Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Joane 11/07/2020

Elinor e Marianne!!
Ler Jane Austen não é fácil pra mim pois tenho que ficar relendo as coisas e até pesquisar algumas palavrinhas, mas eu não trocaria por nada, pois eu amo muita a escrita dela apesar de não entender ela facilmente e de cara, mas acho que esse é o gosto da coisa a toda. Adoro as reviravoltas de "pretendentes"

Um livro que inicialmente não avançou pra mim, pois no começo tinha desgostado da senhora John Dashwood(Fanny) e dele mesmo, nos últimos capítulos desses eu não quis largam por causa de certas visitas. Eu particularmente gostei do tempo que as senhoritas Dashwood passaram com a Senhora Jennings. Gostei da resolução do final, embora um pouco consternada com o desvio que a revelação do caráter de certos chegou ao conhecimento de todo mundo. E também a diferença de ideia entre 35 é 17, faz parecer tão comum, e talvez de fato fosse, no entanto, o Coronel merecia ser feliz afinal, e esse é meu ultimato. Muito bom! Espero fazer releitura no futuro pra apreciar mais. Ah, quase esquecendo, a Elinor e Marianne, embora seus modos diferentes, uma toda prudente e outra bem pouco até, uma razão e outra sensibilidade, mas isso não significou que Elinor não sofresse quase tanto quanto sua irmã, pode-se ver bem diante do estado de Marianne e em relação a Edward; e acredito que Marianne teve um crescimento gradual, também em relação ao coronel.
Boa leitura, não infelizmente que tenha me acompanhado por 14 dias, e agora sentirei falta hehe

Lavinia.Rocha 26/05/2021

Não esperem muito....
Um livro de romance comum do século 18, vários personagens e famílias,porém vc não se perde!Começo massante mas a história até que vai se desenvolvendo bem pro final !Na minha opinião compensa ler ,mas nem tanto KkkKK e isso bjs ??

Rittaoliveira 15/12/2021

Uma boa leitura.
Bem estilo Jane Austen, se você gosta da autora, com certeza vai gostar desse livro também.
A história se centraliza nas duas irmãs, Elinor e Marianne descrevendo os momentos de alegria e de tristeza de cada uma, mostrando como ambas podem reagir de maneiras completamente diferentes em situações bem parecidas.
Demorei pra me apegar aos personagens, mas do meio para o final me prendi mais a leitura.
De maneira geral recomendo o livro.

Ariadne 14/08/2020

Elinor, entenda, você é perfeita. O que a sua irmã tem de burra e sentimental (não que isso seja ruim, mas a Marianne extrapola), você tem de perfeita. Lenda que nunca errou, é isso.

Gi Ferreira 17/07/2020

Leitura um pouco difícil, muita informação, assim como todos romances de época. Mas um livro muito bom.
A história gira em torno de duas irmãs, totalmente diferentes, tanto em relacionamento com seus pretendentes, como em suas amizades. Mostra como cada uma lida com os problemas com seus pretendentes.

skuser02844 18/04/2023

Ótimo livro!
Um livro que vai lhe fazer refletir, rir, sorrir, pensar, se decepcionar, e ficar absurdamente perplexo ao mesmo tempo.
Com uma narrativa exepcional, Jane Austin vai lhe levar em uma emocionante viagem ao século XIX.
Recomendo.

P.S1: Para quem como eu gosta de livros mais agitados, esse livro não é pra você.
P.S2: Com esse livro, eu aprendi a não julgar sem saber os dois lados da história, e espero que você também aprenda.

DICA:
O final vai ser bem marcante e vai ser o oposto do que você achou que ia ser, então se prepare.

Tati Bertoldo 15/05/2022

Razão e Sensibilidade
Segundo livro que leio e gosto da Jane Austen, nesse livro a autora expressa muito bem a personalidade de cada personagem, mostrando seus pontos fracos e fortes. Amei como fui enganada o livro todo. Recomendo.

Nicole Andreassa 16/11/2020

Razão e Sensibilidade
Eu realmente achei que a leitura desse livro foi mais fluida que os dois que li anteriormente: Orgulho e Preconceito e Abadia de Northanger.
De início me apeguei e dentifiquei com Elinor e em alguns momentos me irritei com as atitudes de Marianne. Entretanto, é muito bom ver o desenvolvimento e amadurecimento dessa última personagem. O desfecho não me agradou 100%, mas foi satisfatório.
No geral, posso dizer que gostei bastante do livro!

belle.1za 27/02/2020

Leitura leve
O livro conta a história de amor de duas irmãs, Elinor e Marianne. O quanto cada uma passa pelos dilemas da vida, seus anseios pelos cavalheiros em que dirigiam seus sentimentos. No livro contém algumas reviravoltas, mas no final termina tudo bem. A história nos mostra como naquela época as pessoas eram bem superficiais, dando sempre valor apenas as pessoas que possuíam boas quantidades de dinheiro.

