Sobrevivendo no inferno

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

isababy 16/05/2024

Terrorista da periferia
Capítulo 4 versículo 3 e Jorge da compadecida são de longe os meus preferidos
O livro em si é pouco de livro, a análise no começo é boa e mudou um pouco minha percepção das músicas
Li o livro enquanto ouvia as músicas e acompanhava as letras, foi uma experiência boa que talvez eu não tivesse tido só ouvindo. Show

Andurin, o calvo 10/05/2024

Contexto histórico de um álbum histórico
A introdução do livro é um artigo sobre o impacto da obra dos racionais, é depois se segue a letra das musicas com algumas fotografias. É muito impactante ler o livro e depois acompanhar a letra das musicas enquanto escuta o album

Tainateixeira92 10/05/2024

Marcante e continua a ressoar com a realidade das periferias urbanas
Este livro é uma extensão poderosa do legado musical do grupo, trazendo à tona as mesmas críticas sociais contundentes e reflexões profundas sobre a vida nas comunidades marginalizadas. Nas páginas, os Racionais MC's compartilham relatos de experiências pessoais, assim como observações sociais e políticas que ilustram as duras realidades enfrentadas pelos moradores das periferias brasileiras. Abordando temas como violência policial, desigualdade socioeconômica, racismo estrutural e a luta diária pela sobrevivência em meio a condições adversas, o livro é uma janela para o mundo das favelas e guetos, oferecendo uma visão franca e brutal da vida nessas comunidades.

Por meio de sua escrita afiada e poética, os Racionais MC's conseguem capturar a complexidade das experiências dos habitantes das periferias, destacando tanto as lutas quanto as pequenas vitórias cotidianas. Meu contato com os Racionais é desde criança, e a visão que tenho do disco que inspirou esse livro é que ele desafia estereótipos e preconceitos, oferecendo uma narrativa autêntica e multifacetada sobre a vida nas margens da sociedade brasileira. Por isso, a repercussão do grupo durante todos esses anos. Entendo as críticas que fizeram pelo livro "não ser tão livro", mas para quem já tem contato com a obra há muitos anos, o texto ressoa mais intenso e reflexivo.

É uma forma dos Racionais MC's não apenas de dar voz aos marginalizados, mas também de convidar o leitor a questionar as estruturas de poder e privilégio que perpetuam a marginalização e a exclusão. Para mim, essa leitura é essencial, não apenas por expandir o legado artístico dos Racionais MC's, mas também por ser um poderoso testemunho das realidades sociais e políticas enfrentadas pelas comunidades marginalizadas do Brasil. Sendo um livro para aqueles que se interessam em compreender profundamente as complexidades da sociedade brasileira contemporânea.
Estou lendo também. ?

Vania.Cristina 11/05/2024minha estante
Sua resenha ficou ótima Tainá!

Vania.Cristina 11/05/2024minha estante
Ainda não consegui engrenar no livro, mas é por causa de outra leitura que atropelou esta. Logo retomo.

Tainateixeira92 11/05/2024minha estante
Obrigada Vânia, depois me diz o que achou do livro!! ????

Isabela734 13/05/2024minha estante
Eu li também e me trouxe outra perspectiva do álbum, apesar de não ser recente, é muito atual.

Vania.Cristina 14/05/2024minha estante
Já passei da metade e estou amando Tainá. Só o prefácio já me surpreendeu bastante. O texto então... é porrada depois de porrada. Eu conheço bem a cultura Hip Hop e já tive a oportunidade de conhecer Mano Brown pessoalmente, mas nunca fui de ouvir rap. Sabia da importância do movimento e da importância dos Racionais para o movimento, mas não tinha entendido a sua dimensão estética. Agora estou entendendo. Quando terminar vou fazer uma resenha também. Quero escrever sobre essa minha perspectiva.

Tainateixeira92 14/05/2024minha estante
Amei o que você disse Vania, faz sim uma resenha, quero ler também... Você pontuou coisas importantes aqui. Obrigada por compartilhar!!

Milena | @aspaceforbooks 08/05/2024

Não era o que eu esperava
Não nego que fiquei meio decepcionada, mas não foi pelo livro em si, e sim pelas minhas próprias expectativas tiradas no rabo. Pois achava que seria mais um "por trás das letras", mostrando a história do grupo para concepção do álbum. Tem um prologo mostrando o impacto na cultura nacional e na cena do país de modo geral, mas é isso, o resto do livro são as letras das músicas em si - o que são ótimas, mas n eram o que eu esperava do livro. Enfim, o problema não foi o livro, e sim eu, que não li a sinopse antes e criei expectativas doq viria sem saber nada.

