Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Ivania 18/03/2024

Razão e sensibilidade
A leitura foi um pouco arrastada, mas o livro é muito bom. Me apeguei muito a Elionor, mas achei que passaram pano de mais pros mocinhos...

Luana.Segala 21/02/2024

Razão e Sensibilidade
Confesso que foi uma leitura um tanto cansativa e bem difícil de entender, quando eu achava que estava entendendo, no fim eu não entendia era nada. Foi difícil mas não tanto como Orgulho e Preconceito. Eu já conhecia a história mas é incrível como mesmo assim eu fiquei incrivelmente chocada em algumas partes. A diferença de idade de Brandon e Marianne, o autocontrole de Elinor, o jeito insuportável de Lucy (que no fim ficou com um dos Ferrars) e Willoughby que simplesmente não dá...?
É uma leitura cansativa mas é um bom livro, ele requer toda a atenção, precisa ler cada parte minuciosamente se não acaba se confundindo.

Luciana.Segala 18/02/2024

Elinor, a prudente & Marianne, a sensível?
De início, a leitura foi um tanto desafiadora, por mais que eu quisesse muito ler, era desgastante. Havia muitos nomes difíceis e confusos que eram enunciados pelo sobrenome, à exemplo do Sr John Dashwood; bem como o excesso de novos personagens introduzidos logo no princípio da narrativa, sem contar a contextualização dos fatos que rondavam as irmãs Dashwood em questão da herança deixada pelo avô ao pai, e consequentemente, o pedido do pai ao filho de sustentá-las (que não tinha força de caráter suficiente pra cumprir tal promessa da forma correta).
Como em todo livro de Jane Austen, o enredo é impecável e o caráter dos personagens é bem detalhado, chegando a dar impressão de um endosso e/ou preferência da autora por um em específico. Nesse caso, Elinor tem a preferência, ela toda sensata e resignada às provações da vida, pouco ou nunca se rende à emoção, ao contrário de sua irmã, Marianne que claramente é um jorrar contínuo de sentimentos fervorosos, a qual sempre extravasa sem um pingo de constrangimento, sempre persuadida por seu coração, nunca se predispõe à dominá-los.
Assim, senti ao longo da leitura que o suposto "narrador" que acredito ser onisciente, estava superestimando a perspectiva de Elinor e tornando-a superior, tanto que ao seu próprio olhar ela parecia superior, por não se ressentir das faltas dos outros ou mesmo por abandonar sua velha casa e amigos, isso me incomodou e portanto decidi defender a perspectiva de Marianne, mas logo fiquei desapontada e percebi que a trama era fiel desde o início na descrição de cada uma... e tanto uma, quanto à outra tinham seus méritos e mereciam um final feliz.
Suponho que me alonguei aqui, mas pra completar: Elinor foi uma irmã tão amável e resiliente que escondeu suas dores para proteger os sonhos e saúde da irmã e assim preservar ambas de maiores aborrecimentos, enquanto Marianne acabou por decidir novas resoluções em sua vida da forma mais dolorosa e teve um final feliz e inesperado(bem previsível, apesar da diferença de idade); resumindo, uma aprendeu com a outra, mesmo a segunda tendo mais à aprender...se quiser saber mais, leia o livro, eu super indico ?

mundo Yah 10/11/2023

EU TE ODEIO MARIANNE
MARIANNE, VOCÊ É MUITO INSUPORTÁVEL, MARIANNE? Eu não consigo te defender, Marianne, quando você é simplesmente INTRAGÁVEL. Eu entendo que você é só uma jovenzinha que está vivendo num mundo onde o esperado de você é que se case e tenha filhos, mas você não precisa ser TÃO CHATA ASSIM!
Elinor, eu te amo, mas seja menos PASSIVA. Bota um cropped mana, reage!

skuser02844 18/04/2023

Ótimo livro!
Um livro que vai lhe fazer refletir, rir, sorrir, pensar, se decepcionar, e ficar absurdamente perplexo ao mesmo tempo.
Com uma narrativa exepcional, Jane Austin vai lhe levar em uma emocionante viagem ao século XIX.
Recomendo.

P.S1: Para quem como eu gosta de livros mais agitados, esse livro não é pra você.
P.S2: Com esse livro, eu aprendi a não julgar sem saber os dois lados da história, e espero que você também aprenda.

DICA:
O final vai ser bem marcante e vai ser o oposto do que você achou que ia ser, então se prepare.

