mais importante do livro são os fragmentos da Balada de Leithian, que se trata de um poema épico a respeito de Beren e Luthien. Uma das maiores qualidades deste poema é que ele vai nos apresentar a história do casal sob um prisma jamais imaginado na obra do Silmarillion, pois neste, o conto é apresentado de forma prosaica, e aqui, temos uma versão detalhada da aventura do Erchamion e Tinúviel, e vislumbraremos traços de personalidade de diversos personagens.
Neste livro é-nos apresentada a versão em inglês, e a tradução de Ronald Kyrmse, que fez um trabalho fantástico, procurando manter o esquema de rimas do poema original. Apesar deste estar incompleto, as partes mais importantes do conto estão presentes, e a leitura é agradabilíssima, especialmente para aqueles que possuem um gosto especial por este tipo de obra e os estudiosos de inglês, pois Tolkien é conhecido por sua erudição no idioma.
As considerações de Tolkien-filho servem como um suporte para a melhor compreensão da obra de seu pai. Curiosidades a respeito desta como um todo são reveladas aqui, e isto é muito prazeroso para os apreciadores. Além do mais, as ilustrações de Alan Lee são uma obra à parte, as quais passam com perfeição as ideias da Terra-Média através de imagens belíssimas.
O livro é fantástico, mas para tirar total proveito dele é necessário que o leitor já conheça o Silmarillion, pois desta forma, todos os detalhes contextuais e a complexidade intrínseca serão fatores enriquecedores da leitura. Não que o caminho inverso seja impossível, até porque, ao início, existe uma introdução aos assuntos da Terra-Média, mas com certeza, é bastante recomendável que o leitor não seja leigo nesta obra.