Jeff_Rodrigo 06/05/2024

Mesmo tendo crescido (e sobrevivido) numa das mais conturbadas e violentas periferias da Grande São Paulo, confesso que demorei a entender a mensagem. Quando entendi, ao analisar as letras desse álbum em conjunto com as histórias das vidas perdidas nas ruas de terra e sem esgoto de Osasco, me tornei fã instantaneamente. Não tinha escapatória.

Sulamita 06/05/2024

Menção honrosa ao menino Erik, q confiou em mim para me emprestar um livro tão bom? palavras nunca serão o suficiente para te agradecer obrigado por abrir meus olhos ?

kkk2 03/05/2024

Eu sempre faço resenha para todos os livros, mas esse eu não sei o que escrever. Eu amo muito as musicas dos racionais, eu posso ser uma branquela privilegiada que todo mundo ri quando eu falo que amo racionais, eles estão certo, mas as musicas representam muito o lugar onde eu nasci e estou crescendo, um lugar pobre onde ir para o crime é o meio mais facil e mais atraente, onde um cara já foi morto na sua causada porque estava devendo traficante, onde garotos acabam de fazer 18 e a policia finalmente pode prender em vez de apenas bater para "ensinar". Eles significam muito, não só para mim, mas principalmente para aqueles que precisam de uma voz os representando, que sempre é assassinada, nao quero usar apagada pq apagar seria bonzinho demais para como a sociedade trata o movimento negro. espero um dia sair de onde eu nasci, não pq eu o menosprezo, mas sim pq eu quero dar uma condição melhor para os meus pais, dar orgulho, infelizmente se eu nunca sair de onde eu estou, isso só seria possivel por um meio que eu nao quero seguir, mesmo sendo o mais fácil.

Nicole 02/05/2024

4 manos e uma bíblia
É uma leitura interessante para quem quer entender mais sobre a cultura e a história do grupo, especialmente relacionada ao infame caso do Carandiru.
No entanto, o livro se limita principalmente às letras das músicas do álbum, o que na minha visão, poderia ser abordado de outra maneira para enriquecer a experiência do leitor. Seria interessante se o livro explorasse mais a história por trás das letras e fornecesse um contexto mais amplo.

Mariani 01/05/2024

Poderia ter...
O livro é bom, principalmente para quem é amante de racionais (assim como eu), o livro conta as origens da banda e isso é muito interessante! A única coisa ruim, é que o livro é meio embaralhado! Eu gostaria que tivesse mais imagens, no começo tem, deveria ter no meio também!

Andreza339 01/05/2024

O melhor livro que já li até hoje! Eu queria muito ele e quando li, ele superou mais do que as expectativas que eu tinha. É um livro muito reflexivo e pode ser interpretado de várias forma dependendo do seu ponto de vista. Tem apenas um pequeno resumo no começo o resto são algumas letras das músicas do álbum, mas pra pessoa como eu que entendem mais lendo do que ouvindo, faz toda à diferença. Eu amei e, leria de novo com toda certeza, sem problema algum.

iamleticiarodgs 30/04/2024

Conforme já li em outros comentários, faltou ser mais livro.
Poderiam ter feito uma breve introdução a biografia do grupo mas são só as letras das músicas e algumas fotos.
Bom pra ter de lembrança de uma obra tão classica no Hip-Hop.

mars 27/04/2024

Sobrevivendo No Inferno
Livro excelente pra os fãs do grupo e para aqueles que ainda não possuem muito contato. Amei a introdução que me foi muito útil para entender mais sobre a importância do álbum na sociedade.

giuuusm 20/04/2024

Li esse livro em três horas, estudando as letras e ouvindo trechos das músicas paralelamente. Simplesmente reafirmo que esse álbum é uma experiência. Só ouvindo e interpretando as letras é possível compreender o universo que o grupo nos imerge.

Duda.Leandro 18/04/2024

Primeira experiência com o grupo
Essa foi minha primeira experiência com os Racionais de verdade, antes eu ouvia trechos e sabia um pouco do que se tratavam as músicas, mas nunca parei para escutar. Se não fosse esse livro, talvez eu nunca tivesse escutado.

Agora, após a escuta e a leitura vejo que estava um pouco alienada em não ter ido procurar mais sobre.

O prefácio é forte, as músicas são fortes, tudo é forte. Sou de outro mundo, diferente do que eles dizem, mesmo com a consciência de mundo que tenho, ainda sim era insuficiente para compreender sozinha o mundo em que eles viveram. Então, as letras me fizeram refletir mais sobre.

Eu só não dei 5 estrelas pois esperava mais por ser um livro e não só (a maioria dele) ser as letras das músicas do álbum.

CharuzuSan 15/04/2024

Necessário em todo e qualquer momento
Não fala só sobre uma vivência mas também sobre um exercício extremo e constante de empatia, do qual necessitamos dia após dia realizar para que possamos nem que só um pouco transformar a realidade.