Ghost Stories

Ghost Stories M. R. James

Resenhas - Ghost Stories

bobbie 18/09/2020

Uma leitura que demorou anos pra se completar.
Comprei este livro na época da faculdade, quando precisei comprar outros tantos, porque a literatura gótica/sobrenatural sempre me fascinou. Na ocasião, não vou dizer quando pra não denunciar minha idade, mas foi há quase 20 anos, rs, comecei a ler o livro e parei na metade de uma das histórias iniciais (trata-se de um livro de contos). Recentemente recomecei a lê-lo, desde o princípio, claro, pois não faria sentido começar da página onde o marcador havia montado acampamento desde o começo dos idos anos 2000. E, preciso dizer, como foi penoso terminar esse livro. Primeiramente, essa edição foi impressa em letras microscópicas, o que em nada ajuda alguém que já usa óculos de leitura. Mas a verdade é que a dificuldade não foi essa: foi o teor, o conteúdo, a narrativa dos contos mesmo. Eu diria que, dos 31 contos presentes nessa coletânea, um deles - UM - me agradou: Oh, whisper and I'll come to you, my lad. Esse, sim, foi o mais próximo que cheguei da descrição da contracapa: de arrepiar os pelos dos braços. O restante foi enfadonho demais. Muitos se iniciam de modo muito promissor, mas acho que o desenvolvimento fez com que eu perdesse o interesse, o gás. Já que falei de gás, posso fazer a analogia do balão de ar que deixamos escapar: a explosão inicial é estupenda, apenas para que o objeto termine no chão, murcho. Foi assim que me senti com essa coletânea. Está aqui um livro que não tenho a intenção de reler jamais. No geral, estilo de horror gótico, com mansões afastadas da civilização, muitas igrejas, cemitérios. Aprecie com cautela e moderação.