Hygge

Hygge Meik Wiking

Resenhas -

Aa 18/02/2018

Um conceito complicado para o Brasil
"Hygge" (pronuncia-se "ruga", ou quase isso) é um conceito dinamarquês de difícil tradução, mas que se relaciona a conforto, segurança, e o hedonismo epicúreo dos prazeres da vida simples na companhia dos bons amigos. Embora isso possa ser alcançado em qualquer lugar do mundo, os dinamarqueses elevam a ideia ao nível de arte e estilo de vida, o que inclui seus fetiches específicos (velas e iluminação leve, livros, cores amenas, janelas e lareiras, etc.). Hygge é, segundo o autor, um dos motivos de os dinamarqueses serem considerados, ano após ano, as pessoas mais felizes do mundo.

O livro, que é de fato pequeno, mas muito bonito, explica passo a passo o que é Hygge e como recriá-lo fora da Dinamarca. Apesar das instruções claras, o brasileiro encontrará grandes dificuldades: parece que quase tudo foi pensado para o clima frio e escuro da Escandinávia, e é impossível no Brasil. Quem aqui no verão (ou mesmo no inverno!) colocaria meias e um suéter, sentando-se ao lado de uma lareira vendo a neve cair pela janela de seu Hyggekrog? O conceito foi pensado para amenizar o clima de frio quase constante da Escandinávia, mas o nosso problema é outro: o calor extremo. Por isso fica a sugestão: leia o livro e tente traduzir a ideia para a sucursal do inferno que é o verão brasileiro.

Outra dificuldade do livro é financeira: os dinamarqueses recebem bons salários, e mesmo os desempregados tem o estado do bem-estar social para ampará-los, de modo que o Hygge se torna alcançável para eles: quase como feng-shui existe toda uma combinação de fatores, arquitetônicos e decorativos, pensados para maximizar o Hygge. Embora o autor dê boas sugestões de como alcançar o Hygge com pouco dinheiro, e inclusive afirme que o fator monetário é irrelevante, duvido que o resultado seja realmente tão agradável quanto o esperado. Pode-se dizer que Hygge é, essencialmente, uma coisa da classe média, que é grande nos países nórdicos, mas cada vez menor no Brasil.

Apesar dos problemas fica a sugestão de um bom livro com ótimas ideias. As fotos em especial são muito bonitas, de modo que este é um ótimo coffee table book para se folhear de vez em quando e buscar ideias bacanas para tornar nossas vidas mais agradáveis.

Le_deleitura 03/05/2024

Hygge é uma palavra dinamarquesa que expressa a sensação de aproveitar mais aquilo que é simples, rústico, familiar, amigável e que traz aconchego e felicidade.
Os dinamarqueses são mundialmente conhecidos como uma nação com alto grau de felicidade e é em cima disso que o autor tenta decompor no livro, os motivos que levam a sua sociedade a alcançar tal critério, também ao nível profissional.

•Este livro mostra como incorporar a energia acolhedora do Hygge à sua vida. Da iluminação ideal ao cardápio, a decoração às atividades ao ar livre, ele traz dicas de como tornar seu dia a dia mais alegre e gratificante, onde quer que você esteja.

(Em meu parfil do instagram @le_deleitura comartilho mais dos livros que leio).

Rudibirck 03/01/2024

Viva com felicidade e prazer
A questão aqui, é vivermos cada dia, cada momento, com felicidade. Sentir cheiros, sons, superfícies nos fazem mais felizes, sem dúvida.

Nathalia 04/05/2021

Uma boa leitura noturna para relaxar
Um livro perfeito para relaxar e ter ideias de como tornar a vida mais ?aconchegante?, principalmente em climas mais frios. O autor inclusive cria essa atmosfera aconchegante e intimista na forma de conduzir a leitura.

Minha avaliação seria maior se não fossem dois capítulos que na minha opinião quebram um pouco a dinâmica do livro, principalmente se você estiver ouvindo o audiobook: ele possui algumas páginas dedicadas a receitas para cozinhar, passando todas as instruções de preparo. Também possui um capítulo dedicado a explicação sobre termos em diversos idiomas que não existem traduções, como por exemplo a palavra brasileira ?cafuné?, e muitos outros, tudo para contextualizar sobre a dificuldade de tradução da palavra Hygge (título do livro).

Fora esses dois momentos, o livro flui super bem com uma atmosfera capaz de te transportar e ativar a sua imaginação. Recomendo a leitura no período noturno, antes de dormir, para uma experiência ainda mais relaxante.

May 04/01/2022

A leitura é gostosa, o estado de bem estar social é mais ainda!
Receita para o hygge:

1. Ter suas necessidades básicas de alimentação, moradia, estudo, emprego, lazer e tempo livre atendidas pelo belíssimo estado de bem estar social dos países nórdicos.

2. Acender uma vela, ler um livro, assar um bolo e acompanhar com um cafézinho.

Infelizmente para nós aqui no Brasil, está difícil arrumar tanto bolo e café que dê jeito na ausência do item 1. hahaha Mas a leitura é muito gostosa sim.

Ray - Bruxinha.literaria 02/06/2020

Hygge
O livro é bem gostoso, nos leva pra uma realidade bem diferente, nos convida a ver as coisas de forma mãos simples e a valorizar os momentos com as pessoas que realmente amamos... confesso que dá vontade ir morar na Dinamarca!
Um dos lugares mais feliz do mundo ... o que se dá pela política de Bem estar aplicada de forma efetiva no país.