Mariana Cunha 13/06/2020

Leitura fluida
Razão e sensibilidade é uma leitura bastante agradável e cativante.

Gaby.Silveira.16 16/02/2023

Uauuuuu!
Uauuuuu, to de boca aberta com esse final!
Bom, o livro parece não entregar muito, mas pra mim, entregou foi tudo, claro, tiveram partes que eu ficava irritada com o andar da carruagem, porém o final, mds, o final, a reviravolta, achei sensacional.
Não sei nem muito o que dizer do livro, pq demorei muito tempo nele e acabei me perdendo em alguns momentos.
A situação é muito parece que ambas as irmãs vivenciam e cada um reage de uma forma pq claro, cada ser é de um jeito, mas acredito que o livro traz essa temática pra percebermos que ao invés de levarmos tudo para o lado sensível, devemos analisar tudo de forma racional, e que deixar de viver por algo, se torna extremamente maléfico.
Bom foi isso que aprendi, e no final, ambas viveram felizes dps que passaram pela situação e se redescobriram

barbaradearlete 27/10/2020

Jane
Não vou mentir, teve alguns pontos da história que me deixaram lenta na leitura. Muitos momentos me peguei relendo a mesma parte, e no começo a conversa com diálogos longos me deixou fascinada e emotiva depois de um tempo perdi a paciência. Claro que acabei perdendo toda a magia pq me forcei a terminar. Porém gosto da história de modo gera, como as irmãs são diferentes, como intensas de modo diferente.

Simone Pagliari 11/05/2022

Razão e sensibilidade
Conta a história das duas irmãs Dashwood, Marianne e Elinor, que após a morte do pai são obrigadas a sair de sua mansão para um chalé. As duas jovens tem personalidades bem diferentes uma da outra, enquanto Elinor é a razão, sempre pensando no melhor para a família, medindo suas ações e sendo mais contida, Marianne é a sensibilidade, que se entrega a tudo, se encanta pelas coisas e repudia tudo aquilo que não se assemelha a seu ideal de perfeição. Foi um pouco demorado para concluir, mas gostei da leitura.

Eloisa 29/01/2022

Razão e Sensibilidade
?Elinor e Marianne são duas irmãs que são o completo oposto uma da outra, enquanto Elinor vai pelo lado da razão, Marianne segue o caminho da sensibilidade.

??? A história é focado no dia a dia das suas irmãs, onde são descritas as mais diversas situações que elas vivem, como bailes, viagens, visitas a alguns amigos e a relação delas com alguns cavalheiros, embora um em especial não mereça ser chamado assim.

??? Muitos personagens desse livro são legais, mas outros não são nada especiais. Fanny, a esposa do irmão das jovens, é uma mulher mesquinha que só pensa em dinheiro e manipula descaradamente o marido, o que já o torna péssimo também, ele deixa de ajudar as irmãs apenas para atender os caprichos de sua mulher.

??? Outro personagem detestável é o jovem Willoughby, de um péssimo caráter, e sem nenhuma qualidade a ser ressaltada, pra mim um dos piores personagens de todos os tempos, as atitudes dele só mostram como ele é péssimo e não tem respeito por ninguém e nem pelos sentimentos das pessoas, em especial os de Marianne.

??? Desde o começo do livro me identifiquei muito com Elinor e a forma como ela encara as coisa, ela é muito sensata, pé no chão e realista, enquanto a irmã se deixa levar facilmente por suas emoções e acaba se decepcionando facilmente.

??? Como todos os livros de Jane Austen que li até hoje, demorei bastante pra engrenar na leitura, no começo é bem lento mas após varias páginas a leitura fica mais fluída. Gostei muito do desfecho da obra e de como cada uma das irmãs teve um final agradável.

??? A história mostra como cada uma das irmãs enxerga o mundo e encara as situações da vida, é um excelente romance de época, pois nós apresenta um mundo e uma sociedade totalmente diferentes da nossa, com costumes e hábitos bem característicos e marcantes, perfeito para quem gosta do gênero.