Gaby.Silveira.16 16/02/2023

Uauuuuu!
Uauuuuu, to de boca aberta com esse final!
Bom, o livro parece não entregar muito, mas pra mim, entregou foi tudo, claro, tiveram partes que eu ficava irritada com o andar da carruagem, porém o final, mds, o final, a reviravolta, achei sensacional.
Não sei nem muito o que dizer do livro, pq demorei muito tempo nele e acabei me perdendo em alguns momentos.
A situação é muito parece que ambas as irmãs vivenciam e cada um reage de uma forma pq claro, cada ser é de um jeito, mas acredito que o livro traz essa temática pra percebermos que ao invés de levarmos tudo para o lado sensível, devemos analisar tudo de forma racional, e que deixar de viver por algo, se torna extremamente maléfico.
Bom foi isso que aprendi, e no final, ambas viveram felizes dps que passaram pela situação e se redescobriram

Renata Rocha 06/09/2022

A leitura foi bem empurrada, não estava no momento para ler, não me prendeu e era aquela coisa o livro todo falando de quantas libras fulano e ciclano ganhava por ano, li o livro empurrado e sem conseguir prestar muita atenção

Tati Bertoldo 15/05/2022

Razão e Sensibilidade
Segundo livro que leio e gosto da Jane Austen, nesse livro a autora expressa muito bem a personalidade de cada personagem, mostrando seus pontos fracos e fortes. Amei como fui enganada o livro todo. Recomendo.

Simone Pagliari 11/05/2022

Razão e sensibilidade
Conta a história das duas irmãs Dashwood, Marianne e Elinor, que após a morte do pai são obrigadas a sair de sua mansão para um chalé. As duas jovens tem personalidades bem diferentes uma da outra, enquanto Elinor é a razão, sempre pensando no melhor para a família, medindo suas ações e sendo mais contida, Marianne é a sensibilidade, que se entrega a tudo, se encanta pelas coisas e repudia tudo aquilo que não se assemelha a seu ideal de perfeição. Foi um pouco demorado para concluir, mas gostei da leitura.

Eloisa 29/01/2022

Razão e Sensibilidade
?Elinor e Marianne são duas irmãs que são o completo oposto uma da outra, enquanto Elinor vai pelo lado da razão, Marianne segue o caminho da sensibilidade.

??? A história é focado no dia a dia das suas irmãs, onde são descritas as mais diversas situações que elas vivem, como bailes, viagens, visitas a alguns amigos e a relação delas com alguns cavalheiros, embora um em especial não mereça ser chamado assim.

??? Muitos personagens desse livro são legais, mas outros não são nada especiais. Fanny, a esposa do irmão das jovens, é uma mulher mesquinha que só pensa em dinheiro e manipula descaradamente o marido, o que já o torna péssimo também, ele deixa de ajudar as irmãs apenas para atender os caprichos de sua mulher.

??? Outro personagem detestável é o jovem Willoughby, de um péssimo caráter, e sem nenhuma qualidade a ser ressaltada, pra mim um dos piores personagens de todos os tempos, as atitudes dele só mostram como ele é péssimo e não tem respeito por ninguém e nem pelos sentimentos das pessoas, em especial os de Marianne.

??? Desde o começo do livro me identifiquei muito com Elinor e a forma como ela encara as coisa, ela é muito sensata, pé no chão e realista, enquanto a irmã se deixa levar facilmente por suas emoções e acaba se decepcionando facilmente.

??? Como todos os livros de Jane Austen que li até hoje, demorei bastante pra engrenar na leitura, no começo é bem lento mas após varias páginas a leitura fica mais fluída. Gostei muito do desfecho da obra e de como cada uma das irmãs teve um final agradável.

??? A história mostra como cada uma das irmãs enxerga o mundo e encara as situações da vida, é um excelente romance de época, pois nós apresenta um mundo e uma sociedade totalmente diferentes da nossa, com costumes e hábitos bem característicos e marcantes, perfeito para quem gosta do gênero.

Rittaoliveira 15/12/2021

Uma boa leitura.
Bem estilo Jane Austen, se você gosta da autora, com certeza vai gostar desse livro também.
A história se centraliza nas duas irmãs, Elinor e Marianne descrevendo os momentos de alegria e de tristeza de cada uma, mostrando como ambas podem reagir de maneiras completamente diferentes em situações bem parecidas.
Demorei pra me apegar aos personagens, mas do meio para o final me prendi mais a leitura.
De maneira geral recomendo o livro.

Maria.Regina 13/10/2021

Segundo livro da Jane Austen que leio, fiquei com medo de não conseguir chegar ao final, pois parecia que a história não estava mais me prendendo tanto como no início. Sofri para terminar de ler por essa questão de não me prender e por tempo também, mas as histórias dela sempre são fascinantes, e realmente como está na capa do livro, duas irmãs com dois olhares totalmente diferentes sobre o mundo, e conseguir ver a visão de cada uma deixava a história mais interessante ainda.

Jenniffer 03/07/2021

Duas irmãs, uma movida pela emoção e outra pela razão, muito bom..
Sem mais..

Lavinia.Rocha 26/05/2021

Não esperem muito....
Um livro de romance comum do século 18, vários personagens e famílias,porém vc não se perde!Começo massante mas a história até que vai se desenvolvendo bem pro final !Na minha opinião compensa ler ,mas nem tanto KkkKK e isso bjs ??

Bia 26/01/2021

O livro narra a história principalmente de duas irmãs Elionor a mais velha e Marianne a do meio.
E mostra a diferença entre elas diante alguns conflitos sendo Elionor a razão e Marianne a sensibilidade.
A historia se passa no século XIX, no interior da Inglaterra.
A escrita da Jane Austen dispensa apresentações. Recomendo sempre!!!