VinAcius49 13/08/2022

É possível mudar?
Bom, o livro te apresenta de maneira muito bem contextualizada que sim, é possível mudar. Desde que estejamos dispostos a viver o processo que muitas vezes não é nem um pouco confortável.
Poucas vezes refleti sobre a influência que nossos ambientes podem exercer sobre nós. Numa linguagem simples me senti em vários capítulos convidado a refletir sobre meu contexto, ambiente e principalmente minhas reações. Confesso que ainda estou elaborando algumas das reflexões.
Espero levar comigo a ideia de ter uma mentalidade fixa para as coisas não é muito funcional. E quero cultivar mais a ideia de expressar minha gratidão com as pessoas que convivem comigo. Porque às vezes vou vivendo no automático e esqueço de dizer: ei, te amo e sou grato por ter você na minha jornada.
Por fim, recomendo a leitura e não vou me alongar para não transformar a resenha num desabafo ou extensão do meu diário.
Rafaela1549 30/09/2023minha estante
Olá gostaria de saber onde posso encontrar esse livro por favor!

Siliane.Ferrari 21/12/2022

Gostei muito
O livro estava em minha lista fazia um bom tempo. Gosto muito das tradições dos países Nórdicos. Nesse livro, o autor explica sobre a importância de aproveitar o momento, ter um tempo para você e como aproveitar cada coisa. Super indico a leitura.

Aa 18/02/2018

Um conceito complicado para o Brasil

LivMessias 21/05/2018minha estante
Excelente resenha! Acabei de cadastrar aqui no Skoob o "O Livro do Lykke" do mesmo autor. Estou lendo e adorando.

@rosaemiliabulhoes 27/05/2020minha estante
Concordo contigo. Difícil aplicar isso aqui. Agora assim dá pra adaptar PORÉM não é pra qualquer classe social, considerando nosso país. Onde você comprou esse livro? Eu já procurei ele em português na Amazon e não achei. Eu já li outros sobre o hygge mas queria ler esse tb.

Aa 06/03/2021minha estante
@rosaemiliabulhoes, comprei o ebook pela Amazon.

KayoADS 02/12/2018

Maravilhoso!
Hygge é como um abraço, é algo que nos deixa feliz, seguro e confortável. Para ter essa sensação você precisa de uma outra pessoa, assim também é o Hygge. Um estilo de vida que basicamente é procurar a felicidade todos os dias e por isso, eles valorizam MUITO as relações entre as pessoas, seja amorosa/afetiva, familiar ou entre amigos. O autor conta em várias (e várias) situações os momentos "hyggeligt" com amigos em cabanas apenas com cartas, uísque e uma chaminé (sem celular, wifi e qualquer tipo de comunicação). Outro ponto é ser simples, transformar sua casa no seu ponto seguro, o lugar mais feliz que você pode ficar. Isso com um conjunto de roupas, decorações, bebidas, comidas, enfim...É incrível como esse livrou mudou minha vida. Dei 4 estrelas porque moro no Rio de Janeiro e é um local quente e como todos sabem (ou vão saber) o Hygge é algo que cresceu no frio, o autor fala apenas um parágrafo sobre ter um clima Hygge no calor mas consegui adaptar a minha realidade e mais uma vez digo: esse livro mudou minha vida!!

Mariana 15/07/2020

Mesmo com alguns erros na tradução o contexto geral é muito bom. Espero colocar em prática algumas dicas dadas no livro

Blue 25/03/2021

Leitura rápida e fluida, mas não me prendeu tanto. Indico para passar o tempo e refletir alguns pontos do nosso cotidiano.

Carla.Parreira 18/01/2024

Wiking, Meik Hygge: o segredo dinamarquês para viver bem (Meik Wiking). Melhores trechos: "...Não importa se estamos sentados à beira de um rio, numa praia bonita ou mesmo no quintal de casa ou num parque próximo: estar cercado pela natureza ajuda a baixar a guarda e acrescenta certa simplicidade. Quando estamos imersos na natureza, não somos dominados por aparelhos eletrônicos divertidos nem ficamos fazendo malabarismos com uma série de opções. Não há luxo nem extravagância, apenas boa companhia e boas conversas. Os elementos simples, vagarosos e rústicos são o caminho mais rápido para se chegar ao hygge... Chalés nos obrigam a viver de forma mais simples e mais devagar. Eles nos obrigam a sair, a nos reunir, a aproveitar o momento presente... Um dos principais problemas da vida adulta é que nos tornamos focados demais nos resultados de uma atividade. Trabalhamos para ganhar dinheiro. Vamos à academia para perder peso. Interagimos com pessoas para fazer networking e crescer na carreira. O que aconteceu com fazer as coisas só porque são divertidas?... Cuidar dos seus tomates enquanto bate papo e bebe café com os colegas de horta é tanto hyggelig quanto meditativo... Quando analisaram os resultados, os pesquisadores do estudo descobriram que os participantes que abandonaram o carro ou o ônibus ao longo dos anos e passaram a se deslocar de bicicleta ou a andar a pé se tornaram mais felizes depois disso..."